Como otimizar e potencializar sua landing page

 

A landing page é uma página de seu site que possui todos os elementos voltados à conversão de um visitante, tornando-o um lead de sua empresa. Inclusive, esse tipo de estratégia é fundamental para você conseguir mais vendas a longo prazo.

Também conhecidas como páginas de aterrissagem, esse mecanismo é muito utilizado em campanhas de marketing digital por conta de sua alta efetividade em conquistar clientes e trazê-los para perto da conversão em vendas de, por exemplo, produtos de limpeza para condomínios.

O termo landing page é um indicativo para uma página específica, que anteriormente era definido como qualquer página usada pelo consumidor para acessar um site. Entretanto, aos poucos a utilização do termo foi mudando.

Isso porque o marketing digital começou a usar o termo para se referir a um campo muito específico de um site comercial: a página que gera a conversão. Normalmente, essas páginas possuem muito mais elementos do que uma homepage comum.

Esse tipo de estratégia é proposital, uma vez que seu objetivo é conseguir converter o máximo possível de clientes, levando o visitante para onde você deseja continuar a negociação e apresentar seu conteúdo de, por exemplo, empresa de segurança eletrônica.

Entretanto, existem alguns elementos básicos que qualquer landing page precisa ter. Embora a maioria das páginas criadas tenha funcionalidades específicas para a empresa que está usando, esses fatores são genéricos e podem funcionar para qualquer companhia.

A criação de landing pages hoje é um processo relativamente simples, com muitas ferramentas online que se propõem a automatizar a ação e criar páginas interessantes em instantes.

Isso elimina a necessidade de um profissional de TI para programar e produzir a página. Vale lembrar, entretanto, que essas ferramentas deixarão sua landing page mais padronizada como a de outras empresas que também utilizam esse serviço.

Por isso, se você quiser algo realmente único, o ideal é contar com a ajuda do profissional qualificado. Você não precisa reinventar nada. A ideia das landing pages possui um propósito que deve ser objetivamente utilizado, de maneira inteligente e simples.

Entretanto, é interessante personalizar a página para deixar com a cara de, por exemplo, uma das empresas terceirizadas de limpeza e conservação, como a sua, claro, se esse for o seu ramo de atuação.

Existem quatro grandes elementos para fazer uma boa landing page, sem os quais você tem grandes chances de não conseguir os resultados adequados. São eles:

  • Título;
  • Imagens;
  • Descrição;
  • Formulário.

Com esses quatro elementos, você consegue ter um resultado muito mais afirmativo, conquistando um espaço mais adequado para conseguir explorar melhor seu potencial.

Chegou o momento de criar a sua landing page

Para conseguir o melhor resultado desse tipo de interação, é importante pensar em como utilizar com qualidade seu landing page. Para isso, você verá a seguir como utilizar cada um dos quatro pilares para criar uma página de qualidade.

Criando títulos

A maioria das pessoas chega até um site só por conta de seu cabeçalho. As chances de interação com esse tipo de material são enormes, em grande parte porque as pessoas costumam se interessar pela reação inicial.

Apenas algumas poucas lerão todo o conteúdo que você colocar em uma landing page. Por conta disso, é importante criar um título e um subtítulo que chamem atenção e prendam o consumidor na tela.

O principal elemento aqui é criar um texto que seja claro e objetivo, alinhado com seu propósito e com a oferta de, por exemplo, instalação de piso vinílico. Assim, quando o cliente ler o título já ficará interessado para saber mais sobre esse tipo de ação.

Quando você consegue encantar o cliente da maneira correta, acaba gerando engajamento de maneira muito mais efetiva, garantindo assim um resultado impressionante para seu dia a dia.

Não se esqueça das boas imagens

A landing page deve ser interessante e chamativa, e isso dificilmente é possível com um bloco de texto para leitura. Por isso, capriche na criação de imagens que corroboram com o conteúdo que está sendo apresentado na página.

Quanto mais você conseguir explorar esse conteúdo, mais qualificados ficarão seus leads, permitindo um acesso muito mais impactante. Por isso, não use imagens genéricas ou que não tem ligação com o conteúdo.

A imagem é um dos primeiros impactos que o consumidor terá depois de ler o título, e uma imagem mal posicionada pode acabar prejudicando muito os resultados de sua ação com a landing page para, por exemplo, um box blindex preço.

