Marketing de referência: como aplicar em sua empresa

Com a chegada da internet e do meio digital, tornou-se comum que as empresas criassem novas formas de atrair mais público e que continuassem relevantes perante o mercado de trabalho. Então, hoje, falaremos sobre o marketing de referência e como aplicá-lo.

É normal que cada empresa procure a sua própria forma de ascender no seu ramo de atuação e, quanto mais conseguir expandir os seus negócios e aumentar a autoridade e alcance da marca, mais rápido isso acontecerá.

Porém, é inevitável que subir do zero e sozinho, sem a ajuda de ninguém, é uma tarefa muito mais difícil e, sem o devido investimento em estratégias eficientes de marketing, a demora pode acabar abalando a forma como sua empresa se posiciona no mercado.

Seja uma empresa de paisagismo ou de venda de eletrodomésticos, o fato é que novas formas e estratégias para aumentar a sua rede de contatos e para que as pessoas o reconheçam, aparecem todos os dias e você deve estar por dentro delas.

Uma dessas estratégias é o marketing de referência, que tem crescido cada vez mais e, apesar de muitos não saberem exatamente como funciona, o utilizam mesmo sem saber como, ou seja, de forma intuitiva.

Portanto, iremos entender agora mais a fundo o que é o marketing de referência e porque você deveria usá-lo em seu negócio, independentemente se a sua empresa comercializa serviços de limpeza e conservação ou outro item.

O que é o marketing de referência?

Em poucas palavras, o marketing de referência é um conjunto de estratégias para a indicação de um serviço ou produto por parte do usuário, fazendo com que aumente o engajamento com a sua marca, as vendas e a fidelização dos clientes.

O mercado está cada vez mais competitivo e, com tantas pessoas utilizando diversas técnicas e estratégias de divulgação, fica difícil entender o que é novidade e o que é diferencial. Porém, nenhum marketing é tão forte quanto o marketing boca a boca.

Se o cliente está dizendo que a sua empresa de uniformes é a que oferece o melhor produto do mercado, quem irá contra isso? Sendo assim, um forte trabalho em divulgação e redes sociais pode ser interessante para alavancar ainda mais esse processo.

Afinal, quem paga as contas da empresa, quem move o mercado de trabalho e quem está interessado em comprar o que você e o seu negócio oferecem é o cliente. Então, nada mais justo do que a sua empresa se preocupar com a forma que as informações chegam até eles.

Sendo assim, melhor do que você fazer a divulgação do seu produto, é o seu cliente fazê-la e de graça. Portanto, atente-se ao próximo tópico e verifique o que você e seus fornecedores de plantas ornamentais precisam saber sobre o marketing de referência.

As etapas do marketing de referência

Para facilitar o entendimento sobre como o marketing de referência funciona, é necessário ter algumas reflexões em mente, por exemplo:

  • Como isso será aplicado?
  • Como atrair meu cliente?
  • Como criar mais engajamento?
  • Como controlar tantas informações ao mesmo tempo?

E é por causa dessas reflexões que o marketing de referência é dividido em três etapas: encanto, incentivo e controle. Vejamos agora como elas funcionam e qual o objetivo.

Encanto

O encanto é o começo dessa longa trajetória. É quando o cliente compra algum produto da sua empresa de usinagem de peças, por exemplo, e fica tão satisfeito com o que lhe foi oferecido que sente um ímpeto de indicar a outros amigos e conhecidos.

E como você faz isso? Investindo em qualidade do produto ou serviço prestado, criando um sistema de atendimento eficiente e que resolva a necessidade do cliente, montando uma boa estrutura de sua loja física ou virtual, além do investimento correto em divulgação.

As redes sociais e o próprio YouTube podem ser grandes parceiros nessa caminhada.

Incentivo

Um cliente satisfeito sempre volta, mas como fazer com que ele indique o seu trabalho para outras pessoas? Algumas campanhas, como tirar uma foto na loja com o produto e dar um desconto, nem que seja de 5% no valor total, podem ajudar.

O importante é, se ele fizer isso de bom grado, ótimo! Caso não, dê um empurrão para aumentar a probabilidade disso acontecer.

Controle

Para que você saiba se a estratégia está funcionando, é preciso ter um bom controle sobre o fluxo de dinheiro que está sendo recebido por indicações. Porém, o importante é saber os motivos pelos quais os clientes estão te indicando.

