Lição da galinha para a comunicação do ecossistema varejista brasileiro

O que faz uma multinacional ou até mesmo uma microempresa se sobressair entre seus concorrentes, principalmente no disputadíssimo  ecossistemavarejistabrasileiro? Pergunta complexa, não?!

Cada dia mais, são aquelas que têm um  propósito, operações bem estruturadas e uma gestão antenada e conectada com os novos tempos, com os consumidores “atuais”. Vixe, ficou um tanto intangível!

Ah, diriam outros gestores, basta ter um bom atendimento e preços baixos. Com isso, o “consumidor fideliza”. Óbvio, e pode funcionar, em partes.

Sem mencionar outras respostas possíveis para a complexa questão que lancei, posso garantir que, além de todos os pontos relacionados a operação,  gestão, finanças,  vendas etc., a  comunicação, fazer-se ouvir pelos clientes (os seus e os da concorrência, claro) é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio, seja ele micro ou gigante e de qualquer área ou segmento no mercado. “Galinha que cacareja é a que botou o ovo”, “Quem não se comunica, se trumbica”, “Quem não é visto, não é lembrado” são ditados bastante conhecidos, e VÁLIDOS, não é mesmo?!

Um bom exemplo de comunicação efetiva do que é estar antenado, conectado com o que o mundo atual, e o do futuro não muito distante (não é profecia, é fato!), das relações de consumo exigem é o recém-divulgado Relatório Anual de Sustentabilidade 2023, do Carrefour (link para acessar a íntegra dele: https://bit.ly/3Q3kacg).

Alguns dados, apenas do capítulo “Inclusão e Diversidade”, mostram o esforço – e a conquista! – para gerar  visibilidade/reputação e  credibilidade, para alcançar melhores  rentabilidade e  resultado ( VCR), de uma empresa que enfrentou grandes crises de imagem corporativa, recentemente. Para citar uma das mais graves, a morte de um homem após ser espancado em loja da rede no Rio Grande do Sul, em 2020.

Dos quase 134 mil colaboradores, 50,7% são do gênero (expressão politicamente correta nos dias atuais) feminino.

– 1.093 contratados por meio de um programa criado em 2022 para preencher vagas para a área de atendimento ao cliente, com a premissa de usar apenas a voz do candidato ou candidata como parâmetro ao longo de todo o processo de contratação.

– Porcentual de negros na liderança e empregadas na companhia: 43% e 59%, respectivamente.

– Investimento em iniciativas para combate ao racismo: 115 milhões de reais e 51 ações exclusivas na área, que são acompanhadas diretamente pelo ministério público e por uma auditoria externa.

Citei apenas os dados mais sensíveis, que fazem torcer o nariz de alguns empresários e recebem aplausos de boa parte da população de consumidores. Vale lembrar, para quem faz pouco caso dessas informações, que 51,5% da população brasileira são mulheres e 55,5% se identificam como preta ou parda. Creio que sejam públicos bastante relevantes para o seu estabelecimento, enfim, fazem a diferença para qualquer negócio,

Comunicações como essa do Carrefour (um relatório com 284 páginas, mas, caso a caso, poderia ser uma  newsletter, um  emailmarketing, um folheto de divulgação ou até uma comunicação num mural exposto em cada unidade com as suas ações em prol da comunidade de consumidores, seja qual for o cluster), proporcionam mais credibilidade/reputação para a marca e, certamente, chama, atrai, acolhe e engaja novos clientes, além de fazer voltar para as suas lojas os consumidores habituais.

De que forma a sua empresa – repito,  micro,  PME ou grande, tanto faz – tenta fazer diferente, fora da curva para se diferenciar da concorrência, principalmente, no enorme ecossistema varejista brasileiro, para conquistar novos e reter os atuais clientes? Se você tem um case, um bom exemplo, desengavete-o agora mesmo, jogue-o no mundo digital, daí, ele se tornará conhecido, visto, lembrado e proporcionará, além de visibilidade e credibilidade, rentabilidade/resultado (VCR, lembra?) para o seu negócio.

Cícero Vieira, CEO e sócio-fundador da Core Group Marketing e Comunicação 360º.