Dicas para trabalhar com o marketing de afiliados

Você já foi influenciado? Já influenciou alguém? Lembre agora de quando você antes de comprar algum produto leu sobre ele em um blog, e após um bom texto efetivou a compra. Precisamos contar que você caiu nas ações do marketing de afiliados.

O marketing de afiliados é muito poderoso no meio digital, justamente, por ser um local onde inúmeras empresas estão à procura de pessoas criativas e que sejam capazes de influenciar possíveis consumidores a comprarem seus produtos.

A empresa investe em uma pessoa e paga uma comissão por venda que seja realizada. Pense nas vezes em que você conseguiu um cupom de desconto ao colocar o nome de alguém antes da compra.

Pois bem, você ganhou um desconto ao adquirir o produto e rendeu um dinheiro para a pessoa que cedeu o nome ou o código. Isso está cada vez mais comum no dia a dia das pessoas, sendo que as possibilidades são muitas.

Nesse artigo abordaremos um pouco sobre o quão positivo o marketing de afiliados pode ser para uma empresa e daremos algumas dicas para quem quiser trabalhar com isso e gerar soluções financeiras para empresas. Prontos? Vamos ao artigo!

Estrutura do marketing de afiliados

O marketing de afiliados segue uma estrutura básica que compõe quatro etapas diferentes e importantes. Precisamos explicar cada uma delas para se ter menção das possibilidades de trabalhos e funções de cada uma, desde a criação do produto até a venda.

Sendo os pontos:

  • Comerciante;
  • Afiliado;
  • Consumidor;
  • Rede.

Cada um desses agentes de vendas é importante para que o produto seja divulgado. Alguns sites podem falar de três opções no lugar de quatro, mas para detalharmos de maneira mais completa é melhor com as que foram citadas.

Comerciante

O comerciante é o menos apegado a estar presente no processo de divulgação, ele normalmente não costuma aparecer, mas agir no processo da criação do produto. Ele também é conhecido como revendedor e, até mesmo, o próprio vendedor.

Em outras palavras, imaginando escolas de cursos profissionalizantes SP, o comerciante seria justamente a pessoa que cria e vende o curso. Assim como pode ser o vendedor do software tecnológico criado por desenvolvedores de uma startup.

Afiliado

O afiliado é quem dá o nome para essa estratégia de marketing. É com esse agente que o todo o marketing acontece, justamente porque seu poder de influência pode cativar pessoas únicas, empresas e até multidões de fãs dependendo do caso.

O objetivo do afiliado é convencer as pessoas de comprarem o produto, pois ele recebe uma comissão por venda efetivada. A influência pode ser de forma direta ou indireta em blogs, redes sociais, vídeos e até apresentações em palestra.

Consumidor

O consumidor é quem paga os salários, não como um todo, mas sem consumo não há venda, sem venda não existe marketing, então o consumidor detém o papel de protagonista, como se fosse uma companhia que contratasse outra empresa de consultoria contábil.

Caberá ao afiliado decidir se o consumidor deve ou não saber que ele está tentando exercer uma influência sobre a compra, mas o principal objetivo é fazê-lo sair das redes sociais e ir até as páginas de captura e compra das empresas afiliadas.

Todas as ações de compra são registradas e o afiliado paga devidamente pela ajuda, portanto é preciso ser mais criativo para conquistar as pessoas.

Rede

A rede é o local onde a compra é feita, ou seja, a intermediária entre o consumidor e o produto. O exemplo mais comum de uma rede não digital é com catálogos de um fornecedor de papel toalha e higiênico ou cosméticos.

Já no meio digital é o local onde o produto fornecido é disponibilizado para os consumidores, então o objetivo do afiliado é fazer o consumidor realizar a compra alí. Existem diversas formas de mediar essa compra, vai depender de cada empresa.

Em outras palavras, a rede é o banco de dados que o afiliado tem, então, ele pode escolher se deseja ou não vender o produto.

Em geral, a estrutura do marketing de afiliados é essa. Existem produtos que precisam ser vendidos e empresas que dão comissões para quem conseguir vendê-los. Tudo é colocado em um banco de dados livre para quem quiser divulgar.

