Clipping: o que é e como aplicar em seu marketing

Diante de uma competitividade tão grande dentro do mercado, ter as estratégias de marketing nas operações é mais do que necessário para uma empresa conseguir se destacar entre as demais.

Independente do setor em que a empresa for atuar, o marketing deve ser aplicado para que os responsáveis saibam qual o posicionamento do seu negócio no segmento. No geral, o marketing digital pode proporcionar:

  • Aumento de lucro;
  • Mais visibilidade;
  • Corte de custos desnecessários;
  • Interação com o seu público.

O marketing também consegue fazer com que a sua empresa tenha uma imagem melhor diante do seu público-alvo e, além disso, coloca os empresários por dentro de qualquer tendência que venha a acontecer na área em que atua.

Na prática, saber das principais novidades sobre a área de uma empresa de manutenção de equipamentos de laboratório faz com que a organização saiba os meios que devem, posteriormente, serem aplicados para estar dentro dos novos padrões.

O clipping, por sua vez, é uma maneira de monitorar os negócios de uma empresa que também pode ser considerado como umas das premissas para executar esse acompanhamento de maneira eficiente.

O clipping também consegue dar um poder maior para os gestores na hora de analisar certos dados. Dependendo das informações levantadas, uma empresa de consultoria segurança contra incêndio, por exemplo, consegue conquistar mais espaço no seu mercado de atuação.

Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem o que é o clipping e consequentemente não sabem como ele pode funcionar dentro da rotina de uma empresa.

Por esse motivo, iremos inicialmente explicar o que é essa estratégia, e como ela deve ser aplicada em seu marketing.

O que é clipping?

De maneira resumida, o clipping é uma compilação de todas as notícias e matérias que envolvem o nome da sua marca. Portanto essa prática, quando aplicada por empresas de torre de resfriamento, naturalmente ambas aumentam o nível de concorrência entre si.

Ao coletar todas as informações, elas são convertidas em documentos e arquivos feitos através do monitoramento constante nos canais de comunicação. Esse acompanhamento é necessário para que você saiba o que estão dizendo sobre a sua empresa.

A sua origem vem do termo em inglês “clip”, que é usado para ações como cortar ou grampear. Uma empresa de ppp, por exemplo, já utiliza essa prática de cortar para levantar todos os dados relevantes sobre a postura de uma empresa.

Na prática, o clipping é basicamente cortar ou grampear, afinal, você estará usando “recortes” de jornais e juntando todas as partes relevantes para só então transformá-los em um arquivo, porém, de maneira online.

Felizmente, com a ascensão da internet, fazer esse tipo de prática ficou ainda mais simples, visto que antes era necessário comprar várias revistas para saber se estavam ou não falando da sua empresa.

Além de ser uma tarefa bem trabalhosa, as pessoas ainda permaneciam vidradas na televisão esperando por um momento em que a empresa de câmeras de segurança SP, por exemplo, seria citada para saber se a qualidade dos seus equipamentos estavam superando as expectativas do público.

O mesmo ocorre com a rádio, que originalmente foi o primeiro meio comunicacional que as pessoas realmente faziam questão de se entreter.

Atualmente o cenário é bem melhor, considerando que só através de alguns cliques o usuário já consegue saber se uma organização, como uma empresa de montagem mecânica pode, de fato, resolver o tipo de problema que vem passando.

Fazer esse tipo de mapeamento é extremamente importante para entender o que andam falando sobre a sua empresa na visão externa. Esse monitoramento também consegue ajudar para que o seu negócio não desenvolva nenhuma imagem negativa no mercado.

Veja se seus consumidores possuem em mente a imagem da sua empresa conectada com os valores que você pratica. Caso o contrário, você precisa ter agilidade para iniciar os monitoramentos e entender como a imagem negativa da sua organização se propagou.

Como o clipping ajuda na competitividade?

No momento em que você sabe sobre as coisas que as pessoas estão falando sobre a sua empresa, naturalmente terá uma lista de opções para contornar esse tipo de problema.

Mas além disso, estruturar um clipping de maneira correta pode dar outros tipos de vantagens sob a sua concorrência. A primeira delas é que o clipping pode proporcionar para o seu negócio o conhecimento necessário sobre o seu público.

