Dicas para criar o seu cronograma de marketing

Definir um cronograma de marketing é um importante passo de um plano publicitário bem elaborado, a “cereja do bolo” que torna o seu plano viável e escalável, com datas, prazos e responsáveis pelas estratégias definidas.

Então, se você é um empreendedor, independentemente de sua área de atuação, seja uma indústria de transformadores ou outra empresa, e quer descobrir como alavancar suas vendas, a solução provavelmente está na elaboração de um plano de marketing.

Importante ressaltar que esse é um documento estratégico que será o norteador de todas as ações e investimentos publicitários de sua empresa, direcionando-a para os resultados almejados.

Se você quer atrair mais clientes, fechar mais vendas, gerar lucro e ver seu empreendimento crescer, mas ainda não elaborou seu plano ou quer otimizar um já existente, esse artigo é para você. Anote todas as dicas!

Entenda como funciona o plano de marketing

É muito comum que, ao iniciar um negócio, empreendedores de primeira viagem não entendam a importância do marketing para seu sucesso.

Mas não demora para que percebam a necessidade de divulgar seus produtos ou serviços, atrair seus clientes e zelar pelo relacionamento com eles. Afinal, sem clientes não existem vendas.

Muito comum também é que, ao ter essa percepção, as empresas comecem a investir em determinadas ações de divulgação sem um planejamento estratégico criterioso e detalhes definidos.

Um terceiro problema é a falta de articulação entre toda a equipe, pois ainda que exista um planejamento, muitas vezes ele não é compartilhado com todos os envolvidos.

E o resultado aqui, sem exceção, é um baixo desempenho mercadológico, pouco fluxo de caixa e até mesmo, grandes prejuízos.

Então, a solução é um bom plano ou cronograma de marketing! Trata-se de uma das mais importantes ferramentas na gestão de marketing, uma vez que esse documento tem como objetivo orientar estrategicamente todas as ações.

Ademais, pode se tratar tanto de um plano geral quanto de um direcionado para campanhas específicas, como as de Natal ou de Dia dos Namorados, entre outras datas importantes e comemoradas pela maioria das pessoas.

Além da organização das ideias, definição clara de estratégias e alinhamento da equipe como um todo, podemos destacar como funções desse documento:

  • Embasamento para a tomada de decisões;
  • Otimização dos investimentos em marketing;
  • Melhor comunicação interna;
  • Antecipação na identificação de oportunidades e ameaças;
  • Geração de resultados de curto, médio e longo prazo;
  • Garantia de sustentabilidade das estratégias aplicadas.

Como gestor, você deve se atentar para o fato de que o marketing e todo seu planejamento não podem ser desvinculados da gestão geral de um negócio, sendo parte do planejamento tático da empresa, que deve ser a ponte de conexão entre o planejamento estratégico e o operacional.

Cada negócio possui suas particularidades e especificidades, não havendo uma ”receita de bolo” a ser seguida. Mesmo dentro de um determinado segmento, o que vale para uma empresa de fomento mercantil, por exemplo, pode não valer para outra.

No entanto, alguns pontos básicos sempre devem ser considerados, como:

  • Objetivos de cada campanha;
  • Indicadores para análise;
  • Diretrizes para o processo criativo;
  • Tipo de estratégia a ser aplicada;
  • Alcance;
  • Resultados esperados;
  • Prazos.

Agora que você entendeu a relevância dessa chave estratégica para seu negócio e percebeu que dedicar tempo para sua elaboração é o que vai garantir seus resultados, vamos explicar todos os passos.

1 – Conheça o mercado e a sua empresa

Se você não sabe por onde começar, conhecer seu mercado e seu próprio negócio é o primeiro passo. Essa pesquisa é uma análise de todo o cenário externo e interno, como:

  • Situação atual da empresa;
  • Quais são seus pontos fortes e fracos;
  • Diagnóstico de oportunidades e ameaças;
  • Compreensão do público-alvo, e mais especificamente da persona;
  • Análise da jornada de compra (compreensão do funil de vendas);
  • Análise do ambiente de negócios (macro e microambiente);
  • Análise da concorrência;
  • Análise de custos e preços.

2 – Defina seus objetivos

Esse momento é fundamental para a definição do posicionamento de sua empresa no mercado, assim como para definir objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazos viáveis.

Nesse ponto você deve perceber como um objetivo vago da sua loja compressor de ar como “aumentar as vendas” é diferente de “vender 1.000 compressores de ar no semestre”.

