Database marketing: como aplicar em sua empresa

 

A técnica de database marketing é aquela que utiliza dados e informações relevantes para tornar a experiência do consumidor ainda mais satisfatória. Dessa maneira, você consegue melhorar tanto seus resultados, como o posicionamento da empresa no mercado.

Em uma era de transformação digital, o mundo está sofrendo drásticas mudanças. Muitos setores já estão se alinhando à essa nova realidade, onde a tecnologia é um fator comum das empresas de, por exemplo, bolsas promocionais, e é aplicado com frequência.

Um dos principais pontos apresentados por esses avanços é a facilidade e a rapidez com a qual você consegue coletar informações, sejam elas de redes sociais, transações com a empresa ou outras fontes.

Por isso, entender essas informações e conseguir colocar em prática suas atividades pode ser um grande diferencial competitivo para sua empresa, que conseguirá se destacar no mercado por compreender melhor os gostos e interesses do cliente.

Entenda o que é database marketing

O database marketing é um conceito moderno, que surgiu junto das mudanças ocasionadas pela tecnologia. Ele é um passo além do marketing tradicional, como estipulado por McCarthy nos anos 60.

Em um ambiente onde a informação é constante e irrestrita, não estruturar corretamente seu planejamento de marketing incluindo esses elementos é pouco inteligente, e pode levar sua falência à perdas desastrosas.

Entretanto, não há mais necessidade da elaboração de extensos relatórios, que demoravam dias e tomavam o foco de diversos colaboradores da empresa fabricante de filme stretch ou de qualquer outro produto.

Com a tecnologia, esses relatórios são gerados em tempo recorde, sem que você precise de nenhum colaborador nessa área. Isso garante os resultados sem precisar tirar o foco da produtividade de sua equipe.

Ademais, o perfil do cliente mudou consideravelmente nos últimos anos. Deixando de lado seu perfil mais reativo, que aceitava propagandas sem questionamento, hoje ele precisa de uma série de detalhes, por exemplo:

  • Busca uma experiência satisfatória;
  • Prefere uma boa comunicação;
  • Acessos tecnológicos;
  • Valores que se assemelham aos dele.

Todos esses elementos tornam o cliente mais exigente, e é necessário um trabalho muito mais profundo das empresas para conseguir convertê-lo e até mesmo fidelizá-lo. O primeiro passo para isso é determinar quem são essas pessoas.

Ter um público-alvo definido é a base de uma boa comunicação, uma vez que você vai conseguir identificar aqueles que têm um interesse maior em fazer negócios com sua empresa, criando assim um grupo maior de possibilidades para vender, por exemplo, camisa polo uniforme.

Entretanto, se você quiser ir fundo na comunicação com o consumidor, o ideal é trabalhar com o conceito de buyer persona. Essa figura fictícia é criada com base nas pesquisas de público-alvo junto a transações anteriores da empresa.

Um ponto importante para se ter em mente é que a persona é fictícia, mas representa uma idealização de cliente. Por isso, é preciso ser o mais profundo possível para conseguir trabalhar com mais qualidade nesse tipo de recurso.

Por isso, muitas empresas têm utilizado ferramentas de inteligência artificial conhecidas como Big Data para conseguir coletar dados em velocidade muito mais rápida que a normal em sua fabricante de etiquetas adesivas ou qualquer outra empresa.

Com todos esses recursos, é possível pensar em vários processos que podem ser otimizados e criar novas estratégias para sua empresa, aumentando a qualidade de sua ação e principalmente de olho nos resultados possíveis.

Quem trabalha com database marketing?

Esse formato de marketing ainda está muito recente no mercado, por isso muitas empresas ainda não têm certeza sobre sua utilização. É importante pensar em como você pode explorar esses recursos com mais qualidade para conseguir resultados mais efetivos.

Embora à primeira vista esse tipo de estratégia possa parecer fazer mais sentido para grandes empresas, por conta de sua base de clientes, esse tipo de ação é possível de aplicar em qualquer corporação, independentemente de seu porte.

Com as mecânicas de trabalho digital, é mais fácil conseguir se adequar a esse tipo de ação, que acaba sendo muito importante para você conseguir encontrar os dados necessários para trabalhar com efetividade suas ações de database marketing.

As redes sociais também são grandes aliadas dessa estratégia, e é importante saber quando e como utilizá-las, principalmente para conseguir resultados cada vez mais expressivos para, por exemplo, uma agência de eventos SP.

