Como aumentar suas vendas com os stories do Instagram

Instagram Stories é hoje uma das principais ferramentas para quem quer fortalecer sua marca no médio e longo prazo

Já não é segredo para ninguém como as redes sociais podem exercer um papel transformador na realidade de uma marca. Levando em conta esse paradigma, os stories do Instagram estão entre os recursos mais bacanas para serem explorados.

É preciso considerar que se trata de uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. Ela permite a aplicação de filtros digitais e o compartilhamento dinâmico entre os usuários, como outras grandes plataformas da área.

Certamente há uma infinidade de pessoas e marcas que já não se imaginam sem o acesso diário ao Instagram. Nesse sentido, nem parece que a plataforma foi lançada no ano de 2010. Seja como for, hoje ela soma mais de um bilhão de usuários no mundo.

Os dados são da Neil Patel Inc., empresa que leva o nome de um dos maiores especialistas no assunto. Segundo o levantamento, o Brasil é o segundo país com mais usuários do mundo, com 60 milhões de pessoas, ficando atrás apenas dos EUA, que tem 110 milhões.

É nesse contexto que os stories se inserem. Provavelmente você já viu uma foto no Instagram que estivesse em tom de sépia (como nos filmes antigos), ou de pessoas com olhos de elfo, ou orelhas e focinho de cachorro.

Tudo isso são os filtros que a própria plataforma oferece, e que ajudaram a popularizar essa função que logo se tornou uma das mais usadas na esfera digital. Hoje os stories podem ser compostos de:

  • Textos;
  • Fotos;
  • Desenhos;
  • Vídeos;
  • GIFs.

Na última década o Instagram ganhou alguns fortes concorrentes, é verdade, mas continua sendo o líder de mercado nessa área. O Snapchat, o WhatsApp e o YouTube são apenas alguns que também usam essa publicação que some da página após 24 horas.

Graças a essa variedade, o Instagram Stories é hoje uma das principais ferramentas para quem quer fortalecer sua marca no médio e longo prazo. Bem como para quem deseja, desde já, aumentar seus resultados e melhorar as vendas.

Contudo, ele segue algumas regras básicas que nem todo mundo sabe como exatamente utilizar. Aí é que está o diferencial de conseguir lançar mão do recurso de maneira certa, levando em conta as especificidades do seu produto e do seu público.

E aí, será que não era isso que estava faltando para dar aquela alavancada no seu negócio? Se você quer aprofundar no assunto, basta seguir adiante na leitura.

Importância da marca e do público

Um ponto fundamental antes de começar as campanhas de stories, mas que também é importante para qualquer ação desse tipo, é o conhecimento a respeito da marca e do público que ela procura atrair.

Basta imaginarmos o caso de uma empresa de paisagismo. Não é difícil imaginar que esse tipo de solução é voltado para um público específico, com interesses comuns que podem ir desde arquitetura e design até ecologia, sustentabilidade e pautas afins.

Naturalmente, não faria sentido uma marca dessas postar, de repente, um meme que fizesse pouco caso da questão da poluição, concorda? Já lidar com autoridades na área de urbanismo poderia potencializar e muito o engajamento do público.

É aí que entra o papel da fundação da marca e do estudo de mercado. O importante é fazer um esforço de branding mesmo, no sentido de criar uma identidade visual e verbal coerente do começo ao fim.

Depois disso, é possível fazer um benchmarking para compreender como o público funciona, quais as preferências dele, do que gosta e do que não gosta. Todo esse conhecimento vai tornar seus stories muito mais assertivos e bem-sucedidos.

No segmento de empresa contábil, por exemplo, não seria difícil descobrir que o foco deve recair em pessoas que são autônomas, empresárias e têm seu negócio próprio. Ou ainda em marcas maiores que delegam esse tipo de serviço.

Nossa ideia até aqui é deixar claro que, quando se trata de ação na internet, sem compreender o mínimo dos bastidores não seria possível dar um show. Essa regra vale para os stories, tal como vale para qualquer peça publicitária.

Horário e quantidade de stories

Quando chega a hora de colocar a mão na massa e você já sabe exatamente qual o propósito de sua marca (isto é, como comunicá-lo por meio de uma identidade coerente), é preciso compreender as regras da plataforma que vai mediar a comunicação.

