E-book e seu papel no marketing de conteúdo

E-book não apenas precisa seguir suas regras próprias, mas levar em conta o contexto em que o marketing de conteúdo surge

Hoje em dia praticamente não é possível navegar pela internet, seja em torno dos buscadores, blogs, sites institucionais ou das redes sociais, sem topar com e-books disponíveis para download. Se por um lado isso pode parecer uma estratégia saturada, justamente por ter cada vez mais gente lançando mão dela, por outro lado precisamos reconhecer que ela ainda pode trazer muitos benefícios, desde que bem aproveitada.

Neste artigo vamos deixar claro quais são os benefícios de escrever um e-book e inseri-lo nas estratégias de marketing da empresa. Mas o principal é que ele pode ser explorado por qualquer segmento ou nicho de mercado.

Além disso, embora algumas pessoas se esqueçam às vezes (seja na hora de baixar ou mesmo de tentar promover seu próprio e-book), ele vem ao encontro de uma das maiores tendências das últimas décadas: o marketing de conteúdo.

É justamente aí que está o segredo. Se você simplesmente escrever um e-book como quem escreve um livro qualquer, ignorando as especificidades dele e as estratégias de funil de vendas que ele demanda, dificilmente vai dar certo.

Além do mais, o e-book não apenas precisa seguir suas regras próprias, mas também levar em conta o contexto em que o marketing de conteúdo surge. Trata-se da famosa tendência das gerações X, Y e Z, das pessoas nascidas de 1980, 2000 ou mesmo 2020 para cá.

Basta considerar por um momento o acesso que essas pessoas tiveram à tecnologia, especialmente desde a infância, para vermos que a relação delas com informação, bem como seus hábitos de compra, são diferenciados. O fato de crescerem com computador em casa, e mais recentemente com tablet e smartphone nas mãos, mudou muita coisa. Essas pessoas são mais críticas e esperam mais das marcas, e é justamente nesse universo que surge o e-book.

Percebe como ele pode fracassar caso não leve em conta alguns conceitos prévios? Então, se você quer compreender melhor como pode tornar seus próprios e-books uma parte crucial da estratégia de conteúdo e de vendas, é só seguir adiante na leitura.

O que exatamente é um e-book?

Em termos técnicos, a palavra e-book não significa nada mais do que “electronic book”, ou seja, livro eletrônico. Contudo, engana-se quem pensa que o simples fato de escanear um livro qualquer resultaria, por exemplo, num e-book.

Pegue como exemplo as empresas de manutenção industrial, se elas digitalizassem os manuais de algumas de suas máquinas, isso já seria o suficiente para colocar no site como opção de download para o público-alvo? O exemplo pode parecer exagerado, mas a verdade é que muitas vezes o e-book não funciona porque a gente simplesmente está lançando mão da estratégia errada. Lembremos, então, da sua relação intrínseca com o marketing de conteúdo.

O que isso quer dizer na prática é muito importante: o e-book se tornou um formato digital utilizado para compartilhar, gratuitamente, informações e conteúdos relevantes para o público interessado.

Trata-se, portanto, de agregar algo de valor à rotina profissional ou mesmo pessoal daquelas pessoas que são clientes em potencial. O foco disso tudo, portanto, é o de gerar leads, que são os contatos de pessoas que evoluirão pelo seu funil de vendas.

Então, se você escreveu ou quer escrever um e-book para a área de técnico em eletrotécnica à distância, uma pergunta de ouro que você pode se fazer é, justamente, até que ponto aquele material ajudaria você mesmo a resolver uma dor.

O marketing digital está aí para provar que as pessoas estão dispostas a dar seus dados para contato e comprar cada vez mais. Porém, isso implica o fato de que no fundo elas só querem resolver os próprios problemas, e você precisa ajudar nisso de algum modo.

Lidando com temas que atraem seu público

Até aqui já deve ter ficado claro que, além da captação de leads e do resultado comercial, os e-books bem-feitos podem ajudar a marca a crescer em termos de autoridade. Afinal, se você é capaz de escrever bem sobre sua área, é porque a entende, concorda?

O efeito de disponibilizar o e-book de modo gratuito também é positivo. Se um condomínio busca por algo como uma empresa de portaria, ao receber algo bom de graça automaticamente a pessoa pensa: “Imagine, então, quando eu pagar”.

