Como fazer um e-mail marketing eficiente

Embora as redes sociais estejam cada vez mais populares, o e-mail marketing ainda é uma das estratégias mais cobiçadas no marketing digital, devido aos ótimos resultados de fidelização e nutrição de leads (potenciais clientes).

Além disso, por ter um baixo custo de operacionalização, o envio de e-mails se tornou uma alternativa atrativa para empreendimentos que não dispõem de tantos recursos para investimento em marketing.

Nesse sentido, todos os segmentos podem tirar proveito da estratégia, como empresas de camisetas personalizadas e prestadores de serviço.

Contudo, há algumas dúvidas sobre como fazer e-mail marketing de forma efetiva. Ao longo do artigo, vamos trazer algumas dicas que podem ajudar na estruturação de campanhas e na elaboração de mensagens assertivas aos leads. Acompanhe mais!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing nada mais é que o envio de mensagens automáticas para uma lista de contatos segmentados, com o intuito de informar sobre algum determinado assunto.

É fundamental diferenciar o e-mail marketing do spam. Afinal de contas, os contatos que se cadastram na lista de e-mail normalmente o fazem em troca de algo, como um material informativo, cupons de desconto, entre outros.

Já no spam, o envio de mensagens é feito indiscriminadamente, através da compra de e-mails. Essa estratégia é considerada ilegal e mal vista por grande parte do público, não sendo recomendada como parte do planejamento de marketing.

Por que investir no e-mail marketing?

Os e-mails são contatos extremamente pessoais. Isso significa que se um usuário fornecer o endereço eletrônico para a sua empresa, ele realmente tem interesse no seu conteúdo e não quer se deparar apenas com informações de spam.

Para termos uma ideia, hoje em dia há mais de 4 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. Só com esse número, já podemos estimar o alcance de uma campanha de marketing por correio eletrônico.

Fora que, desse total, a grande maioria sente mais confiança em falar com uma empresa através dos e-mails, do que pelas redes sociais.

Isso significa que uma agência de estandes, por exemplo, é capaz de atingir um grande número de leads, em uma perspectiva até maior do que as redes sociais.

Inclusive, uma mensagem de e-mail tem cinco vezes mais probabilidade de ser vista do que um conteúdo no Facebook.

Entre outras vantagens do e-mail marketing, destacam-se:

  • Potencial para aumentar o tráfego de clientes no site;
  • Aumento considerável do número de vendas;
  • Relacionamento mais estreito com leads e clientes;
  • Alcance de diversos públicos;
  • Possibilidade de personalização da mensagem.

Além do mais, o ROI (Retorno sobre Investimento) das campanhas de e-mail marketing é extremamente alto. Estima-se que a estratégia ofereça cerca de 3.800% de retorno – a cada R$ 1,00 investido.

Afinal de contas, se uma empresa de sistema de segurança, por exemplo, nutrir os leads com conteúdo relevante sobre seus sistemas de proteção, no momento em que um potencial cliente precisar do serviço, ele já terá uma escolha na mente.

Ou seja, o e-mail marketing contribui para a geração de brand awareness, aumentando as chances de venda de produtos ou serviços. Daí o porquê o ROI é tão significativo.

Seis dicas para tornar o seu e-mail marketing efetivo

Diante de todas as vantagens do e-mail marketing, dá para entender o porquê os profissionais de comunicação consideram a estratégia como parte de seu planejamento.

A cada dia que passa, novos empreendimentos usufruem do e-mail, como empresas de prestação de serviços de contabilidade, negócios B2B (Business to Business), comércios e prestadores de serviço.

Contudo, é essencial elaborar uma campanha assertiva e direcionada, para que o lead realmente sinta que valeu a pena se cadastrar na lista de contatos da sua empresa.

A seguir, separamos algumas dicas para tornar o seu e-mail marketing efetivo e conquistar a confiança dos usuários. Confira!

1 – Defina o objetivo da estratégia

O primeiro passo é determinar quais são os objetivos da sua estratégia. Dessa forma, é possível elaborar a mensagem certa, de acordo com a meta da empresa.

Por exemplo, se a intenção é oferecer mochilas personalizadas para brindes, a mensagem deve orientar os usuários como conseguir esses mimos da empresa.