No caso dos stories do Instagram o traço mais saliente é o do horário das publicações. De modo geral alguns negócios dependem do horário comercial, e com outros é o contrário, como o serviço de dedetização. A vantagem aqui é poder atender a ambos.

Afinal, é preciso recordar que o material criado para esse campo da rede ficará disponível por 24h. Portanto seu alcance será maior, em termos de impacto e engajamento, do que um post comum feito no seu feed de notícias.

Para todos os efeitos, materiais que não se adequem a esse período talvez mereçam um post com cronograma de repetição, ou mesmo uma landing page, que fica no ar mais tempo.

Outro traço saliente é o da quantidade que você vai postar por dia. Dentro dessas 24h você terá um apelo maior nesse campo, é verdade, contudo se por qualquer razão você postar muito e nem tudo for acessado, isso acabará sendo negativo para a conta.

A plataforma pode entender que seu conteúdo não é relevante. Para ter alto engajamento em segmentos nichados como peças agrícolas, geralmente voltados para técnicos e especialistas, faça uma gestão cuidadosa da quantidade de acessos do seu público.

Não é possível fechar um número específico aqui, nem há indicações exatas, pois o que é “pouco” para uma marca pode ser muito para outra, e vice-versa.

O importante é acompanhar o engajamento do público e saber que a falta de retorno pode estar ligada não à qualidade de cada storie em si, mas ao volume do conjunto.

Marketing de conteúdo e interação

Uma dica de ouro, aliás ligada ao que foi dito acima, é a da qualidade dos stories. Tem a ver com a questão da quantidade pois, se você não pode exagerar, é natural que acabe postando apenas o que tem de melhor, concorda?

Por outro lado, a dica pode parecer óbvia, mas é preciso ter cuidado. Uma empresa de coleta de lixo precisa entender que “conteúdo de qualidade” não são apenas promoções arrasadoras, mas também o famoso marketing de conteúdo.

Essa estratégia também é conhecida como “respiro”. Trata-se de um modo de parar de falar um pouco em vendas e fornecer algo para o seu público; sem “pedir nada em troca”, por assim dizer. Aqui as possibilidades são infinitas, como no caso de coleta de lixos.

Só a quantidade de leis, protocolos, regulamentações e afins que podem ser úteis para quem precisa desse tipo de serviço já dão um excelente material. Além disso, é preciso interagir bem, afinal ninguém gosta de não ser correspondido, não é mesmo?

Pode ser que um seguidor esteja apenas tentando entender melhor sobre a rotina de uma produtora de filmes, sem interesse explícito em comprar algo naquele momento. Mas toda relação comercial começa assim, e isso merece tanta atenção quanto o resto.

Daí é que vem a sustentabilidade de um negócio. Portanto, fique atento ao famoso direct, que são as suas mensagens privadas.

Além disso, quando você for marcado nos stories de alguém, uma notificação aparecerá na sua conta, facilitando algo como um agradecimento ou uma republicação.

Usando promoções e destaques

Uma sugestão que sempre existiu no comercial e continua fazendo sentido é a das promoções. Um formato bacana de fazer isso é o dos sorteios, que são infalíveis na hora de divulgar um produto ou serviço diferenciado.

Com o recurso de GIFs, desenhos e até vídeos, sempre é possível atingir algo diferenciado e feito sob medida para o seu público. Na área de empresa de comunicação visual, cuja sinergia com redes sociais é enorme, isso é ainda mais verdadeiro e promissor.

Por fim, outra dica que toca em ponto já tratado, porém de maneira mais detida, é a de selecionar os stories mais importantes como “Stories em Destaque”. São os famosos highlights, usados para fixar conteúdos que você quer deixar em evidência por mais de 24 horas.

Bônus: o shopping do Instagram

Outra possibilidade incrível de divulgação no Instagram é a da modalidade Shopping. Trata-se de algo que a plataforma só adicionou com o tempo, dado o sucesso da rede social. Aqui você tem meios de vender diretamente pelo Instagram, com uma conta comercial atrelada ao Facebook, que facilita a administração por meio do Estúdio.

O mais bacana é que isso serve para empresas mais nichadas, como fabricantes de fios e cabos elétricos, tanto quanto para produtos mais populares como roupas e joias. Além disso, ainda é possível associar os stories ao seu shopping, canalizando o seu público de modo muito mais assertivo e orgânico.

Com isso vemos como os stories podem se tornar um divisor de águas na história comercial da sua empresa, desde que ele seja usado da maneira correta. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.