Como aumentar o engajamento orgânico?

Engajamento orgânico é uma das coisas mais incríveis proporcionadas pelo marketing digital 

De todas as vantagens e benefícios que o marketing digital traz, uma das mais incríveis é a possibilidade de crescer com engajamento orgânico. Ou seja, crescer sem investimento em propaganda ou patrocínios pagos, e sem limites.

De fato, hoje muitos influenciadores digitais que contam milhões de seguidores, e acabaram angariando um sucesso que chegou à televisão, simplesmente começaram do zero absoluto, sem investir um centavo em mídia. Outro exemplo que vai na mesma linha é o dos grandes motores de busca, como Google, Bing e Yahoo, que já são a maior vitrine do mundo. Do mesmo modo, é possível crescer ali e dominar as primeiras páginas sem nenhum custo.

Trata-se da famosa otimização de páginas (SEO, sigla para Search Engine Optimization), baseada apenas no mérito. Isso é, na qualidade da página, que deve seguir os parâmetros de excelência exigidos por cada plataforma.

A mesma situação vale para as redes sociais, especialmente o Facebook e o Instagram, que hoje estão entre as maiores do mundo. Ambas permitem um crescimento pago, via Ads (Advertising, ou “Propaganda”), ou então um orgânico, como veremos abaixo.

Tudo isso é muito revelador do que seja a esfera digital em termos de marketing, divulgação e geração de conteúdos. Alguns podem achar estranho que plataformas bilionárias simplesmente permitam que pessoas cresçam dentro delas sem pagar por isso.

A verdade é que talvez os diretores financeiros dessas plataformas nem quisessem isso, é bem verdade. Porém, a internet surgiu num contexto cultural muito maior, de gerações que têm um acesso incrível à informação e a meios de expressão.

Alguns chamam esse pessoal de gerações Y e Z, que são os nascidos, respectivamente, em meados dos anos de 1980 e de 2000 para cá. Esses perfiis disruptivos criaram uma tendência digital que têm tudo a ver com o engajamento orgânico.

No fundo, as plataformas permitem que a gente cresça sem pagar por isso. Ou seja, é um modo de “dar algo” antes de a pessoa se tornar cliente, percebe? Tal como o marketing de conteúdo, que fornece algo esperando que o lead se torne um consumidor.

Com o tempo, após ter tantos resultados na esfera orgânica, a pessoa pensa “Se o serviço gratuito dá tanto retorno, imagine o pago”, e começa a investir. Nosso foco aqui vai ser o do engajamento orgânico, mas é importante entender isso.

Afinal, você vai aprender a fazer com seu público-alvo o que essas plataformas fazem com você: por meio do engajamento orgânico, estimular a clientela em potencial a avançar pelo funil de vendas, até que ela chegue a comprar algo de você.

Para entender melhor como isso é perfeitamente possível, e como isso pode trazer melhorias incríveis e mudar sua empresa de patamar na esfera digital, basta seguir adiante na leitura.

O que exatamente é o crescimento orgânico?

Já vimos que por trás do crescimento orgânico existem fatores culturais e até psicológicos, certo? Pois bem, está aí uma das maiores diferenças entre o orgânico e o pago: esse último desperta certa desconfiança natural nas pessoas.

Claro, não se trata de colocar um em detrimento do outro, pois ambos são importantes. Se você fizer anúncios nos buscadores ou nas redes sobre sua clínica de RPG, certamente vai obter os resultados esperados. E não há nenhum problema nisso.

Seja como for, o orgânico já se mostrou indispensável, justamente por ser baseado no mérito, conforme dito acima. Desse modo, quando um conteúdo seu chegar a se tornar uma referência no setor, todos saberão que foi graças à qualidade intrínseca dele.

Tudo isso depende, claro, de uma compreensão profunda acerca do seu público-alvo. No fundo, sua capacidade de engajar consiste no poder de não apenas “falar a língua” do público, mas com temas que resolvam as dores que eles têm.

Para compreender melhor isso, desenvolva os perfis da sua persona, respondendo perguntas como:

  • Onde meu cliente ideal está?
  • Quais plataformas online ele mais utiliza?
  • Quais assuntos são do seu interesse?
  • Como ele consome notícias e novidades?
  • O que mais o atrai nesse meu segmento?
  • Como atrair sua atenção positivamente?

Nisso consiste o crescimento orgânico: ele é o resultado do trabalho de gerar conteúdos gratuitos que agregam valor às pessoas do seu público-alvo. A mesma situação vale para qualquer segmento, seja uma indústria ou uma empresa de transporte.

