Como aplicar bem o CRM no marketing digital

O CRM é capaz de otimizar todo o funcionamento e a rotina da empresa no que diz respeito ao gerenciamento de relacionamentos

O marketing digital depende de uma série de recursos para se tornar mais potente e eficaz, de modo que é indispensável que as empresas apliquem boa parte deles nas suas estratégias. Nesse sentido, o CRM é uma dessas ferramentas de destaque.

A internet está cada vez mais presente na vida das pessoas. Isso quer dizer que atuar de forma ampla na rede é fundamental para o crescimento e o sucesso de uma marca.

Mas apenas criar um site ou abrir perfis nas mídias sociais não é o suficiente. É indispensável investir em ações de publicidade que movimentem esses canais e tragam retornos interessantes para o estabelecimento.

Para que o marketing digital seja mais efetivo nesse processo, nada mais importante do que ter um contato próximo dos seus clientes, entendendo o que eles buscam e o que esperam da sua empresa.

Assim, seja para oferecer serviços de avaliação imobiliária ou para vender produtos, é fundamental que o estabelecimento conheça o seu público e saiba o que e como fazer com que a sua divulgação seja eficaz.

Ao mesmo tempo, depois da venda, é essencial que a empresa saiba quais serão os próximos passos, principalmente no que diz respeito à fidelização de clientes e relacionamento com o público-alvo em geral. Nesse cenário surge a necessidade de fazer uma gestão de clientes, e o CRM pode ser a ferramenta perfeita para ajudar na tarefa.

O CRM é capaz de otimizar todo o funcionamento e a rotina da empresa no que diz respeito ao gerenciamento de relacionamentos, garantindo que nada passe despercebido no dia a dia da companhia. Por isso, siga na leitura desse conteúdo e saiba mais sobre o tema.

O que é um CRM?

Uma empresa de construção e reforma certamente possui uma lista extensa de clientes, principalmente se ela já atua no mercado há muitos anos. Isso significa que a quantidade de contatos dela pode ser imensurável.

Para gerenciar cada projeto aplicado por ela no passar dos anos, assim como cada pedido de orçamento e cada retorno de cliente em períodos posteriores, foi preciso implementar diferentes processos, para que todas essas informações não fossem perdidas.

No cenário atual, isso não é diferente. Seja para companhias novas ou para as mais antigas, as necessidades em relação à gestão de relacionamento com o cliente nunca deixam de surgir.

Para atender a essa demanda, surgiram os CRMs (Customer Relationship Management), que são sistemas devidamente preparados para oferecer um suporte completo em ações como:

  • Centralização de informações;
  • Antecipação de demandas;
  • Aproximação no relacionamento com os clientes;
  • Otimização de tempo;
  • Entre muitas outras.

Ao centralizar informações, o CRM contribui para que uma empresa de pintura, ou de qualquer outro segmento, tenha acesso simplificado e unificado a diferentes informações, tornando o atendimento ao público muito mais eficaz.

Além disso, por trazer vários dados importantes de compras anteriores realizadas pelo cliente, é possível prever quais serão as próximas demandas e antecipá-las, sabendo que está chegando o momento de receber um novo pedido. Até mesmo a aproximação no relacionamento com os clientes é aprimorada, justamente porque cada departamento do seu negócio pode ter acesso a informações para atender a um determinado consumidor.

Dessa forma, se ele já havia procurado o estabelecimento para solicitar uma cotação de aluguel de tendas para festas, mas não havia fechado o pedido, é possível refazer a oferta e dar continuidade ao processo, agilizando o trabalho e facilitando o relacionamento.

Por fim, vale mencionar que um CRM otimiza toda a rotina de uma empresa justamente porque organiza dados, reúne informações e permite o acesso dos diferentes departamentos de modo descomplicado.

Tipos de CRM

Para implementar um CRM no seu estabelecimento, é preciso conhecer os dois tipos principais que podem ser encontrados no mercado: o CRM local e o CRM na nuvem.

CRM local

O CRM local é aquele que fica hospedado no servidor da empresa, e todas as manutenções necessárias são sempre realizadas pela equipe de TI do estabelecimento. Ele é acessado de modo local, podendo ser compartilhado entre os departamentos da empresa com facilidade.

Entre as suas vantagens está o fato de que todo o controle do sistema é feito pelos profissionais da própria companhia, o que permite uma personalização e a aplicação de recursos especiais para o estabelecimento.

