Como construir uma equipe de marketing eficiente

 

Uma das tarefas mais importantes para uma empresa é construir uma equipe de marketing que possa integrar a imagem dos produtos e serviços oferecidos à imagem da marca, além de conseguir integrar diversos pontos necessários dentro do empreendimento.

Ocorre que, muitas vezes, os empreendedores acreditam que investir em marketing é algo incerto e que não gera resultados. Existem até casos onde líderes não acreditam no marketing e o caracterizam como gasto desnecessário.

Eis um dos maiores erros que uma empresa pode cometer. Somente por meio do marketing que a organização é reconhecida pelas pessoas. Por isso, cria-se a necessidade iminente de construir uma equipe de marketing capaz de levar a empresa para mais pessoas.

Inclusive, a revolução digital fez com que milhares de pessoas se arrisquem no sonho de se tornarem empreendedores. Afinal, não é mais necessário ter um super galpão com milhares de funcionários para criar a sua empresa. Atualmente é possível fazer tudo da sua casa.

Isso fez com que as pessoas construíssem sites, redes sociais e divulgassem seus empreendimentos das mais diferentes formas, obtendo sucesso fora dos precedentes. É bem comum vermos pessoas vendendo inúmeras coisas em canais diversos.

É claro que isso não se trata de uma organização profissional de marketing, mas a competitividade é bem real. Seja uma antiga empresa de portaria ou de qualquer outro segmento, se faz necessário a presença de uma boa equipe de marketing.

Para que isso seja possível é necessário a construção dessa equipe se desvinculando de funções operacionais, como as equipes de vendas. Marketing e vendas podem se assemelhar, mas são funções amplamente diferentes.

Aquela expressão que ficou famosa há alguns anos, “cada um em seu quadrado”, deve ser relembrada no sentido que estamos citando aqui. As equipes de marketing são responsáveis pelas seguintes demandas:

  • Identificar novidades tecnológicas;
  • Monitoração da concorrência;
  • Idealização sobre as novas tendências do mercado;
  • Comunicação indireta dos produtos com os consumidores.

O marketing engloba todas as ações que visam fazer a marca ser reconhecida por um número maior de pessoas. Até mesmo uma administradora predial, que trata de assuntos bem específicos tem o seu público-alvo, que as ações de marketing buscam atingir.

Cada produto ou serviço produzido ou vendido por um empreendedor contém uma série de táticas e estratégias para ser visto e consumido. Ademais, toda empresa detém um tipo de perfil de consumidor diferente, que precisa ser alcançado de diferentes formas.

O trabalho de marketing é todo um estudo feito por profissionais capacitados, que envolve diferentes pesquisas, análises e planejamentos estratégicos. A mesma estratégia que pode funcionar muito bem para o seu concorrente, pode ser um desastre na sua empresa.

Do mesmo modo que o concorrente que tentar copiar pode ter resultados horrorosos devido à falta de conhecimento do perfil do seu consumidor. Compreenda que não se trata simplesmente de um acúmulo de ações que atingirá um certo objetivo.

Ir à guerra sem uma estratégia bem definida pode significar a perda de todo o pelotão. Quando falamos do mercado empreendedor, até bolsas personalizadas para brindes podem ser estopim para uma saraivada de bombas.

Isso ocorre devido à altíssima competitividade gerada pelo mundo digital, que busca sempre otimizar os investimentos que são postados pela empresa. Então tudo se baseia na gestão do investimento feita pelas organizações.

Precisa de uma equipe de marketing? Entenda mais sobre

Logo no início do texto dissemos que não necessariamente uma empresa pequena detém um trabalho profissional de marketing, mas pode aplicar estratégias capazes de converter diversos clientes de empresas com investimentos milionários.

Montar uma equipe de marketing pode significar estudar como seu produto age perante o seu cliente e montar formas de atingi-lo. Não importa o tamanho da sua empresa, o objetivo sempre será adquirir mais clientes.

Ademais, é claro que metas alcançáveis são um dos pontos principais de um plano de marketing, seja para uma empresa fabricante de filme stretch ou para qualquer outra organização.

A sua equipe de vendas precisa da equipe de marketing para mensurar os resultados e elaborar ações mais eficientes que possam alavancar os lucros da empresa. Praticamente todas as ações dependem desse plano de marketing, que precisa ser concretizado de forma eficaz.

De todo o modo, uma boa equipe de marketing, por menor que seja, conseguirá melhorar a comunicação da sua empresa com os clientes. Satisfazer as necessidades dos consumidores e vincular a imagem da sua empresa a algo positivo perante o consumidor.