Fazendo esse estudo ao mesmo tempo em que analisa a realidade do dia a dia de sua empresa, fica simples definir ou reavaliar seu mix de marketing:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

3 – Alinhe o marketing ao seu planejamento estratégico

Chegou a hora de realizar um diagnóstico cuidadoso da empresa, considerando a missão, a visão e os valores de seu negócio, assim como seus objetivos de longo prazo, quantidade de colaboradores, volume e histórico de vendas.

Esse planejamento mais amplo é essencial para desenvolver um plano eficiente. Por exemplo, uma empresa especializada em licenciamento ambiental deve pensar seu plano estratégico de marketing com base em princípios ecológicos e respeito ao meio ambiente.

Aqui ocorre a definição do seu posicionamento no mercado, ou seja, como você quer que seu negócio seja percebido pelo público. Sua imagem deve ser única, diferenciada e relevante.

É nesse ponto que está a garantia de que seu plano estará a serviço do seu negócio.

Não considerar com cuidado essa etapa pode resultar em uma percepção negativa da imagem da empresa pelos potenciais consumidores.

4 – Planejamento tático

Nessa etapa serão traçadas as estratégias definidas na etapa anterior. Com base nos pilares publicitários escolhidos, você deve detalhar como deverá ser realizada sua execução, considerando objetivos de médio prazo, canais, orçamentos, etc.

Novamente: quanto mais detalhes você considerar, mais completo seu plano, e mais amparado seu negócio estará.

Lembre-se, seu plano de marketing pode ser baseado em uma ou mais estratégias combinadas, de acordo com as definições feitas durante seu planejamento estratégico.

Alguns exemplos são o marketing digital, inbound marketing, outbound marketing, marketing de relacionamento, marketing de conteúdo, marketing de influência, marketing de redes sociais, marketing de produto, marketing social e endomarketing.

Em um exemplo prático, se o plano estratégico definiu que sua clínica de acupuntura precisa de um plano de fidelização dos clientes, é uma boa ideia investir no marketing digital associado ao marketing de conteúdo e social.

5 – Planejamento operacional

Chegou a hora de definir a aplicação de sua estratégia no dia a dia da empresa, detalhando objetivos de curto prazo, tarefas, responsáveis, cronogramas e outras definições específicas do plano de ação.

As definições do plano operacional não devem se desvincular dos planos estratégico e tático. Por exemplo, se o objetivo maior da sua agência de stands for aumentar o faturamento em 20%, uma campanha pode contribuir para essa meta.

Ademais, também é o momento de pensar no seu dinheiro. O que você vai precisar para sua campanha? Quanto você precisa investir em cada estratégia? O marketing costuma ser uma área muito onerosa para qualquer empresa, por isso planejar seu orçamento é importante.

Uma ideia para você que está com o orçamento apertado, é investir no inbound marketing, uma estratégia de atração de clientes até você. Dessa forma, sua empresa de portaria e limpeza não precisa usar seus recursos indo atrás dos clientes, e sim, trazendo-os.

Por fim, o cronograma é o que vai viabilizar a execução do seu Plano de Marketing, bem como definir quem serão os responsáveis pelas estratégias.

Esse passo é importante para verificar se os prazos definidos são plausíveis e mostrar à toda equipe quais são as suas responsabilidades. Você pode (e deve!) definir um cronograma tanto para o plano estratégico, quanto para o tático e operacional.

Ter plena consciência e desenvolver uma métrica conforme o tempo real que você tem para alcançar seus objetivos, será fundamental no processo estratégico.

Colocando o plano no papel

Agora que você já tem todas as informações para elaboração do seu plano de marketing, chegou a hora de torná-lo palpável: elaborar o documento final que sintetiza tudo e servirá de guia para seu negócio.

Aproveite para criar um bom texto, que seja envolvente e incentive o comprometimento de todos os colaboradores. Ele deve ser claro, objetivo e de fácil compreensão para toda a equipe.

Esse documento não deve ser curto demais, pois precisa de profundidade, mas também não deve cansar seu leitor. Ele deve ser atrativo e agradável para seus leitores.

Valorize e envolva seus colaboradores

É de extrema importância envolver os colaboradores em todo o processo de planejamento. São eles que vivem o dia a dia do negócio conforme a realidade das suas funções.

Além da quantidade de informações que só eles podem fornecer no processo de elaboração do plano de marketing para seu escritório de contabilidade, por exemplo, isso influenciará (e muito!) na motivação da equipe.

Todos devem ser valorizados e serem participativos nessa construção. E não é só da equipe de marketing que estamos falando. Todas as áreas são importantes! E é essa integração que tornará seu plano de marketing completo e eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.