Boas dicas para fazer a descrição de produtos e serviços

A descrição de produtos e serviços é muito importante para aumentar as vendas de e-commerces e lojas virtuais. Porém, muitos empreendedores confundem esse trabalho com a criação de uma lista sobre os recursos e características da solução.

Na verdade, uma descrição bem elaborada estabelece a autoridade da marca, ajuda o consumidor a entender mais sobre a solução vendida e ainda colabora para as estratégias de SEO.

Em outras palavras, uma boa descrição faz com que mais pessoas encontrem o seu site e aumenta as chances de compras. Afinal de contas, o principal objetivo dela é atrair visitantes e convertê-los em clientes.

É por essa razão que as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) de um negócio, bom como as de conversão, devem trabalhar juntamente com descrições bem feitas, atraentes e persuasivas.

Inclusive, as lojas online dependem muito desse processo para vender seus produtos e serviços. Então, devemos olhar para a descrição como o argumento de vendas, ou seja, é como se ela fosse o seu vendedor.

Pensando nisso, nesse artigo vamos explicar a importância de uma boa descrição e dar dicas para elaborar esses textos. Pois bem, se você tem dúvidas sobre esse assunto, leia até o final.

A importância de uma boa descrição

Talvez você não saiba, mas uma boa descrição de produtos e serviços tem um papel muito importante. Isso porque ela influencia a decisão de compra e ainda colabora para as estratégias de otimização de páginas (SEO).

Quando pensamos sob o ponto de vista dos usuários, é uma forma de gerar confiança, visto que um texto completo e bem escrito transmite profissionalismo.

Também é um sinal de que a empresa, como um fabricante de peças para carretas, tem conhecimento e qualidade na área em que atua.

Ao descrever os produtos e serviços, a organização tem a oportunidade de se mostrar comprometida com tudo o que envolve seu negócio. Com isso, ela se posiciona como autoridade no assunto e consegue melhorar a rotina do cliente.

Não se esqueça de que a desconfiança é o que mais impede as vendas, portanto, nunca é demais caprichar para gerar credibilidade e, é claro, conseguir conquistar o público-alvo.

Além disso, é uma forma de ampliar o desejo de compra do consumidor. Lembre-se de que, pela internet, ele não pode sentir o produto fisicamente, o que faz da descrição uma ferramenta para responder dúvidas e aguçar a imaginação do comprador.

Em linhas gerais, as informações oferecidas devem ser aquelas que convençam uma pessoa a comprar. Então, ela deve realçar os benefícios e mostrar que a solução é capaz de atender às necessidades do consumidor.

E se o visitante não encontrar uma boa descrição, ele simplesmente pode desistir da compra. Outra situação que pode acontecer é sobrecarregar os canais de atendimento da marca com pessoas tentando obter mais informações.

Por falar nisso, para descrever bem os produtos e serviços que vende, um fabricante de peitoral para cães, por exemplo, pode consultar os e-mails com dúvidas que já recebeu de outros clientes.

Assim, o texto vai responder diretamente às principais dúvidas, eliminando objeções e instigando ainda mais o desejo de compra.

Saber falar sobre o que você vende também é importante para melhorar o SEO do seu site de vendas. Mesmo assim, essa estratégia de texto continua sendo subestimada por alguns empreendedores.

O fato é que, além de informar e influenciar os visitantes, as descrições podem contar com palavras-chave importantes que ajudam a aumentar o tráfego na plataforma e-commerce.

Lembre-se de que os mecanismos de busca, como o Google, não conseguem ler imagens, por isso, eles precisam dos textos para saber do que se trata determinada página.

Ao incluir o máximo de informações relevantes, os motores de busca vão mostrar suas descrições como resultados que estejam de acordo com a pesquisa.

Agora que você já sabe qual é a importância de uma boa descrição de produtos e serviços, no próximo tópico, vamos mostrar como fazer esses textos. Continue a leitura!

Como escrever boas descrições?

Como falamos, a descrição de produtos e serviços é o argumento que você tem para convencer o visitante a comprar qualquer tipo de solução, como um removedor de cera.

Sendo assim, é importante saber como escrever esse texto, para que o site de vendas tenha bons resultados. Então, entre as estratégias recomendadas para esse trabalho, estão:

Escrever para a persona

Antes de descrever um produto ou serviço, precisamos saber quem é a persona, para que assim o conteúdo seja interessante e convincente.

