Poucas pessoas sabem a real importância disso, mas calcular a taxa de conversão em seu site é essencial para saber como está o desempenho das estratégias de marketing do negócio, bem como diversos outros resultados.
Mas antes de fazer esse cálculo, é preciso entender qual é a missão de uma estratégia, sendo que quando se trata de marketing digital, ela pode ter várias, como gerar leads, educar o mercado, conquistar clientes e assim por diante.
Independentemente de qual seja, o ponto mais importante não é o alvo primário de uma ação, mas o quanto o seu negócio está perto de alcançá-lo. É exatamente aqui que começamos a calcular a taxa de conversão.
Entretanto, essa métrica não deve ser usada de qualquer jeito, visto que falhar em sua frequência ou em seu cálculo pode prejudicar a organização.
Converter visitantes em leads e leads em clientes é essencial para efetuar vendas, e com isso aumentar os lucros da companhia. Mas como chegar lá se as estratégias não são medidas e controladas?
Assim como tudo em marketing digital, essa tarefa também pode ser mensurada. Por isso, nesse artigo, vamos mostrar o que é taxa de conversão, sua importância e como calcular. Acompanhe o texto!
O que é taxa de conversão?
Quando um usuário realiza uma ação importante para uma empresa, proveniente de suas estratégias de marketing digital, dizemos que ela fez uma conversão.
Isso significa que toda ação deve direcionar a persona para a conversão, por meio de preenchimento de formulários, seguir nas redes sociais, fazer uma compra, dentre outras possibilidades.
Para acompanhar o quanto da audiência foi convertida e gerou resultados, uma empresa de gestão empresarial, por exemplo, pode utilizar o cálculo da taxa de conversão.
Trata-se da quantidade de conversões em comparação ao número de pessoas que visitaram a página, como uma landing page, página de produtos, formulários e outros. E calcular essa métrica é importante por diversas razões, como:
- Gera oportunidades;
- Aumenta as vendas;
- Aumenta o ROI;
- Ajuda a identificar oportunidades.
Para se ter uma ideia, ao trabalhar bem esse cálculo, uma empresa consegue aumentar as vendas em seu site sem mexer no seu orçamento em marketing. Entretanto, ela deve fazer um acompanhamento preciso e constante.
Acompanhar a taxa de conversão é importante para qualquer estratégia, visto que por meio dela é possível ver como está o ROI do negócio (Retorno Sobre Investimento), o que define se as estratégias usadas devem permanecer.
Se a companhia mede as taxas de conversão de cada etapa da jornada de compra e acompanha como está o progresso dos leads dentro do funil, consegue encontrar gargalo e identificar oportunidades que antes pareciam perdidas ou impossíveis.
Esse trabalho é tão importante que as empresas mais lucrativas investem nele constantemente, bem como em estratégias que visam otimizar a taxa de conversão.
Por exemplo, as empresas de contabilidade fazem isso porque sabem que sempre tem algo que pode ser melhorado. Com isso, é possível aumentar a receita e diminuir os custos sem intervenções mais complexas.
Em linhas gerais, a única coisa que as organizações que trabalham bem a taxa de conversão fazem é otimizar uma estrutura que já existe.
Mas para conseguir isso e estar apto a melhorar até mesmo aquilo que você não conhece, é necessário saber como calcular a taxa de conversão. Veja a seguir.
Como calcular a taxa de conversão?
Existe uma fórmula muito simples para calcular a taxa de conversão, e você não precisa ser um expert em matemática para usá-la.
Para isso basta utilizar a porcentagem para comparar o número total de visitantes de uma página com a quantidade de usuários que é convertida nela.
Por exemplo, se uma empresa de terceirização de serviços de limpeza tem uma landing page que recebeu 5 mil visitantes e converteu 50, ela fará o seguinte cálculo:
Total de conversões dividido pelo total de visitantes, portanto: 50/5000 = 1%.
Apesar de ser um cálculo muito simples, ele não precisa ser feito manualmente. Há ferramentas de análise de métricas, como o Google Analytics, que conseguem rastrear essa taxa de maneira rápida e precisa.
Dessa forma, é possível entender como está o desempenho do negócio, uma vez que se torna fácil acompanhar o total de leads gerados, as vendas realizadas e os orçamentos perdidos.
