Marketing holístico: como aplicar em sua empresa

Marketing holístico integra diferentes áreas de um negócio, visando oferecer uma experiência única para o consumidor

O marketing holístico tem como objetivo integrar diferentes áreas de um negócio, visando oferecer uma experiência única para o consumidor para que ele escolha a sua marca no lugar da outra. Essa estratégia tem uma visão colaborativa para que os resultados sejam melhores. Isso é pensado com base nas mudanças de comportamento dos consumidores, que estão mais exigentes.

As estratégias de marketing, então, precisaram se adaptar, utilizando muitos recursos, como o foco em campanhas mais precisas e inteligentes, de modo que todas estejam sincronizadas. O marketing holístico atua na integração de diferentes equipes, levando-as a buscar uma mesma meta: o crescimento da marca.

Apesar de sua importância e eficiência, algumas pessoas ainda não ouviram falar dessa prática, uma vez que ela ainda é nova no mercado. Mas o fato é que esse tipo de marketing é a solução perfeita para situações específicas.

E ele se difere em relação aos outros tipos por conta de seus objetivos e da maneira como eles são alcançados. Tendo isso em mente, neste artigo, vamos explicar o conceito de marketing holístico, seus princípios, vantagens e dar algumas dicas para usá-lo em sua empresa.

O que é marketing holístico?

O marketing holístico considera todos os processos de uma organização como algo único. Sua intenção é integrar diferentes equipes para buscar um mesmo objetivo. Divisão de setores, processos separados e objetivos distintos são deixados de lado, pois a intenção é unificar toda a empresa. Dessa forma, todos trabalham em prol da criação de uma imagem positiva na mente do consumidor.

Usando essa estratégia, uma indústria de injeção plástica, por exemplo, faz com que os consumidores escolham os seus produtos ao invés dos da concorrência. O pensamento chave do marketing holístico é encarar o funcionamento de uma empresa como o funcionamento do corpo humano, que tem todas as suas partes trabalhando juntas para o mesmo propósito.

Em outras palavras, trata-se de uma visão mais ampla da empresa, visando os melhores resultados, uma vez que unir os setores significa entregar a melhor experiência para o público. O objetivo, por fim, é criar ações integradas e ininterruptas que uniformizem o tratamento aos clientes. Para funcionar, o marketing holístico se baseia em quatro fatores, que são: 

     Marketing integrado;

     Marketing de relacionamento;

     Marketing de performance;

     Marketing interno.

O marketing integrado depende da atuação sincronizada de seus 4P’s que são produto, preço, praça e promoção, assim, fica mais fácil cativar e influenciar o público-alvo.

Várias ferramentas podem ser usadas nesse pilar, como e-mail marketing, redes sociais, materiais impressos, etc. Para escolher os canais, no entanto, é necessário que a empresa conheça bem a sua persona.

Dentro do marketing holístico, a mensagem passada em cada um desses meios deve ser unificada e condizente com os valores da marca. Assim, várias formas de se aproximar do consumidor são criadas.

O marketing de relacionamento, por sua vez, é quando uma empresa de serviços de usinagem CNC, por exemplo, adota atitudes que criam e conservam uma relação positiva com os clientes, conseguindo, assim, torná-los fiéis a ela. Para chegar a esse objetivo, é preciso investir em ações como bonificações e plano fidelidade, atendimento de qualidade, envio de e-mails em datas especiais, fazer pesquisa de satisfação, etc.

O objetivo é mostrar para o cliente que ele é importante para o negócio e que, ao comprar com a sua empresa, ele tem muito mais benefícios.

O marketing de performance garante que as estratégias usadas pela marca estão trazendo retornos. Trata-se de um monitoramento das ações que permite compreender o retorno por parte dos consumidores.

Por exemplo, uma empresa de montagem industrial consegue mensurar seus retornos financeiros, perda de clientes, retorno sobre investimentos, qualidade do produto, satisfação do consumidor, etc. Com base nessas informações, a empresa decide como administrar melhor seus investimentos em marketing, mudando ou eliminando ações.

Por fim, o marketing interno tem como objetivo os colaboradores da companhia. Por isso, são realizadas ações que beneficiam a infraestrutura da organização e levando mais motivação para o quadro de funcionários.

Um colaborador satisfeito se esforça mais para realizar suas atividades com qualidade, o que reflete na satisfação dos clientes.