Por exemplo, uma loja online de maquiagem não precisa adotar um tom tão formal e sério quanto o de um fabricante de produtos hospitalares.

Ao utilizar a linguagem adequada, abordar as características dos produtos e serviços e falar sobre seus benefícios, fica mais fácil despertar o interesse e o desejo de compra do visitante.

Responder perguntas

Algumas perguntas são mais comuns, por exemplo, em relação à matéria-prima do produto. No caso de um guarda corpo em aço inox, essa informação é óbvia, ele é feito de aço, mas isso não acontece com toda mercadoria.

Por exemplo, no caso de um sofá, ele pode ser feito de vários materiais, então, é importante falar sobre todos os aspectos que podem se transformar em perguntas.

Para ser mais objetivo e completo, entre em contato com o fabricante e peça para ele enviar a ficha completa da mercadoria, e depois organize todas as informações para que elas não fiquem repetitivas.

Com relação aos serviços, tenha como base as perguntas mais frequentes e utilize-as para fazer a descrição.

Mostrar recursos e benefícios

Por exemplo, um fabricante de empacotadora automática sabe muito bem quais são os recursos e benefícios desse produto, e vai descrevê-los em seu site. O seu negócio precisa fazer a mesma coisa.

Deixe claro quais são os recursos da solução que você vende, como no caso das especificações e detalhes, além dos benefícios que ela vai trazer para a vida do consumidor.

É normal que os visitantes saibam um pouco mais sobre os recursos, visto que são eles que fazem as pessoas quererem comprar. Mas o toque final, o argumento que vai convencer de vez esse consumidor, são as vantagens da mercadoria.

Informar matéria-prima e medidas

Todo produto é feito de matéria-prima, aliás, alguns possuem mais de um tipo em sua composição. No caso de um tênis, cada parte pode ser feita de um material, por isso, se você vende sapatos, descreva cada parte dele, como:

  • Cabedal;
  • Palmilha;
  • Biqueira;
  • Cadarço;

Além de falar qual é a matéria-prima, é interessante abordar a origem dela. Por exemplo, alguns consumidores só compram produtos veganos.

As medidas também são importantes, por isso, uma loja online que vende porta de correr de alumínio precisa estar atenta a elas. Ao falar sobre as dimensões do produto, o cliente vai se sentir mais seguro na hora da compra.

É difícil, por exemplo, comprar cortina para quarto sem ter as medidas dela. Ninguém quer uma cortina que não cabe no espaço ou que fique muito pequena.

Quem vende roupas pode colocar uma tabela de medidas no site e ensinar os visitantes a tirar as medidas para comprar uma peça que vista bem.

Pesquisar palavras-chave

As palavras-chave ao longo do texto devem aparecer de forma natural, por isso, use uma ferramenta de pesquisa de termos, como o Google Keyword Planner.

Considere aquelas com alto volume de pesquisa e de cauda longa, visto que este último, apesar do baixo índice de busca, é mais fácil de ranquear.

Contar uma história

A descrição de um produto ou serviço, como vidros blindados, não precisa ser algo mecânico. Na verdade, o ideal é que o texto se conecte às emoções do visitante para estimulá-lo a comprar.

Para conseguir isso, conte uma história, descrevendo como seria ter a solução em mãos e de que modo ela se encaixa perfeitamente no dia a dia das pessoas.

Criar um título atrativo

Um título atrativo desperta a curiosidade do usuário, portanto, evite chamadas genéricas, mas sem oferecer muitos detalhes. Lembre-se de que as especificações devem ficar apenas na descrição em si.

Um bom exemplo de título seria “piso vinil (marca) marrom”, assim, a empresa conseguiu fornecer uma informação a mais, mas sem encher de detalhes que serão abordados na descrição.

Tenha em mente que o título é o primeiro contato que o consumidor terá com o seu site e ele vai aparecer nos resultados de busca também.

Conclusão

Vender pela internet é sinônimo de conhecer bem os produtos e serviços, para que assim você possa vendê-los. Se não souber do que se trata, fica difícil descrevê-los e usar os argumentos certos.

