Tíquete médio: o que é e como calcular

O dado principal conseguido ao se analisar o tíquete médio de um estabelecimento é o valor faturado por cliente

Quem é empresário e deseja obter informações sobre o desempenho da sua companhia deve verificar vários tipos de indicadores. Mas um deles merece uma atenção especial: o tíquete médio do negócio.

Pode ser que você já tenha ouvido falar nele, mas ainda não conheça o significado e a importância dessa informação para entender melhor a saúde da sua empresa e perceber se os lucros e os custos estão dentro do esperado.

O dado principal conseguido ao se analisar o tíquete médio de um estabelecimento é o valor faturado por cliente. Assim, seja ao oferecer serviços de engenharia civil ou vender um equipamento eletrônico, é possível entender o valor médio que cada comprador gastou ali.

Essa informação é muito importante para o empresário, que deve conhecê-la e tê-la sempre em mente, justamente para poder elaborar de maneira mais assertiva os próximos passos da sua empresa. Afinal, quem quer expandir ou quem quer faturar mais precisa conhecer em minúcias os seus números, sabendo o quanto é gasto diariamente na empresa e o quanto é recebido de lucro com as vendas realizadas.

Vale lembrar que o tíquete médio não está vinculado apenas a alguns tipos de estabelecimentos. Muito pelo contrário. Ele pode ser calculado por empresas que comercializam produtos ou prestam serviços em todos os setores.

Dessa forma, é possível analisar o negócio como um todo, e a partir de pequenos ajustes conseguir gerenciar de maneira especial os custos de operação sem abrir mão de potencializar os lucros da empresa.

O tíquete médio pode ser aplicado de forma ampla e específica, ajudando a entender mais sobre um determinado setor da companhia, como o departamento de vendas, ou sobre o funcionamento geral dela. Sendo assim, o uso do tíquete médio como indicador pode trazer uma série de informações sobre o seu negócio e, por isso, merece um destaque especial na sua empresa.

Então, se você é empresário e quer entender melhor o que é o tíquete médio e como ele pode ser calculado, além de compreender a importância e conhecer dicas para aumentar o indicador, siga na leitura deste conteúdo e amplie os seus conhecimentos sobre o assunto.

O que é tíquete médio?

Qualquer tipo de estabelecimento, seja ele uma empresa de pintura ou de contabilidade, pode utilizar o tíquete médio para entender as suas finanças e conhecer melhor o seu público e os seus números.

Para entender melhor o que isso significa na prática, é importante começar conhecendo a definição dele: o tíquete médio é um indicador de performance, sendo utilizado para calcular o valor médio das vendas de uma empresa por cliente. Além disso, também oferece informações importantes de maneira individualizada, ou seja, ele pode ser aplicado em uma única categoria de produtos do estabelecimento, ou ainda em um determinado item.

Vale mencionar que esse indicador não precisa ser utilizado isoladamente, podendo ser complementar a outros tipos de métricas, principalmente porque uma única análise sobre um cenário comercial não oferece todos os dados necessários para a sua administração.

Outro ponto importante é que ele deve ser considerado dentro de um histórico de medições, de modo que ele seja capaz de montar um panorama da empresa em diferentes períodos. O tíquete médio não possui um valor fixo ou ideal para as empresas, principalmente quando se trata de segmentos diferentes.

Um exemplo prático disso é o de uma imobiliária especializada em imóveis de alto padrão em comparação a uma empresa de locação de impressoras. O tíquete médio da primeira será maior que o da segunda, já que o produto vendido possui um valor alto.

Por isso, é interessante mencionar que um bom tíquete médio está diretamente relacionado ao valor do que é comercializado, principalmente porque um produto que custa menos costuma vender mais do que um que possui altos valores. Assim, é perfeitamente possível que um supermercado tenha um tíquete médio superior ao de uma concessionária, dependendo principalmente do seu número de vendas.

Portanto, o tíquete médio deve ser sempre comparado com outras medições da própria empresa, para que a mensuração seja de fato produtiva e traga os efeitos desejados no que diz respeito ao seu crescimento.

Como calcular o tíquete médio de um estabelecimento?

Uma fabrica de etiquetas adesivas, assim como outros estabelecimentos de segmentos variados, pode calcular o seu tíquete médio de modo bastante simples ao seguir algumas etapas, que são:

  • Selecionar um período;
  • Verificar quantidade de clientes atendidos;
  • Verificar o valor total das vendas no período;
  • Dividir o montante total pelo número de clientes.

