Como utilizar o Google Ads em sua estratégia de marketing

 

Uma das melhores maneiras de divulgar o seu serviço nos dias de hoje é utilizar a força do Google Ads como um agente de divulgação entre uma das suas várias formas de fazer o chamado marketing digital.

O Google Ads é uma das ferramentas criadas pelo Google, que tem como objetivo ajudar empreendedores a divulgarem os seus negócios ou alugar um espaço na página de um criador de conteúdo influente e pagá-lo por isso.

A internet funciona como o mar, ou seja, é composto por diversas rotas marítimas que seriam os canais que as diversas embarcações (usuários), acessam diariamente. Não é à toa que antes de fazer qualquer pesquisa usamos os chamados navegadores.

Pense que todo esse processo de navegação precisa de fluido. Desse modo, não é permitido que ocorram interrupções ou a navegação seja interrompida.

A ideia da internet é que a pessoa entra de site em site descobrindo mundos novos do mesmo modo que ocorria na era das navegações. Esse é o objetivo da internet, mas o Google foi um pouco além.

Entre os diversos sites, existem espaços que não são ocupados por absolutamente nada. Imagine uma empresa de automação residencial que publica diariamente em seu blog, sites e até redes sociais.

A ideia por trás do web design é construir sites que não preenchem a mente do consumidor de forma negativa, ou seja, não polua com muitas imagens, vídeos ou conteúdos considerados desnecessários que prejudiquem a navegação que citamos acima.

Desse modo, algumas lacunas de praticamente todos esses sites ficam abertas e dispostas para a instalação dos chamados Ads. E é nesse contexto que a sua estratégia de marketing passa a atuar.

No momento em que um cliente fala para seus familiares que está precisando comprar um novo óculos de proteção com grau, imediatamente o celular que estava na mão desse cliente capta sua frase.

Grande parte dos aparelhos eletrônicos é registrado em algum tipo de sistema do Google, que por consequência, entende a solicitação do usuário e passa a oferecer diversos produtos similares ao cliente de diversas empresas parceiras.

Essas ofertas aparecem em forma de Ads em diversos sites aleatórios que esses usuários pesquisarem e até em vídeos do YouTube. A ideia por trás deles é reforçar a necessidade dos consumidores na compra dos produtos em questão.

O interessante é que as empresas pagam para o Google fazer essa divulgação e o Google para uma comissão a todos os sites e canais que disponibilizam o espaço para a divulgação dos Ads.

Dentro da sua estratégia de marketing, é como pagar por uma empresa terceirizada de limpeza, mas em vez de limpar o seu escritório, você estará pagando para que a sua companhia seja divulgada para milhares de sites e canais da internet.

Essa é uma das estratégias mais utilizadas nos dias de hoje por praticamente todas as empresas que querem ter um destaque no mundo digital.

Através dela você consegue atingir diversos benefícios, como:

  • Aumento no número de acessos orgânicos a seu site;
  • Aumentos esporádico das vendas em seu site;
  • Aumento no ranqueamento de pesquisa no Google;
  • Aumento na confiabilidade da sua empresa na internet.

Todos esses benefícios são obtidos por tabela, unicamente pela contratação dos serviços do Google. Pense que apesar de ser uma empresa amplamente democrática que fornece acesso a todas as pessoas, ainda se trata de uma franquia que visa o lucro.

Por obviedade, ela privilegia seus clientes, ou seja, as empresas que contratarem seus serviços de divulgação e ajuda. Essa é uma das maiores vantagens do tráfego pago que se baseia justamente em pagar uma plataforma para divulgar a sua empresa.

Potencializando suas vendas com o Google Ads

Uma empresa de isolamento acústico busca atingir clientes que tenham interesse em seus serviços, de imediato, podemos pensar em atores, dubladores, músicos e estúdios. Imaginando que esse seja o público-alvo dessa empresa.

A questão é: como potencializar as vendas da minha empresa utilizando o Google Ads sendo que o meu público-alvo é demasiadamente nichado? Para responder esse questionamento, separamos algumas dicas importantes.

Realize testes com seu público

Entre as diversas formas de compreender melhor quais os melhores tipos de anúncios a serem produzidos para conquistar mais clientes, é possível realizar os chamados testes com o público da empresa.

