Como usar os influenciadores em sua estratégia de marketing

Influenciadores digitais são produtores de conteúdo que realizam marketing de influência divulgando produtos e serviços

A era da produção de conteúdo digital está bombando. O que há quase uma década começou com plataformas de blogs e sites, hoje ganha um campo muito mais amplo com o crescimento de redes sociais e aplicativos de interações na forma dos influenciadores digitais. A vida online traz muitas vantagens para quem precisa expor seu negócio, já foi o tempo onde você anunciava somente em mídias físicas (jornais, revistas e etc).

O marketing digital é um dos maiores segmentos econômicos globais e boa parte desse trabalho é feito por influenciadores digitais. Uma empresa que venda móveis planejados residencial pode criar uma estratégia para ampliar suas vendas na utilização da internet como ferramenta de marketing.

Influenciadores digitais são produtores de conteúdo que realizam através de seu marketing de influência, divulgação de produtos e serviços. O marketing de influência é a abordagem de ação que se foca nesse tipo de prestador de serviços.

Como um dos maiores benefícios dessa estratégia, os influenciadores interferem diretamente nas decisões de compra de seu público-alvo, criando um foco sob sua marca.

Esse tipo de ação acontece porque o influenciador gera uma relação estreita com seu público, em uma ligação de confiança mútua. O marketing de influência já é uma realidade nos dias de hoje, e não mais uma aposta.

Alguns desses influenciadores têm impacto tão grande ou até mesmo maior que as mídias tradicionais, além de um alcance enorme em ações de marketing. É preciso compreender os benefícios dessa implementação para conseguir determinar a estratégia digital.

Vantagens de trabalhar com um influencer

Quando você opta por trabalhar com influenciadores, a ideia é transmitir o desejo de interação direta com o público através de uma voz familiar para eles. É uma figura admirada e reconhecida, que está ativamente favorecendo sua marca.

Muitas vezes prestadores de serviços como corretora de seguros auto SP podem utilizar o trabalho de um influencer para expandir sua gama de clientes. O resultado nesse tipo de ação é quase imediato, uma vez que os influenciadores têm em sua base de público seguidores que realmente confiam em seu trabalho para consumir aquilo que eles estão divulgando.

Uma das principais vantagens desse tipo de ação de marketing é a acessibilidade que ela oferece. Muitas vezes, não é preciso do intermédio de agências de publicidade ou de um orçamento enorme para iniciar sua campanha.

Muitos influenciadores possuem formas de contato direto, dando a possibilidade de uma negociação sem intermediários. Existem influenciadores dos mais variados nichos e tamanhos, e cada um deles pode ter uma forma diferente de negociar.

Uma boa estratégia para identificar aqueles influenciadores mais adequados a seu negócio é estar ativamente interagindo nas redes sociais que seu público frequenta. Dessa forma, você poderá avaliar quais influencers eles seguem e como essas pessoas interagem com o público.

Os resultados apresentados pelos influenciadores têm um forte impacto no mercado atualmente. São resultados reais, gerando uma gama maior de clientes com potencial para se tornarem consumidores de sua marca.

Uma clínica de acupuntura pode explorar os serviços de um influencer para alcançar clientes que sejam interessados nesse tipo de serviço, mas sem o contato dele poderiam não encontrar esse estabelecimento específico. A maioria das pessoas que usa o serviço de influencers se mostra satisfeita com o resultado, e o reflexo disso é a ampliação do mercado de marketing de influência que se expande a cada ano.

Quando uma pessoa busca por um produto ou serviço na internet, é muito mais provável que ela confie nas opiniões de usuários que ela conhece ou pessoas que a influenciam diretamente, do que simplesmente confiar em um site institucional. Essa relação de confiança é conquistada pelos influenciadores pela proximidade deles com seus públicos, um contato direto que acaba levando as pessoas a consumirem os produtos propagandeados por ele.

Muitas vezes esse tipo de relação se extrapola, com os seguidores se tornando um braço adicional na divulgação de seu material. Fabricantes de matéria-prima para cosméticos podem utilizar influenciadores de seu nicho específico para levar o produto para os seguidores, que por sua vez podem acabar ampliando ainda mais o alcance ao falar da marca para seus conhecidos e familiares.

O marketing de influência também auxilia sua empresa com a questão da estratégia de conteúdo. Essa ação de SEO é muito importante para aumentar sua divulgação e preencher com informações relevantes seu calendário de publicações nas redes sociais.

