Conheça o TikTok for Business e por que utilizá-lo

Desde 2018, poucos aplicativos geraram tanto engajamento e agregaram tanta diversão como o TikTok. Agora, com sua versão TikTok for Business é possível utilizar a plataforma para conquistar o público certo e alavancar as vendas do seu negócio.

O TikTok é um aplicativo que permite o compartilhamento de vídeos curtos, com diversos recursos para edição, utilização de músicas e diálogos. Embora tenha virado uma febre e seja usado para diversas finalidades, o TikTok é, por essência, um app divertido.

Isso o torna um canal ainda mais atrativo quando falamos em marketing, pois grande parte do objetivo de um anúncio é gerar uma associação positiva para a marca junto aos seus consumidores.

Um fornecedor de piso tátil, por exemplo,pode encontrar dificuldades em mostrar seu produto de forma interessante e divertida, porém, ao colocar uma criança em um espaço com o piso, fazendo um desafio do momento, certamente ficará marcado junto ao público.

Ao anunciar em uma plataforma cheia de bom humor, danças e risadas, a marca automaticamente se engaja com o sentimento e pode ficar associada, junto ao público, como uma boa opção, através de propaganda sutil.

Entenda mais sobre o TikTok for Business

O sucesso do TikTok começou a partir do ano de 2018, quando foi lançado e rapidamente se tornou campeão de downloads, desbancando outros app famosos de redes sociais e funcionalidades.

O aplicativo também popularizou a ideia de “reels”, que são vídeos curtos com danças, com informações ou explicações utilizando diálogos de outros lugares. Esse recurso, inclusive, já foi incorporado a outras redes sociais como uma tentativa de concorrer com o original.

Hoje em dia, os “reels” são utilizados dentro e fora do Tiktok por todo tipo de profissional e empresa, desde clínica de fisioterapiaaté mesmo anúncios de carros, passando por profissionais da área de saúde e psicologia, advogados, engenheiros, etc.

Quando foi lançado, foi considerado já a startup mais valiosa do mundo e mostrava alto potencial para que se tornasse um sucesso, como foi. E, aos poucos, a pergunta sobre sua permanência foi respondida com mais e mais downloads.

Cenas do cotidiano passaram a ser reproduzidas em ritmo de músicas, e logo foi possível perceber que era uma ótima alternativa para fazer anúncios, por exemplo, uma empresa de limpeza terceirizada pode realizar um desafio de dança unindo todas as suas colaboradoras.

Em 2020, a plataforma chegou a 2 bilhões de usuários, e se valendo de seu sucesso, que se iniciou com o público mais jovem, mas não restrito a ele, o TikTok ampliou sua esfera de atuação para o TikTok for Business, para poder formalizar o uso do TikTok Ads, que são os anúncios dentro da plataforma.

A ideia é que se crie uma conta no TikTok for Business, especificando se é uma conta pessoal, no caso de influenciadores digitais, ou comercial, para que, então, esses anúncios sejam veiculados através do TikTok Ads.

Assim, se um consórcio de veículos contempladosquiser trabalhar com a iniciativa de anunciar via TikTok, deverá ingressar na plataforma através do TikTok for Business e, a partir daí, poderá expor anúncios do TikTok Ads.

Apesar disso, o uso do TikTok ainda é muito novo e pouco explorado pelas grandes empresas, tornando-o ainda mais atrativo para aqueles que desejam sair na frente e expor sua marca de forma inusitada.

Quais são os anúncios possíveis no TikTok?

O TikTok fornece diversas alternativas de anúncios para que as empresas possam escolher o que melhor caberá e mostrará o produto. Cada uma das opções tem um foco diferente e poderá ser usada em conjunto pelo anunciante.

Essa possibilidade de anunciar em diversos formatos torna o aplicativo ainda mais interessante, pois logicamente, a ferramenta que seria ideal para serviços de tradução técnica não será a mesma para anunciar chocolate, por exemplo.

Veremos a seguir algumas das alternativas que estão disponíveis na plataforma, sendo elas:

  • Brand takeovers;
  • In-feed vídeos;
  • Hashtag challenges;
  • Branded effects;
  • Brand Scan.

Os brand takeovers são vídeos curtíssimos ou imagens, que aparecerão na tela por 5 a 3 segundos, enquanto os in-feed vídeos são vídeos mais longos, de até 60 segundos, que aparecerão no próprio feed.

