Como aplicar data driven em sua estratégia de marketing?

Empresas conhecidas por aplicarem a cultura data driven são aquelas que buscam uma otimização constante por meio da análise correta de dados, visando maximizar o potencial que elas podem oferecer. A função desses dados é transformar a informação, criando formas de agir para buscar resultados positivos.

O termo data driven em si é o inglês para “orientado por dados”, o que já é bem autoexplicativo. Uma empresa orientada por dados utiliza a cultura de análise constante de informações coletadas por meio de relatórios e ferramentas para tomar suas decisões.

Uma empresa de segurança eletrônica, por exemplo, precisa avaliar o máximo possível de dados para oferecer os melhores serviços a seus clientes. Dessa forma, todos os colaboradores da empresa têm acesso a uma série de dados, sendo encorajados constantemente a utilizá-los em suas aplicações e criar soluções criativas de ação para cada um destes elementos.

Com os dados, é possível identificar uma série de benefícios, como:

  • Ações bem-sucedidas;
  • Retorno financeiro;
  • Conversão de clientes;
  • Otimização de processos.

Um dos principais fatores relacionados às qualidades do data driven é a segurança. Isso porque uma decisão tomada com base em dados concretos passa muito mais credibilidade e segurança do que uma suposição.

A confiança é um fator decisivo para uma boa tomada de decisões. Quando você tenta impor algo, é muito menos provável que consiga resultados concretos, do que utilizando estudos e comprovações baseadas em dados coletados de momentos anteriores.

Suas percepções podem ser alteradas quando você tem acesso a esse tipo de dado, o que é fundamental para a garantia de sucesso em uma tomada de decisão. O famoso “achismo” não tem mais espaço no mercado, independentemente do nicho em que você atue.

O momento atual é de utilizar informações corretamente, pautadas em fatos para conseguir converter melhor os futuros clientes conquistados em ações de marketing. Quanto mais dados você conseguir coletar, mais informações corretas terá.

Então, uma empresa especializada em construção civil, por exemplo, pode acabar melhorando muito seus processos se utilizar dados relevantes para a empresa.

Claro, você ainda tem chance de falhar em suas decisões, mas ela reduz quando você toma por base informações reais para fazer as escolhas. Hoje, muitas empresas usam pouco mais de 3% dos dados coletados em suas ações afirmativas. Esse índice é extremamente baixo, então, um grande potencial de informação acaba sendo desperdiçado sem necessidade.

Por isso, é importante ter em mente que a coleta de dados é um elemento crucial para a estrutura de uma empresa, e que ela deve ser pautada sempre na busca por melhores informações para tomadas de decisão assertivas e com resultados produtivos.

Como coletar dados?

Existem diversas formas de coletar os dados necessários para que você transforme sua empresa com o conceito data driven. O mais tradicional é por meio de profissionais que coletam as informações e realizam a separação.

Esse método, entretanto, tem ficado cada vez mais no passado. Isso porque o desgaste do profissional é imenso, além dele gerar relatórios em um período de tempo maior e com chance de erro humano.

Com o avanço da tecnologia, diversas ferramentas têm surgido para auxiliar os processos mecânicos e repetitivos que fazem parte de uma estrutura empresarial. Nesse aspecto, as inteligências artificiais têm sido de grande valia.

Por exemplo, uma desentupidora no ABC pode precisar de uma série de dados para conseguir estipular melhor sua área de atuação e modelos de serviço, além de outras informações relevantes.

Por isso, a primeira ferramenta que devemos pensar para transformar sua empresa em data driven é a chamada Big Data. Esse tipo de inteligência artificial é utilizado especificamente para coletar grandes quantidades de dados e transformá-los em relatórios.

Dessa forma, a máquina realiza em um tempo muito menor o que diversos profissionais teriam que fazer, com uma margem mínima de erro, uma vez que existe uma programação que garante o resultado do processo.

Com as técnicas de machine learning, ou “aprendizado das máquinas”, é possível criar uma programação que se auto-regula, identificando falhas e fraquezas e realizando uma adaptação para conseguir resultados ainda melhores.

Por isso, é importante pensar em uma boa forma de investir nesse tipo de recurso para conseguir otimizar a quantidade e a qualidade dos dados que você recebe para sua tomada de decisões.

Assim, uma empresa de aluguel de geradores, por exemplo, consegue estipular formas de divulgar melhor seu trabalho, pautada em dados concretos.