Mas há outros pontos que devem ser levados em consideração, como os custos iniciais de implementação e os de manutenção, a necessidade de ter uma equipe de TI para cuidar do CRM e a queda de energia elétrica que pode impedir o funcionamento do sistema.

CRM na nuvem

O CRM na nuvem funciona como um sistema virtual, de modo que é preciso acessar uma plataforma online para utilizar o programa. Por isso, ele depende de uma conexão ativa na internet.

Uma clínica de medicina do trabalho que queira apostar nesse tipo de CRM pode fornecer um login específico para cada profissional que usa o sistema nas suas tarefas diárias, o que permite o acesso de qualquer lugar onde ele esteja.

Os benefícios do CRM na nuvem são a acessibilidade em tempo integral, não possui custos de implementação e os preços de utilização são baixos, além de que a manutenção é de responsabilidade da plataforma.

Ao mesmo tempo, é preciso considerar que o sistema na nuvem não pode ser atualizado se não houver internet disponível. Porém, algumas plataformas oferecem a sincronização com dados offline assim que o dispositivo encontrar uma conexão.

Para entender qual é a melhor opção para uma fábrica de etiquetas adesivas, por exemplo, é preciso considerar as características individuais do negócio, de forma que o tipo de CRM ideal para o estabelecimento seja escolhido com assertividade.

O CRM aplicado ao marketing digital

Justamente por que o CRM é um sistema voltado para a gestão de relacionamento com os clientes, ele pode ser utilizado de maneira significativa também nas ações de marketing digital de qualquer tipo de estabelecimento ativo no mercado. Nesse sentido, ele pode ser aplicado para várias funcionalidades, permitindo um trabalho focado e eficiente, sendo importante para:

  • Criar uma cultura focada na experiência do cliente;
  • Mapear a jornada de compra e criar ações correspondentes;
  • Criar formas de aumentar a receita;
  • Utilizar como ferramenta de automação de marketing.

1. O CRM e a cultura focada no cliente

Se o CRM é utilizado com foco no relacionamento com os clientes, não é preciso dizer que o marketing digital também precisa ser, de maneira que a junção deles pode trazer bons resultados para empresas de alimentação e de vários outros segmentos. Ao se focar na experiência que o cliente pode ter com a sua marca, é possível tornar as estratégias de marketing mais eficientes, e o CRM pode ser uma ferramenta complementar nessas ações.

Além disso, como o sistema costuma ser usado por diversos departamentos, é possível dizer que a cultura focada no cliente se enraíza em toda a equipe, garantindo um trabalho unificado.

2. O CRM e a jornada de compra

Todo consumidor passa por uma jornada de compra até chegar no momento da decisão. Sendo assim, entender todo esse processo e saber como aplicá-lo com assertividade no marketing digital é essencial para o sucesso das suas campanhas.

Nesse sentido, uma escola infantil em São Paulo que utiliza o CRM para mapear a jornada dos seus clientes e para investir em ações correspondentes pode ter maior sucesso nessa tarefa, conquistando o público de forma mais simples e eficiente.

3. O CRM e o aumento da receita

Já que o CRM é um recurso que permite inserir e acompanhar informações específicas do seu público, ele se torna uma ferramenta interessante de planejamento e de aumento de receita. Isso porque quando se quer criar novas soluções para oferecer aos clientes é necessário conhecer bem o perfil das pessoas que compram no seu estabelecimento, conseguindo assim maiores resultados nesse processo com o auxílio do marketing digital.

Como o CRM já armazena uma série desses dados, o desenvolvimento de produtos se torna mais rápido e a divulgação mais direcionada, o que gera um aumento expressivo no faturamento de qualquer negócio.

4. O CRM e a automação de marketing

A automação de marketing é um recurso que ganha cada vez mais adeptos, uma vez que realiza ações indispensáveis de publicidade e ajuda na captação e conquista de novos clientes. Em geral, os CRMs podem ser usados para realizar algumas atividades de maneira automatizada, agilizando um processo de divulgação e diminuindo as demandas da equipe de marketing.

Por isso, esse pode ser mais um exemplo de como o CRM se aplica no uso do marketing digital, facilitando a rotina de diversas empresas.

Considerações finais

Tornar o dia a dia de um negócio mais ágil é essencial para que ele possa crescer e conquistar novos patamares. Para isso, a implementação de recursos pode ser fundamental, e o CRM é um deles.

Sendo assim, não deixe de investir nesse sistema que pode facilitar o seu relacionamento com os clientes ao mesmo tempo em que pode otimizar a gestão do marketing digital da sua empresa, garantindo bons retornos no curto, no médio e no longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.