Boas dicas para uma boa gestão de seu marketing

Gestão de marketing serve para identificar as carências do seu público-alvo, propondo ações para suprir as necessidades

É comum que algumas pessoas associem a gestão de marketing, puramente, à divulgação de um produto ou serviço. Seja através de ações orgânicas (como a criação de conteúdos e estratégias de SEO) ou de ações pagas (como os anúncios patrocinados). No entanto, a gestão de marketing tem muito mais relação com o planejamento por trás dessas ações que explicam, inclusive, o porquê de se fazer determinadas escolhas.

Para isso, os objetivos, os indicadores e as metodologias precisam ser muito bem elaboradas, trazendo assim mais assertividade e resultados positivos para o seu negócio, seja ele um pet shop, uma loja virtual ou empresas de saúde ocupacional.

Ou seja, mais do que apenas ter um site ou estar presente nas redes sociais, é preciso também conectar o seu negócio ao público-alvo que você deseja atingir. E é justamente isso que faz uma boa e bem planejada gestão de marketing.

Quer entender melhor esse processo? Então, confira o nosso artigo!

Por que fazer essa gestão em seu negócio?

Como já explicamos, a gestão de marketing serve, basicamente, para identificar as dores e carências do seu público-alvo, propondo assim ações que possam suprir essas necessidades, promovendo sua marca e gerando valor desde a sua abertura de empresa. Isso porque o marketing digital não engloba apenas os seus clientes, mas também os seus stakeholders (fornecedores, colaboradores, parceiros, sócios e acionistas).

Logo, ao pensar em uma ação de marketing ou de vendas, você também deve considerar todos os envolvidos nessa ação, de modo a satisfazer todos os interesses. Imagine, por exemplo, que você tenha uma empresa de seguros de automóveis, além dos segurados, você também precisa manter boas relações com instituições e parceiros. De modo que o seu negócio tenha garantias, suporte, apoio e visibilidade.

Além disso, com o alinhamento correto, você irá conseguir atrair novos clientes e, ao mesmo tempo, fidelizar e encantar os antigos. Criando, inclusive, embaixadores para a sua marca (ou seja, pessoas físicas e jurídicas que indicam seu produto de forma espontânea).

Quais são os benefícios desse alinhamento?

Os benefícios de se fazer essa gestão são muitos, principalmente tendo em vista que sua empresa ficará mais organizada e pronta para enfrentar as fases do mercado. Entre as principais vantagens é possível citar:

  • Conhecimento profundo do mercado;
  • Fidelização e conquista de público interno e externo;
  • Aumento da produtividade e maior eficiência dos processos;
  • Mais resultados e garantias;
  • Riscos controlados;
  • Melhor aproveitamento das oportunidades;
  • Monitoramento e percepção da marca;
  • Mais conversão;
  • Melhor relacionamento com os clientes;
  • Maior aproveitamento das tendências de mercado.

Como realizar a gestão de marketing do meu negócio?

Toda ação, seja ela de marketing ou de vendas, deve ser baseada em um tripé, assim é possível obter melhores resultados, bem como uma ação com garantias. Os três elementos básicos são:

1. Segmentação bem elaborada

Isso significa que as pessoas a serem atingidas por essas ações devem ser separadas de acordo com algumas características específicas, que envolvem questões físicas e emocionais, como idade, renda, gênero, cidade, estilo de vida e profissão.

Se a sua empresa oferece, por exemplo, assessoria em serviços contábeis, o mais comum é imaginar que você precise atingir homens e mulheres dos 30 aos 40 anos, que sejam pequenos empreendedores e que morem nos grandes centros urbanos.

Além disso, ter uma segmentação definida te ajudará a atingir um grupo de pessoas mais propenso a responder positivamente às suas campanhas de marketing digital. Ou seja, só benefícios.

2. Público-alvo e persona

O segundo item do tripé, talvez, seja também o mais importante. Ele se refere ao público e a pessoa específica que você quer atingir. Isso porque o público-alvo oferece informações gerais do seu consumidor, por exemplo, fornecedores de matéria-prima para produtos de limpeza, entre 30 e 40 anos, que estão presentes nas redes sociais e têm uma renda média de R$ 20 mil.

Ou seja, ele apresenta uma definição mais ampla de um consumidor, mas que não se refere a uma pessoa específica e não fala sobre seus gostos e hábitos.

Já a persona traz informações mais específicas e individualizadas, como as do João, que é dono de uma empresa de matéria-prima, pós-graduado e que gosta de resultados.

Viu só? A persona é, basicamente, um personagem fictício, com informações específicas, além de gostos e hábitos, que seria, portanto, um consumidor ideal para o seu negócio.

Então, definir essas questões te ajudará a ser mais assertivo em suas abordagens.

3. Posicionamento da marca

O posicionamento de marca é como você quer ser lembrado e reconhecido pelos seus clientes. Isso é: como seus consumidores se sentirão a respeito da sua marca. Para isso, você precisa, primeiro, entender as necessidades e os desejos deles.