Nesse artigo, você compreendeu a importância desse trabalho e de que forma ele deve ser feito para aumentar as vendas do seu e-commerce e, claro, os seus lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

A descrição de produtos e serviços é muito importante para aumentar as vendas de e-commerces e lojas virtuais. Porém, muitos empreendedores confundem esse trabalho com a criação de uma lista sobre os recursos e características da solução.

Na verdade, uma descrição bem elaborada estabelece a autoridade da marca, ajuda o consumidor a entender mais sobre a solução vendida e ainda colabora para as estratégias de SEO.

Em outras palavras, uma boa descrição faz com que mais pessoas encontrem o seu site e aumenta as chances de compras. Afinal de contas, o principal objetivo dela é atrair visitantes e convertê-los em clientes.

É por essa razão que as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) de um negócio, bom como as de conversão, devem trabalhar juntamente com descrições bem feitas, atraentes e persuasivas.

Inclusive, as lojas online dependem muito desse processo para vender seus produtos e serviços. Então, devemos olhar para a descrição como o argumento de vendas, ou seja, é como se ela fosse o seu vendedor.

Pensando nisso, nesse artigo vamos explicar a importância de uma boa descrição e dar dicas para elaborar esses textos. Pois bem, se você tem dúvidas sobre esse assunto, leia até o final.

A importância de uma boa descrição

Talvez você não saiba, mas uma boa descrição de produtos e serviços tem um papel muito importante. Isso porque ela influencia a decisão de compra e ainda colabora para as estratégias de otimização de páginas (SEO).

Quando pensamos sob o ponto de vista dos usuários, é uma forma de gerar confiança, visto que um texto completo e bem escrito transmite profissionalismo.

Também é um sinal de que a empresa, como um fabricante de peças para carretas, tem conhecimento e qualidade na área em que atua.

Ao descrever os produtos e serviços, a organização tem a oportunidade de se mostrar comprometida com tudo o que envolve seu negócio. Com isso, ela se posiciona como autoridade no assunto e consegue melhorar a rotina do cliente.

Não se esqueça de que a desconfiança é o que mais impede as vendas, portanto, nunca é demais caprichar para gerar credibilidade e, é claro, conseguir conquistar o público-alvo.

Além disso, é uma forma de ampliar o desejo de compra do consumidor. Lembre-se de que, pela internet, ele não pode sentir o produto fisicamente, o que faz da descrição uma ferramenta para responder dúvidas e aguçar a imaginação do comprador.

Em linhas gerais, as informações oferecidas devem ser aquelas que convençam uma pessoa a comprar. Então, ela deve realçar os benefícios e mostrar que a solução é capaz de atender às necessidades do consumidor.

E se o visitante não encontrar uma boa descrição, ele simplesmente pode desistir da compra. Outra situação que pode acontecer é sobrecarregar os canais de atendimento da marca com pessoas tentando obter mais informações.

Por falar nisso, para descrever bem os produtos e serviços que vende, um fabricante de peitoral para cães, por exemplo, pode consultar os e-mails com dúvidas que já recebeu de outros clientes.

Assim, o texto vai responder diretamente às principais dúvidas, eliminando objeções e instigando ainda mais o desejo de compra.

Saber falar sobre o que você vende também é importante para melhorar o SEO do seu site de vendas. Mesmo assim, essa estratégia de texto continua sendo subestimada por alguns empreendedores.

O fato é que, além de informar e influenciar os visitantes, as descrições podem contar com palavras-chave importantes que ajudam a aumentar o tráfego na plataforma e-commerce.

Lembre-se de que os mecanismos de busca, como o Google, não conseguem ler imagens, por isso, eles precisam dos textos para saber do que se trata determinada página.

Ao incluir o máximo de informações relevantes, os motores de busca vão mostrar suas descrições como resultados que estejam de acordo com a pesquisa.

Agora que você já sabe qual é a importância de uma boa descrição de produtos e serviços, no próximo tópico, vamos mostrar como fazer esses textos. Continue a leitura!

Como escrever boas descrições?

Como falamos, a descrição de produtos e serviços é o argumento que você tem para convencer o visitante a comprar qualquer tipo de solução, como um removedor de cera.

Sendo assim, é importante saber como escrever esse texto, para que o site de vendas tenha bons resultados. Então, entre as estratégias recomendadas para esse trabalho, estão:

Escrever para a persona

Antes de descrever um produto ou serviço, precisamos saber quem é a persona, para que assim o conteúdo seja interessante e convincente.

