Funil de vendas: aprenda como converter mais

 

Trabalhar com funil de vendas é uma das melhores formas de criar um público efetivo para sua empresa, de modo que as pessoas certas sejam bem atendidas e que todo o ciclo seja bem estruturado e acompanhado, trazendo melhores resultados ao negócio.

Assim, ao trabalhar com esse tipo de direcionamento, é importante saber, ainda, de que forma otimizar a conversão dentro do funil de vendas, trabalhando bem os leads que você já tem.

Pode parecer um árduo trabalho, e de fato todas as fases do funil devem ser bem pensadas e estruturadas, para que a empresa tenha retornos de qualidade. Mas ainda assim, com as dicas certas, é possível fazer bom trabalho, tirando de letra todo esse processo.

Ao longo do texto vamos entender um pouco mais sobre o que é um funil de vendas, entendendo seus processos e características, os principais benefícios que ele pode trazer, bem como maneiras ágeis para conquistar uma forte otimização dos leads de sua empresa.

Afinal, o que é e como funciona um funil de vendas?

O funil de vendas é uma estratégia onde empresas, como uma fábrica de etiquetas personalizadas, direcionam e acompanham o cliente em todo o processo de compra, desde o conhecimento da empresa até o momento em que esse toma a ação esperada.

Como o próprio nome sugere, tudo acontece como em um funil, onde o topo, que toma a maior parte, equivale ao momento onde a empresa recebe uma grande quantidade de pessoas.

Nesse caso, essas pessoas são os leads, que são conhecidos como potenciais clientes, geralmente usuários, quando falamos em um sentido digital. Esses já tiveram algum tipo de conexão com a marca, seja em uma rede social ou através de um formulário preenchido.

O todo nesse caso é uma concentração de pessoas que, apesar de já terem um conhecimento prévio sobre a marca, ainda não a conhecem inteiramente.

Isso faz com que a fase seja o momento ideal para que a empresa possa produzir formas de comunicação com informações valiosas, que transformem um conhecimento raso, que esse possível cliente tem, em algo cada vez mais palpável. Para isso são utilizados:

  • Posts em redes sociais;
  • E-books disponibilizados pela empresa;
  • Postagens em blog;
  • Conteúdos em podcasts;
  • Dentre outras técnicas.

Podemos entender então que esse é o momento onde as empresas devem fazer um bom uso de informações relevantes, não tão aprofundadas, mas suficientes para mostrarem com o que trabalham e de que maneira podem ter participação essencial na vida dos clientes.

Seguindo para outra fase do funil, temos o meio, onde estão concentradas todos os leads que passaram da primeira fase, ou seja, que conheceram a empresa de papel de parede mira comprar, por exemplo, e continuaram tendo algum tipo de interação ou interesse genuíno.

Para que o negócio possa sentir esse interesse, é necessário fazer um levantamento daqueles que continuaram tendo algum tipo de interação ou que quiseram conhecer mais sobre a marca.

A partir dessa análise, fica mais fácil entender que essas são pessoas que já conhecem a marca, já tiveram alguma ação, como o download de um e-book sobre insumos para cerveja e que de fato estão propensas a conhecer mais profundamente aquele negócio.

Seguindo o exemplo acima, podemos dizer que uma empresa de cerveja que agregou um cliente interessado em um e-book, pode falar mais sobre como ela faz sua produção.

A transição entre esses dois pontos pode, muitas vezes, parecer quase inexistente a olho nu. Mas quando analisamos de perto, vemos que a diferença dentro do meio do funil é o fato da empresa começar, aos poucos, a colocar informações que interessam uma compra.

O foco, então, é fazer com que essa pessoa que está sendo atingida no meio do funil de vendas se intere mais sobre aquela empresa, podendo desfrutar, por exemplo, de conteúdos em:

  • E-mail marketing;
  • E-books focados em produto ou serviço;
  • Vídeos informativos;
  • Postagens específicas em blogs.

Agora, quando falamos no fundo do funil de vendas, fica mais fácil entendermos que as pessoas que passaram por todo o processo e chegaram até ali são as que de fato demonstraram o máximo interesse em ter algo da empresa, e precisam agora de um convencimento.

Nesse caso, isso pode ser feito por meio de mensagens e contatos mais enfáticos, que mostram o problema que pode ser solucionado pela empresa de, por exemplo, camisa polo uniforme.

