Como aplicar o SEM no marketing digital

SEM é uma das estratégias de marketing digital mais usadas, sendo que tem como objetivo divulgar um site ou blog

SEM é uma das estratégias de marketing digital mais usadas, sendo que tem como objetivo divulgar um site ou blog por meio da visibilidade dos sites de busca, por exemplo, o Google. Search Engine Marketing ou Marketing de Busca usa os canais que as pessoas recorrem para suas pesquisas, principalmente para promover outras plataformas. E essa estratégia dá certo porque todos os usuários utilizam algum buscador.

Quando temos alguma dúvida referente a um assunto, logo recorremos ao Google, Yahoo e até ao YouTube. Esse hábito é adotado no mundo todo, logo, esses sites são usados por uma grande quantidade de pessoas.

Eles são como a porta de entrada para bilhões de sites e são capazes de responder a qualquer pergunta. Então, é por isso que existe uma luta tão grande por parte das empresas para estarem entre os primeiros resultados nesses buscadores.

É dessa forma que elas conquistam mais tráfego e conseguem impactar um número maior de pessoas. E para chegar lá, é preciso saber trabalhar algumas estratégias.

Nesse artigo, vamos falar sobre o que é SEM, como aplicá-lo em marketing digital e dar mais algumas dicas. Acompanhe.

Entenda o que é SEM

SEM é uma sigla para Search Engine Marketing, ou Marketing Busca, em português, e reúne estratégias que têm como base os motores de busca. As empresas utilizam essas plataformas para divulgarem seus negócios online ou off-line, e também ações que acontecem na web ou fora dela.

Se uma empresa de manutenção predial, por exemplo, vai usar essa estratégia, ela tem como pilar duas bases. Uma é o SEO, para gerar mais tráfego ao seu site, e a outra são os links patrocinados. Aqueles anúncios que vemos nas plataformas de busca são ações em SEM, sendo que elas são feitas usando palavras-chave e outras técnicas que costumamos usar em SEO.

Exemplo disso é a análise e segmentação de público, bem como as estratégias de compra de mídia tradicional. O SEM tem relação direta com o SEO e outras técnicas, porque as organizações buscam estar bem posicionadas nos resultados de pesquisa.

É importante entender esse conceito porque qualquer estratégia de marketing digital só traz resultados se houver um trabalho bem-feito nessas duas bases.

Como aplicar o SEM em marketing digital?

Se uma corretora de seguros de autos pretende usar o SEM, deve apostar em algumas estratégias. Uma delas é o uso dos links patrocinados. Eles dependem de uma análise detalhada do produto e da marca. É dessa forma que conseguimos criar campanhas segmentadas e direcionadas ao público ideal. É importante saber com quem pretendemos falar, além de definir e conhecer bem a persona do negócio.

Com essas informações, conseguimos estabelecer uma comunicação efetiva, seja no Google AdWords ou qualquer outra plataforma. Os links patrocinados possuem um valor acessível, mesmo assim, quem está começando agora deve fazer um investimento menor, e ir aprimorando conforme os que trazem mais resultados.

SEO on-page e off-page

O SEO on-page diz respeito às ações executadas dentro do próprio site da empresa, como uma clínica de fisioterapia, por exemplo. Exemplos dessas ações são:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Site rápido;
  • Otimização para motores de busca;
  • Meta descrição do post;
  • URL amigável.

O SEO off-page, por sua vez, são técnicas relacionadas com todo o ambiente da internet, como o link building, que é a criação de uma rede de links internos entre as páginas do site. O objetivo é melhorar o ranqueamento no Google, pois ele enxerga essa linkagem como uma página mais forte do que uma isolada. Também há o guest post, em que uma empresa publica conteúdos na página de um parceiro, o que fortalece as duas plataformas.

O co-marketing é outro exemplo, onde um negócio faz parcerias de criação de materiais ricos com outro. Além dessas práticas, outras são importantes, como a busca de palavras-chave e o uso de termos long tail, que são palavras mais específicas. Por exemplo, as empresas de alimentação podem usar “alimentação para mais de 40 pessoas” em suas publicações, pois são buscas com baixo volume de concorrência.

É importante usar backlinks, que são links de entrada essenciais nas estratégias de SEO e influenciam o ranqueamento. São links que outros sites e blogs cedem ao seu conteúdo, mas é importante que ele tenha autoridade e relevância. E a melhor forma de conseguir isso é investindo em conteúdos de qualidade que atraem boas parcerias.

