Marketing verde: por que sua empresa deve fazer

Entre as opções de marketing existentes nos dias atuais, poucas geram tanto engajamento quanto a do marketing verde.Com o objetivo de expor a sustentabilidade da empresa e se conectar com os ideais dos consumidores, essa iniciativa pode fazer muito pelo seu negócio.

O marketing verde, marketing ecológico ou marketing ambiental, diz respeito ao uso de estratégias de sustentabilidade e de consciência ecológica para que os consumidores saibam que a empresa é alinhada com tais valores.

No contexto atual, parte considerável do público entende o consumo como parte de seus valores, portanto, saber que a companhia se conecta com essas questões pode gerar maior engajamento e identificação com a empresa.

Ao buscar uma forma de carregar livros e pertences, muitas pessoas escolhem conscientemente uma mochila sustentável,que deixa de ser apenas um objeto para ser uma declaração de sua identidade e os valores que a compõem. 

Neste texto, traremos mais informações sobre o marketing verde e porque ele pode ser inovador e transformador para seus negócios.

Go Green – a importância do marketing verde

Existe uma frase muito famosa na área de marketing norte-americana que diz: activism sells (“ativismo vende”). Quando se fala, hoje em dia, do ativismo vende, diz respeito ao maior engajamento que as pessoas têm e a noção de que a decisão de compra pode estar atrelada aos valores que o consumidor tem, como preocupação com a destinação de resíduos sólidos.

Assim sendo, ao tratar de marketing verde, deve-se levar em consideração que a preocupação ecológica é cada vez mais existente e faz parte do conjunto de valores de muitos consumidores.

Dificilmente, em um mundo cada vez mais digital, um comportamento considerado ambientalmente antiético por parte de uma empresa passará batido, uma vez que os consumidores estão mais atentos a esse tipo de situação.

Por isso, mais do que apenas investir em marketing ambiental, deve-se garantir que a empresa realmente tenha iniciativas que sejam voltadas para esse tipo de preocupação, como realizar estudos de impacto ambientalantes de inaugurar uma nova sede.

O marketing verde é voltado para pessoas que levam seu consumo de forma consciente e, por vezes, não se importam de adquirir um produto de custo mais elevado, se houver garantia verde de sua produção, seus ingredientes, embalagens e distribuição.

Levando isso em consideração, a iniciativa deve ser o propósito de fazer jus a esses valores. Na prática, não somente se trata de formas de melhorar o mundo, mas também sua imagem junto a consumidores e, até mesmo, a economia de dinheiro.

Os benefícios do marketing verde

Há inúmeras vantagens no uso não somente do marketing verde, mas também de implementar diversas iniciativas sustentáveis em seu negócio.

Alguns desses pontos positivos são:

  • Ações positivas para meio ambiente;
  • Maior possibilidade de investimento externo;
  • Maior credibilidade;
  • Boa imagem da empresa;
  • Diferencial em relação a concorrentes;
  • Maior lucro;
  • Mais engajamento de consumidores.

Quando se fala em tomada de decisões para negócios, deve-se considerar não somente a imagem da empresa ou iniciativas que sejam positivas para o meio ambiente, como usar uma sacola ecológica personalizada, mas decisões que sejam financeiramente responsáveis.

No caso do marketing verde, isso se comprova verdadeiro, porque não somente as iniciativas sustentáveis e ligadas à ecologia são éticas e responsáveis, como também podem se converter em maior lucro para a empresa.

Os consumidores que optam por realizar compras em empresas que apresentam selo verde, muitas vezes, compreendem que pagarão mais caro por um determinado produto, justamente, porque sua cadeia de produção deve ser diferenciada.

O que se fala é de um consumo com significado, no qual a escolha por um produto não é pautada apenas na necessidade ou desejo de ter o bem material, mas sim como um reflexo de valores e atitudes conscientes.

Assim, o gasto feito para implementar medidas sustentáveis, como uso de materiais de origem comprovada, realização de compensação ambiental e utilização de embalagens retornáveis, por exemplo, poderão ser rapidamente convertidas em lucro.

Além disso, deve-se considerar que não há perda com o marketing verde, pois consumidores que não sejam especialmente ligados a causas ambientais não deixarão de comprar, uma vez tomando conhecimento das iniciativas pró meio ambiente por parte da empresa.