Entretanto, algumas empresas pequenas acabam necessitando de outros recursos, ou não têm o orçamento para adquirir uma ferramenta poderosa. Nesse caso, ainda é possível aplicar os conceitos de data driven na empresa.

Isso acontece porque existem diversas ferramentas que podem ser consultadas pela equipe de gestão, desde apoios gratuitos até ferramentas de redes sociais, todos com relatórios de engajamento gerados automaticamente.

Como se tornar uma empresa que aplica o data driven?

Independentemente de como você coletou os dados, existem alguns elementos fundamentais para tornar sua empresa conectada a este formato de produção. Os processos também podem variar de acordo com sua área de atuação, objetivos e outros detalhes.

Entretanto, você pode se atentar a alguns fatores comuns para todas as empresas que utilizam a orientação por dados para conseguir resultados adequados. Sendo os principais pontos:

Definição de metas

É importante ter em mente que dados não são seu objetivo. Eles são um meio para que você possa tomar decisões mais assertivas. Por isso, é importante definir as metas que está buscando alcançar com a empresa, principalmente para conseguir resultados adequados.

Por exemplo, uma empresa de serviços de contabilidade precisa ter suas metas definidas para aproveitar o melhor da análise de dados.

Ademais, a utilização da inteligência data driven deve ser um catalisador para alcançar esses objetivos, criando conceitos inovadores e se colocando competitivamente no mercado, para conseguir se tornar uma liderança.

Os dados são importantes ferramentas de planejamento, e com eles é possível criar uma série de informações importantes sobre o andamento da empresa.

Utilize com frequência

Existem alguns setores de sua empresa que estão mais acostumados ao uso de dados, mas é importante para o conceito de data driven que ela possua todos os setores agindo de forma única.

É preciso ressaltar a importância de utilizar os dados, principalmente embutindo na mentalidade dos colaboradores que a análise e utilização destas informações deve ser algo diário, e não esporádico.

Assim, se sua empresa de contabilidade para microempresas, por exemplo, precisar de informações baseadas em dados, todos saberão como encontrá-las.

Quanto mais as pessoas utilizarem e compreenderem os conceitos dos dados informados em seus relatórios, mais natural será estruturar sua empresa para receber as informações adequadas e explorar melhor suas possibilidades.

Dados para planejamento

Sua equipe de gestão deve ser constantemente abastecida com informação. É por meio dos dados coletados que eles conseguirão criar novas estratégias e decidir os próximos passos com mais segurança.

Todos os resultados de decisões gerenciais devem então ser colocados em relatórios, avaliados e testados, independentemente da ação ter funcionado corretamente ou não. Essas informações abastecerão suas fontes de dados.

Pensando nisso, uma empresa de locação de andaimes, por exemplo, pode acabar oferecendo melhores opções depois de se planejar corretamente.

Prevendo o futuro

Quando falamos em prever o futuro, não se trata de nenhuma técnica de adivinhação esotérica. Quanto mais dados você tiver sobre um determinado assunto, maior a chance de você conseguir prever os possíveis desdobramentos de uma ação.

É importante, quando você utilizar esse formato, anotar todos os resultados, para conseguir ter ainda mais previsibilidade em um estudo ou ação futura. Quanto mais você conseguir explorar esses conceitos, mais assertivas serão suas previsões.

Empresas de jardinagem, por exemplo, podem usar dados para prever quando terão um fluxo maior de atividade ou outros pontos que sejam necessários.

Ademais, as análises preventivas são um importante meio de identificar potenciais em suas estratégias e ações, então, é importante que você consiga estruturar sua empresa para esse tipo de ação.

Treinamento e desenvolvimento

Para que sua empresa consiga mergulhar de cabeça no conceito data driven, é importante que todos seus colaboradores tenham o treinamento adequado para conseguir analisar dados. É necessário também que isso seja natural, e que independentemente da área, todos tenham acesso a isso.

Para garantir um bom funcionamento destas técnicas, o ideal é investir em capacitação por meio de treinamentos e cursos, permitindo assim que seus colaboradores compreendam e se especializem em analisar dados.

Considerações finais

A análise de dados é um importante passo em qualquer empresa, uma vez que permite decisões mais assertivas por conta de qualquer equipe que faça parte de seu quadro, principalmente aqueles de gestão.

Entretanto, é importante ter em mente que esse é um trabalho infinito. Basta seguir estudando e compreendendo os detalhes das operações para otimizar cada vez mais sua estrutura.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.