Dicas de automação de marketing para aplicar em seu negócio

O software de automação de marketing permite aumentar a produtividade, encurtar o ciclo de vendas e melhorar suas conversões. As tarefas repetitivas e tediosas podem ser deixadas de lado com a automação de marketing, assim você estará liberando o tempo de sua equipe de marketing para se concentrar em tarefas mais importantes.

A utilização bem-sucedida da automação de marketing em seu próprio departamento leva tempo à medida que você começa pequeno, aprendendo a funcionalidade da tecnologia à medida que avança.

O que é automação de marketing?

Automação de marketing é o processo de usar a tecnologia para automatizar atividades de marketing, particularmente tarefas repetitivas, como postagem em mídia social, e-mail marketing ou campanhas publicitárias.

Usando a automação de marketing, as mensagens de sua empresa de aterramento elétrico podem ser enviadas automaticamente de acordo com instruções personalizadas chamadas fluxos de trabalho.

Os fluxos de trabalho podem ser criados do zero ou as empresas podem usar modelos predefinidos para obter a automação que procuram.

Como funciona a automação de marketing?

Existem várias maneiras diferentes pelas quais os profissionais de marketing usam sistemas de automação de marketing para executar estratégias.

Utilizando cookies

Cookies são pequenos pedaços de dados armazenados no computador de um usuário. O objetivo de um cookie é acompanhar seu histórico de navegação ou registrar informações de login.

Uma empresa de gestão de obras pode aproveitar os cookies para automação de marketing, rastreando visitantes por meio de suas páginas do site, criando pontuações no cliente potencial e acionando campanhas publicitárias com base na atividade do visitante.

Especificando critérios

As empresas usam software de automação de marketing para especificar critérios e resultados para processos, isso geralmente é chamado de fluxo de trabalho.

Os critérios são armazenados e executados e os processos predefinidos são seguidos a cada novo lead que chega. Muitas vezes, os leads são pontuados com base na qualidade e entregues às equipes de vendas, embora isso dependa de como o fluxo de trabalho foi configurado.

Usando formulários de contato

Os profissionais de marketing usam formulários de contato para coletar informações de prospects e, em seguida, usam a automação para colocar leads em buckets e se comunicar com eles com base nas informações coletadas.

Dicas para automação de marketing

Existem várias práticas recomendadas que podem ajudá-lo a criar automação para aumentar as taxas de conversão, aumentar a produtividade, otimizar fluxos de trabalho e melhorar o relacionamento com os clientes de sua empresa de distribuidores de conectores elétricos:

  • Automatize tarefas repetitivas;
  • Pontue leads automaticamente e notifique as vendas;
  • Segmente seus leads;
  • Seja personalizado;
  • Comece simples e, então, escale;
  • Crie conteúdo de qualidade.

A automação de marketing não é apenas sobre o que ela pode fazer pelo seu negócio. Também compensa para seus clientes ao resolver pontos problemáticos comuns que surgiram na era digital e omnichannel.

Seus clientes estão sobrecarregados com informações, o que torna difícil encontrar as respostas de que precisam.

Quando eles conseguem entrar em contato com sua empresa, eles frequentemente têm uma experiência desarticulada à medida que mudam de equipe para equipe, entre canais e entre plataformas.

A automação de marketing, nesse sentido, pode reduzir esse atrito conectando equipes, coletando dados em um formato utilizável e priorizando tarefas nos bastidores.

Automatize tarefas repetitivas

Ao avaliar as partes de sua empresa que podem ser automatizadas, procure tarefas repetitivas que podem consumir muito tempo para sua equipe. Alguns exemplos comuns disso são:

  • Atualizando software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM);
  • Acompanhamento manual de novos leads;
  • Nutrindo perspectivas.

Automatizar essas tarefas economiza seu tempo e permite que sua empresa de administração de condomínio comercial as execute melhor do que um humano faria, eliminando o risco de erros dispendiosos.

Lembre-se da integração enquanto procura maneiras de implementar a automação também. Muitas vezes o software de automação de marketing se integra aos anúncios de redes sociais ou ao seu processador de pagamentos para aumentar o número de áreas da sua empresa que você pode automatizar.

Pontue leads automaticamente e notifique as vendas

A pontuação de leads é uma parte do gerenciamento de leads que permite atribuir valores a eles com base em seu interesse em produtos ou serviços.

A pontuação de leads é particularmente benéfica para negócios business to business (B2B) devido aos ciclos de vendas mais longos.

Com um longo ciclo de vendas, entender como seu produto está interessado em sua organização facilita a conversão em um comprador.

Por exemplo, usando um software de automação de marketing você pode acompanhar o envolvimento de seu lead com mensagens, monitorar seu comportamento em seu site de empresa de portaria para condomínio e, assim, criar pontos de contato em várias plataformas, desde mídias sociais até email marketing.