Portanto, um dos maiores benefícios dos e-books é o fato de você aprofundar uma temática que você sabe que é do interesse do seu público-alvo. Certamente, não poderia haver maneira melhor de atrair a atenção de quem interessa.

Como vimos, as pessoas não vão seguir suas contas nas redes, demonstrar interesse pelo seu blog ou mesmo pela sua marca por qualquer motivo. O que elas querem é resolver problemas, então a empresa que souber “falar essa língua” se sairá melhor.

Outro ponto incrível é o fato de que com os e-books é possível explorar outros formatos, a fim de explicar o tema a partir desse material. Como fotos, imagens, infográficos e até pesquisas, tornando a experiência do leitor ainda mais completa e agradável.

Assim, ao escrever sobre raspagem de piso de madeira, por exemplo, leve sempre em conta qual é a melhor maneira de tornar aquele material incrível, de modo que cada leitor queira passar ele para frente e indicar a outras pessoas. No fundo, o marketing de conteúdo não visa apenas o aumento de autoridade ou das vendas, mas estreitar laços sinceros com o público, de modo a conseguir prever as movimentações do mercado e estar sempre à frente da concorrência.

Como realmente captar mais leads?

Agora você pode estar se perguntando: “Certo, tenho certeza de que escrevi o melhor e-book que poderia haver sobre meu tema. Mas como garantir que as pessoas chegarão até mim e vão querer ler o meu material?”.

Realmente, o marketing digital pode parecer bastante desafiador no começo. E ele é mesmo, afinal, pense bem, se você vai divulgar seu serviço de demolição, quantas empresas do mesmo nicho já devem ter marcado presença na internet?

Porém, fique tranquilo, pois sua hora também vai chegar, é tudo questão de seguir um método. Os modos mais eficientes de usar seu e-book para captar leads são:

  • As landing pages;
  • CTA: Call to Action;
  • Canais estratégicos;
  • Troca de conteúdos;
  • Entre outros.

O diferencial das landing pages é que elas são exclusivamente voltadas para uma ação, seja a venda, o compartilhamento ou o preenchimento de um formulário. Aí é que entra a captação de leads, sem dispersões como menus e excesso de informações.

Um modo de tornar essas páginas e outras estratégias mais eficientes são os CTAs, que são gatilhos que fazem as pessoas clicarem mais num botão. O grande segredo é ser sucinto e usar imperativos, como “Clique aqui para…” ou “Não perca esta oportunidade!”.

Os canais estratégicos nos fazem lembrar que o e-book não pode ficar restrito ao blog. Se você faz manutenção de geradores, há muitos clientes em redes sociais e marketplaces também. Essa estratégia multicanal amplia a captação de leads.

Além de compartilhar links do seu material em outras plataformas, também é possível trocar os próprios conteúdos, como no caso do guest post. Assim você troca um artigo com outro blog, e os dois ganham mais tráfego e mais chance de captar leads.

Bônus: sobre distribuição de e-books

Entre as várias vantagens e benefícios que mencionamos, uma das mais marcantes é a facilidade de distribuição e de compartilhamento que o e-book permite, graças ao fato de ele ser um arquivo e poder gerar links de acesso e download.

Não é difícil perceber como com isso uma empresa de coleta de lixo hospitalar, ou de qualquer outro segmento, pode aumentar incrivelmente o tráfego do seu site. No fundo, toda oportunidade vem daí, por várias razões.

A principal delas é que o tráfego é a regra de ouro da internet. No caso de uma loja física, basta você imaginar um estabelecimento escondido numa rua sem nenhuma movimentação, e outro que se posiciona em uma avenida.

Essa é a diferença. Portanto, considere outras maneiras de distribuir seus e-books, pensando especialmente nos grandes motores de busca, como Google, Bing e Yahoo. O mais interessante é que você pode se posicionar ali pagando, ou de graça.

Os anúncios são os famosos links patrocinados, que podem começar com custos baixos e irem aumentando conforme sua demanda cresça. O modo gratuito e orgânico é o SEO (Search Engine Optimization), que é o coração do marketing de conteúdo.

Assim, quando alguém procura pela palavra-chave “empresa de desentupidora”, por exemplo, o seu site aparece com destaque. Aí é o momento de você aproveitar a atenção que conseguiu e encantar com seus conteúdos, especialmente em formato de e-book.

Com isso vemos como essa estratégia é importante e, se bem unida ao marketing de conteúdo, pode trazer os melhores resultados para qualquer empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.