Dicas para definir a persona de seu negócio

O mundo atual tem se tornado cada vez mais competitivo, então, as empresas têm procurado novas estratégias para tentar atrair clientes e fidelizá-los. Pensando nisso, hoje, entenderemos como definir a persona de sua empresa e como ela pode ajudar.

A tecnologia, de fato, adiantou e muito a vida de todas as pessoas. Junto à internet, ela transformou a forma como vivemos e resolvemos as coisas ao redor do mundo todo, sendo incrivelmente difícil imaginar como seriam os dias atuais sem o auxílio delas.

Coisas triviais como pagar as contas, antigamente, eram feitas apenas em caixas eletrônicos ou em casas lotéricas, mas hoje, o simples fato de pagar em apenas um minuto através de um aplicativo para celular, é bastante reconfortante, prático e rápido.

As empresas não ficaram para trás e começaram a investir em diversas formas e ramos de tecnologia, buscando incansavelmente maneiras de chamar a atenção de seu público, bem como para se tornarem competitivas frente a outras companhias.

Todos os ramos de negócios, independentemente de segmento, seja uma empresa que vende serviços de usinagem em SP ou que vende camisetas, começaram a investir no seu público e entender o que ele queria ver e quais os seus interesses.

Surge, então, os conceitos de público-alvo e de persona, muito utilizados hoje em dia, embora nem todos saibam a real diferença entre eles. Então, é exatamente sobre essa diferença que iremos nos aprofundar e entender melhor a partir de agora.

Qual a diferença de persona e público-alvo?

Indo direto ao ponto, público-alvo é o grupo de pessoas a qual o seu produto é destinado ou que está mais propenso a negociar e comprar de você. Em outras palavras, são um conjunto de informações que define o tipo de público que você quer conquistar.

Uma empresa de portaria e limpeza, por exemplo, tem visão e público-alvo diferentes de uma outra do ramo alimentício. Normalmente, para definir o público-alvo, você necessita de informações como:

  • Sexo;
  • Faixa etária;
  • Renda média;
  • Área de atuação;
  • Gostos gerais.

Peguemos, por exemplo, o público-alvo de um canal de esportes: “Homens, entre 18 e 42 anos, diversas áreas de atuação, que possuem renda média de R$ 2.000, que curtam futebol e tenham interesse em assistir aos jogos da temporada”.

Já a persona busca uma representação do seu cliente ideal, criando uma forma de atendimento mais personalizada e humanizada, aumentando assim o engajamento do cliente e fazendo com que se sinta único.

Por exemplo: “Ana Paula tem 21 anos e está cursando gastronomia. Atualmente trabalha como estagiária em uma empresa de marketing, gosta de basquete e adora ler livros de terror. Em seu tempo livre, sua maior fonte de entretenimento é dançar e ouvir rock”.

Então, seja o seu negócio uma empresa de consultoria em desenvolvimento organizacional ou de qualquer outro ramo, entender essa diferença pode ser a chave para o sucesso e, consequentemente, para o aumento de vendas e alcance.

Como criar uma persona?

O primeiro ponto para criar uma persona é investir principalmente em suas redes sociais. O feedback quase que direto, além de mostrar se o público está engajado com a empresa, mostra quem mais interage e se importa com as publicações.

Portanto, definir os canais de comunicação que usará com a sua comunidade é o primeiro grande passo para criar uma persona para seus clientes, sempre de forma eficaz e prática, mesmo que o foco seja oferecer serviço PABX ou qualquer outro produto.

Além de redes mais comuns como Facebook e Instagram, você pode apostar no YouTube também, gerando maior engajamento, pois, pode entregar o tipo de conteúdo que o seu público quer através de vídeos explicativos, entrevistas, podcasts, entre outros.

Ademais, através de ferramentas de coleta de dados que as próprias redes disponibilizam, bem como escolhas manuais de sua equipe de marketing, procure as pessoas que mais têm engajamento com a sua página, que mais comentam e que tenham ideais alinhados ao da empresa.

A melhor forma é fazer uma entrevista e chamar essas pessoas para colaborar contigo, pedindo até para que alguns parceiros fornecedores de brindes corporativos, ou a sua própria empresa, disponibilizem algumas vantagens aos escolhidos.

Descontos na aquisição de seus produtos, destaque nas redes sociais, brindes e prêmios criados pela sua empresa, todas essas ideias são ótimas formas de deixar seus seguidores mais felizes.