Como mencionado, é possível combinar estratégias, como uma empresa de aromatizador de ambienteoptar por um brand takeover que apareça apenas um spray e saindo uma nuvem cor de rosa e, em uma peça mais longa, incluir as sensações felizes de pessoas que gostaram do odor.

Os hashtag challenges têm tido muito sucesso dentro e fora da plataforma, com pessoas que nem usam o aplicativo, mas estão aproveitando esse tipo de engajamento. Trata-se de criar um desafio por meio de hashtag.

A ideia é que as pessoas postem vídeos realizando o desafio e usando a hashtag. Quando bem feito, é alimentado automaticamente, porque as hashtags popularizam o desafio que segue sendo realizado e divulgado.

Todo e qualquer negócio pode se beneficiar desse tipo de publicidade, até mesmo uma empresa de usinagem de peças, que pode criar, por exemplo, um desafio de dança envolvendo suas peças.

Entre os tipos de anúncio mais populares, está também o Branded effects, que permite que as marcas sejam colocadas na criação de conteúdo diretamente, com a possibilidade de utilizar vídeo em 2D, 3D e realidade aumentada.

Por fim, o efeito que foi lançado junto com a própria divisão de business do aplicativo foi o Brand Scan, que contém o uso de realidade aumentada para utilização em anúncios.

Vale dizer que vários efeitos desses já existiam antes do TikTok for Business, mas a criação da divisão própria foi um recurso para unificar todos em um mesmo lugar.

Projetando uma estratégia de marketing no TikTok

Um ponto positivo que deve ser mencionado é que, ao contrário de outros recursos de redes sociais e plataformas de vídeos, os anúncios do TikTok são interativos, o que evita a saída das pessoas antes do fim.

Além disso, o TikTok conta com inteligência artificial para distribuir os anúncios e propagandas, assim com melhores resultados do que apenas o uso de algoritmos.

Um ponto interessante é usar esse aspecto divertido que o TikTok tem para tentar mostrar um outro lado do negócio, como feito em um grande e sério veículo de imprensa estrangeiro, que faz uso do TikTok para mostrar bastidores da redação.

Dessa forma, ainda que pareça incompatível com o negócio a realização de anúncios tão informais, pode ser exatamente o que um escritório de contabilidadeesteja precisando para aumentar ainda mais sua clientela. 

Outra estratégia que pode trazer excelentes resultados é aproveitar o que já está em alta na internet e no próprio TikTok para buscar os melhores anúncios, com mais engajamento. Um dos recursos disponíveis é, justamente, o uso de áudios, para que haja a dramatização por vídeo.

Então, por exemplo, escolher um áudio que já é parte da plataforma será simples e trará resultados tão rápidos quanto se valer dos hashtag challenges mencionados. Outro ponto é mapear quem são os influenciadores desta rede específica e propor parcerias.

É possível que uma pessoa que tenha influência em outras redes use o TikTok, mas é interessante buscar quem são as pessoas que produzem os vídeos que têm mais visualizações e maior engajamento.

Além disso, a chave do sucesso no TikTok é a informalidade e espontaneidade. Nenhum anúncio deverá parecer excessivamente planejado ou parecer que passou por uma produção muito elaborada.

Por vezes, um vídeo simples de um adolescente tímido dentro de sua própria casa poderá fazer muito mais sucesso do que o uso de uma atriz famosa em um cenário projetado, passando por diversas edições.

Considerações finais

O TikTok for Business serve para aproveitar uma das plataformas mais acessadas atualmente, na qual o público compartilha momentos de descontração, bom humor e espontaneidade.

Não somente isso, o TikTok por si só tem sido a fonte de diversos conteúdos que chegam a outras plataformas e ganham vida até mesmo fora da internet, com vídeos simples que fazem imenso sucesso.

Portanto, mais do que nunca, o marketing digital deve buscar se fundir a iniciativas já bem-sucedidas e que não carregam a ideia de propaganda, mas sim de um anúncio que estará bem colocado entre diversos outros vídeos igualmente divertidos.

Como mencionado, a chave da boa propaganda é fazer com que a pessoa se sinta tocada e se envolva com o produto ou serviço exposto, com isso, tenha vontade de adquirir e utilizar o item em questão.

Realizar, portanto, a exposição em uma rede social que tem por principal finalidade divertir e descontrair, já é meio caminho para uma excelente estratégia de marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.