Essas plataformas têm recebido uma quantidade muito grande de pessoas todos os dias.

Por isso, quando uma empresa se coloca de maneira mais estruturada e qualificada nas redes sociais, consegue direcionar com mais qualidade os anúncios, baseando-se nos conceitos adquiridos com as coletas de informação.

Isso acaba gerando uma publicação muito mais acessível, com resultados inteligentes e uma boa estrutura de mercado para conseguir trabalhar corretamente com esse tipo de interação, garantindo assim que você terá resultados melhores com as ações.

Embora o mercado varejista seja um dos principais a utilizar esse tipo de recurso, é importante ter em mente que não há nenhum tipo de limitação para sua empresa aproveitar os benefícios do database marketing, independentemente do setor em que você atua.

Aplicando o database marketing em sua empresa

Conseguir aplicar o DBM com qualidade em sua empresa demanda atenção e recursos imprescindíveis para maior efetividade. Por isso, é importante ter em mente que você pode precisar organizar sua estrutura para a utilização da estratégia de venda de, por exemplo, tubo galvanizado.

Além disso, é importante pensar que cada empresa consegue resultados diferentes com suas ações de marketing, e esse tipo de ação é importante para garantir um resultado mais satisfatório para sua companhia.

Pense em como essa estratégia pode ajudar seu negócio especificamente, adaptando qualquer dica apresentada para sua realidade e conquistando assim um método muito mais satisfatório para conseguir trabalhar com mais qualidade.

O primeiro ponto que precisa ser avaliado é a forma de conseguir as informações. É importante que você se atente a elementos importantes, como a LGPD. Também conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados, ela regulamenta esse tipo de ação.

A LGPD prevê multas milionárias para empresas que não tratarem corretamente os dados de clientes, ou acabarem sofrendo invasões que permitam o vazamento desse tipo de coleta. Por isso, é importante saber lidar com os detalhes de cada operação.

Para conseguir mais efetividade em sua pesquisa, existem diversos pontos que podem ser o foco de sua estrutura, que podem e devem ser coletados de diferentes formas. Assim, você tem um potencial maior de segmentação para vender vidrarias para laboratório.

Os dados demográficos costumam ser coletados em pesquisas, e lidam com dados comuns como idade, gênero, localização e outros elementos. É uma métrica muito importante para empresas que precisam trabalhar com regionalização.

Já os dados de aquisição são aqueles que indicam o caminho que o consumidor fez até sua empresa. Esse tipo de métrica é muito relevante para você conseguir identificar quais são os canais externos que mais tem gerado resultado.

Assim, você pode dialogar melhor com estas ferramentas e dar mais atenção para isso de maneira efetiva. Os dados tecnológicos, por outro lado, indicam as preferências pessoais de acesso dos consumidores.

Por isso, é importante saber lidar com esse tipo de ação e explorar em sua totalidade esse tipo de identificação, permitindo que você compreenda se é melhor investir em ações mobile ou de desktop.

Os dados de atividade dizem respeito a quantidade de interação que o cliente tem com sua marca. Normalmente, ele é medido pelas próprias redes sociais, através da quantidade de curtidas, compartilhamentos e comentários que estão sendo efetuados.

É importante ter em mente que para conseguir um resultado melhor nessa métrica, você deve ser receptivo nas redes sociais.

Não deixe um usuário sem resposta, para que assim ele possa ser útil no futuro, enquanto elemento de pesquisa para sua empresa de coleta de resíduos ou de qualquer outro ramo de atuação.

Os dados de transação são mais diretos, identificando a frequência com a qual seus clientes consomem seus produtos e quais deles têm uma saída maior.

Assim você identifica quais são os elementos que precisam de investimento e quais devem mudar seus conceitos para tentar melhores resultados. É importante, entretanto, que qualquer um desses dados seja coletado de maneira legal.

Seja transparente com o consumidor e utilize os dados com responsabilidade, evitando assim qualquer tipo de problema futuro com a LGPD.

Considerações finais

As ações de database marketing permitem uma visão muito mais ampla de seu negócio, sobretudo por conta das capacidades de explorar seu material com qualidade e de maneira mais assertiva, uma vez que você identifica os padrões de consumo de seus consumidores.

Por isso, é fundamental que você consiga aplicar com qualidade esse tipo de ação, conseguindo informações preciosas para estruturar suas campanhas de marketing e consiga se tornar uma liderança no mercado em que atua, aumentando suas oportunidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.