Vantagens do marketing holístico

Agora que você já sabe o que é e quais são os pilares do marketing holístico, vamos falar um pouco mais sobre suas vantagens. Dentre elas:

Melhor construção da marca

O mercado está cada vez mais concorrido e os consumidores cada vez mais exigentes, por isso, é importante construir uma marca sólida. Uma empresa de rolamentos que use marketing holístico aumenta o reconhecimento de seu público, construindo melhor a sua marca.

Integração de departamentos

O principal objetivo desse tipo de marketing é integrar todos os departamentos. Para que eles se comuniquem e trabalhem juntos em busca do mesmo objetivo e de boa qualidade no trabalho.

Portanto, ao propor uma estratégia de marketing holístico, o responsável nunca deve se esquecer dessa proposta principal.

Aumento da produtividade

Com os setores trabalhando juntos, a eficiência aumenta, o que significa melhora da produtividade. Em outras palavras, gasta-se menos tempo, visto que é colocado em prática um trabalho estratégico e mais potente.

Marketing mais eficaz

As empresas de automação industrial ou qualquer outra passam a ter campanhas de marketing digital mais eficazes.

Isso porque existe uma colaboração maior entre as equipes para decidir da melhor maneira, em prol dos objetivos macros.

Dicas para implementar o marketing holístico

Chegou o momento de saber quais são as melhores estratégias para que o seu negócio possa implementar o marketing holístico. Então, algumas delas são:

Análise swot

Trata-se de uma análise do cenário em que a empresa se encontra, para saber quais são seus desafios e oportunidades. A análise swot permite, por exemplo, saber quais são os obstáculos que podem impactar nos objetivos da organização.

Também ajuda a aprender mais sobre os clientes, como desejos, necessidades e dificuldades, para garantir o emprego de estratégias adequadas e impactar o público do jeito certo.

Definir ações práticas

Ao usar o marketing holístico, uma fábrica de cabos elétricos, por exemplo, precisa criar as melhores estratégias, a fim de alinhar todas as áreas. Para fazer isso, precisamos nos colocar no lugar dos clientes, pois assim conseguimos saber como eles se sentem em relação à marca e como a enxergam.

Com as informações mais relevantes acerca do público-alvo, pode-se criar ações que estejam relacionadas a ele e as características que precisam ter, como tom de voz, canais utilizados, etc.

Toda e qualquer decisão deve ser tomada em conjunto para que a execução das ideias seja feita de maneira sincronizada.

Construir relação de proximidade com os consumidores

Tendo todo o planejamento em mãos, uma empresa de aluguel de tendas, por exemplo, deve se focar em entregar a melhor experiência aos seus clientes. O recomendado é oferecer algo de valor aos consumidores, para fazer com que estejam cada vez mais próximos da marca. A construção de uma relação próxima facilita a fidelização deles.

É importante monitorar todas as ações, pois assim conseguimos melhorá-las, principalmente no que diz respeito à comunicação e planejamento.

Para fazer uma boa monitoria das estratégias de marketing, a empresa deve determinar alguns KPIs, estando sempre atenta ao que pode ser melhorado e ao que está funcionando.

Receber feedback dos clientes

Todas as organizações, como as empresas de estruturas metálicas, fabricam um produto ou realizam um serviço que precisa ser vendido. Mas isso só acontece quando essas ofertas valem a pena para o consumidor.

Pensando por esse lado, é indispensável conhecer a opinião dos clientes acerca do que a sua empresa vende. Mesmo que você não fabrique os produtos, como no caso de um supermercado, esteja atento ao que os clientes têm a dizer.

Os feedbacks são essenciais para as melhorias, é por meio deles que uma marca se molda e chega a um formato que corresponda às necessidades e expectativas de seu público.

Não peça a opinião deles apenas sobre os produtos, mas também sobre outras questões, como atendimento. Assim, é possível melhorar a companhia em todos os aspectos.

Conclusão

Uma empresa possui diferentes setores, e todos eles precisam trabalhar juntos para alcançarem os objetivos macros da organização. É como uma orquestra, ou seja, se cada parte dela tocar como quiser, fica impossível ouvi-la e apreciá-la, certo?

O marketing holístico tem essa visão, pois o objetivo dele é integrar todos os setores da empresa para que o público-alvo tenha a melhor impressão dela e, com isso, passe a optar por seus produtos e serviços. Esse trabalho sincronizado e harmonizado pode levar a sua organização a chegar onde quiser, sem que nada seja perdido pelo caminho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.