Assim, você aprimora o que pode ser necessário e mantém o nível de qualidade no que já está bom.

Como fazer para implementar o marketing de referência

Agora que você já entende sobre os pilares que envolvem o conceito do marketing de referência, chegou o momento de entender como aplicá-lo em seu cotidiano e começar a usufruir de seus benefícios.

Benefícios esses que podem ser algo mais simples, como um maior engajamento de clientes até um maior número de vendas de sua empresa, tudo dependerá da forma como você conduzirá os próximos passos.

Importante dizer, isso serve tanto para um grupo de empresas de consultoria ambiental quanto para comércios de vendas de cosméticos.

1 – Descontos chamam atenção

Todo mundo adora um desconto e, se for durante a compra de um produto que você quer muito adquirir, melhor ainda. Embora seja uma estratégia que a primeiro momento possa parecer que a sua empresa está atraindo clientes da forma errada, acredite, não é.

A cada indicação de um novo comprador que o seu cliente fizer, ele pode ganhar um cupom e utilizá-lo para comprar algum produto ou serviço com desconto, ou até mesmo, ganhar algum prêmio que a sua empresa dará a ele.

Muitas empresas de contabilidade, por exemplo, pensam que tal estratégia pode não ser válida, mas ao colocar na ponta do lápis, será possível verificar que, o número de vendas que o seu negócio fará será imensamente superior aos descontos oferecidos.

Não apenas isso, se pensarmos que a cada R$100 que a sua empresa recebe, R$ 5 são de descontos, somente ao vender o 20º produto que ela sentirá que “perdeu” dinheiro com algum produto.

2 – Invista na qualidade e serviços prestados

De nada adianta o plano de benefícios para o seu cliente ser o melhor que qualquer empresa tenha desenvolvido, se o atendimento ou qualidade do produto forem péssimos, independentemente se é um celular ou um distribuidor de cilindros hidráulicos.

Portanto, sempre mantenha um controle de qualidade e excelência no atendimento prestado aos seus clientes. Todos gostam de ser bem tratados e, um bom atendimento pode ser a diferença entre a eficiência da estratégia ou o completo fracasso dela.

3 – Utilize as redes sociais

As redes sociais são o ponto de encontro da maioria das pessoas que utiliza a internet, além de ser uma excelente forma de promover a sua marca, aumentando a sua relevância perante o mercado, autoridade e o engajamento de novos leads.

É nelas onde tudo é comentado, desde coisas mais triviais e não tão relevantes, até mesmo assuntos complicados e delicados. Com toda certeza, você quer que as pessoas comemtem em sua página e demonstrem o quanto estão gostando do trabalho bem-feito.

Uma campanha bem realizada dentro das redes aumenta a probabilidade de chamar novos clientes para a sua loja, aumenta a quantidade de indicações dentro de algum programa de fidelidade que você possa ter criado e, consequentemente, aumenta as vendas e o capital.

E, de uma forma ou de outra, o mundo é movido a dinheiro. Com um capital extra será possível investir em outros setores da sua empresa e criar uma marca ainda mais poderosa e relevante, aumentando até mesmo a tecnologia e qualidade do que é entregue.

Escolha algumas redes sociais, faça um bom trabalho de marketing de conteúdo nela para que o seu marketing de referência seja bem aplicado. Fale a língua dos seus seguidores e sempre mantenha a página atualizada.

Considerações finais

Hoje, entendemos como funciona o marketing de referência, os conceitos que envolvem o seu funcionamento, desde a abordagem até dicas de como utilizá-lo, além de alguns benefícios que podem ser adquiridos na utilização correta da estratégia.

É interessante como diversas práticas de marketing podem funcionar tão bem juntas e, apesar de não ser a única a ser utilizada pela sua empresa, saiba que quando o marketing de referência está alinhado com outras estratégias, a tendência é que sua empresa cresça.

Pensando nisso, comece a imaginar como fará o seu programa de fidelidade e como aplicará as etapas de desenvolvimento do marketing da sua empresa.

Lembre-se de adaptar as informações aqui disponibilizadas com a realidade da sua empresa, afinal, ninguém a conhece melhor do que você mesmo. Agora, o que resta é colocar a mão na massa e começar a desenvolver a sua ideia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.