Como já sabemos, a mídia ainda tem uma capacidade muito grande de formar a opinião das pessoas, porém, o avanço das redes sociais modificou um pouco o cenário.

Hoje em dia podemos observar facilmente opiniões relacionadas a uma empresa especializada em licenciamento ambiental. Essas mesmas opiniões irão ajudar os usuários a saber da procedência da organização.

Podemos observar que a mídia e as redes sociais se tornaram uma via de mão dupla, visto que, dentro de uma rede social, as pessoas têm total liberdade para expor suas opiniões e mostrar como foi a sua experiência de compra.

Por conta desse fato, os grandes veículos de imprensa passaram a monitorar diariamente as redes sociais para buscar algum comentário relacionado às organizações para que, posteriormente, se transformassem em alguma matéria. Através dessas matérias você terá em mãos informações valiosas sobre o comportamento e o perfil do seu público.

Além dessa vantagem, com a facilidade de criar clipping na era digital, você também terá informações importantíssimas sobre os seus concorrentes. Quando você se deparar com comentários positivos ou negativos sobre a concorrência, poderá tomar o próximo passo para melhorar a posição da sua empresa no mercado.

Muitas pessoas se perguntam sobre como se destacar no mercado quando seus principais concorrentes estão em crise. Além dessa dúvida, muitos também não sabem o que fazer para ganhar um destaque positivo da mesma forma que a concorrente vem ganhando.

As respostas para essas dúvidas estão todas no clipping das empresas do mesmo ramo que a sua. Portanto, se você atua como distribuidor de purificador de água, procure saber de outras distribuidoras que trabalham na mesma área que a sua.

Todavia, vale lembrar que a sua empresa deve permanecer com os mesmos valores que deseja transmitir para o cliente. Caso você se aproveite de maneira incorreta sobre o momento delicado da concorrência, essa ação pode se voltar contra você e ainda causar consequências difíceis de serem convertidas.

Como aplicar o clipping no seu negócio?

Até aqui já foi possível compreender o que é o clipping na prática e a importância que ele tem nas estratégias de uma empresa. Agora chegou o momento de saber quais as maneiras de aplicar em seu negócio.

1. Use palavras-chave

Muitas pessoas acham que as palavras-chave têm relevância somente para as estratégias de marketing de conteúdo, entretanto elas também são úteis para fazer o seu clipping.

Independente do ramo da sua empresa, ela precisa estar atenta nas principais redes sociais e a maneira com a qual o Google ranqueia seus conteúdos. A partir desses insights já podemos perceber quais são as principais palavras que você irá buscar.

2. Não esqueça dos veículos offline

Por mais que você tenha em mente que os veículos online tomaram boa parte do espaço da comunicação, esquecer das mídias offline pode ser considerado como um equívoco. Uma parte da população mundial ainda recorre a esses meios antigos para estarem por dentro sobre as novidades do mundo. Essa prática ficou ainda mais reforçada com as fake news.

Como uma das alternativas para ter acesso à informação verídica, essa parcela da população ainda permanece consumindo os veículos offline, portanto, não esqueça de monitorá-los.

3. Avalie as redes sociais

Quando falamos sobre não deixar de lado os veículos offline, não significa que os online não precisam de tanta atenção. Muito pelo contrário, os meios online, principalmente as redes sociais, merecem ter boa parte dos seus esforços de monitoramento.

Além de ser plataformas muito simples de encontrar assuntos pertinentes para a sua empresa, você ainda saberá como as pessoas andam falando sobre o seu negócio.

Nessa parte, as palavras-chave se tornam novamente importantes para que você possa encontrar as informações que pretendia achar.

4. Não ignore as notícias negativas

Não ignorar as notícias negativas é basicamente a mesma coisa que não ignorar críticas negativas. Na prática, transforme-as em informações estratégicas que serão usadas para melhorar a operação da sua empresa.

5. Faça relatórios

Por fim, os relatórios a serem feitos possuem uma grande relevância nesse processo, pelo fato de trazer consigo as menções sobre a sua empresa. Portanto, de nada adianta aplicar o clipping sem fazer os relatórios, visto que ele também pode diminuir as chances de você se deparar com notícias repetidas.

Seguir essas dicas com certeza vai fazer o seu negócio alavancar, esteja ele em qualquer nicho do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.