Em seguida, o software pode atribuir pontuações de leads e notificar a equipe de vendas para acompanhar o lead.

Segmente seus leads

Uma das estratégias mais importantes para automatizar com sucesso seu marketing é segmentar os leads à medida que eles chegam.

E-mails segmentados têm taxas de abertura mais altas, taxas de engajamento mais altas e um número maior de conversões de vendas. Segmente novos contatos com base em seus interesses e engajamento.

Por exemplo, se forem adicionados os leads porque compraram um produto específico de uma distribuidora de calçados de segurança, podem estar interessados ​​em outros produtos dessa categoria ou categorias semelhantes.

Da mesma forma, se eles se inscreveram para receber algo gratuito, podem estar interessados ​​em produtos ou serviços relacionados a esse item gratuito.

Seja personalizado

Lembre-se de que, ao enviar mensagens, você ainda está falando com humanos. Embora as mensagens possam ser um pouco mais formais para mensagens B2B, você ainda está se comunicando com as pessoas.

Use a automação para personalizar suas mensagens com base nas informações que você conhece sobre seus contatos.

Comece pequeno e, então, escale

Quando você está apenas começando com a automação de marketing, comece automatizando tarefas pequenas e simples primeiro, principalmente aquelas que sua equipe de marketing já considera tediosas.

Depois de entender como usar seu software de automação, você pode expandir as áreas de seu marketing que você automatizar e melhorar os resultados.

Crie conteúdo de qualidade

O software de automação de marketing é altamente eficaz para ajudá-lo a identificar com quais leads se comunicar, o melhor momento para se comunicar com eles e pode transmitir a mensagem.

No entanto, um dos componentes mais importantes para garantir que esse processo seja bem-sucedido é garantir que você crie conteúdo de qualidade no blog de sua empresa de levantamento topográfico. Certifique-se de se comprometer a criar apenas conteúdo de qualidade para se comunicar com seu público.

Exemplos de automação de marketing

Aqui estão alguns exemplos de áreas do seu negócio que você pode automatizar para engajar melhor seus leads e clientes:

Sequência de boas-vindas

Depois que os clientes se registrarem em seu site, você pode enviar um e-mail de boas-vindas para contar mais sobre você, sua empresa de manutenção e recarga de extintores, ou incentivá-los a começar a fazer compras.

Você também pode enviar uma série de e-mails projetados para movê-los mais rapidamente pelo funil de vendas.

Campanha de acompanhamento personalizada

Com base no que os clientes compraram, você pode enviar uma campanha de acompanhamento, fazendo recomendações de compras com base em seu pedido anterior, pedindo que deixem comentários ou compartilhem fotos nas mídias sociais.

E-mails de lembrete

Você pode enviar e-mails lembrando as pessoas sobre itens que deixaram no carrinho sem fazer checkout ou para aqueles que não abriram seu e-mail na primeira vez.

Se você tiver uma venda no local em andamento, poderá enviar lembretes incentivando os clientes a aproveitar a oferta antes que ela termine.

Campanhas de recuperação

Você pode segmentar clientes que não compraram em seu aparelho em um período de tempo especificado. Você pode enviar recomendações de produtos com base em compras anteriores ou códigos de cupom para incentivá-los a comprar de você.

Melhor aproveitamento da automação de marketing

Na melhor das hipóteses, a automação de marketing é uma combinação de software, estratégia e foco no cliente.

Ele permite que você cultive clientes em potencial com conteúdo útil e altamente personalizado que ajuda a converter clientes em potencial em clientes satisfeitos e clientes em defensores leais.

Para tirar o máximo proveito da automação de marketing, as empresas devem tecer a automação em todos os seus negócios para quebrar silos e unir equipes com processos que economizam tempo.

Combinada com o toque humano, a automação de marketing pode criar um volante que mantém seu negócio crescendo.

Comece focando na jornada do cliente, e não nas necessidades do seu negócio. Identifique potenciais pontos de contato que podem se beneficiar da automação de marketing e crie processos que facilitem o cliente de ponto de contato a ponto de contato.

Uma ótima estratégia de automação de marketing deixa suas equipes em sincronia, priorizando tarefas e facilitando as transferências.

Os registros de contato podem ser de propriedade da equipe de marketing até que o lead esteja pronto para ser contratado pelas vendas, momento em que a automação atribui e notifica o representante de vendas.

Quando o cliente compra, o customer success é notificado e pode ver todas as conversas e ações anteriores realizadas pelo cliente a caminho da venda.

O processo não é apenas transparente e eficiente, mas também cria um relacionamento de longo prazo entre o cliente e a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.