KPIs para mídia paga: conheça os principais

Trabalhar com KPIs (Key Performance Indicator) pode ser uma excelente maneira de conseguir uma avaliação mais completa de como suas ações de marketing impactam a companhia como um todo, por isso, é interessante saber lidar com elas tanto em mídia orgânica quanto em mídia paga.

Qualquer empresa de manutenção em telhados industriais atualmente no mercado precisa saber lidar com uma série de informações, principalmente por conta das mudanças geradas pelo processo conhecido como transformação digital.

Nesse processo, uma série de avanços tecnológicos têm ganhado muita popularidade, tornando-se comuns no dia a dia das pessoas e fazendo com que as empresas tenham de se adaptar para atingir esses públicos.

Uma das principais ferramentas de apoio às companhias nesse mundo tecnológico é o marketing digital, que tem feito mudanças importantes dentro do mercado para otimizar vendas e descobrir novas maneiras de integrar-se a seus consumidores.

As ações de marketing são muito mais complexas, uma vez que esse é um requerimento do novo cliente que surgiu por conta de tantas mudanças. O consumidor atual é uma figura muito mais pró-ativa, que tem desejo de compreender o que está procurando de um fabricante de elevador residencial.

Mas não foi apenas para os consumidores que a transformação digital foi benéfica. Uma série de novos recursos para empresas começaram a despontar no mercado, sendo importante saber lidar com cada um deles para ter um destaque maior em seu segmento de atuação.

Na questão de estratégia e técnicas de comunicação, um dos recursos mais importantes são as métricas. Conhecidas como KPIs, ou Key Performance Indicators, essas ferramentas ajudam a ter um controle muito maior sobre suas ações.

Estar atento a forma como você observa as ações do mercado e o resultado de suas estratégias é um passo importante para conseguir otimizar suas campanhas e conseguir resultados realmente impactantes em seu faturamento.

Os KPIs podem vir de diversas maneiras, mas em sua base são usados para avaliar se uma determinada iniciativa está oferecendo a resposta que a empresa de montagem mecânica esperava quando iniciou essa ação.

Muitas vezes uma campanha pode até mesmo superar essas expectativas, garantindo resultados muito efetivos para a companhia. Entretanto, em outros casos, é preciso repensar e tomar um rumo diferente de uma ação em particular.

A decisão sobre esse tipo de ação é majoritariamente de sua equipe de gestão. Entretanto, a única maneira de essa decisão ser tomada sem achismos e intuições é através de informação prática e objetiva.

Com os KPIs, o gestor tem em mãos ferramentas fundamentais para conseguir trabalhar adequadamente, e obter as respostas que precisa para chegar ao ponto de cancelar, modificar ou mesmo manter uma determinada ação de marketing digital.

Tenha em mente, entretanto, que cada companhia tem suas próprias necessidades, e deve identificar quais são os KPIs de maior impacto em suas campanhas. Procurar respostas sobre uma métrica que não impacta diretamente a empresa de gerenciamento de obra residencial pode ser uma grande perda de tempo.

Por que um KPI é funcional?

Existem diversas características que fazem um KPI se tornar funcional para a empresa. Entender suas possibilidades permite que você tenha uma estrutura mais adequada de atendimento, e em alguns casos até mesmo seja capaz de mudar sua comunicação.

Dentre as principais características de um KPI, ele deve:

  • Ser objetivo;
  • Ser mensurável;
  • Ser verificável;
  • Ter valor agregado.

Dessa maneira, você consegue otimizar seus processos e garantir uma estrutura mais adequada de atendimento para a empresa de mudas florestais, uma vez que entenderá as necessidades de seu público-alvo e como a companhia pode fazer para ganhar ainda mais espaço no mercado.

Essas ferramentas podem ser facilmente verificadas no mundo digital, onde todas as interações com o público geram um rastro virtual, que pode ser acompanhado constantemente para entender melhor suas ações.

O uso de inteligências artificiais tornou esse processo ainda mais dinâmico. Com ferramentas como o Big Data você tem acesso a métricas completas em questão de instantes, possibilitando uma avaliação em tempo real e com muito mais precisão para a empresa.

Com o conceito de machine learning é ainda mais simples conseguir esse tipo de resultado em suas interações. Nesse caso, as inteligências artificiais “aprendem”, de forma similar a um cérebro humano, e conseguem eliminar erros e falhas sem a necessidade de interação humana para um fabricante de transportadores industriais.

