Dicas para um e-mail marketing mais assertivo

E-mail marketing é uma chave muito valiosa para alimentar o contato entre o consumidor e a marca

O e-mail marketing é usado no marketing digital para estabelecer um canal de comunicação com os novos clientes, além de alimentar o contato com os consumidores ativos. Esse recurso é importante porque se baseia na interação entre o cliente e a marca.

O e-mail é uma informação de contato bastante pessoal. Quando alguém o fornece no site da empresa, é porque deseja receber um conteúdo relevante sobre os produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento.

Além disso, essa é uma mensagem que o usuário realmente acessa e consome. Dados coletados pela Pew Research indicam que 92% dos usuários adultos utilizam e-mail, sendo que 61% deles acessam sua caixa de entrada diariamente.

Esse tipo de ferramenta é uma chave muito valiosa para alimentar o contato entre o consumidor e a marca, por isso são tão utilizados: o e-mail permite personalização e ajuda a estabelecer um vínculo entre a empresa e o futuro cliente.

Todos os setores podem usar esse tipo de recurso para conquistar um espaço em meio ao mercado consumidor e alcançar melhores resultados, inclusive empresas de manutenção industrial.

Como uma boa lista de contatos pode ajudar

A estratégia de e-mail marketing trabalha com o princípio de estabelecer a comunicação com o possível consumidor depois que essa pessoa concedeu permissão para isso. Ou seja, o usuário forneceu seu endereço eletrônico por vontade própria.

Uma boa lista de contatos significa uma lista com o nome e endereço de pessoas que demonstraram interesse genuíno no serviço e produto da empresa. Se o estabelecimento enviar uma mensagem para alguém que quer receber seu conteúdo e autorizou esse contato, as chances de ter um retorno positivo são muito maiores do que enviar um e-mail para um usuário que não deu essa informação por vontade própria.

Como conseguir uma lista de contatos

Algumas empresas compram uma lista de contatos pronta porque pensam que o fato de já estar completa vai ajudar a acelerar o processo da campanha. Mas esse é um erro muito grave. É preciso criar sua própria lista de contatos.

Não tem como elaborar um plano de ação para alcançar pessoas que a equipe não sabe quem são. Mas então, como conseguir uma boa lista de contatos do zero? Basta utilizar algumas estratégias, por exemplo:

  • Criar landing pages chamativas;
  • Oferecer conteúdo interessante em troca de e-mail para contato;
  • Utilizar pop-ups para assinar newsletter;
  • Construir formulários em blog.

Um curso técnico em eletrotécnica pode utilizar pop-up solicitando o e-mail do usuário em troca de um boletim informativo com atualizações e novidades da grade curricular e outras informações relevantes, por exemplo.

A principal vantagem desses recursos é que o usuário fornece seu endereço de contato porque realmente tem interesse em receber o conteúdo da empresa. Então a equipe responsável pela campanha sabe que está lidando com um público já convertido. Portanto, o material que será trabalhado a partir disso é direcionado para pessoas engajadas que querem consumir o produto da empresa.

Como realizar e-mail marketing de forma assertiva

Saber que o e-mail é um canal de comunicação pessoal importante e uma estratégia muito útil para a empresa não é o bastante para alcançar os objetivos. Para atingir bons resultados, de acordo com a campanha, é interessante conferir algumas dicas.

Definir os objetivos

O primeiro passo é definir qual é o objetivo dos disparos de e-mail. Lembrando que essa estratégia pode ser utilizada com vários intuitos diferentes: vender um produto, informar sobre a empresa, baixar conteúdo ou educar o cliente, por exemplo.

Ter uma noção clara do objetivo do e-mail marketing durante todas as etapas do processo permite calcular os resultados da campanha após sua conclusão. Empresas de tradução podem utilizar a técnica de e-mail marketing para oferecer uma amostra do seu serviço através de um e-book, por exemplo. Essa pode ser uma forma de chamar a atenção do cliente.

Fazer a segmentação do público

Com a lista de contatos em mãos é interessante segmentá-la de acordo com fatores relevantes para o negócio. Isso permite criar uma campanha baseada em uma comunicação totalmente personalizada.

Dessa forma, o conteúdo é desenvolvido e entregue para o público-alvo de forma individualizada. Isso mostra que a empresa valoriza esse cliente. A equipe é responsável pode fragmentar a lista de acordo com sexo, idade ou localização, por exemplo. Assim pode direcionar o material de forma adequada.