É como se, de fato, esse fosse o momento em que a empresa deve vender, de forma mais aberta, direta e, se possível, concedendo vantagens para uma compra ser concluída.

Sobre as estratégias a serem usadas, podemos pontuar o e-mail marketing, com mensagens mais diretas àquela compra, mensagens via SMS, ligações de vendedores, ou até mesmo um bônus para que aquela pessoa se dirija à loja e experimente o produto.

Assim, é possível entender que todo o processo de venda, desde o começo até o fim, onde a compra é de fato garantida, o vendedor e os gestores da fábrica de acrílico, por exemplo, podem fazer um acompanhamento, atentando-se para todos os detalhes.

Como otimizar a sua conversão de leads no funil?

Agora que entendemos melhor sobre como funciona de fato o funil de vendas, vamos aprender quais as principais estratégias utilizadas pelas equipes para otimizar o processo, ou seja, fazer com que o processo finalize com o máximo de sucesso:

1.   Conheça o público da sua empresa

Conhecer bem o cliente da sua empresa de vidros refletivos, por exemplo, é essencial para que cada parte do funil seja bem arranjada, surtindo efeito na linguagem e formas de comunicação, bem como em comportamentos que podem ser previstos pelas equipes de venda.

2.   Foque na criação de conteúdos interessantes

Entenda que, para que cada parte do funil funcione e que os leads passem adiante, é preciso que o conteúdo que você os mostra seja interessante e rico, se possível sempre inédito, chamando atenção de fato daquela pessoa, diferenciando-se da concorrência.

3.   Trabalhe em uma comunicação impecável

A comunicação que você faz é a chave para que uma pessoa seja capturada ou não. Por isso, não tenha dúvidas e invista em uma boa linguagem visual, sempre atrelada aos propósitos da sua empresa, e faça ainda uma comunicação verbal focada no seu público.

Nesse caso, é importante ressaltar que, quanto mais incisiva for a maneira como você fala, mais forte será o impacto. Foque nisso, mas lembre-se de não parecer pedinte.

4.   Faça um bom uso de anúncios e publicidades

Os anúncios, publicidades e outras formas de visibilidade, sejam pagas ou não, são as oportunidades que você tem em vender sua estratégia de venda. Por isso, comece a utilizá-los com sabedoria, visando as melhores formas de impactar seu alvo.

Nesse momento o que mais vale é a maneira como você aparece, como mostra que sua empresa é interessante e que aquela pessoa pode ter seus problemas resolvidos.

Quais os principais benefícios em se utilizar o funil?

Ao se atentar para a construção de um funil de vendas de qualidade, trabalhando em cada um dos pontos de importância deste e focando em uma máxima otimização, utilizando as estratégias certas para venda de brinquedão para buffet, você terá muitos benefícios.

O primeiro deles é o acompanhamento quase que em tempo real do seu possível cliente, atentando-se para erros e possíveis ajustes a serem feitos no meio do caminho das vendas.

Outro ponto-chave que agrega importância ao funil de vendas é o que ele proporciona em questão de produtividade para as equipes, que trabalham sempre focadas em cada um dos níveis de clientes, entregando exatamente o que é necessário para cada nível de interesse.

Essa potência de acompanhamento surte efeito na duração própria de um ciclo de vendas, que pode ser consideravelmente reduzido, em comparação com outra forma de atuação.

Isso porque uma loja que entrega o que o cliente deseja, quando ele deseja, como informações de preço corte a laser, consegue fazer com que o processo deixe de ser solto e imprevisível, e se torne cada vez mais direto, seguindo um fluxo certo e coerente.

Assim, mais oportunidades conseguem ser notadas, e a empresa consegue fazer uma entrega muito melhor de questões que são importantes para seu público-alvo, ainda mais em ambientes como a internet, onde a concorrência pode se apegar nessa chance

Considerações finais

Com o entendimento completo sobre o funcionamento e o conceito em si de um funil de vendas, fica mais fácil saber as melhores formas de captar com mais sabedoria seus leads, proporcionando para a sua empresa os melhores resultados.

Para isso, é importante se atentar ao conhecimento do seu cliente, mas sobretudo com as formas de tratá-los e oferecer conteúdos valiosos, em cada etapa de reconhecimento e desejo de compra. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.