Por fim, não podemos deixar de lembrar que as ações de marketing também são responsáveis por determinar o que chamamos de “ações de crescimento”, ou seja, a criação de projetos responsáveis por expandir o número de vendas do negócio.

As pessoas ficam surpresas quando o gerente de marketing chega na empresa e imediatamente pede para que seja feita a confecção de uniformes, mas todos deveriam saber que essa é uma das ações de marketing que visa melhorar a imagem da marca.

Construindo a sua equipe de marketing

Agora que já compreendemos a importância de se construir uma boa equipe de marketing para a sua empresa, independentemente do tamanho dela, vejamos quais são os passos necessários para estruturá-la.

Lembrando que é importante ter um profissional de RH para que a seleção das melhores pessoas seja realizada. Seu objetivo será contratar pessoas especializadas no assunto e até realocar funcionários que podem auxiliar nessa mudança e integração da nova equipe.

1 – Saiba o tamanho da sua empresa

Assim como uma empresa de montagem industrial precisa de ajuda para organizar os produtos de seu estoque, você necessitará para construir a sua equipe de marketing. É impossível fazer tudo sozinho, por isso tenha em mente o tamanho da sua empresa.

Se estamos falando de uma empresa pequena ou média, não há a necessidade de organizar uma grande equipe. Somente aquilo que for necessário para integrar os objetivos da sua empresa.

É diferente de uma grande empresa que atua em variadas frentes e precisa gerenciar milhares e até milhões de clientes. Nesses casos diversas equipes são necessárias onde existem diversos especialistas em diferentes áreas específicas.

2 – Compreender os desafios do seu negócio

Antes de buscar um profissional de RH para começar a fazer a sua consultoria de recrutamento e seleção dos profissionais, é preciso definir bem quais são os desafios que envolvem o marketing de vendas enfrentados pela sua empresa.

E como um bom empreendedor, é preciso sonhar para alcançar os objetivos. Quais são as métricas futuras que você atingiu com a sua empresa? Onde você deseja estar em cinco ou dez anos? E o que precisa ser feito para estruturar todos esses desejos?

Definir todas essas questões facilitará no momento de montar as propostas e selecionar os melhores candidatos. Seu objetivo é criar um time que possa construir a imagem da sua empresa perante os consumidores.

Você precisa de pessoas que possam transmitir o seu sonho de criação para as empresas. Esse é o objetivo final a ser idealizado pelos empreendedores.

3 – Os principais cargos

Agora que você já organizou e mensurou a sua empresa, é preciso saber quais serão os profissionais de marketing que deverão ser contratados. Por isso, a necessidade da definição do segundo passo.

Cada profissional lida com um tipo de situação e entrega determinados resultados. É claro que uma pessoa pode realizar mais de um trabalho, e dependendo do tamanho da sua empresa, algumas dessas funções podem até não serem necessárias.

Começando com o marketing digital temos os seguintes cargos:

  1. Analista de SEO, responsável pelo progresso das estratégias;
  2. Analista de redes sociais, responsável pelo engajamento nas redes;
  3. Analista de conversões, responsável pelo conteúdo relevante da marca;
  4. Gerente de conteúdo responsável pelo envolvimento dos clientes.

Existe o gerente de marketing geral, que organiza os orçamentos e dispõe cada parte da receita para uma estratégia. Assim como os produtores de eventos e publicitários que são responsáveis pelas ações de marketing de lojas físicas.

Imagine que você está pronto para receber os seus fornecedores de produtos para pet shop dependendo da sua ação de marketing, será preciso contratar serviços ligados a animais ou figuras famosas e até promoções exclusivas.

Cada uma dessas estratégias deve ser pensada de modo que atinja os objetivos propostos pela marca.

Considerações finais

Notamos ao longo do artigo que existe a necessidade de construir uma equipe de marketing eficiente para a sua empresa. Sempre orientamos também que se for necessário e possível dentro de sua realidade financeira, a contratação de uma empresa de marketing é ideal.

Essas empresas trabalham com resultados, ou seja, se não melhoram as vendas de seus clientes acabam perdendo os trabalhos. A terceirização de uma equipe de marketing pode ser a forma que você encontre para priorizar as estratégias de modo eficaz.

É muito comum que as empresas terceirizem essa função para que possam lidar com outros assuntos. Vale a pena fazer um orçamento, mas isso não é algo obrigatório. Mostramos de diferentes formas a possibilidade de ter uma equipe eficaz montada por você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.