Dicas para produzir releases de qualidade

 

O release é um conteúdo essencial para os jornalistas e para a imprensa como um todo, mas se engana quem pensa que ele também não pode ser usado para ajudar as empresas a ganharem mais resultados e divulgarem ainda mais seus produtos ou serviços.

Há quem diga que vivemos na era da informação, ou seja, quando algo é compartilhado na imprensa, seja através das redes sociais ou não, em poucos minutos a notícia está sendo espalhada em todo o mundo.

Claro que isso tem seus lados positivos e negativos, mas quando falamos do release para a divulgação de produtos e serviços, a velocidade com a qual a informação é propagada traz ótimos benefícios para você.

Por exemplo, imagine que um fabricante de gelo seco está lançando um novo produto dentro do seu segmento e deseja que ele tenha uma grande visibilidade no mercado. Produzir um release que chegue nas mãos de um jornalista pode ser a ideia perfeita.

O release é usado como uma base para a divulgação de novidades na imprensa, e sabemos bem que hoje em dia uma notícia não precisa mais da televisão ou da rádio para se propagar, já que contamos com as redes sociais e a internet para isso.

Sendo assim, um release pode mudar por completo os resultados da sua marca, além de garantir uma nova pauta para o jornalista. Ambos os lados ganham com isso e você ainda conta com profissionais do seu lado para o que precisar.

Entretanto, por se tratar de um texto mais formal e voltado à imprensa tradicional, muitos empresários e profissionais de marketing se sentem perdidos na hora de produzir um release e não sabem nem por onde começar.

Isso é completamente normal. Para o nosso bem, contamos com a internet, onde conseguimos encontrar tanto um relógio de ponto henry preço quanto um exemplo de release em poucos segundos para nos ajudar.

Por isso hoje iremos conhecer mais sobre este conceito, o que é um release, a importância dele para as empresas e, é claro, algumas dicas simples para te ajudar a estruturar um release de qualidade para divulgar suas novidades com precisão.

Entenda o que é um release

O release é um termo usado dentro do universo do jornalismo que significa comunicado à imprensa ou até mesmo um boletim de imprensa. É o que os jornalistas estão acostumados a fazer e receber, principalmente os que trabalham com assessoria de imprensa.

Esses comunicados podem ser dos mais variados assuntos e ajudam os jornalistas a terem pautas e novidades a serem divulgadas na imprensa, que podem ser tanto online, com as redes sociais, quanto a offline, no caso da televisão, rádio e jornal impresso.

Quando uma pessoa que deseja uma empresa que realiza conserto de geradores a diesel encontra uma notícia em algum veículo de comunicação falando sobre uma marca que presta esse serviço, ela terá ainda mais chances de se tornar uma cliente.

Isso porque o release não é um simples texto, nele encontramos informações e características únicas do que está sendo divulgado, justamente para que o leitor saiba que aquele serviço, produto ou novidade é diferente.

Mas não confunda um release com uma propaganda. O primeiro é um texto informativo, ele se preocupa em anunciar a novidade da maneira mais imparcial possível, diferente da propaganda, que se preocupa em valorizar os pontos positivos do produto ou serviço.

Não que a propaganda seja algo errado, pelo contrário, é uma ótima maneira de se divulgar um produto ou serviço, mas o release possui uma influência e autoridade maior dentro da imprensa.

Sendo assim, o release pode ser feito tanto por um fabricante de acoplamento de engrenagem quanto por algum outro profissional de comunicação da sua marca e entregue a um jornalista ou veículo de comunicação de sua confiança para a propagação dele.

A importância do release

Como mencionamos anteriormente, há quem diga que vivemos na era da informação, mas também há aquele que afirma que vivemos na era das fake news, que nada mais são do que as notícias falsas que são divulgadas e compartilhadas na mídia.

A produção e propagação das fake news aumentaram muito com a chegada das redes sociais, e grande parte disso acontece por falta de apuração da informação e pelos usuários acreditarem no que uma pessoa diz, com base apenas em seu número de seguidores.

Sendo assim, vivendo em um mundo onde informações são produzidas e compartilhadas a todo momento, saber de uma novidade por um veículo de comunicação confiável e por um profissional de jornalismo traz ainda mais veracidade e credibilidade para a notícia.

