Tenha uma boa comunicação e relacionamento com clientes B2B

Construir e manter um bom relacionamento com clientes B2B pode ser um grande desafio para quem deseja começar nesse mercado ou para quem percebe que precisa melhorar esse traço de comunicação com os seus, mas o processo está longe de ser impossível.

É claro que, quando falamos do mercado B2B, lembramos de um mercado bem mais sensível e delicado, afinal de contas, não se trata de clientes físicos que consomem um produto para o seu próprio benefício, mas de uma empresa que confia na sua para algo.

Isso tem ainda mais peso e importância para a empresa que compra de você, afinal de contas adquirir algo que será usado em toda a companhia é uma decisão importante e que pode impactar o negócio por completo.

Tendo isso em vista, é normal que as empresas que vendem fiquem mais ansiosas quando pensam em vender ou se relacionar com clientes B2B, mas acredite, tal processo pode ser mais simples do que você imagina quando se constrói um bom relacionamento com eles.

Até porque, como bem sabemos, um bom relacionamento faz toda a diferença dentro do mercado, seja para que uma pessoa confie em você e adquira o seu serviço de desassoreamento ou compre o seu ar-condicionado.

Comunicação é a chave para a construção de um bom relacionamento, isso serve para a vida. Mas hoje iremos falar especificamente sobre a relação entre clientes B2B, onde a construção de um bom relacionamento se torna essencial para o sucesso de uma marca.

Mas para isso é importante entendermos que comunicação e relacionamento não existem com esforço apenas de uma parte, ambas precisam querer e demonstrar que estão dispostas a construir algo saudável.

A construção de um relacionamento não é algo fácil e muito menos rápido, mas cada simples ação faz toda a diferença no dia a dia e auxilia para que ambas as partes possam trocar ideias, visões e ajuda quando necessário.

Assim como é preciso confiança em alguém que recomenda um serviço de remediação do solo, é preciso confiança para que uma outra empresa consuma de você, e isso só será possível a partir da construção de um bom relacionamento.

Por isso, no conteúdo de hoje você irá entender mais sobre como construir um relacionamento e uma boa comunicação com seus clientes B2B e garantir que eles confiem no seu trabalho.

Entenda o que é uma empresa B2B

Para começo de conversa, precisamos contextualizá-lo nessa ideia e ajudar a entender mais sobre esse universo, começando por explicar o que é uma empresa B2B e quais são esses clientes. Pois bem, a sigla B2B é a abreviação para o termo Business To Business, que traduzido para o português podemos entender como Empresas Para Empresas ou Negócios Para Negócios.

Isso significa que esse estilo de trabalho se baseia na venda de um produto ou na prestação de serviços de topografia, por exemplo, para uma outra empresa e não apenas para clientes físicos. Por exemplo, uma empresa que presta serviços de topografia, como mencionamos anteriormente, pode prestar o seu serviço para uma outra companhia, que no caso, pode ser uma agência de marketing digital que está construindo a sua identidade visual.

Com isso, podemos ver que o consumidor final do serviço não é só uma pessoa, mas uma empresa, e que aquilo que será oferecido pela sua irá impactar não só na vida de uma pessoa, mas de diversas.

Hoje, existem milhares de empresas que possuem clientes B2B, afinal de contas, mesmo se tratando de uma companhia, seja qual for o seu tamanho, ela precisará de produtos e serviços que serão fornecidos também por uma outra.

Uma empresa que realiza análise de alimentos precisa de equipamentos para esse procedimento, que serão adquiridos por uma outra. É assim que nasce o ciclo de venda B2B. Cada vez mais empresas estão entrando nesse universo e trabalhando para conquistar clientes desse segmento.