Quando uma clínica de fisioterapia divide sua lista de contatos dessa forma, estabelece uma comunicação com os clientes de maneira muito mais eficiente. Isso acontece, porque as necessidades de uma mulher na faixa dos 40 anos e um homem com 20 anos são diferentes, por exemplo.

Definir uma linguagem padrão

Independentemente do público-alvo ou do assunto abordado é preciso utilizar uma linguagem característica da própria empresa. Esse modo de comunicar a mensagem da instituição define um tom de voz e cria uma identidade.

Essa caracterização é fundamental para destacar a marca em meio aos outros estabelecimentos. Dessa forma, o cliente consegue perceber quando a informação vem dessa empresa através dos traços de linguagem.

Oferecer conteúdo relevante

O conteúdo desse e-mail precisa ser relevante. Nesse momento vale se colocar na posição do cliente e imaginar se o material que está sendo enviado é realmente atrativo ou não. Pensar no que aquele material vai agregar para o cliente.

Ao se colocar no lugar da outra pessoa, o time garante que vai entregar um conteúdo com qualidade para conquistar o cliente. Quando uma empresa de rolamentos envia um e-mail marketing para sua lista de contatos deve considerar o que seus clientes gostariam de receber, por exemplo. Esse tipo de público consome produtos e serviços específicos de acordo com suas necessidades.

Por esse motivo, precisam de informações relativas a essa demanda em particular. É esse tipo de conteúdo que a mensagem deve transmitir.

Utilizar assuntos chamativos

O único objetivo do campo do assunto é informar o usuário sobre o que o e-mail vai tratar para que ele abra e leia. Então, essa informação deve ser preenchida com muito cuidado. É preciso despertar o interesse da pessoa em acessar aquele conteúdo.

Se o assunto não for irresistível e chamativo, a mensagem pode ser descartada e a empresa não chegará até o cliente. Lembrando que esse usuário concedeu seu contato. Então, quando a pessoa fornece seu e-mail para uma empresa de desentupidora, é porque quer receber seu conteúdo. Esse é o momento de mostrar que o material oferecido é interessante, desde o assunto abordado.

Principais métricas para o e-mail marketing

Ao lidar com marketing é fundamental saber que o trabalho não acaba após entregar a mensagem. É necessário avaliar o mecanismo por trás da campanha e se as estratégias utilizadas estão sendo efetivas.

Dessa forma, é possível usar outras abordagens caso seja preciso. Para fazer essa análise a equipe observa algumas métricas que mostram os resultados da interação do usuário com as informações enviadas pela empresa.

A taxa de abertura indica quantos e-mails enviados foram abertos. Esses dados mostram se o campo de assunto foi bem preenchido ou não. Mas é preciso ter muita atenção, porque essa informação não pode ser avaliada sozinha.

Se uma empresa de coleta de lixo enviar e-mails para toda a sua lista de contatos, mas metade deles retorna, é importante avaliar a taxa de abertura em relação aos entregues, bem como, a taxa de e-mails que retorna.

Alinhar esses dados permite avaliar quantos e-mails realmente foram entregues e, entre eles, quantos usuários abriram as mensagens. Depois de ter essa informação, a equipe deve analisar a taxa de cliques.

Ou seja, entre as pessoas que abriram os e-mails, quantas acessaram o conteúdo enviado e foram direcionadas para a página da empresa ou baixaram o material. Por último, vem a taxa de conversão.

Essa taxa representa os clientes que, após consumir o conteúdo, passaram a adquirir o produto ou serviço. Empresas de contabilidade convertem o cliente depois que oferecem informações úteis e adequadas ao público-alvo, por exemplo.

Esse setor apresenta dificuldades para pessoas de fora da área, afinal, raramente temos educação financeira desde cedo. Então, pode ser atrativo transformar o assunto em uma linguagem acessível e convidativa. Isso pode conquistar o interesse do cliente e mostrar como o serviço é importante.

Considerações finais

O e-mail marketing é uma estratégia muito importante dentro do marketing digital porque depende do usuário fornecer seu contato pessoal espontaneamente. Quando uma pessoa faz isso, significa que tem interesse em receber conteúdo daquela empresa.

Por esse motivo, a campanha que trabalha com essa estratégia é completamente direcionada para alimentar esse interesse e estabelecer um bom relacionamento entre o consumidor e a marca. É um caso diferente das estratégias comuns que dependem de conquistar o cliente.

Quando o e-mail marketing é bem trabalhado, a pessoa que forneceu seu contato e depositou confiança no conteúdo da empresa reafirma esse sentimento e cria uma relação duradoura.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.