O que é e como aplicar o marketing direto

Trabalhar com o marketing direto pode ser uma excelente maneira de conseguir bons resultados para sua empresa, uma vez que a estratégia atinge exatamente o público ao qual a empresa se propõe a trabalhar.

Dentro desse conceito, existem diversos recursos que podem ser considerados marketing direto, que geram um impacto rápido e expressivo em suas ações de publicidade e propaganda, como:

  • Telemarketing;
  • E-mail marketing;
  • Mala direta;
  • Televendas;
  • Entre outros.

Esses e muitos outros métodos têm sido cada vez mais aplicados para gerar interesse no público e garantir uma ação mais assertiva com relação a, por exemplo, sua empresa de empilhadeira, sobretudo no que diz respeito a outras ações.

O marketing em si é uma das principais ferramentas do mercado e uma das atividades mais realizadas no mundo todo. Sua base de conceito é criar material que ajude a divulgar um produto, serviço ou mesmo uma ideia, e que o público receba esse tipo de ação.

O marketing também está presente em todos os níveis do mercado, seja na multinacional que cria campanhas de publicidade com um grande impacto, até pequenas lojas de bairro que contratam uma pessoa para chamar a atenção do público.

Existem diversas maneiras de trabalhar o marketing, desde a criação de conteúdo até apelar para a nostalgia de seus consumidores, porém, poucas estratégias surtem um efeito tão rápido quanto o marketing direto para, por exemplo, um escritório de administração contratual.

Entenda mais sobre o que é marketing direto

É considerado marketing direto o conjunto de ações focadas em atingir um público específico para a promoção de produtos ou serviços variados. Por isso, é importante ter em mente a importância dessa técnica e como ela se modificou para permanecer relevante.

Isso porque o mercado passou por um intenso processo de transformação digital, onde a tecnologia começou a se popularizar e fazer cada vez mais parte do dia a dia das pessoas.

Ideias de ação começaram a seguir esse caminho digital também, abrindo o leque para novas oportunidades de engajamento e ações personalizadas, que ampliam ainda mais a chance de sucesso.

A base desse processo é a busca por pessoas que se interessam pelo seu material. No marketing direto, é importante encontrar as pessoas com uma propensão maior a consumir seus produtos ou serviços para conseguir se engajar corretamente.

Quando você entende seu público e encontra as pessoas certas, pode ter ações muito mais rápidas e efetivas para, por exemplo, empresas de controle de acesso, o que torna esse processo um dos mais relevantes do mercado, ou seja, um nicho de procura muito efetivo.

Por isso, é importante que você consiga compreender a base desse tipo de mercado para conseguir resultados mais positivos. Quando você encontra uma pessoa que já tem interesse no que tem a oferecer, é mais fácil utilizar abordagens diretas.

Além disso, essas ações costumam ter custos mais baixos e resultados rápidos, principalmente pelo tom de urgência que esse tipo de abordagem costuma usar para converter mais vendas para, por exemplo, sua empresa de portaria remota.

Clientes que já têm algum interesse ou que já fizeram negócios com sua empresa têm grandes chances de aumentar sua estrutura de negócios com mais facilidade usando esse tipo de recurso e abordagem.

Quer utilizar o marketing direto? Veja como!

Entender como o marketing direto funciona é apenas o primeiro passo para identificar como você pode trabalhar com esse recurso em seu dia a dia. Por isso, é importante você identificar os principais passos para a utilização dessa estratégia.

Vale lembrar que cada empresa é única e os resultados alcançados por uma podem não ser iguais para todas. Por isso, é importante que você as adapte para sua realidade, a fim de buscar mais sucesso em suas ações como um todo.

Identificação de público

O primeiro passo para que suas ações de marketing direto tenham sucesso é saber com quem você está falando. Ao identificar seu público-alvo, é muito mais fácil se comunicar e apresentar propostas de interesse em suas ações com uma assistência técnica rural ou algo mais voltado para tecnologia.

Você pode segmentar seu público-alvo de diversas maneiras, como idade, renda e até mesmo localização geográfica. Esse grupo de pessoas pode ser colocado em uma mesma categoria para efeitos de abordagem.

Entretanto, para ter certeza que suas ações terão resultados, o ideal é lidar com uma persona. A persona é uma figura fictícia, criada com base nas informações colhidas de seu público-alvo junto com transações que você tenha efetuado ao longo do tempo.