Vamos imaginar que uma pessoa deseja comprar placa refrataria. Ela se sentirá mais segura em sua compra ao receber a indicação de um profissional do que apenas ver na internet uma marca que não sabe se é boa ou não.

Da mesma maneira acontece no universo da comunicação. O release é a porta de entrada para que pessoas conheçam a sua marca, o seu produto ou o seu serviço através de uma fonte e veículo confiáveis e com importância no mercado.

Sendo assim, o release é muito mais do que apenas um texto, é uma porta que é aberta pelos veículos de comunicação e constrói o caminho para que novos clientes cheguem na sua empresa e consumam o que você oferece a partir de uma divulgação profissional.

5 dicas de como estruturar um release de qualidade

Por se tratar de um texto mais informativo e diferente do que estamos acostumados a ver em sites de vendas, o release precisa ser de qualidade para que o jornalista em questão realmente os ache interessante para divulgar na imprensa.

Por isso, independentemente do seu negócio ser especialista em serviços de coleta de solo para análise química ou na venda de um produto físico, seguir as dicas que deixaremos abaixo te ajudará a estruturar um release de qualidade para a sua marca.

1.   Invista em um título chamativo

O título é como se fosse a manchete de uma notícia. Se for um título chamativo e que gere curiosidade, as chances de as pessoas lerem é ainda maior, por isso a intenção é a mesma quando falamos da estruturação de um release.

O seu título deve trazer o que mais há de diferente na sua notícia, seja um novo produto, a proposta dele ou até mesmo um novo conceito que está aplicando. É o título que decidirá se o jornalista irá dar sequência a leitura e publicação do seu release na imprensa ou não.

2.   Jamais se esqueça do lead

O lead dentro do jornalismo diz respeito a um conceito construído por algumas perguntas-chaves e que não podem faltar, de maneira alguma, em uma notícia ou em um release para a imprensa. E essas perguntas são:

  • O quê;
  • Quem;
  • Onde;
  • Como;
  • Quando;
  • Por quê.

Seja o release de uma fábrica de torre de resfriamento ou até mesmo o de um famoso que entrou em uma polêmica na mídia, todo release precisa responder essas perguntas, de preferência em seu primeiro parágrafo, para que o jornalista já saiba sobre o que se trata.

3.   Desenvolva o assunto

O release deve ser muito mais do que apenas uma notícia para a imprensa, ele deve descrever, com detalhes, o que você deseja através daquele texto. Aqui é o momento de provar o motivo pelo qual o seu release merece ir para a imprensa.

Sendo assim, desenvolva bem o assunto do seu release, seja o lançamento de um novo produto ou a produção de um evento para seus clientes. Detalhe a sua ideia e mostre como ela pode ajudar o público, isso será decisivo para o jornalista.

4.   Fale sobre a empresa

Quando pesquisamos sobre um produto ou serviço que desejamos comprar, é normal que também procuremos a história da marca que mais nos interessou, e quando não encontramos, as chances de confiarmos nela para comprar o que oferece são baixas.

Pois bem, é assim que muitos jornalistas se sentem ao receber releases de marcas que não se apresentam e não contam sua história. Por isso, é essencial que no seu release você também fale sobre a sua marca, suas conquistas até aqui e objetivos no mercado.

5.   Contato

Imagine que você recebeu uma carta na sua casa falando sobre um produto, serviço ou novidade que pode mudar a sua vida, mas você não faz a mínima ideia de quem lhe mandou aquilo, pois na carta não há nenhuma informação.

Isso mostra que os contatos são de extrema importância em um release de qualidade, por isso deixe o telefone, e-mail, redes sociais e site da sua empresa de projetos hidráulicos, pois através deles que os jornalistas irão divulgar o seu trabalho e os clientes irão lhe contatar.

Com essas dicas, por mais simples que possam parecer, você já consegue produzir e estruturar um release de qualidade, que chamará a atenção do jornalista que fará a propagação, assim como do público, trazendo ainda mais clientes para o seu negócio.

Dessa maneira você irá entender como o release é essencial para o universo da comunicação e pode ser o seu grande aliado na hora de divulgar uma novidade que irá trazer mudança e benefícios para o mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.