Outro ponto que deve ser considerado é que, cada vez mais, investidores externos buscam companhias que estejam em acordo com protocolos internacionais de preservação do meio ambiente.

Com esse cenário, o recebimento de investimento externo se torna muito mais provável quando falamos em uma empresa que seja responsável e consciente de suas obrigações e possibilidades em relação ao meio ambiente.

Se uma fábrica de camisetas promocionaistem por prática realizar uma redução no uso de água na confecção e apenas utilizar materiais naturais em suas peças, possivelmente seria escolhida por investidores, em detrimento de uma fábrica sem tais cuidados.

Deve-se considerar, também, que construir a imagem e reputação de uma empresa tem um custo considerável e pode ser muito mais simples através do marketing verde. Ter a confiança do público de que é uma empresa ética pode contar muitos pontos.

Dicas para aplicar ao seu negócio

Algumas medidas são simples para serem adotadas pela empresa e podem trazer grandes impactos positivos para os negócios de diversas formas.

Antes de mais nada, é importante que haja uma mudança em toda a mentalidade e valores da empresa para alinhar com as estratégias verdes que são adotadas. Atos simples, como disponibilizar uma caneca ao invés de copos descartáveis, podem fazer diferença.

Quando uma empresa traz medidas sustentáveis para seu dia a dia, enormes custos são cortados, como buscar sistemas que sejam otimizadores de gastos de água, ou, ainda, instituir que deve haver uma redução de plástico com uso de talheres comuns.

Ao tratar do produto, começar pela embalagem pode ser uma boa ideia. Um dos pontos importantes é reduzir o uso de plásticos, optando por materiais reciclados e recicláveis, como papel, alumínio e artigos biodegradáveis.

É comum que consumidores de produtos naturais, oriundos de empresas que se apresentam como sustentáveis, não vejam com bons olhos o uso de embalagens que não são retornáveis ou de fácil reciclagem.

Um diferencial para seu negócio pode ser fornecer embalagem para sushiexclusivamente de papel, sem uso de qualquer tipo de plástico ou material de fonte que não seja renovável. Dessa forma, pode-se gerar uma boa impressão sem nem alterar o produto em si.

Em relação ao produto, a ordem é seguir os R ‘s: reduzir, reciclar e reaproveitar. Com isso, o objetivo é reduzir o consumo de produtos e geração de lixo, reciclar e reaproveitar o máximo de materiais possível.

Assim, na fabricação de peças usinadas, se houver alguma forma de reaproveitar materiais que já foram utilizados em outra circunstância, é possível que essa companhia saia na frente das demais concorrentes.

Essas iniciativas, porém, devem ser reais e não apenas fruto de uma bem pensada estratégia de marketing, uma vez que o Green money (“dinheiro verde”, no sentido de “dinheiro de ecologistas”) costuma fiscalizar muito bem as companhias que se dizem verdes.

Greenwashing – quando a estratégia falha

A falha entre discurso e iniciativa real é tão comum em diversas companhias que recebeu o nome de greenwashing (em tradução literal, seria “lavagem verde”). Esse termo diz respeito a quando a empresa se fantasia de verde e adota um discurso que não é prático.

Isso acontece, por exemplo, quando produtos de beleza que se apresentam como sustentáveis e naturais contém substâncias nocivas ao meio ambiente em sua composição e os consumidores descobrem.

É extremamente difícil se recuperar de um “desmascaramento” como empresa que realizou greenwashing,pois o que está em jogo é a confiança e credibilidade junto aos clientes, que são coisas custosas para se adquirir.

Assim, levando em consideração o poder de fiscalização que a internet confere a ativistas no geral, não apenas de meio ambiente, é importante que as ações façam jus ao discurso, que não seja anunciada a empresa como verde quando não é.

Uma das formas de se prevenir de qualquer tipo de situação que coloque a empresa em dúvida pública sobre seu envolvimento ou não com a causa ecológica é adotar selos de instituições consagradas, como GreenPeace.

Munido de selos que garantam que a produção atende aos valores presentes nos consumidores e nas ações de divulgação da empresa, o negócio se torna ainda mais blindado contra possíveis ataques sobre sua idoneidade verde.

Ainda, deve-se ter em mente que a relação afetiva do público com a marca depende da admiração, e isso é obtido com ações verdadeiras, que gerem impacto e que façam o bem para o meio ambiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.