Quanto às perguntas a serem feitas, devem ser bem selecionadas, para trazer as informações necessárias para o seu propósito, que é criar um perfil de persona para o seu cliente ideal e específico.

Traga alguma conversa relacionada ao assunto e deixe que o público fale, muitas vezes seus leads te dão informações relevantes mesmo sem saber.

Ademais, aborde as pessoas de forma a descobrir os gostos, hábitos de compra, o que buscam antes de comprar algo, qualidade de produto, entre outros.

Pergunte sobre o emprego atual, se trabalha em um escritório de contabilidade, por exemplo, qual a idade, hobbies, crenças, estilo de vida, referência de música, quais redes sociais usa, onde busca as informações, o que falta para que a empresa melhore.

Por fim, quando tiver traçado todo o perfil da persona, uma dica muito interessante é nomeá-lo. Por exemplo, o perfil da Ana Paula já mencionado anteriormente, fazendo com que todos saibam de forma natural como é a persona.

Entenda as vantagens de criar uma persona

Como qualquer ação de marketing que tem como objetivo melhorar de alguma forma as estratégias e abordagens da empresa, a criação da persona possui benefícios em seus investimentos, mesmo que seja do ramo de saúde como uma clínica de acupuntura.

Então, para deixar tudo mais claro, entenda quais as vantagens de apostar nesta estratégia. Sendo as principais:

01 – Entender o quão influente é o seu produto

Uma das maiores vantagens de se criar uma persona é compreender em todo o seu aspecto o alcance e relevância da sua marca e dos seus produtos, desde os recém-lançados até os mais antigos.

Utilize as redes sociais e crie um conteúdo de qualidade e que incentive as pessoas a interagirem com as publicações e a conhecerem o seu trabalho e seus produtos, como o seu mais novo aparelho de pressão arterial, ou qualquer outro item.

02 – Conhecer melhor as pessoas que seguem a empresa

A persona permite transformar o seu público de números para pessoas, ou seja, como já dito anteriormente, personalizar e humanizar o atendimento, criando uma relação mais próxima e menos empresarial entre você e seus clientes.

Tão importante quanto isso é entender se as vontades do público que te segue variam. Mesmo lançando serviços e produtos baseados nos gostos deles, pode ser que algum produto em específico atraia seguidores diferentes, aumentando o seu público.

Quando isso acontecer, pode ser necessário a criação de novas personas para suprir esse público, porém, é um processo muito prazeroso de se fazer, ainda mais sabendo que seus seguidores aumentarão, potencializando outros aspectos do negócio.

03 – Melhora dos canais de comunicação

Além de poder atingir novos públicos e explorar novas formas de se comunicar com seus leads, você pode conhecer através de insights dos próprios seguidores maneiras mais apropriadas de se manter o estilo de comunicação.

Isso pode ser tanto tom de voz e forma de falar, no caso de chamadas em vídeo e quando conversado ao vivo, como o jeito em que lida com as publicações de suas páginas e redes sociais.

04 – Auxílio nas estratégias de marketing da empresa

De fato, todas as estratégias da empresa são voltadas para alguma ação de marketing, como maior prospecção de clientes, aumento nas vendas ou expansão da marca e da empresa como um todo, tanto fisicamente quanto em relevância no mercado de trabalho.

Entender o seu público-alvo é importante, mas ter diversas personas para os perfis de seus clientes é de extrema importância, visto que a empresa pode expandir a forma como oferece e cria os seus produtos e serviços para atender aos grupos dentro de seus próprios seguidores.

Além disso, as estratégias de link building, growth marketing e a criação de conteúdo de qualidade são beneficamente influenciadas por tais ações, aumentando o engajamento de possíveis parceiros e fornecedores, além de obviamente os clientes.

Inclusive, tais ações podem melhorar o seu ranqueamento frente mecanismos de pesquisa como o Google, Yahoo! e Bing. Isso atrai mais clientes e novas pessoas, fazendo com que a empresa tenha que investir em outras áreas, mostrando o crescimento natural.

Conclusão

Espero que essas dicas e orientações o tenham ajudado a entender melhor a importância da criação e gerenciamento de personas, além de saber diferenciar o termo de público-alvo. Então, adapte essas informações à realidade de sua empresa. Seja criativo!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.