Boa comunicação é essencial para relacionamentos saudáveis nos negócios

Um dos aspectos que tornam uma empresa bem estruturada, é desenvolver trabalhos através de uma comunicação eficiente o que, naturalmente, alimenta um bom relacionamento com os negócios e contribui com a eficiência das estratégias de marketing.É fato que, com a chegada da internet, muitas estratégias digitais vieram à tona. Com isso, a comunicação também sofreu várias alterações.

Por esse motivo, é interessante que as companhias comecem a adaptar a forma de falar, linguagem e os canais de disseminação. Exemplificando, esse processo de adaptação é essencial para que uma empresa especializada em trailer de camping saiba quais canais e linguagens conseguem ser mais eficientes para a lucratividade.

Hoje, a comunicação é vista não apenas como uma forma para posicionar uma empresa, mas também, pela necessidade de fazer esse posicionamento da maneira correta.

A partir do momento que uma empresa focada em desenvolver filtro multimídia, por exemplo, consegue ter um posicionamento mais favorável no mercado, consequentemente, haverá bons resultados para serem colhidos.

Como provavelmente já deve saber, para que uma empresa tenha, de fato, sucesso no mercado, é necessário que ela construa uma imagem sólida, além de se certificar que suas marcas estejam protegidas, e tudo isso, é possível através de uma comunicação empresarial.

Nesse artigo, vamos reunir todas as informações relevantes relacionadas à comunicação empresarial, reforçando, mais ainda, a importância dessa prática para contribuir com a saúde dos negócios e, sobretudo, os relacionamentos empresariais. Confira:

O que é comunicação empresarial?

Podemos entender a comunicação empresarial como um conjunto de esforços que uma empresa faz para falar com o público, e manter sua marca relevante e bem avaliada para que possa, publicamente, construir uma imagem positiva de seus negócios.

Nesse tipo de prática, as companhias costumam atuar de duas formas. A princípio, temos a forma ativa, quando elas precisam publicar campanhas, emitir comunicados e alcançar o público que, naturalmente, já fazem parte das suas estratégias de comunicação.

Em seguida, a segunda forma trata-se de uma vertente passiva, que, basicamente, trabalha no desenvolvimento da imagem da companhia, uma prática interessante, principalmente, quando temos um site de ponto de ancoragem nr 18, por exemplo, que busca se tornar referência na internet.

Essa vertente passiva, por sua vez, é um trabalho mais recorrente e contínuo, onde são envolvidos vários esforços para desenvolver o posicionamento de marca.

Nesse processo, é construído um tom de voz e, além disso, são escolhidos os canais de mídia onde a empresa manterá o contato com o público-alvo.

Vale pontuar que a interação com o público-alvo é uma prática capaz, até mesmo, de colocar uma empresa de conserto de exaustor, por exemplo, no topo do mercado.

Com o passar do tempo, esse trabalho foi se desenvolvendo através de vários métodos e práticas que sofreram, de certa forma, influência pelos canais disponíveis em cada recorte histórico.

Não é estranho refletir quando essas principais plataformas eram os veículos de comunicação mais tradicionais, como a TV, rádio e impresso.

É importante dizer também que a mídia impressa em outdoors e banners também tiveram seu impacto, dividindo espaço com outros recursos antigos, como a mala direta via correio.

De um modo geral, todas essas formas já foram, e ainda são utilizadas, por exemplo, por uma empresa de locação de lixadeira que busca ter uma imagem melhor no mercado.

Embora algumas estratégias, hoje, sejam vistas como ultrapassadas e antigas, realizar uma análise nelas é interessante para compreender como influenciaram a nova era, que por sua vez, é baseada no mundo digital.

Como a comunicação empresarial funciona?

Como já deve ter notado, a comunicação empresarial nada mais é do que um conjunto de procedimentos e técnicas adotadas por uma companhia, que são destinadas, principalmente, ao processo de transmissão de informações sobre os principais temas de uma companhia, como:

  • Desempenho;
  • Resultado;
  • Objetivos;
  • Metas;
  • Projetos;
  • Processos;
  • Normas;
  • Procedimentos;
  • Instruções de serviços.

Na maioria das vezes, a comunicação empresarial é uma prática fundamental para trabalhar a comunicação em cima desses temas que, inclusive, possuem total relevância devido ao fato de estarem ligadas, diretamente, com a saúde do negócio.

Em outras palavras, a comunicação empresarial é uma solução estratégica de gestão e, quando bem aproveitada, é capaz de garantir um funcionamento com integração, coesão e produtividade na empresa.

Por exemplo, quando uma loja virtual vende isolador pilar 15kv, já trabalha com comunicação empresarial, consequentemente, haverá mais chances de ter uma lucratividade maior, em vista dos dias em que a empresa não sabia da eficiência dessa prática.

