Dicas para gerar tráfego qualificado para seu site

Atualmente, para quem desenvolve conteúdo na internet é conseguir atrair tráfego qualificado para os seus sites

Uma das grandes dificuldades, atualmente, para quem desenvolve conteúdo na internet é conseguir atrair tráfego qualificado para os seus sites. Esse tipo de tráfego traz visitantes que estão interessados na sua produção.

O tráfego qualificado é extremamente bom para uma página, porque as possibilidades de o cliente concluir a compra são mais altas, ou seja, a taxa de conversão é maior porque o visitante também interage com as suas publicações e eleva a sua relevância.

Se a sua empresa de consultoria ambiental investe em marketing digital, a geração de tráfego qualificado deve ser uma questão para se pensar. Sendo assim, faz parte da estratégia atrair futuros compradores através do seu conteúdo, por isso, o tráfego qualificado se bem feito atrai essas possíveis vendas.

Impactos da geração de tráfego qualificado na sua estratégia

A geração de tráfego qualificado traz diversos benefícios para a sua estratégia de marketing digital. Sendo que alguns dos principais pontos foram elencados, são eles:

  • Aumento de geração de leads;
  • Aumento de vendas;
  • Aumento da visibilidade do site nos buscadores;
  • Maior atividade de compartilhamento e interação com o público.

O primeiro diz respeito ao aumento de leads, que são os possíveis compradores. Com o seu conteúdo chegando para pessoas que foram conquistadas, maior será a chance de se converter em uma venda. Sem contar que a pessoa passa mais tempo navegando pela sua página, o que também é bom para o seu site.

Com a pessoa interessada no seu conteúdo e navegando pela sua página, a probabilidade de que ela compre algum produto seu é maior. Já que ela está ali interessada pelo tema, por isso, conquistar tráfego qualificado também ajuda para a elevação das vendas.

Todos esses comportamentos contribuem para que a sua página tenha um ranqueamento melhor. E essa é uma das principais razões das estratégias de marketing, que é colocar uma página de internet nos primeiros resultados dos buscadores.

Entre os fatores que o algoritmo leva em consideração para fazer o ranqueamento, um deles é o tempo que o visitante fica naquele site. Por isso, se o seu visitante atraído por tráfego qualificado demorar muito tempo lendo o seu conteúdo, isso será bom para o seu posicionamento.

Por fim, um internauta que está na sua página navegando e apreciando o seu conteúdo tende a interagir, isso quer dizer que ele irá divulgar nas redes sociais, comentar ou curtir. Essas ações também ajudam o posicionamento do seu conteúdo nos buscadores.

Além disso, esse visitante vai atrair outras pessoas para a sua página. Sendo assim, um escritório de contabilidade em São Paulo para conquistar mais usuários por tráfego orgânico, pode fornecer um conteúdo de qualidade e assim pelo compartilhamento dos internautas conquistar mais acessos para a página.

Saiba como gerar tráfego qualificado

Para conseguir tráfego qualificado para um site é necessário se atentar para alguns fatores como:

1.   Defina seu público-alvo

Um dos objetivos do tráfego qualificado é atingir um maior número de pessoas, para alcançar isso é preciso que esse conteúdo chegue até o público-alvo certo. Portanto, conheça bem a sua persona, que é o seu comprador ideal.

De nada adianta você construir um conteúdo interessante se ele não for relevante para as pessoas que procuram a sua página. Portanto, nesse momento é necessário ser assertivo, para que a estratégia não saia errado.

Desse modo, para que uma  indústria de máquinas agrícolas tenha um conteúdo sendo lido pelas pessoas, é necessário que ela conheça o que o público consome. Por isso não adianta ela produzir conteúdos que não sejam da sua temática.

2.   Conteúdo de qualidade

Você já sabe quem é o seu público e do que ele gosta, agora você precisa produzir um conteúdo de qualidade para que ele se interesse em consumir e também fique mais tempo na sua página.

Além disso, se a sua produção for útil, provavelmente, seu usuário irá interagir, divulgando com a rede de contatos dele. Logo, isso te ajudará a aumentar a visibilidade e o posicionamento.

Desse modo, também se deve considerar que os algoritmos são muito avançados e conseguem diferenciar quando o conteúdo é útil e de qualidade dos que não são. Por isso, é preciso que a produção seja bem-feita.

