Cinco formas de cobrar o cliente sem constrangimento

Um dos maiores desafios para quem está iniciando seu negócio ou até mesmo para quem já está estabelecido no mercado há anos, é cobrar a dívida de um cliente e fazer com que ele honre o compromisso que foi realizado.

Por mais que, quando iniciamos nosso negócio, pensamos nas vantagens e todos os cenários positivos em que essa ação tende a trazer, é mais comum do que se imagina algumas pessoas ficam devendo e você como proprietário ter que cobrá-las.

Quem é empreendedor ou até mesmo presta alguns serviços, sabe que é muito difícil fazer negócio sem flexibilizar os prazos de pagamento. Mas o nível de inadimplência no Brasil bateu recordes em agosto de 2022, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Entretanto, os negócios precisam receber pelos produtos e serviços prestados, e eles têm o direito de cobrar por isso. Ao mesmo tempo, a cobrança deve ser feita com muito cuidado.

Logo, para que seu negócio de instalação de portas consiga se sair bem diante dessa situação, é essencial saber orientar a cobrança para o cliente, evitando um constrangimento e ao mesmo tempo sendo objetivo e determinado.

Pensando nisso, iremos falar sobre como cobrar um cliente, evidenciando a importância de uma abordagem correta para evitar um constrangimento.

Importância de uma abordagem correta para cobrança

Por mais que pareça algo simples ou até mesmo óbvio, pois cobrar pelo que é seu direito de fato é necessário, diante das cobranças que existem em seu negócio é preciso ter o máximo de cautela e precaução para evitar possíveis problemas.

É claro que você em sua distribuidora de ferro e aço para construção civil precisa ser proativo e deve tomar uma atitude para mobilizar as pessoas a pagarem o que lhes devem. Entretanto, é um recurso-chave entender a importância de fazer uma cobrança amigável e não abusiva, pois essa é a única forma de receber e ainda manter o relacionamento com o cliente.

Sendo assim, diante das cobranças que serão realizadas, é essencial escolher a abordagem correta, levando em conta alguns fatores, como a fase de cobrança, o perfil do devedor e até mesmo algumas condições que possam ser realizadas. Afinal de contas isso é necessário, pois qualquer estratégia que possa parecer desrespeitosa ou invasiva, os negócios correm o risco de ter ações contra possíveis danos morais.

Por isso, a ideia principal por trás de uma cobrança eficiente é recuperar o crédito do cliente sem prejudicar seu relacionamento com a loja, conseguindo contornar essa situação e garantir para a sua empresa vantagens únicas e cenários positivos.

Formas de cobrar o cliente sem constrangimento

Por mais que realizar a cobrança seja um direito que deve ser estabelecido pelos negócios, é necessário ter a máxima cautela, pois não é tão simples fazê-la com um cliente que está devendo. Segundo o Serasa, cerca de 63 milhões de pessoas no país se encontram com contas atrasadas. Ou seja, diante dessa triste realidade, é necessário saber como cobrar um cliente, conseguindo de fato manter um respeito e fazer com que até mesmo o contato e relacionamento possam ser retomados.

Pensando nisso, para auxiliar uma empresa de roupas ou até mesmo uma empresa de climatizador de ar industrial portátil, confira cinco formas de cobrar o cliente sem constrangimento e ter o máximo de eficácia diante dessa ação.

1 – Seja sutil na primeira cobrança

Como um bom ditado diz, a primeira impressão é a que fica, e no caso de realizar a cobrança aos clientes também temos praticamente a mesma frase: “A primeira cobrança é a que fica”. Ou seja, é essencial ter em mente em seu negócio de totem mdf personalizado que a primeira cobrança pode ser decisiva para a reação do cliente, sendo algo positivo ou negativo dependendo da forma como vai abordá-lo.