Depois, você deve focar em ações que ajudem a desenvolver sua imagem no mercado, tendo como objetivo diferenciar e destacar seu produto perante os concorrentes. E só depois, definir como você irá se posicionar dentro do seu segmento. Com isso em mãos, é hora de começar a tirar os planos do papel.

Dicas para fazer uma boa gestão de marketing

Depois de entender do que se trata a gestão de marketing, quais os benefícios oferecidos por essa estratégia, além do tripé básico de criação, com certeza, você está muito mais perto de adotar essa ideia.

Pensando nisso, separamos as melhores e mais importantes dicas no assunto, sendo elas:

Observe o mercado

Para fazer uma boa gestão de marketing, você deve conhecer profundamente seu mercado, fazendo pesquisas, analisando os concorrentes e coletando feedbacks. Afinal de contas, é com base nisso que suas estratégias serão traçadas e que você poderá definir melhor o seu público-alvo e a sua concorrência, premeditando os seus riscos, determinando os seus pontos fortes e antecipando todas as oportunidades do mercado.

Aliás, essa regra vale para empresas de qualquer porte e segmento, sejam eles lojas de bijuterias, empresa de equipamentos de academia ou escolas de dança. Quem conhece o seu mercado, se mantém sempre um passo à frente.

Defina suas metodologias

Bom, que a gestão de marketing é focada no consumidor, você já sabe. Como já falamos aqui, as suas metodologias também devem abordar e levar em consideração os stakeholders e, é claro, a sua concorrência.

Para isso, você deve conhecer muito bem as características, diferenciais e comportamentos de cada um. Assim, você conseguirá definir soluções estratégicas.

Se você tem uma clinica de RPG (focada em reeducação postural global), por exemplo, você deve se comunicar com o mercado de forma a ganhar a confiança dos seus pacientes e fornecedores, criando assim uma relação forte, duradoura e amigável.

Para isso, você pode criar conteúdos de valor em blog e redes sociais ou pensar em promoções que envolvam seus fornecedores e fidelizem também os seus pacientes. Além disso, a metodologia escolhida por você também vai influenciar, diretamente, na forma de tomar decisões e organizar sua equipe ou a sua rotina de trabalho.

No Agile Marketing, por exemplo, você precisará trabalhar com uma equipe pequena, mas que tenha bastante autonomia, faça reuniões diárias e abrace o projeto. Já na metodologia Waterfall (também chamada de cascata), as reuniões só são realizadas ao final de cada etapa, ou seja, nem todos participam diretamente do processo.

Vale ressaltar ainda que, neste caso, não existe certo e nem errado. Muito menos melhor ou pior. Tudo vai depender dos objetivos que você deseja alcançar.

Gestão de equipe e gestão de estrutura

Sem gestão, tudo vira uma bagunça. Não há metodologias, estratégias e nem objetivos a serem alcançados. Assim, todo o esforço e investimento acaba sendo em vão.

Mas ao fazer a gestão correta da sua equipe e da sua estrutura, tudo se tornará mais produtivo, otimizado e com valores reais. Isso porque seus objetivos de marketing estarão alinhados com os desejos dos seus colaboradores e os propósitos da sua marca.

Gerando, dessa forma, resultados efetivos e rentáveis para o seu negócio. Além disso, quem não gosta de trabalhar em um ambiente colaborativo e organizado, onde todas as demandas, prazos, metas e processos estão bem definidos?

Pode até parecer que não, mas isso determina o sucesso do seu negócio

Monitoramento de resultados

Mas como saber se o meu planejamento está sendo bem sucedido ou não? Bom, a resposta para isso é uma só: você precisa analisar os dados e mensurar os seus resultados, através de métricas e KPIs (uma sigla para Key Performance Indicator).

Para aqueles não sabem, as métricas são os números relativos ao negócio. Elas podem ser do tipo operacional, tática ou estratégica. Como a CAC (Custo de Aquisição de Clientes) ou a LTV (Lifetime Value ou, em português, Valor do Ciclo de Vida do Cliente).

Já os KPIs são indicadores que quantificam os seus resultados, por exemplo:

  • ROI (Return Of Investiment ou Retorno do Investimento);
  • Visitas orgânicas ao seu site;
  • Custo de aquisição por lead;
  • Taxas de conversão de visitantes para leads.

Mas atenção, você deve definir suas métricas ainda na fase de planejamento. Além de criar relatórios mensais ou semestrais que mostrem o seu progresso.

Se você tem uma empresa de confecção de uniformes, por exemplo, você pode fazer um balanço de quanto tem vendido através das suas ações na internet e o quanto tem vendido em ações boca a boca ou pela procura presencial dos consumidores.

Assim, ficará muito mais fácil ter um balanço das suas informações.

Depois disso tudo, acho que ficou claro que a gestão de marketing é a responsável por conversar e agradar todos os stakeholders, além de entender as necessidades de cada um, conhecer seus anseios e realizar ações para atendê-los.

E você, está esperando o que para dar um up no seu negócio?

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.