O Facebook é a rede social mais popular do mundo. De acordo com dados da própria plataforma, ela reúne mais de 2,3 bilhões de usuários diários, com um faturamento de US$ 55 bilhões por ano e mais de US$ 24,9 bilhões de lucro. Ao lado do Google, as duas dominam mais de 60% do mercado de publicidade digital, tornando a rede muito atrativa para empresas de todos os portes e segmentos.
Inclusive, é possível encontrar de tudo no Facebook: desde uma clínica de acupuntura, até grandes multinacionais. Afinal de contas, qualquer um pode criar uma página gratuitamente e começar a divulgar o seu negócio.
Hoje, o Facebook já faz parte de 92% das empresas, sendo que 70% dos usuários estão conectados a pelo menos uma página de negócios. Ao total, isso gera mais de 645 milhões de visualizações e 13 milhões de comentários por semana. Além disso, cerca de 67% dos empreendimentos B2C (Business to Consumer) conseguem novos clientes através do Facebook.
Diante desses números, fica fácil entender o porquê a rede social é a preferida das empresas. Por esse motivo, a maioria dos planejamentos de marketing inclui campanhas orientadas para o Facebook, antes de qualquer outra plataforma.
Neste artigo, saiba como utilizar o Facebook em sua estratégia de marketing digital e alcançar ótimos resultados com as campanhas na rede social. Acompanhe a leitura!
7 dicas de marketing no Facebook
Embora o Facebook seja muito popular, as estratégias de divulgação na rede social não são tão simples quanto parecem. Afinal de contas, se a intenção é promover um coaching de carreira, por exemplo, lembre-se que terá que concorrer com muitas pessoas.
Por esse motivo, é preciso se destacar nas campanhas e investir em ações estratégicas. Isso demonstra o alto nível de profissionalismo e comprometimento da empresa, o que resulta no aumento de leads (potenciais clientes) e, consequentemente, de vendas.
Abaixo, confira algumas dicas de como fazer marketing no Facebook.
1 – Crie uma fanpage
O primeiro passo é criar uma fanpage do seu negócio. Um erro muito comum ao usar o Facebook é divulgar a sua empresa através do perfil pessoal. Isso ocorre muito no caso de profissionais liberais, como um freelancer que presta serviço de tradução.
Se for o seu caso, é necessário mudar a estratégia o quanto antes e investir na página profissional. Dessa forma, é possível aproveitar todos os recursos do Facebook para empresas e promover o seu negócio com eficácia.
Além disso, a fanpage funciona como um canal de informações sobre o seu empreendimento, onde os usuários podem encontrar dados a respeito do negócio, como telefone, localização, horário de funcionamento, etc.
Por esse motivo, após criar a sua página, recomenda-se completar todos os dados, incluindo:
- Informações de contato (e-mail, telefone);
- Website do seu negócio;
- Breve descrição da empresa;
- Horário de funcionamento;
- Endereço;
- Entre outros.
Vale a pena também adicionar informações sobre produtos ou serviços. Por exemplo, um escritório de contabilidade pode relatar que trabalha apenas com empreendimentos comerciais, sendo o foco do negócio. Isso ajuda o usuário a encontrar e identificar a sua empresa com mais facilidade.
2 – Publique conteúdo relevante
Não basta criar uma página no Facebook e não alimentá-la com publicações relevantes para o seu público-alvo. É preciso ter em mente que as redes sociais são dinâmicas e os algoritmos tendem a apresentar as principais atualizações, por isso, é necessário investir na produção de conteúdo.
A dica é oferecer publicações informativas sobre o seu produto, serviço ou segmento de negócio. Por exemplo, uma consultoria tributária pode compartilhar blog posts com orientações para pagamento de impostos.
É importante focar em uma produção de conteúdo estratégica, com materiais que sejam relevantes para os seus seguidores e ir além da propaganda. Até porque o comportamento do usuário é diferente – ele não quer apenas uma publicidade invasiva, mas sim, matérias de qualidade.
3 – Use gatilhos mentais nas publicações
Uma boa maneira de atrair a atenção da audiência é usar gatilhos mentais nas publicações. Esses artifícios são capazes de despertar sensações nos usuários e fazer com que eles se aproximem de uma compra.