Uma persona dá atenção de forma mais completa para suas atividades, em grande parte por conta do quão realista é essa figura. Você acaba conseguindo uma série de informações importantes, o que facilita na hora de aplicar as ações de marketing direto.

Entretanto, é muito importante que você tenha autorização dessas pessoas para coletar dados que serão utilizados em suas análises, seja dentro de uma fábrica de bobina de papel kraft ou em qualquer outra empresa.

Hoje, a coleta e armazenamento de dados estão protegidos pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que prevê multas pesadas para quem não seguir o regulamento. Por isso, é importante estar sempre preparado para esse tipo de atividade.

Decidindo a abordagem

Depois de identificar o tipo de público com o qual você se comunicará, é importante pensar nas formas de abordagem que serão utilizadas. Existem diversos detalhes que ajudam a identificar a melhor maneira de se comunicar com estas pessoas.

Um público mais jovem, ligado à tecnologia e sempre conectado, provavelmente, prefere receber mensagens de texto e e-mails, além de comunicação por canais digitais. Afinal, esse tipo de comunicação é muito mais rápida e dinâmica.

Por outro lado, um público mais voltado para meios tradicionais de comunicação pode se impressionar com uma carta impressa ou outra forma de comunicação direta, mostrando que sua empresa realmente personaliza o atendimento e se importa com ele.

Muitas pessoas percebem esse cuidado com o envio de produtos promocionais personalizados, o que também é uma ótima técnica, porém, usar o método correto pode ajudar muito.

Mesmo a linguagem utilizada nesse tipo de abordagem é importante. Uma empresa que lida com jovens normalmente tem uma linguagem mais descolada e informal, refletindo o interesse pela comunicação dinâmica que a juventude oferece.

Em outros casos, a linguagem formal é muito importante para passar mais profissionalismo e uma estrutura de qualidade que será levada em conta para suas ações, garantindo mais atividades ao longo do processo como um todo.

Ferramentas de trabalho

O marketing direto é rápido e preciso. Por isso, é importante que você saiba utilizar as ferramentas disponíveis para o método de abordagem que escolheu, para conseguir resultados mais expressivos nesse tipo de atividade.

A tecnologia é uma grande aliada das empresas nesse aspecto. Diversos avanços foram realizados com relação a softwares de marketing, que ajudam a segmentar e até a enviar conteúdo exclusivo, ajudando a trabalhar com estes elementos de maneira mais efetiva.

As ações de marketing direto são específicas, e por isso saber lidar com as ferramentas à disposição ajuda a empresa a passar um sentimento mais assertivo com relação à comunicação, mostrando que sabe do que está falando.

Esse tipo de abordagem é importante para que o cliente sinta confiança ao conversar com a equipe de atendimento da marca, garantindo que você terá resultados mais expressivos nesse aspecto, seja em uma ferramentaria de moldes ou em uma loja de roupas.

Quanto mais você trabalhar diretamente com a tecnologia, mais fácil será o processo de abordagem, apresentando recursos muito além do que as técnicas mais tradicionais podem oferecer.

Trabalhe com a urgência

Um ponto fundamental desse tipo de estratégia de marketing é trabalhar o senso de urgência. É preciso que o cliente entenda que as propostas e ofertas que acontecem durante uma ação de marketing direto são finitas.

Quando há um entendimento de que a oferta acabará e ele não terá outra oportunidade de conseguir, é mais fácil que ele opte por aceitá-la.

Isso não significa que o cliente deve escolher na hora que está conversando com você. É preciso que ele tenha tempo para pesar na balança a oferta e identificar se ela vale a pena.

Entretanto, se ficar tempo demais esperando uma resposta, o interesse começa a reduzir e existe a chance de ele até mesmo esquecer da promoção, deixando a venda para trás.

Considerações finais

As ações de marketing direto podem apresentar uma série de resultados positivos para sua empresa, e fazer o acompanhamento desse método é muito importante para que você consiga recursos de qualidade em suas ações.

Além disso, essa técnica o coloca mais perto de seus clientes, criando uma aproximação na relação entre consumidor e marca que pode ser muito benéfica.

Quanto mais você trabalhar estes recursos, mais qualidade suas abordagens terão para lidar com clientes que estão interessados em sua empresa ou em seus produtos e serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.