Por exemplo, uma loja online de maquiagem não precisa adotar um tom tão formal e sério quanto o de um fabricante de produtos hospitalares.

Ao utilizar a linguagem adequada, abordar as características dos produtos e serviços e falar sobre seus benefícios, fica mais fácil despertar o interesse e o desejo de compra do visitante.

Responder perguntas

Algumas perguntas são mais comuns, por exemplo, em relação à matéria-prima do produto. No caso de um guarda corpo em aço inox, essa informação é óbvia, ele é feito de aço, mas isso não acontece com toda mercadoria.

Por exemplo, no caso de um sofá, ele pode ser feito de vários materiais, então, é importante falar sobre todos os aspectos que podem se transformar em perguntas.

Para ser mais objetivo e completo, entre em contato com o fabricante e peça para ele enviar a ficha completa da mercadoria, e depois organize todas as informações para que elas não fiquem repetitivas.

Com relação aos serviços, tenha como base as perguntas mais frequentes e utilize-as para fazer a descrição.

Mostrar recursos e benefícios

Por exemplo, um fabricante de empacotadora automática sabe muito bem quais são os recursos e benefícios desse produto, e vai descrevê-los em seu site. O seu negócio precisa fazer a mesma coisa.

Deixe claro quais são os recursos da solução que você vende, como no caso das especificações e detalhes, além dos benefícios que ela vai trazer para a vida do consumidor.

É normal que os visitantes saibam um pouco mais sobre os recursos, visto que são eles que fazem as pessoas quererem comprar. Mas o toque final, o argumento que vai convencer de vez esse consumidor, são as vantagens da mercadoria.

Informar matéria-prima e medidas

Todo produto é feito de matéria-prima, aliás, alguns possuem mais de um tipo em sua composição. No caso de um tênis, cada parte pode ser feita de um material, por isso, se você vende sapatos, descreva cada parte dele, como:

  • Cabedal;
  • Palmilha;
  • Biqueira;
  • Cadarço;
  • Solado.

Além de falar qual é a matéria-prima, é interessante abordar a origem dela. Por exemplo, alguns consumidores só compram produtos veganos.

As medidas também são importantes, por isso, uma loja online que vende porta de correr de alumínio precisa estar atenta a elas. Ao falar sobre as dimensões do produto, o cliente vai se sentir mais seguro na hora da compra.

É difícil, por exemplo, comprar cortina para quarto sem ter as medidas dela. Ninguém quer uma cortina que não cabe no espaço ou que fique muito pequena.

Quem vende roupas pode colocar uma tabela de medidas no site e ensinar os visitantes a tirar as medidas para comprar uma peça que vista bem.

Pesquisar palavras-chave

As palavras-chave ao longo do texto devem aparecer de forma natural, por isso, use uma ferramenta de pesquisa de termos, como o Google Keyword Planner.

Considere aquelas com alto volume de pesquisa e de cauda longa, visto que este último, apesar do baixo índice de busca, é mais fácil de ranquear.

Contar uma história

A descrição de um produto ou serviço, como vidros blindados, não precisa ser algo mecânico. Na verdade, o ideal é que o texto se conecte às emoções do visitante para estimulá-lo a comprar.

Para conseguir isso, conte uma história, descrevendo como seria ter a solução em mãos e de que modo ela se encaixa perfeitamente no dia a dia das pessoas.

Criar um título atrativo

Um título atrativo desperta a curiosidade do usuário, portanto, evite chamadas genéricas, mas sem oferecer muitos detalhes. Lembre-se de que as especificações devem ficar apenas na descrição em si.

Um bom exemplo de título seria “piso vinil (marca) marrom”, assim, a empresa conseguiu fornecer uma informação a mais, mas sem encher de detalhes que serão abordados na descrição.

Tenha em mente que o título é o primeiro contato que o consumidor terá com o seu site e ele vai aparecer nos resultados de busca também.

Conclusão

Vender pela internet é sinônimo de conhecer bem os produtos e serviços, para que assim você possa vendê-los. Se não souber do que se trata, fica difícil descrevê-los e usar os argumentos certos.

Nesse artigo, você compreendeu a importância desse trabalho e de que forma ele deve ser feito para aumentar as vendas do seu e-commerce e, claro, os seus lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.