Dicas de como ter uma boa comunicação com clientes B2B

Agora que você já entende sobre o que se trata o mercado B2B, chegou o momento de entender mais sobre como melhorar a comunicação e o relacionamento entre ambas as partes. Sendo assim, confira as dicas que selecionamos para ajudá-lo:

Conheça os seus clientes

A primeira delas, por mais óbvia que possa parecer, é sempre bom reforçar para que você entenda a importância de conhecer bem o seu cliente, seja uma marca de máquina de café para empresas que consome da sua plantação de café ou qualquer outra.

Isso porque é conhecendo bem sobre a pessoa com a qual você se relaciona que será possível entender todos os pontos de sua personalidade e o que pode fazer para melhorar o relacionamento entre ambas.

Desenvolva um bom branding

O branding é um conceito que se baseia na construção da reputação da sua marca, que é desenvolvida a partir da definição dos valores e princípios do seu negócio e que destaca o que a sua empresa tem de diferente no mercado se comparado aos seus concorrentes.

Desenvolver um bom branding para o seu negócio, além de ajudar na imagem que ele cria no mercado, também fará com que os clientes B2B o vejam de forma diferente e entendam que a sua empresa é a melhor do segmento para ajudá-los no que for preciso.

Aposte no marketing

E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre o marketing, uma parte extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer negócio e que merece ser levado a sério dentro do mercado B2B, assim como faz uma empresa de ponto eletrônico.

Não é novidade para ninguém que o marketing é extremamente importante para qualquer tipo de negócio e também é essencial para que você atraia clientes B2B, por isso vale a pena entender mais sobre o assunto e apostar em algo que é tão poderoso nos dias atuais.

Entregue conteúdos de valor

Além disso, também é de suma importância que você entregue aos seus clientes B2B conteúdos de valor, ou seja, conteúdos que façam com que eles entendam mais sobre o seu negócio e vejam que você sabe sobre o que fala e o que faz.

Pode ser desde um vídeo até mesmo um artigo, o importante é desenvolver um conteúdo segmentado, que chegue nesse público e que faça com que eles enxerguem que a sua marca é a melhor daquele segmento.

Realize feiras e eventos

Durante a pandemia do coronavírus, as empresas tiveram que limitar seus eventos às telas dos computadores, mas hoje felizmente isso mudou e é possível reunir desde a equipe de vendas da sua empresa de balança industrial quanto os seus clientes B2B.

E se tem algo que favorece a comunicação e o relacionamento com clientes B2B são eventos e feiras que podem ser realizadas pela sua empresa com o objetivo de aumentar esse engajamento e trazer esses clientes cada vez mais para perto de você.

Faça a sua parte no relacionamento

Por último, mas longe de ser menos importante, é sempre bom ressaltar que um relacionamento é construído em duas partes, e para que seus clientes conversem com você, é preciso que entregue isso a eles também.

Sendo assim, deixe a timidez e a vergonha de lado, demonstre interesse em conhecer mais de seus clientes B2B e mostre que você está se esforçando para construir uma relação que seja boa para ambas as partes.

Essas são as dicas que selecionamos para ajudá-lo a construir e manter uma boa comunicação com seus clientes B2B, sejam eles uma transportadora em Guarulhos ou até mesmo uma pequena loja de roupas.

Marcas que são cases de sucesso no relacionamento B2B

Para finalizar esse conteúdo, nada melhor do que conhecer algumas marcas que são tidas como cases de sucesso quando o assunto é um bom relacionamento com clientes B2B. Sendo assim, confira abaixo algumas delas:

  • Magazine Luiza;
  • Submarino;
  • Mercado Livre;
  • Shoptime;
  • Shopee;
  • Marabraz;
  • Unilever.

Ao entender que grandes empresas como as que citamos acima conseguiram construir uma boa relação com seus clientes B2B levando em consideração dicas como as que demos, fica ainda mais simples apostar nelas e saber que poderão te ajudar.

Considerações finais

Dessa maneira, você contará não só com empresas que serão suas clientes, mas também com grandes aliadas para te ajudar e para compartilhar diferentes insights dentro do mercado corporativo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.