Veja as dicas para aplicar o SEM

Conhecendo bem os mecanismos de funcionamento do SEM, fica mais fácil aplicá-lo a qualquer negócio, tanto empresas de consultoria ambiental quanto qualquer outra. Então, algumas dicas para isso são:

1 – Usar palavras de cauda longa

Long tail keywords são palavras-chave que caracterizam uma pesquisa mais específica. Elas demonstram claramente a intenção ou problema que o usuário tenha. Exemplo disso seria “como economizar nas festas de fim de ano”. Quando uma pessoa digita uma frase como essa, o buscador entende o que ela está procurando. Trata-se de uma oportunidade que as empresas têm de atrair um público específico.

Apesar de serem palavras de buscas mais baixas, elas têm uma concorrência menor e por isso existe um potencial maior de conversões.

2 – Google Shopping

O Google Shopping funciona como uma vitrine virtual que expõe os produtos nas páginas de resultado. Para entender como funciona, você pode digitar “fone de ouvido”, por exemplo, e ver os anúncios no topo da página.

Qualquer negócio pode investir nessa solução, como uma loja, empresas de tradução ou qualquer outra. Basta criar uma conta no Google Merchant e integrá-la ao Google Ads. Depois, é só configurar a campanha e enviar os produtos. É uma excelente oportunidade de vender mais, principalmente para as plataformas e-commerce.

3 – Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta mais importante para mensurar os resultados e acompanhar o comportamento dos visitantes no site. É possível obter relatórios detalhados sobre volume de visitas, tempo gasto nas páginas, taxa de rejeição, canais de origem, dentre outras informações.

Com esses dados em mãos, as empresas analisam resultados e tomam decisões para melhorar suas estratégias.

4 – Usar CTA

CTA é uma sigla para Call to Action, ou Chamada para Ação, e tem como missão induzir o visitante de uma página a uma ação desejada pela empresa. Uma empresa que presta serviços de assessoria imobiliária, por exemplo, pode usar CTAs como “baixe o e-book gratuito”, entre outros.

É uma estratégia importante porque ela se encarrega de fazer as conversões, ou seja, transformar visitantes em leads e leads em clientes.

5 – Pesquisar sobre a concorrência

Pesquisar a concorrência é o que chamamos de benchmarking, e se trata de uma ação importante porque o comportamento da concorrência está sempre mudando, em busca do topo do ranking.

Saber o que os concorrentes fazem e os resultados que eles obtêm com suas ações de marketing pode ajudar a direcionar suas ações. Uma forma de fazer isso é usando ferramentas que comparam o desempenho deles.

6 – Diferenciar-se

É preciso se destacar e mostrar que o seu negócio é mais vantajoso do que o do seu concorrente. E existem várias maneiras de fazer isso, por exemplo, criar seus conteúdos para as pessoas e não para você ou para o Google. Muitas marcas se concentram tanto nos robôs do Google que os conteúdos acabam se tornando maçantes e chatos de ler ou assistir.

As estratégias em marketing de conteúdo mostram o jeito certo de criar materiais que atraiam os usuários, assim como as mostradas aqui ajudam a identificar o melhor material para as pessoas, com base no perfil delas.

Empresa de terceirização de limpeza, por exemplo, ao seguir essas diretrizes, criará textos agradáveis de ler, que mostram o motivo pelo qual ela tem as melhores soluções e seus diferenciais no mercado em que atua.

É importante seguir as regras do Google, mas apenas priorizá-las impede a criação de uma escrita fluida, que estabeleça realmente um diálogo com o leitor. Se ele tiver acesso a um conteúdo agradável e que converse com ele a respeito de suas dúvidas, inevitavelmente ele vai recorrer à sua marca quando precisar do que ela tem a oferecer.

Conclusão

O SEM é o melhor recurso em marketing digital para promover um produto, serviço, marca e até ideias. O melhor de tudo é que estamos falando de uma estratégia acessível, independentemente do tamanho do seu negócio.

Toda empresa pode estar no topo dos resultados, seja de maneira orgânica ou por meio de mídias pagas. Ao conquistar uma boa posição, o conteúdo cumpriu a sua missão de entregar valor aos usuários, o que aumenta as conversões. E seguindo as dicas de SEM que demos aqui, sem dúvidas você vai alcançar esse objetivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.