Só que além de fazer esse cálculo, é preciso saber o que o resultado significa, ou seja, ele é ou não satisfatório e positivo para o negócio.
A quantidade não é bem a resposta, pois para uma empresa converter 10% pode significar sua falência, enquanto para outra, converter 1% é sinônimo de sucesso.
Em outras palavras, essa métrica varia em diferentes segmentos, portanto, o que ela representa para as empresas de serviços terceirizados é diferente do que representa para um pet shop.
Sendo assim, para saber se sua taxa de conversão está boa, você precisa conhecer os números do seu negócio. Para aqueles que estão em busca de investimento externo, esse conhecimento é ainda mais importante, já que os investidores prestam atenção nesse dado.
Por isso, aposte em ferramentas de benchmarking e boas fontes de informação, para saber quais são os números ideais do seu segmento. Além disso, tenha como meta sempre aumentar a sua taxa de conversão.
Como melhorar a taxa de conversão
Para aumentar a taxa de conversão, uma empresa especializada em licenciamento ambiental, assim como qualquer outra, pode investir em diversas e importantes estratégias, como:
Testes A/B
Esses testes aumentam as taxas de conversão por meio de mudanças em diferentes estilos de página. Isso quer dizer que eles comparam duas versões da mesma página, fazendo pequenas mudanças nelas.
A empresa disponibiliza as duas ao mesmo tempo, para saber como os elementos modificados interferem nas conversões.
Entregar leads de qualidade
Ao aumentar a taxa de conversão, naturalmente você vai mandar mais leads para o setor de vendas trabalhar. É importante que eles sejam qualificados, porque contribuem com a produtividade do vendedor.
Para facilitar esse trabalho, você pode contar com ferramentas que automatizam a qualificação dos leads. Baseados em regras, eles analisam as informações e indicam quais estão prontos para a compra.
Quando não estão maduros o suficiente, continuam sendo nutridos, até que possam ser trabalhados pela equipe de vendas.
Gerar conteúdos para cada etapa do funil
Uma clínica de fisioterapia define os conteúdos que vai oferecer em cada etapa do funil de vendas. Para isso, ela identifica em qual etapa está o lead, para que possa tratá-lo do jeito certo.
Se você entende e define a jornada de compra do seu cliente, sabe o tipo de informação que é mais importante e quando ela deve chegar até o lead. Ao fazer isso, o engajamento dessas pessoas será muito maior com o seu negócio.
Agora, se o lead está mais avançado no assunto, sabe o problema que vai resolver e está no momento de decidir sua compra, os tipos de conteúdos enviados para ele devem ser mais profundos.
Usar gatilhos mentais
Os gatilhos mentais aumentam o poder de persuasão de qualquer empresa, como uma distribuidora de muletas. Eles convencem o lead sem que ele perceba que está sendo persuadido.
Vários gatilhos podem ser usados, como o de escassez, em que a companhia oferece poucas unidades de um produto, causando a sensação de que ele é popular e muito valorizado.
Também temos o gatilho de urgência, que são as ofertas por tempo limitado, que apelam para o lado imediatista do consumidor e fazem com que ele aja rapidamente.
Usar linguagem simples
Mesmo que seu negócio faça parte de um mercado mais tradicional, use uma linguagem simples e clara, que faça com que as pessoas entendam seu valor e ideia.
O usuário só vai agir se ele entender o que precisa fazer, então, se você complicar a comunicação, vai acabar criando obstáculos.
Otimizar a taxa de conversão em todos os canais
Por fim, uma empresa de cotação de seguro, por exemplo, deve investir em melhorias em todos os pontos de contato que o lead pode ter com ela. Muito além dos formulários, é necessário melhorar o design e onde as chamadas para a ação (CTA) estão localizadas.
Além disso, invista em ferramentas de captura de lead, como o pop-up que aparece para o usuário quando ele está prestes a sair da página.
Conclusão
Ter uma boa taxa de conversão é importante por diversas razões. É ela que justifica as estratégias de marketing e mostra para a empresa as ações que dão ou não resultados.
Com isso, a marca passa a otimizar o seu trabalho com marketing digital, aumentando o número de conversões que levam ao aumento das vendas.
Nesse artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse assunto, a importância dessa métrica, como calculá-la e melhorá-la. Fazendo isso, os resultados obtidos pelo seu negócio serão muito melhores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.