Por isso, diante desse momento de cobrança, é essencial adotar um tom respeitoso e com o máximo de cautela durante a conversa. Além disso, o primeiro contato também pode evidenciar um comprometimento da sua empresa, portanto:

  • Tenha um tom sutil;
  • Se mostre bem claro;
  • Os clientes saibam o porquê estão sendo cobrados;
  • Não haja constrangimento.

Sendo assim, basicamente para que o primeiro contato traga todas as informações necessárias para o cliente efetuar o pagamento da sua dívida, colocando em destaque o máximo de educação e objetividade.

2 – Se necessário, insista pontualmente

Por mais que o cliente continue com a dívida ou até mesmo se mostre resistente, não é a hora de transformar a conversa em um aviso arrogante e grosseiro. Nesse momento, ao imaginar sua empresa que vende cilindro de borracha, é a hora de manter o aviso claro, objetivo e incisivo, destacando os valores da sua empresa e fazendo com que o cliente entenda a importância do pagamento.

Além do mais, uma boa ação a ser realizada é apresentar diferentes formas de pagamento e condições, fazendo com que a dívida fique flexível e caiba em seu orçamento. Assim, ao se colocar à disposição do público a dívida, além de ser paga o cliente fica com uma ótima impressão da empresa e das formas como os contatos e interações foram estabelecidas.

3 – A importância da cobrança continua

A princípio pode até mesmo parecer maçante ligar para o cliente todos os dias e sempre ser incisivo, mas como foi dito, não é necessário entrar em contato com os clientes e sempre se tratar das mesmas informações.

Sendo assim, é possível que, ao estabelecer as conversas com os clientes, se abordem alguns temas, como as principais dúvidas dos clientes sobre cobranças, as formas de pagamento que a sua empresa oferece e até mesmo outras possíveis estratégias.

Ao apresentar diferentes formas de pagamento para o cliente, é capaz que ele considere algum desses cenários ou sinta que pode de alguma forma negociar a dívida.

Além do mais, ao ter essa conversa com os clientes, é possível que eles paguem suas dívidas e até mesmo estabeleçam uma aproximação conhecendo produtos como cobertura termoacústica preço e até mesmo os valores da sua empresa.

4 – Tenha o amparo do Código do Consumidor

Um dos passos essenciais para que a cobrança possa ser realizada é tratar seu cliente muito bem, pois assim se evita um constrangimento e a cobrança de fato é realizada de uma forma totalmente positiva.

Por isso, para que esse momento possa ser realizado de uma forma precisa, é necessário manter-se atualizado perante os direitos do consumidor, evitando qualquer tipo de transgressão ou desrespeito. Algo interessante ao ser aplicado e que tende a garantir bons frutos é deixar disponível no ponto físico ou no site da sua empresa todas as leis que são voltadas ao consumidor.

Além do mais, esse hábito, ao ser aplicado em seu negócio de sistema de monitoramento residencial, tende a criar uma imagem de que a sua empresa respeita a lei e está disposta a segui-las e aplicá-las na prática.

5 – Crie estratégias para diferentes tipos de contato

Por mais que a ligação seja uma das ações mais comuns em alguns casos de cobrança, ela pode acabar causando irritação do público justamente pelo fato de estar acontecendo de forma constante.

Afinal de contas, não é todo mundo que gosta que seu celular fique tocando diante da rotina e até mesmo em alguns momentos do dia, como em possíveis reuniões, tarefas no trabalho e outros momentos.

Por isso, é importante garantir diversos tipos de contato com o cliente, utilizando de alguns meios como o SMS, e-mail ou até mesmo uma carta. Esse tipo de estratégia pode acabar fazendo com que as cobranças se tornem sutis e sem um tom maçante.

Dessa forma, por mais que esse momento de cobrança seja de certa forma delicado, realizá-la não significa que a sua empresa precisa estragar o relacionamento com os clientes.

Com isso, fica clara a importância de elaborar uma estratégia para efetivar a cobrança, fazendo com que os clientes passem seu cartão de proximidade e resolvam suas dívidas com o máximo de segurança e bem-estar possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.