Lembre-se que você está realizando uma parceria com uma das empresas que mais faz a captação de dados no mundo todo. Basta utilizar a seu favor as diversas ferramentas dispostas pelo Google a seu favor, como o In-market audiences.

Essa é uma ferramenta que consegue utilizar esses dados para encontrar um padrão de acesso das pessoas que acessam anúncios parecidos com os seus. Imagine uma administradora de condomínios SP zona sul que detém diversos anúncios.

Sua empresa é concorrente a ela, mas deseja aumentar as vendas e acessos por meio do Google Ads. Logo, essa ferramenta buscará por todas as empresas que publicam anúncios precisos com o seu e desse concorrente e elabora um padrão de acesso.

Assim, você consegue ter um embasamento maior de como e quando disponibilizar seus anúncios de modo a conseguir converter cada vez mais consumidores para a sua empresa.

Anúncios precisam ser dinâmicos como a internet

Chamar a atenção de um consumidor com um anúncio exigirá dinamismo na forma como você deve apresentar a mensagem. A ideia é que seja algo rápido, simples e direito. Assim, o consumidor consegue compreender a mensagem e se for de seu interesse conferir.

Existe uma ferramenta de remarketing dentro do Google bastante eficiente. Lembrando rapidamente que remarketing é quando o mesmo anúncio aparece novamente para um determinado consumidor que demonstrou interesse.

Esse tipo de estratégia é muito eficiente e ajuda os serviços com um público específico, como serviço de terraplenagem, onde as pessoas não costumam gravar o nome das marcas, mas necessitam com frequência dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

Busque os melhores horários para anunciar

Não basta atrair leads para seu negócio, mas é preciso convertê-los, e para isso é preciso compreender a realizar diversas estratégias que gerem necessidade de compra. Pensando nisso, é preciso ter em mente que existem os horários certos para fazer um anúncio.

Por isso, programe os seus anúncios para os horários que melhor possam atender os momentos de necessidade do seu consumidor. Cada empresa detém um horário a ser melhor aproveitado e você precisa encontrá-lo para efetivar sua estratégia.

Pense em todo o esforço realizado para chamar a atenção do seu lead, mas ele vê o anúncio da sua empresa de madrugada, digamos por volta das 4 horas da manhã, e prefere efetivar a compra quando acordar, mas acaba esquecendo no dia seguinte.

É bem comum isso acontecer com um fabricante de etiquetas adesivas, ou qualquer outro segmento que possa vir a anunciar produtos de forma equivocada, isso é, em horários onde os seus usuários dificilmente realizam a compra de produtos.

A tentativa leva a perfeição

Você pode fazer um estudo de caso antes de realizar o investimento no Google Ads e conseguir excelentes resultados, logo de primeira, mas não conte com isso. Um empreendedor precisa ter metas alcançáveis que condizem com a realidade vivida.

Por isso, é preciso ter em mente que nem todas as estratégias e táticas funcionam para todas as empresas, por isso teste o máximo de táticas que você conhecer até atingir os seus objetivos.

Dentro do quesito de marketing existe o que chamamos de ROI, que é uma sigla que faz referência ao Retorno Sobre o Investimento realizado. Basicamente, toda a empresa investe em algo para obter o retorno.

A questão é saber quanto você está gastando para conseguir converter um cliente e se esse valor está realmente valendo a pena. Imagine que você comprou uma bolsa térmica marmita, que deve preservar seus alimentos, por isso o investimento vale.

Do mesmo modo, com o investimento no Google Ads, é preciso compreender que ele pode aumentar muitas suas vendas caso o trabalho seja feito de forma coerente e dinâmica.

Considerações finais

Vimos ao longo do artigo a real necessidade de investir no Google Ads como estratégia para aumentar as vendas do seu empreendimento. O Google é uma empresa que dispõe de diversas tecnologias que ajudam empresas grandes e pequenas que confiam nela.

Todo o processo tecnológico que envolve o Google está presente na internet e é praticamente impossível acessar uma página, site ou até assistir um vídeo sem que a presença dos anúncios da empresa esteja alí.

Por mais que a primeira ação possa ser fechá-los para continuar navegando, a presença dela reforça a nossa necessidade de compra, que pode acabar sendo efetiva posteriormente quase que de forma involuntária.

Portanto, compreender como utilizar o Google Ads na sua estratégia de marketing é uma das melhores maneiras de aumentar as vendas de seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.