Principais métricas de mídias pagas

Agora que você consegue compreender um pouco melhor o que são os KPIs e como eles funcionam, é interessante procurar alguns dos principais elementos para mídias pagas, para conseguir enxergar se o investimento é válido.

Diferente das mídias orgânicas, que não geram nenhum custo, toda mídia paga é contratada pelo serviço que você deseja impulsionar, seja ele uma rede social ou um motor de busca. Esses resultados costumam ser imediatos.

Entretanto, os resultados de investir em mídia paga podem não ser o que você estava esperando no momento da contratação, e por isso é importante saber lidar com esse tipo de ferramenta para otimizar seus resultados e garantir que você terá o que está negociando em sua consultoria em TI preço.

Impressões

As impressões são uma representação de quantas vezes seu anúncio foi exibido para um usuário, independente da quantidade de usuários que o visualizaram. Essa é uma métrica importante para que você entenda a entrega de sua estratégia.

Quanto mais pessoas verem seu anúncio, mais conhecida sua empresa ficará. Isso pode ajudá-lo a se estabelecer no mercado e entender suas possibilidades de interação no nicho em que está inserida.

Entretanto, as impressões não podem ser levadas em conta quando você está procurando negociações. Essa é uma métrica que simplesmente demonstra o quanto seus anúncios pagos estão aparecendo para outros usuários.

Muitas empresas utilizam as impressões para garantir uma autoridade maior no mercado, tornando-se mais conhecidas. Nestes casos, os produtos ou serviços da marca ficam até mesmo em segundo plano.

Aqui o objetivo é justamente conseguir atrair o interesse do consumidor para a empresa, seja por sua história, por clientes anteriores e outros recursos. Dessa maneira, você otimiza suas interações e garante um resultado muito maior para sua companhia.

Cliques

Os cliques são uma evolução das impressões. Com esse KPI, você entende quantos clientes de fato clicaram no anúncio para serem levados a outro canal de comunicação, como seu site ou blog.

Esse aspecto é mais direto com a interação de seu material, e isso significa que ele estava ativamente buscando conhecer mais sobre a empresa de EPI de eletricista. A maioria dos anúncios que são clicados trabalham com ferramentas como o CTA.

Conhecido como Call To Action, ou chamado à ação, esse tipo de ferramenta de marketing instiga o usuário a fazer uma ordem, seja ela clicar em uma propaganda, acessar uma landing page ou qualquer outro resultado que possa gerar uma movimentação para a empresa.

Essa métrica trabalha diretamente com o quão efetiva sua propaganda está sendo em alcançar o público para o qual ela foi designada.

Geração de leads

A geração de leads é uma das mais importantes métricas para quem trabalha com marketing digital. Um lead é um cliente que está interessado em sua empresa, mas ainda tem dúvidas se deve fechar negócio.

Para se tornar um lead, o usuário oferece seus dados de contato, tornando-se mais próximo da marca e permitindo uma comunicação direta partindo da empresa. Normalmente, para se tornar um lead, ele recebe algum benefício, como um e-book ou alguma outra vantagem.

O KPI de geração de leads é especialmente importante para entender como seus novos contatos estão se saindo, e se há uma resposta positiva no mercado com relação a esse tipo de interação.

Vendas

O objetivo de qualquer empresa é vender. É para isso que todas as ações de marketing são produzidas e trabalhadas, e por isso ela se torna uma das mais importantes métricas de avaliação de resultados.

Para conseguir identificar se suas ações estão gerando o que a empresa precisa, é muito importante avaliar quantas vendas estão sendo resultados desse tipo de ação. Entender o retorno desse tipo de investimento é uma das bases para esse KPI.

Dessa forma, você consegue trabalhar muito melhor com suas ações de marketing como um todo.

Considerações finais

As métricas de avaliação, conhecidas como KPIs, são ferramentas fundamentais para você adquirir a estrutura necessária para suas ações. São elas que permitem um conhecimento mais aprofundado de suas ações de marketing.

Quanto mais você conseguir utilizá-las como uma ferramenta de gestão, melhor estruturada estará a equipe de sua companhia para tomadas de decisão que gerem impactos diretos no que você está tentando trabalhar.

Por conta disso, essas métricas são essenciais para qualquer profissional que deseja se aprofundar no mercado digital, principalmente para conseguir trabalhar com sua empresa e tornar-se uma liderança no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.