Conheça quais são os benefícios

O maior benefício do marketing de afiliados é a transparência entre empresa e afiliados. Ambos têm o mesmo objetivo que é vender os produtos. A empresa produz e custeia todo o processo e ainda dá comissão para quem ajudar a vender o produto.

É claro que tudo estará custeado e a maior parte é de quem fabricou, mas o afiliado consegue tirar uma boa renda, pois poderá trabalhar com mais de um tipo de produto e mais um tipo de empresa. Isso se torna uma ampla via de mão dupla.

Além de tudo, a adesão à rede de afiliados é gratuita e você só tem a receber se trabalhar com isso. Veja, é como quando uma pessoa conhecida faz serviços contábeis em época de imposto de renda, é uma maneira de ganhar um dinheiro no final do mês.

Entenda como monetizar

Existem diversas maneiras de monetizar com o marketing de afiliados, sendo que todas dependem da interação que o consumidor tem com o anúncio feito pelo afiliado.

Pode-se trabalhar com cliques no anúncio, ou seja, cada vez que uma pessoa clicar no anúncio feito em um site, blog ou link, o afiliado ganha um valor. O nome é CPC (custo por clique).

Outro modo é por meio de ações que são realizadas dentro dos links, como compartilhar a página ou se cadastrar no site. O nome é CPA (custo por ação).

Existe também o CPM (custo por mil), ou seja, o afiliado ganha dinheiro quando os usuários fazem mil interações com o anúncio, seja ele um banner digital, um texto ou qualquer outra frente.

Ainda existe o CPV (custo por venda), utilizado por pessoas que já têm grande engajamento e influência, pois utilizam de seus canais pessoais e acabam ganhando por venda efetuada. É muito comum em serviços de alimentação e lojas online.

Essas são as maneiras mais famosas, ainda existem outras, menos comuns como o CPL que é chamado de Custo por Leads, que a monetização só entra quando a pessoa se torna um cliente em potencial.

Canais de divulgação

Os canais de divulgação serão os locais onde os afiliados farão o seu trabalho. É bastante comum as pessoas utilizarem suas redes sociais, pois é a maneira mais direta, porém, é preciso construir uma boa rede e instruir as pessoas de diversas maneiras.

Uma forma muito popular no Brasil, por exemplo, é a utilização dos aplicativos de mensagens. Eles são utilizados por muitas pessoas e possibilitam o disparo de mensagens, é um canal muito forte de divulgação de produtos.

Não esqueça do poder de influência que os blogs geram, principalmente se tratando de serviços específicos como de uma empresa de dedetização. Os blogs têm autoridade sobre determinados assuntos e ainda são um canal bem atual.

Aproveitando os blogs, não podemos esquecer dos vlogs e vídeos em canais variados, desde os mais conhecidos até os menos, use essas ferramentas ao seu favor para divulgar os produtos e ganhar sua comissão.

Lembre-se, continue se esforçando e sendo criativo

Todo e qualquer começo, independentemente de qual seja o trabalho, é complicado, existe um tempo de adaptação para entender como funcionam os processos de venda e compra e como sua influência age nas pessoas.

Por isso, é importante que você seja esforçado e principalmente criativo em suas maneiras de cativar as pessoas. Crie conteúdos de qualidade, não faça nada com pressa, mostre que você realmente utiliza o produto, convença as pessoas disso.

Evite polemizar em suas redes sociais e tente fazer parecer o mais natural possível. Manter uma boa relação com os seus seguidores é uma maneira positiva de fazer com que eles vejam os produtos que você divulga.

Existem produtos bons, como a venda de serviços terceirizados esocial, mas há algumas coisas que não vendem de jeito nenhum, identifique esses casos e crie um plano de ação eficiente e bem completo.

Considerações finais

Não tenha medo de vender produto ou de trocar de empresa afiliada após inúmeras tentativas frustradas. Perseverança é importante, mas insistir em colocar água em um balde furado é perda de tempo.

Por fim, não esqueça de otimizar seus canais para a plataforma mobile, a maioria esmagadora de usuários acessa propaganda pelos celulares, então, isso é ainda mais importante.

Essas foram as dicas de como trabalhar com o marketing de afiliados, esperamos que você tenha gostado. Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.