É importante frisar que, nesse caso, o conteúdo deve ser feito pelo influenciador. Dessa forma, você conseguirá manter uma frequência de material nas suas plataformas sem perder o carisma e originalidade do influenciador contratado.

Existem diversos formatos que podem ser utilizados na contratação de um influenciador, por exemplo:

  • Publipost;
  • Parceria;
  • Campanha;
  • Evento.

Uma empresa de esteiras ergométricas profissionais pode utilizar a ferramenta de publipost, na qual paga para o influenciador criar uma publicação sobre o produto em específico, para poder ampliar seu alcance de vendas. Essas variações dependem do seu interesse em particular sobre que ação irá realizar e quais formas de trabalho o influenciador oferece em seu portfólio, permitindo que o acordo entre vocês se adeque às suas necessidades.

Como utilizar o marketing de influência?

É importante planejar sua estratégia de publicidade quando decidir utilizar o marketing de influência. Existem alguns passos para poder explorar o melhor que esse formato tem a oferecer.

1.       Estabeleça seus objetivos

Para conseguir alcançar os resultados esperados, é importante identificar quais objetivos você tem com a campanha. Você quer divulgar um produto? Reforçar sua marca?

Esse tipo de questionamento ajudará a encontrar o norte para a utilização do marketing de influência com sucesso.

Se você quer ampliar os acessos na sua clínica capilar, é importante identificar qual influenciador poderá alcançar o maior retorno de público com suas atividades.

2.       Conheça seu público

É importante identificar quem é seu público. A criação de personas para estruturar todo o processo de marketing digital é fundamental, uma vez que elas permitem que você acompanhe todo o processo negocial para identificar os melhores pontos e quais precisam de mais atenção.

Também é importante receber um feedback de seus clientes, além de abrir uma comunicação com o intuito de compreendê-los. Identifique as redes sociais que seu público-alvo costuma frequentar, que conteúdos gosta de consumir e como você pode utilizar essas ferramentas para divulgar seu produto.

Um influencer que tenha produção de conteúdo relacionada a empreendedorismo e técnicas corporativas pode ser ideal para ofertar seus serviços de software de gestão, uma vez que seu público conversa diretamente com o material produzido por ele.

3.       Encontre o influenciador correto

Existem diversos influenciadores no mercado atualmente. Eles variam em quantidade de conteúdo, rede social mais forte, alcance de publicação, entre uma série de outros fatores.

É importante conhecer o conteúdo do influenciador antes de contratá-lo, para garantir que seu material de marketing está no caminho certo. Também é importante verificar a questão orçamentária, uma vez que alguns influenciadores podem estar fora da quantia planejada para uma determinada ação.

Procure sempre um público similar ao seu, principalmente, ao analisar o trabalho de um influenciador e a relevância dele dentro da rede que você quer atingir. Esse tipo de trabalho é fundamental para ser assertivo na contratação de um influencer para sua marca.

4.       Planejamento

Após ter em sua equipe um influenciador parceiro, é importante pensar em cada passo da campanha em conjunto. Tanto o influenciador quanto você podem trabalhar para chegar a um resultado ideal, que se enquadre nas expectativas.

É importante formalizar a relação com um contrato de prestação de serviços, o que garante seus direitos e o do influencer, tornando o processo em uma estrutura de confiança, que dará liberdade para ambos planejarem e desenvolverem as melhores opções para a utilização dos serviços na campanha de marketing.

Sua empresa de serviços de contabilidade pode conseguir resultados muito melhores se desde o princípio estiver envolvida na estratégia de marketing escolhida para abordar seu público-alvo.

5.       Números não são tudo

Nem sempre a melhor opção é o influenciador com a maior quantidade de seguidores. Hoje em dia, é possível comprar esses números e é importante que o empreendedor compreenda a real relevância do influencer.

Um grupo de trabalho que tem ganhado cada vez mais destaque são os micro-influenciadores, que trabalham em um âmbito mais regional. Para atingir um público direto, o ideal é uma pessoa que tenha engajamento mais direcionado.

Grandes influenciadores podem ter um alcance maior, mas não são tão propensos a converter vendas quanto um influenciador diretamente envolvido com sua linha de produtos. Se você souber utilizar corretamente o marketing de influência, é possível alcançar grandes resultados com essa ação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.