Se você conseguir apresentar o funcionamento do produto ou serviço que está oferecendo através de imagens, essa pode ser uma boa opção de engajamento, uma vez que o consumidor terá mais garantia de que está comprando algo que pode confiar.

Existem diversos sites e aplicações que permitem edições simples, mas muito funcionais de imagens, e você deve aproveitar para conseguir conquistar esse espaço com mais qualidade e potencial.

Descreva sua oferta

O consumidor está entrando na sua landing page para compreender melhor o que você tem a oferecer. Se ele não tirar suas dúvidas ali, dificilmente se encaminhará para a próxima etapa do funil de vendas.

Por isso, lembre-se de descrever o melhor possível sua oferta, lembrando sempre que o excesso de texto pode ser mais prejudicial do que benéfico. Procure usar os bullet points, palavras que indicam os caminhos e ofertas que serão apresentadas.

Além disso, separe apenas os elementos mais importantes da oferta para anunciar. Se houver interesse, o cliente será encaminhado para uma página mais detalhada sobre, por exemplo, caixa em acrílico.

Inclusive, o objetivo do landing page é que ele se interesse o suficiente para seguir para essa segunda página.

Não se esqueça de destacar os termos relevantes, chamando a atenção do cliente para algumas palavras específicas. Isso pode ser feito usando a tipografia em negrito para conseguir destacar parte do conteúdo.

É muito importante também destacar os benefícios em uma landing page. A ideia dessa página é convencer o cliente, por isso é importante que você trabalhe com um conteúdo mais próximo do marketing, apresentando todas as vantagens de ter o produto ou serviço.

Formulários de interesse

Esse é o momento para o qual a landing page é criada. Ao acessar o formulário de interesse e digitar seus dados, o cliente estará sendo convertido para uma nova etapa do funil de vendas.

Esse tipo de ação é fundamental para você conseguir acompanhar todo o processo e conquistar um espaço melhor no mercado. Essas informações serão fundamentais para trabalhar o seu agora lead.

Quanto mais informações você colocar no formulário, entretanto, menor a chance de inscrição. Embora isso não seja uma regra, é um elemento muito comum, sobretudo em ações de engajamento inicial.

O cliente precisa ter uma relação maior de confiança e segurança para oferecer determinados dados para sua empresa de, por exemplo, carimbo de borracha, ou de qualquer outra área.

Por isso, mantenha o primeiro elemento com simplicidade, garantindo assim que você conseguirá o melhor resultado possível desse tipo de operação.

Com as informações de seu lead, você poderá identificar suas necessidades e desejos, criando assim uma base para sua estrutura de negociação e compreendendo quando o consumidor passará a ter uma oportunidade de se engajar com sua equipe de vendas.

Outros pontos importantes

Embora não façam parte dos principais pilares das landing pages, existem alguns outros elementos que podem fazer a diferença em sua estrutura, conquistando mais facilmente o público que está acessando sua página.

O primeiro ponto é o direcionamento. Para uma maior efetividade desse tipo de página, é importante que ela não atrapalhe a leitura principal de seu site. Ela deve chamar a atenção, mas não impedir que o consumidor faça o que já estava se propondo a fazer.

Por isso, uma boa forma de chamar a atenção dele é através de setas, banners e outros elementos que se destaquem na página, fazendo com que ele fique curioso a respeito do que está sendo apresentado ali.

Outro ponto muito importante é a prova social. Esse item mostra sua autoridade com relação ao assunto em questão, bem como a referência de que sua empresa é séria. A prova social nada mais é do que relatos de outros clientes.

O feedback positivo de pessoas que já negociaram com você pode ser uma excelente maneira de gerar engajamento com um novo público, que identificará que outras pessoas ficaram satisfeitas ao negociar com você o preço corte a laser, por exemplo.

Considerações finais

A landing page é um dos elementos mais importantes de qualquer ação em seu site ou blog. Trata-se de uma página criada e focada em atrair o consumidor, fazendo-o se engajar diretamente com sua marca.

Conseguir explorar isso de maneira séria e funcional é um dos passos mais importantes para que sua empresa se destaque no mercado em que está atuando, garantindo assim uma posição de liderança em seu nicho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.