Como trabalhar a comunicação visual de sua empresa

Praticamente todo mundo já ouviu dizer que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Mas quantas pessoas será que conseguem traduzir esse conhecimento na comunicação visual de uma empresa que quer se firmar no mercado?

Se considerarmos a correria do dia a dia e a quantidade de elementos que compõem um bom planejamento de marketing, perceberemos que a maioria deve estar deixando passar, como se fosse um elemento secundário ou sem muita importância.

Afinal, se uma empresa de uniformes personalizados aparecer nos maiores veículos de mídia do país, o seu telefone vai tocar com toda certeza, não é mesmo? Provavelmente sim, o que também não deixa de ser bom para os negócios.

Contudo, a questão da comunicação visual começa a fazer sentido quando falamos em ação de médio e longo prazo, não apenas das vendas que vão entrar naquela semana. Quem se preocupa com isso são marcas que lideram seus respectivos segmentos.

Se levarmos em conta que vivemos uma época em que o mercado está mais competitivo do que nunca, em que as empresas disputam segundos da atenção do público, veremos que esse tipo de estratégia pode fazer ainda mais diferença.

Até porque, as novas gerações também estão sedentas por conteúdos de qualidade criados em formatos de multimídia. Imagine uma fábrica de mochilas que esteja tentando marcar presença nas grandes mídias sociais.

Certamente trazer textos vai ser algo muito importante. Contudo, é pela imagem e pelos vídeos que ela vai conseguir engajamento mais rápido e mais sustentável, além de que esses formatos são mais compartilhados do que quaisquer outros.

Ou seja, hoje em dia uma empresa que não tenha uma identidade visual e o poder de comunicá-la ao seu público, pode ser tida como uma marca sem alma, pois só isso pode garantir que ela apareça para as pessoas certas, na hora certa e do jeito certo.

Por isso decidimos escrever esse artigo, trazendo aqui alguns conceitos sem os quais seria impossível entender a importância e o poder real da comunicação visual. Além de conselhos e dicas práticas que qualquer um pode executar.

De fato, nos últimos anos essas estratégias evoluíram tanto que hoje qualquer empresa pode se beneficiar delas, independentemente do segmento de atuação ou do nicho de mercado em que a firma esteja atuando.

Seja uma papelaria local vendendo rótulos personalizados ou uma indústria química multinacional, qualquer modelo de negócio pode aproveitar e muito as vantagens de uma comunicação visual bem trabalhada.

Então, se você quer entender melhor como exatamente isso é possível e já começar a dar um novo rumo aos seus negócios, basta seguir adiante nessa leitura.

Comunicação visual: o que é isso?

Certamente existem algumas marcas de refrigerante, calçados, entretenimento e até de tecnologias cujas letras já são o suficiente para você identificar do que se trata.

Isso é a comunicação visual operando em seu nível de excelência, quando apenas um elemento constitutivo da marca já é capaz de transmitir não apenas a sua presença no mercado, mas também a experiência de consumir seu produto.

No marketing um termo que define isso é o “top of mind”, que quer dizer que determinada marca é a primeira que ocorre na mente da pessoa quando ela pensa naquela solução.

Pouca gente sabe, mas isso não vale apenas para as grandes multinacionais, pois uma empresa de brindes personalizados local também pode atingir esse nível.

Ou seja, embora de maneira nichada, ela pode ser a top of mind do seu segmento, ou do seu bairro.

Antes os recursos principais para isso eram comerciais de televisão, outdoors e afins, como algo reservado a grandes empresas. Os recursos menores eram mais disseminados, como cartões de visita, uniformes, panfletos e cartazes.

Hoje o portfólio de opções aumentou bastante, graças ao advento da esfera digital, onde é possível circular vídeos com muito mais facilidade.

Além de fotografias, imagens em geral, desenhos, gráficos e o próprio website, que deve seguir a identidade visual da marca, como ficará claro adiante.

Por dentro da identidade visual

É verdade que é muito comum as empresas simplesmente nascerem de uma ideia entre amigos, que depois tornam-se sócios. Contudo, o ideal seria que um negócio surgisse em torno de um business plan (plano de negócios).

Isso porque esse plano ou planejamento precisa conter dois pilares que são essenciais: a identidade verbal e a visual da marca. Ou seja, a filosofia de trabalho e tudo aquilo que vai identificar a marca em termos visuais.