Por outro lado, se o objetivo é oferecer material relevante, é imprescindível produzir um conteúdo informativo e diferenciado para os usuários.

A definição da estratégia não só orienta o conteúdo da mensagem, mas é importante para a mensuração de resultados. Desse modo, pode-se levantar quais indicadores são importantes para o sucesso das campanhas.

2 – Faça a segmentação do público

Um usuário que acabou de conhecer uma empresa de limpeza profissional, por exemplo, terá interesses diferentes de um lead que já fechou um negócio com você. Na campanha de e-mail marketing, é importante conhecer quem é o seu público para orientar o conteúdo.

Ou seja, a personalização é algo que conta muito para o sucesso da estratégia. Sendo assim, é importante segmentar a lista de contatos, para enviar a mensagem certa para cada um dos leads.

Uma dica é levar em conta os resultados de campanhas anteriores, considerando a taxa de abertura, os assuntos mais compartilhados, entre outros. Isso também ajuda a dar um “norte” de quais mensagens são preferidas pelo público.

3 – Invista no design do e-mail

O e-mail não é só feito de texto. Ao contrário, é necessário investir em um layout atrativo da sua mensagem, como forma de cativar o público e melhorar o engajamento dos usuários.

Para isso, vale a pena respeitar a identidade visual da empresa, padronizando o uso de cores, tipografia e formas. Isso ajuda na aproximação com o público, bem como na geração de brand awareness.

No entanto, é possível usar outros recursos. Por exemplo, em um CTA (chamada para ação) para conhecer os serviços de desentupimento da sua empresa, é possível usar alguma cor mais atrativa, para captar o leitor.

Uma das grandes vantagens do e-mail é a sua alta capacidade de personalização. Isso significa que é possível abusar da criatividade no layout, oferecendo diversidade de conteúdos e um design diferenciado aos leads.

4 – Ofereça conteúdo valioso

Hoje em dia, os usuários não estão interessados apenas em propagandas massivas. Foi-se a era em que a publicidade era invasiva e sensacionalista. No atual contexto, a busca por informações é muito mais importante e evidente.

Por essa razão, é fundamental oferecer conteúdos valiosos na sua campanha de e-mail marketing. Ou seja, é possível fazer propaganda de algo, porém inclua informações que possam trazer novos conhecimentos ao público.

Além disso, muitos usuários se cadastram em campanhas de e-mail justamente para receber algum material rico em troca, como um e-book de serviços de contabilidade, um convite para webinar, entre outros

Quer dizer que muito além da nutrição de leads, o conteúdo valioso é um meio de atrair usuários para a sua lista de contatos.

5 – Monitore os resultados da estratégia

Uma campanha de e-mail marketing não termina com o envio da mensagem. Aliás, boa parte do trabalho vem depois, com a análise dos resultados da estratégia.

Assim como toda iniciativa de marketing, o e-mail também deve ser monitorado. Dessa forma, os profissionais e gestores conseguem identificar quais ações são efetivas e quais precisam ser aprimoradas para campanhas futuras.

Sendo assim, vale a pena monitorar a taxa de cliques e de conversão. Dessa forma, é possível verificar se a sua campanha está atingindo o resultado esperado ou saber onde está o problema.

6 – Faça testes A/B

Os testes A/B são extremamente eficientes para mensuração de resultados de campanhas de e-mail. Com essas avaliações, é possível ter uma ideia de quais conteúdos geram maior engajamento e contribuem com o sucesso da sua estratégia.

Por esse motivo, os estrategistas devem conhecer a aplicação de testes A/B e segmentar o público na hora de aplicar essa avaliação. A partir dos resultados, é possível ter uma ideia ainda mais detalhada sobre o que realmente dá certo em uma campanha de e-mail.

Conclusão

O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficazes da atualidade. Por meio dessa campanha, é possível nutrir, criar um relacionamento e converter os leads, com ótimos resultados para as empresas, incluindo o aumento das chances de vendas.

O artigo de hoje trouxe algumas das principais justificativas do porquê investir em campanhas de e-mail marketing, através de pesquisas relevantes que mostram a efetividade da estratégia.

Além disso, os gestores e estrategistas puderam conhecer algumas dicas de como melhorar a eficácia de suas campanhas. Dessa forma, é possível alcançar sucesso com as mensagens de e-mail, tornando a marca ainda mais reconhecida no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.