Portanto, certamente fazer um anúncio é mais fácil; alguns até permitem que você comece a aparecer com destaque dentro de poucas horas. Mas é no crescimento orgânico que está o grande tesouro da internet e do marketing digital.

Facebook: como encantar esse público

Já vimos a importância de criar conteúdos relevantes. Em redes sociais como o Facebook, isso se junta a um esforço igualmente importante, que é o de saber formatar o conteúdo para a mídia social que você está utilizando.

Nesse caso, utilize fotos com textos entre médio e grande. Então, se você lida com tradução de documentos, saiba que aqui seu público está disposto a ler um conteúdo mais explicativo, que dê alguns detalhes sobre seus serviços.

Claro, se for para passar de cinco ou seis parágrafos, então é melhor fazer um post-link (que nada mais é do que uma postagem que faz link para o seu site ou seu blog, onde você explica melhor seu trabalho). O importante é seguir essa tendência.

Igualmente importante é a interação com o público. Mais do que dispostos a ler, os usuários do Facebook (como, aliás, de toda rede) adoram interação. Portanto, é preciso ter alguém que fique o dia todo atento, ao menos no horário comercial.

Prepare-se para algumas perguntas não necessariamente ligadas ao seu serviço, mas à rotina da empresa ou mesmo à história do seu negócio. O pessoal prefere algo personalizado, que não seja apenas uma relação fria e indiferente.

Assim, mostrar os bastidores de uma clínica de implante capilar, com fotos e textos motivacionais, é algo que pode fazer toda diferença nos resultados.

Por fim, diante disso tudo, não é preciso dizer que a frequência das postagens é essencial para um crescimento orgânico, certo? A verdade é que as pessoas se acostumam a aguardar seu post, e ficam contando com ele.

Instagram: a grande rede social das multimídias

Se existe uma rede social que revolucionou as multimídias na internet, dando um valor às fotos, imagens e vídeos que ninguém imaginava, foi o Instagram. Por isso mesmo, aqui a ilustração não é apenas um acessório, como no Facebook.

Esqueça os textos médios ou longos. Na verdade, ao fazer uma publicação da área de empresas de alimentação, o foco recai totalmente sobre a multimídia, de modo que o texto é (literalmente, aliás), apenas a “legenda” do post.

Também por isso, além de tirar boas fotos para crescer organicamente é preciso usar recursos de vídeo, como as famosas lives. Se você conseguir trazer algum especialista do seu segmento para participar, isso vai atrair um número incrível de interessados.

O bacana é que, quando sua conta está em live, ela fica em destaque colorido no feed dos seus seguidores. Outro modo de ativar esse destaque é postando stories, então use e abuse também desse recurso.

Outro traço incrível do Instagram, que outras redes sociais acabaram imitando, é o das hashtags. Então, antes de postar algo sobre empresas de outsourcing de impressão, veja quais estão em alta no setor de impressão e tecnologia, e isso fará toda diferença.

Por fim, é claro que as dicas dadas acima continuam importantes também aqui: mesmo que o foco recaia sobre multimídias, por trás delas o que existe é um conteúdo, certo? Assim, as lives, por exemplo, precisam de um excelente script, ou não vão engajar o público.

Bônus: de seguidores a compradores e fãs

É preciso lembrar que essas redes sociais não foram criadas para finalidades comerciais, embora os campos de propaganda e patrocínio tenham crescido nos últimos anos.

Daí que o modo de crescer organicamente com sua empresa de portaria e limpeza é, como vimos acima, dando um rosto para a marca. Ou seja, tornando-a acessível ao grande público, que espera esse tipo de diferencial.

Portanto, somente ao respeitar o marketing de conteúdo, e agregar valor antes de cobrar algo por isso, você conseguirá transformar seus seguidores em compradores, e depois em fãs e defensores de sua marca.

Este é, e deve ser, o objetivo final. Também por isso, uma dica prática é estimular tal engajamento orgânico com os famosos CTAs, que são as Call To Action ou “Chamadas para a Ação”. É um detalhe que muda tudo.

Assim, ao postar algo sobre empresas de seguros pense num conteúdo compartilhável, e peça que os seguidores marquem outros contatos desse segmento, compartilhando e fazendo a disseminação do seu material.

Com isso, vemos como é possível aumentar o engajamento orgânico por meio das dicas dadas acima, transformando seu negócio em uma marca influente na esfera digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.