Sendo assim, se alguém que deseja comprar balança eletrônica digital estiver procurando informações sobre o assunto na internet, ela se sentirá interessada por aquela página que construiu um conteúdo relevante e por consequência, ela poderá concluir a compra.

3.   Use as palavras-chave certas

Junto com a construção do conteúdo de qualidade você deve se atentar para que as palavras-chave utilizadas sejam as corretas. Isso porque é por meio delas que o visitante vai chegar até a sua produção.

Portanto, verifique com frequência quais são as palavras-chave que as suas personas utilizam para procurar informações. E com base nisso, produza o seu conteúdo, assim, você garante que o seu conteúdo chegue realmente a quem precisa.

Além disso, considere também em que momento da decisão de compra elas estão, ou seja, preste atenção no funil de vendas. Assim, você consegue direcionar seu conteúdo melhor para cada fase.

Sendo assim, se você tem como objetivo elevar as vendas, o conteúdo deve estar voltado para a última parte do funil e, por isso, você deve usar as palavras-chave que o consumidor que está nessa fase procura nos buscadores.

Logo, uma empresa de trabalho temporário deve antes de produzir seus conteúdos pesquisar as palavras-chave que mais se adequem com os objetivos, para que o conteúdo não seja produzido em vão.

4.   Conte narrativas

As pessoas adoram escutar uma boa história, por isso construa conteúdos que contem como uma narrativa sobre a experiência de algum cliente. As pessoas se identificam com esse formato e isso pode aumentar as suas vendas.

Se uma persona que está em dúvida sobre comprar o produto vê um conteúdo desse, ela pode se sentir engajada a concluir a compra. Esse tipo de material desperta emoção, curiosidade e identificação nas pessoas.

Sendo assim, empresas de assessoria contábil podem investir nesse tipo de conteúdo, mostrando para as suas personas histórias de sucesso de clientes que obtiveram os seus serviços e estão satisfeitos.

5.   Use e-mail marketing

Se você quer conquistar pessoas que estão realmente interessadas no seu conteúdo utilize e-mail marketing na sua estratégia. Aproveite os consumidores que em algum momento demonstraram interesse pelo seu serviço e tente conquistá-lo por meio do e-mail marketing.

Por isso, de vez em quando mande um e-mail mostrando os conteúdos novos, promoções, e-books e dicas. Desse modo, é possível despertar a curiosidade da persona que pode concluir uma compra ou simplesmente entrar no seu site para verificar o que há de novidade, e isso já trará para você um tráfego qualificado.

Sendo assim, essa é uma boa dica para empresas de automação industrial manterem suas personas informadas sobre os novos produtos e serviços que estão sendo desenvolvidos pela empresa, bem como de atrair esse público para o site.

Veja como medir o tráfego qualificado

Existem muitas formas de medir o tráfego qualificado para saber se você está alcançando os seus objetivos, confira algumas delas:

Visitantes conquistados

Uma forma de saber se a sua estratégia está dando certo é verificar quantos visitantes estão interessados, ou seja, quantos leads você conquistou para a sua página naquele tempo. Essa é uma métrica importante porque você consegue saber em números quantos tráfegos qualificados você alcançou.

Dessa forma, empresas de equipamentos hospitalares podem saber os resultados dos  seus conteúdos e diferenciar quais desses resultados foram conquistados por meio da geração de tráfego qualificado.

Taxa de conversão

Essa taxa está diretamente relacionada com o número de vendas. Com ela você percebe se a sua estratégia está atingindo o objetivo de conquistar novos compradores.

Para que essa taxa tenha um valor bom, é importante que o que você esteja produzindo esteja ligado com a sua persona e também com os seus indicadores de desempenho.

Sendo assim, empresas de assessoria contábil podem medir a eficácia da sua estratégia para atrair novos consumidores por meio da taxa de conversão.

Tempo de permanência na página

Outro modo de medir o tráfego qualificado é pelo tempo de permanência do usuário na sua página. Quanto mais tempo o internauta passa no site, melhor; pois indica que ele está interessado no assunto.

Sendo assim, o tráfego qualificado está sendo bem-feito, pois está atraindo consumidores que se identificam com o conteúdo e possuem interesse nele, desse modo, eles gastam mais tempo na página consumindo esses materiais.

Portanto, atrair tráfego qualificado é importante para a sua página, pois pode trazer futuros compradores, além disso, significa que você está dialogando com o seu público-alvo e produzindo conteúdos que sejam relevantes para ele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.