É importante dizer que, um dos fatores que está relacionado ao sucesso de um negócio é a produtividade. Portanto, quando há uma produção saudável na empresa, consequentemente, haverá mais margem de lucratividade.

Então, podemos dizer que a comunicação possui potência suficiente para ser uma grande vantagem competitiva em relação a outras instituições, da mesma maneira que técnicas de SEO baseadas em pesquisas do tipo “elevador para cadeirante residencial preços” conseguem promover bons resultados.

Entretanto, ao mesmo tempo que a comunicação pode ser uma ferramenta estratégica, ela também pode se tornar um enorme problema a partir do momento em que ela não for bem trabalhada.

Dentro do escopo da comunicação empresarial, há diversos ramos de atuação como a comunicação interna, planejamento estratégico, assessoria de imprensa e relações públicas. Pois bem, mas quais são os tipos de comunicação empresarial?

Quais os tipos de comunicação empresarial?

Diante do processo de identificação da melhor maneira para comunicar uma informação, é necessário prestar atenção em alguns pontos que são cruciais para a tomada de decisões. O primeiro ponto  é a identificação do receptor da mensagem.

Da mesma maneira que existem diferentes públicos, naturalmente, há variados tipos de comunicação que, em alguns casos, são mais ou menos eficientes. Ou seja, o tipo de linguagem utilizada para pessoas que se interessam por serviço de corte a laser, provavelmente, não vai ser o ideal para a galera que gosta de videogame.

Logo em seguida, nos deparamos com outro ponto que é o local onde a transmissão da mensagem está sendo realizada. Trata-se de um requisito muito importante, justamente por contribuir com um alcance maior da informação.

Por último, temos a complexidade da mensagem, afinal, além da necessidade de alcançar o público desejado no canal correto, a linguagem textual, audiovisual ou sonora deve estar adequada para aquele público específico que se espera alcançar.

De uma forma geral, as principais maneiras para criar uma comunicação eficiente, é através das comunicações escrita e a verbal. Dentro do contexto empresarial, a primeira é, atualmente, a mais utilizada pelas empresas.

Contudo, existem diversas formas de aplicar a comunicação escrita, através, por exemplo, do e-mail institucional, jornal, mural, cartazes, agenda e redes sociais.

Por outro lado, temos a comunicação verbal que, por sua vez, é mais utilizada em palestras, reuniões e confraternizações. Ela, quando bem praticada, é capaz de facilitar a compreensão da mensagem passada.

Dito isso, agora que sabe o que é a comunicação empresarial e a maneira como ela funciona, vamos agora, entender quais são as principais vantagens promovidas por esse tipo de prática. Confira:

Quais as vantagens da comunicação empresarial?

Com o decorrer do artigo, é possível notar, em alguns momentos, quais são os benefícios que a comunicação empresarial é capaz de promover.

Contudo, as vantagens dessa prática vão muito além do que ter um relacionamento saudável. Abaixo, listamos os principais benefícios gerados por esse tipo de comunicação. Veja:

1. Contribui para um clima organizacional saudável

Para que uma empresa consiga reduzir a quantidade de problemas internos, uma das medidas interessantes é promover um clima organizacional saudável, onde todas as questões possam ser resolvidas de maneira eficiente.

2. Consolida a imagem da empresa

Através da comunicação, é possível consolidar a imagem da empresa no mercado, o que é essencial para manter os bons resultados.

3. Promove o diálogo

Para que a comunicação empresarial consiga funcionar de forma eficiente, é necessário que ela seja executada como uma via de mão dupla. Ou seja, é preciso saber ouvir e falar.

4. Fortalece a união da equipe

Através da comunicação empresarial, é possível promover uma união mais forte da equipe, onde todos os indivíduos estarão engajados com os objetivos da empresa.

5. Evite ruídos e fofocas

Por fim, temos uma vantagem que está ligada diretamente com o primeiro benefício, que é um clima organizacional saudável.

Para ter esse clima mais leve no trabalho, ruídos e fofocas não devem existir, e uma das maneiras mais eficientes para evitar esse tipo de problema, é implantando uma comunicação empresarial eficiente.

Conclusão

Nesse artigo, procuramos reunir todas as informações possíveis que possam reforçar a importância de praticar tanto a comunicação externa, quanto a interna. Afinal, ambas conseguem contribuir com a saúde da empresa.

É interessante dizer que esse tipo de prática já se mostrou, há muito tempo, eficiente. Um exemplo claro do sucesso dessa prática é, justamente, as empresas que trabalham na área de comunicação, como o Grupo Globo, que a possui  bem trabalhada tanto internamente, quanto externamente.

No mais, esse conteúdo tem a função de ser um material para que possa começar, de fato, a colocar em prática a comunicação empresarial no seu negócio, visto que já sabe como ela funciona e as vantagens que ela pode proporcionar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.