Por exemplo, se o interesse é comprar colar elizabetano para gatos, a dica é investir no gatilho de prova social, trazendo depoimentos de outras pessoas que adquiriram o produto e estão muito satisfeitas com a aquisição. Os gatilhos mentais podem ser usados em uma grande diversidade de conteúdos, como nas chamadas para publicações, no compartilhamento de links, em legendas de vídeos, etc.
4 – Inclua CTAs nos posts
Os CTAs (Call to Action, ou chamada para a ação) têm como objetivo condicionar o leitor a realizar algo, como clicar em um link, assistir a um vídeo ou, até mesmo, fazer uma compra. É importante incluí-los nas publicações, pois os CTAs aumentam consideravelmente a conversão de leads (potenciais clientes), fazendo com que os seus seguidores comecem a interagir mais com os conteúdos da sua fanpage.
Para escrever uma boa chamada, a dica é investir em verbos imperativos e construir uma frase clara, para que o leitor não tenha dúvidas do que deve ser feito.
5 – Responda os comentários e mensagens
O Facebook também é um canal para interação. Isso quer dizer que as pessoas querem interagir e conversar com as marcas. Por conta disso, nada melhor do que responder aos comentários dos usuários e as mensagens enviadas via Messenger.
Desse modo, quando alguém perguntar sobre cotação de seguro, lembre-se de responder o quanto antes, de forma simpática e receptiva. Hoje em dia, o Messenger conta com chatbots inteligentes, que possibilitam uma conversa com os leads, mesmo fora do horário comercial.
Mas também esteja preparado para críticas e reclamações. Muitas pessoas usam o Facebook para expor suas insatisfações com produtos, serviços, atendimentos ou com problemas que tiveram com a empresa.
Nesses casos, saiba como responder da forma mais educada possível e tente resolver o conflito amigavelmente. Afinal de contas, do mesmo modo que o Facebook é ótimo para promover um negócio, ele também pode ser usado para prejudicar a imagem do seu empreendimento.
6 – Diversifique os formatos
O Facebook conta com uma grande vantagem: a publicação de conteúdos em diferentes formatos. Isso nem sempre é possível em todas as redes sociais. Por esse motivo, a dica é aproveitar esse diferencial e investir na elaboração de materiais diversos, como artigos, vídeos, enquetes, entre outros.
O ideal é verificar quais são as funcionalidades da plataforma e usá-las da melhor forma possível. Desse modo, os usuários se sentirão atraídos pelo seu conteúdo, com grandes chances de crescimento da conversão de leads.
7 – Integre o Facebook com o seu site
Outra opção muito usada para divulgar o seu negócio no Facebook é integrar a rede com o website da sua empresa. Para isso, coloque botões de curtir, widgets das últimas postagens, contadores de compartilhamento, entre outros recursos que estejam ao alcance da sua fanpage e da do seu site.
Dessa forma, as pessoas podem interagir com a sua marca na rede social, sendo possível aumentar o número de seguidores e de visitantes na sua página web.
Facebook Ads: a plataforma de anúncios patrocinados
O Facebook Ads é a plataforma de anúncios publicitários veiculados dentro da própria plataforma, que permite a divulgação de propagandas pagas, auxiliando na criação de campanhas mais estratégicas e com resultados a curto prazo. Quer dizer que é possível promover um curso técnico eletrotécnica ead e alcançar um número maior de usuários, através da publicidade paga.
Essa ferramenta está muito presente nas estratégias de marketing para o Facebook, pois ela é capaz de aumentar consideravelmente o alcance da sua marca, fazendo com que a fanpage do seu negócio conquiste reconhecimento e uma vantagem competitiva.
Além do mais, o Facebook Ads direciona os anúncios para um público altamente segmentado. Dessa forma, somente as pessoas que realmente têm chances de se tornarem leads recebem o seu conteúdo.
Por esse motivo, vale a pena investir na construção de anúncios pelo Ads, mas sem deixar de lado as publicações orgânicas (não pagas).
Conclusão
O poder do Facebook é muito grande. Não é à toa que a rede social é a mais popular do mundo e a mais usada para a divulgação de negócios na web.
Este artigo trouxe algumas dicas de como fazer marketing no Facebook. No entanto, vale ressaltar que esse é um trabalho contínuo, até porque é preciso manter a sua fanpage sempre atualizada, com o compartilhamento de conteúdos novos aos seguidores.
Dessa forma, é possível conquistar o reconhecimento da sua marca no mercado, aumentar o número de seguidores e, como consequência, a conversão de leads.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.