Assim, se o negócio trabalha com display customizado, ele já define de cara como vai se ver internamente, motivando as equipes de trabalho, e ao mesmo tempo como se confrontará com o mercado, em termos de público-alvo e de concorrência.

Os elementos básicos que compõem essa identidade visual são os seguintes:

  • Um logotipo;
  • Uma tipografia;
  • Um slogan;
  • As cores principais;
  • O tipo de traços.

Falando assim já deve ter ficado claro que a identidade visual é a alma da comunicação da marca, não é mesmo?

Ademais, depois de demonstrar como a maioria das empresas não tem essa identidade, também fica mais fácil compreender por que a maioria não sabe trabalhar a comunicação visual.

Definindo o seu próprio estilo

Sua comunicação visual já começa a acontecer quando você define um estilo com base nos elementos essenciais que listamos acima.

Por exemplo, um logotipo que traga alguma sugestão sobre a sua solução ou o seu carro-chefe. Contudo, lembre-se de que ousar também é possível, e você pode criar algo disruptivo, sugestivo e que não aponte de modo direto para um produto ou serviço.

A tipografia pode ser criada do zero, ou utilizar fontes disponíveis gratuitamente na internet. O slogan precisa definir a alma do negócio, mas também pode ser ousado, tal como o logotipo, e ir além do óbvio.

As cores e traços são uma ciência à parte. Uma gráfica de impressão de folders SP pode escolher traços mais retilíneos, já que lida com tecnologia, e cores escuras e quentes.

Já uma loja de cosméticos utilizaria traços ou formas arredondadas, além de cores mais claras e mais frias.

Sobre brainstormings e briefings

Até aqui já pode ter ficado uma impressão de que se trata de esforços muito grandes, porém ao colocá-los em prática, você começa a perceber que eles são não apenas importantes, mas também contagiantes.

Uma estratégia que pode ajudar é a do brainstorming, que são reuniões voltadas para as ideias livres, nas quais qualquer membro da equipe pode dizer o que vem à mente, soltando a imaginação e dando um colorido às ideias.

Já o briefing vem depois, quando as sugestões ganharam forma. Ele dá o suporte para que os planos não morram no papel, indicando as metas a serem atingidas e quais os caminhos a tomar.

Portanto, embora pareça muita coisa para criar e fazer, com esses dois mapas você vai conseguir tirar o melhor de cada um, inclusive de você, e assim fica muito mais difícil perder a direção que precisa ser conquistada.

Onde aplicar a identidade visual?

A comunicação visual também inclui saber como, quando e onde aplicar a identidade visual, de modo que não acabe sobrecarregando a imagem da firma, mas também não fique de fora ou aquém do necessário.

Um exemplo clássico hoje é o do website da empresa, que certamente precisará levar todos os pontos da identidade visual em conta. Ou seja, o template, os menus, as imagens, os vídeos e os próprios textos precisam harmonizar com a proposta central.

Outras dicas incluem uniformes, caixas e embalagens personalizadas e até mesmo envio de brindes empresas criativos, como canecas e almofadas com seu logotipo.

Tudo isso vai ajudar a reforçar a sua marca e tornar ela sempre presente na cabeça do cliente em potencial, de modo que na hora de consumir ele se lembre de você.

As vantagens e os benefícios

Todo mundo já deve ter ouvido dizer que é importante “fortalecer a marca”, mas agora com certeza está muito mais claro como é possível fazer isso, certo?

Outras vantagens de trabalhar a comunicação visual do modo como ensinamos aqui é que ela tem um alto potencial de gerar impacto instantâneo no público.

Se a empresa lida com etiquetas adesivas personalizadas, saber levar esse produto que é eminentemente visual de maneira igualmente visual é algo incomparável.

Também assim, outros benefícios incluem o aumento do engajamento, que hoje é algo fundamental. Além do aumento da própria taxa de conversão e, portanto, de vendas.

Considerações finais

Finalmente, acabamos de ensinar o passo a passo sobre como trabalhar a comunicação visual de sua empresa, seja qual for o segmento de atuação dela.

Além de tudo o que dissemos, manter-se atualizado também é algo fundamental, bem como outras dicas menores que incluem transmitir informações de maneira direta, manter-se atualizado sobre a expectativa de sua persona e daí em diante.

Com as dicas que demos acima, vai ficar muito mais fácil operar tudo o que você precisa para começar (ou melhorar) suas estratégias no curto, médio e longo prazo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.