O marketing de nicho é uma das estratégias mais eficientes para conquistar o público certo, sendo possível aumentar as chances de venda dos produtos ou serviços e, ao mesmo tempo, reduzir custos de divulgação.
Hoje em dia, sabe-se que toda e qualquer empresa necessita de um bom planejamento de marketing, uma vez que o sucesso dos empreendimentos depende da audiência. Mas, diferentemente das propagandas publicitárias tradicionais, o marketing vai além na comunicação. Ele oferece conteúdos de qualidade e trabalha o relacionamento com o público. Desse modo, tem-se uma estratégia muito mais ampla.
Nesse artigo, vamos abordar um pouco mais sobre o marketing de nicho e por que fazer um planejamento mais segmentado. Acompanhe a leitura!
Afinal, o que é marketing de nicho?
O marketing de nicho, como o próprio nome sugere, é uma estratégia voltada a um público específico, muito bem recortado e segmentado, com características singulares. Ou seja, se o interesse é elaborar um planejamento de marketing para uma indústria de rótulos, por exemplo, a estratégia irá focar no público potencial, que realmente tem chances de fazer uma compra.
O marketing de nicho é possível quando a empresa é especializada em um determinado produto ou serviço, e atende a um grupo demográfico altamente segmentado. Nesse sentido, ao colocar seus esforços em torno desse público, o retorno é maior.
Vamos supor que uma loja vende malas personalizadas para viagens internacionais. Portanto, já se tem um produto bem específico – e o seu público também será. No caso, os potenciais clientes são as pessoas que fazem viagens e adquirem bagagens únicas.
Sendo assim, ao invés de elaborar uma estratégia generalizada, o melhor é focar na sua audiência particular, pois dessa forma, as pessoas certas irão conhecer a loja e procurar as malas para viagens internacionais.
Hoje em dia, o marketing de nicho é muito praticado no ambiente online, já que dá para levantar informações relevantes a respeito do público, com o auxílio das ferramentas digitais e dos algoritmos.
Inclusive, é possível entregar o conteúdo específico para os potenciais clientes, de uma forma muito mais eficaz, em comparação com as estratégias offline.
Quais as vantagens do marketing de nicho?
O marketing de nicho pode trazer muitas vantagens, incluindo o aumento das chances de compra. No entanto, a estratégia vai além e pode ser fundamental para o sucesso do seu empreendimento.
A seguir, confira alguns dos benefícios do marketing de nicho.
1 – Melhor relacionamento com o cliente
Por ter um público muito específico, o marketing de nicho promove um relacionamento mais próximo com o cliente. Dessa forma, a interação é maior e as chances de fidelização do consumidor também aumentam.
Ora, se uma clinica de acupuntura optar pelo marketing de nicho, é bem provável que ela mantenha um contato mais próximo, com o objetivo de conhecer as dores, problemas e desejos de seus clientes.
Quando estamos envolvidos com uma base pequena de pessoas, é possível concentrar na qualidade dos compromissos e nutrir os relacionamentos. Inclusive, as iniciativas podem ser mais personalizadas, como e-mails únicos, acompanhamentos mais frequentes, etc.
Além do mais, o marketing de nicho também permite acomodar solicitações especiais e oferecer serviços personalizados, a um nível mais individual.
2 – Menor competitividade no mercado
O marketing de nicho diminui significativamente a competitividade do mercado, oferecendo maiores chances para que o seu empreendimento possa se destacar. Por exemplo, podemos encontrar muitos tipos de empresas especializadas em cotação de seguro. Porém, poucas são voltadas especificamente para seguros de carros blindados. Sendo assim, a concorrência é menor.
Ao diminuir o número de concorrentes, não é preciso se preocupar em monitorar os preços e acompanhar o que os competidores estão fazendo.
3 – Redução dos custos de divulgação
A redução de custos é algo que atrai grande parte das empresas. Com o marketing de nicho, é possível diminuir os gastos com divulgação e comunicação, uma vez que grande parte das estratégias é bastante pontual.
Além disso, por ter uma atuação maior na internet, as iniciativas de marketing já são mais baratas, até mesmo quando patrocinadas. Afinal de contas, anunciar juntas de borracha em propagandas online, por exemplo, tem um custo muito menor, em comparação com anúncios em uma revista.