Em um exemplo prático temos o seguinte: uma loja que comercializa peças de roupas infantis faz oito vendas em um dia, tendo como valores R$ 80, R$ 50, R$ 20, R$ 40, R$ 35, R$ 60, R$ 15 e R$ 50. O valor total dessa soma fica em R$ 350. Para obter o tíquete médio dessa data, o empresário deve dividir o valor total das vendas pela quantidade de compradores. Portanto, o tíquete médio ficou em R$ 43,75.

Como o total vendido diariamente costuma variar bastante, é sempre indicado que empresas de alimentação ou de outros ramos apliquem o indicador de performance em diferentes formatos, calculando-o, por exemplo, sobre períodos maiores. Assim, é possível ter dados mais específicos e que vão ajudar na tomada de decisão sobre aumentar ou diminuir valores de venda, assim como possibilitar a busca por fornecedores com preços mais atrativos, etc.

A importância de calcular o tíquete médio

Existem vários motivos para se calcular o tíquete médio de uma empresa, o que mostra a importância de conhecer essas métricas de maneira mais aprofundada. Uma das razões para isso é a definição de metas a serem atingidas no estabelecimento. Para determinar um objetivo de faturamento, o empresário precisará colocá-lo para saber o quanto ele pode conquistar em um determinado período.

Além disso, calcular o tíquete médio ajuda na realização de um estudo de mercado, que abarca conhecer a concorrência e entender melhor o que pode ser feito para que o negócio se torne uma referência de qualidade e de preços atrativos. Esse indicador de performance também permite que se saiba quais das estratégias de vendas estão funcionando ou não, mostrando que a loja pode mudar as suas campanhas de marketing para vender ainda mais camisetas promocionais.

Outro ponto que merece ser mencionado é o posicionamento da empresa no mercado, de modo que o tíquete médio pode influenciar no crescimento da marca, para que ela seja vista pelo público da maneira que deseja. Por isso, conhecer o tíquete médio vai muito além de saber qual é o valor do faturamento da empresa, tendo alcances duradouros na qualidade dos serviços, nas metas de expansão e no fortalecimento da companhia dentro do seu segmento.

Dicas para aumentar o tíquete médio da sua empresa

Se você atua prestando serviços de consultoria fiscal e sabe que o tíquete médio da sua empresa pode melhorar, existem algumas dicas que podem contribuir para isso. Conheça-as a seguir.

1. Oferecer uma boa variedade de produtos

Não é difícil imaginar que um estabelecimento que oferece mais opções de produtos consegue vender mais, pois abarca um público maior do que aquelas que são especializadas em um único item.

Assim, uma instituição bancária que oferece diferentes soluções financeiras para empresas pode ter um tíquete médio muito maior do que aquela que só fornece empréstimos pessoais, justamente porque consegue atender vários clientes em suas necessidades.

2. Realizar o treinamento constante da equipe de vendas

Manter a sua equipe sempre atualizada, garantindo que ela possa aplicar novas estratégias de vendas com motivação e empenho é outra forma bastante prática de aumentar o tíquete médio. Isso porque os vendedores estarão preparados para oferecer o suporte necessário aos clientes, o que torna o momento da venda mais agradável e faz com que o consumidor se sinta inclinado a realizar a compra.

3. Fazer promoções e oferecer descontos

Outra dica básica para melhorar o tíquete médio é aumentar o número de vendas. Para isso, é necessário tornar a compra mais atrativa para o consumidor, ou seja, oferecer vantagens para ele.

Por isso, não deixe de fazer promoções e oferecer descontos interessantes, o que certamente vai garantir que mais pessoas entrem na loja e façam os seus pedidos.

4. Manter um relacionamento próximo aos clientes

Por fim, manter um relacionamento próximo com o seu público é outro modo de garantir o crescimento do seu tíquete médio, já que os clientes estarão em constante contato com o seu estabelecimento. Para tanto, invista em e-mail marketing e publique nas redes sociais, o que certamente ajudará a sua loja a ser vista de maneira mais frequente pelas pessoas, o que acaba por estimular novas compras.

Nesse cenário, conhecer o seu tíquete médio e buscar meios de otimizá-lo continuamente é essencial para o sucesso do seu negócio, permitindo que ele cresça e conquiste um faturamento melhor a cada período. Por isso, não deixe de seguir as dicas abordadas neste conteúdo e atinja indicadores de performance cada vez mais positivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.