4 – Maior promoção da marca pelos clientes
O marketing de nicho é um grande promotor do “marketing boca a boca”. As pessoas de um determinado nicho tendem a manter o contato com outros indivíduos que têm os mesmos interesses e, com isso, há a oportunidade de divulgar o seu negócio.
Por exemplo, um cliente pode recomendar os seus serviços contábeis para empresas para um conhecido e, assim, as chances de fechar o negócio são maiores – afinal, as pessoas tendem a confiar mais em recomendações.
5 – Expertise aprimorada na área definida
O marketing de nicho exige um conhecimento mais aprofundado em uma área definida. Por esse motivo, a empresa tem a chance de aperfeiçoar a sua experiência em um período de tempo mais curto.
Dessa forma, é possível ser visto como um especialista ou líder de pensamento em um determinado assunto. Para grande parte dos clientes, essa especialização é um dos pontos mais importantes para definir o reconhecimento e a competência de uma marca.
Por exemplo, é bem comum que as pessoas procurem por uma empresa especializada na instalação de portões automaticos, para obter segurança e garantia do serviço prestado.
Quando se é especialista em algo, é possível melhorar a confiança do cliente e alcançar maior visibilidade no mercado.
Como aplicar o marketing de nicho?
Diante de todas as vantagens do marketing de nicho, cada vez mais empresas estão buscando adequar suas estratégias para um público específico. No entanto, para que o planejamento tenha resultados, é preciso seguir algumas diretrizes. São elas:
- Definir quem é o seu público por meio de personas;
- Encontrar onde o seu público realmente está (canais de comunicação);
- Pensar o produto ou serviço de interesse da audiência;
- Ter uma ação segmentada para a promoção do produto ou serviço.
Por exemplo, um fornecedor de papel toalha e higiênico pode verificar que grande parte do seu público está presente no LinkedIn. Portanto, de nada adianta investir em anúncios no Facebook, se não é lá que os seus potenciais clientes estão.
Ou seja, tudo no marketing de nicho precisa ser muito bem definido, incluindo aspectos da linguagem, canais de comunicação, abordagem, entre outros. Além disso, a definição de personas é um ponto crucial na estratégia.
Para isso, o primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado, identificando quem são os consumidores da sua empresa, quais seus sonhos, perspectivas, interesses e demandas, para assim, ter um esqueleto de informações valiosas sobre o público.
Fora a pesquisa de mercado, também é possível coletar dados de quem já é seu cliente, por meio de questionários e pesquisas de satisfação/opinião. As personas consistem em representações semifictícias dos clientes ideias, com base nas características do público. Sendo assim, mais do que os dados demográficos, tem-se um personagem bem parecido com o real, munido de emoções, problemas e uma história.
Isso ajuda a configurar uma abordagem específica, voltada às necessidades da persona e tocando justamente em seus interesses. Daí o porquê o marketing de nicho é tão eficiente, pois ele oferece a resolução para os problemas particulares de cada cliente.
Além do mais, as personas também são usadas dentro das campanhas de divulgação.
É muito comum que o marketing de nicho trabalhe com o storytelling, que é o ato de contar uma história, gerando uma aproximação e identificação do público com o personagem. Em geral, essas narrativas são compostas por personagens que são semelhantes aos clientes.
Com isso, mais do que a identificação com o protagonista, o consumidor também sente as emoções da história. Quer dizer que o marketing de nicho também toca o lado sentimental e não racional, aumentando as chances de fechar um negócio.
Conclusão
O marketing de nicho é uma estratégia muito eficiente para conquistar a sua audiência e ter sucesso em suas iniciativas de divulgação. Por se tratar de algo bem específico, é muito mais fácil conquistar potenciais clientes e garantir a lucratividade do seu empreendimento.
Vale dizer que o marketing de nicho traz muitas outras vantagens, como a redução de custos para aplicação da estratégia, menor competitividade do mercado e um relacionamento mais próximo com os clientes.
Por conta de todos esses benefícios, muitas empresas estão concentrando seus esforços para públicos mais segmentados, principalmente no âmbito online.
Não vai demorar muito para que o marketing de nicho se torne a estratégia mais famosa, visto que cada vez mais, as pessoas buscam a solução de seus problemas particulares e informações que realmente fazem sentido aos seus interesses.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.