Como gerar mídia espontânea para seu negócio

A mídia espontânea é um conceito que muitas empresas buscam com afinco, uma vez que pode alavancar seu reconhecimento e aumentar a sua autoridade consideravelmente no mercado de negócios. Para que isso ocorra, muitos profissionais de marketing buscam esse tipo de ação para trabalhar com vendas, sejam de produtos de limpeza ou de display expositor.

A maioria das pessoas que estão no mercado de trabalho já ouviu falar pelo menos alguma coisa sobre o conceito de mídia espontânea, sobretudo aqueles que tem o desejo de empreender. Entretanto, ainda existe muita dúvida sobre como uma empresa pode aproveitar esse tipo de material e como divulgar melhor suas ações e sua estrutura, identificando se está pronta para esse tipo de material e para lidar com os resultados dessa ação.

Quanto mais você tem contato com sua audiência, mais reconhecimento sua empresa possui. Isso acaba sendo uma forma de aumentar seu engajamento e prospectar melhor no mercado, garantindo que você terá uma estrutura mais adequada para o trabalho.

Entretanto, esse processo não é rápido, e muitas vezes demanda atenção e trabalho da empresa para que você consiga ter uma estratégia que o ajude a alavancar sua empresa, com estratégias mais abrangentes.

O marketing é um processo trabalhoso, que deve ser estruturado com calma e muito planejamento para que você alcance resultados efetivos com esse tipo de ação na venda de pórtico para eventos SP.

Isso serve tanto para o marketing digital quanto para ações offline, que têm impacto direto na mídia tradicional. Existem diversas maneiras de captar novos clientes e atrair a atenção dos consumidores, gerando assim muito mais oportunidades para sua empresa.

Por isso, algumas pessoas acreditam que a mídia espontânea não tem uma relação direta com o marketing, embora esse conceito seja errado.

É considerada mídia espontânea ou earned media qualquer participação de sua empresa em um veículo de comunicação sem que você precise pagar pelo espaço, gerando assim uma publicidade gratuita para o aluguel de cabine fotográfica, por exemplo.

Existem diversas maneiras de conquistar esse tipo de mídia, que pode ser:

  • Notícias;
  • Reportagens;
  • Comentários em uma coluna;
  • Conteúdo audiovisual.

Existem alguns segredos para que você seja capaz de conquistar esse tipo de ação, e por isso é importante que você saiba trabalhar suas possibilidades para conquistar um posicionamento mais adequado para sua empresa.

O que é a mídia espontânea?

Para trabalhar com efetividade esse conceito, é preciso que haja um entendimento por completo de todas as possibilidades que esse material pode criar. Sempre que um veículo de comunicação divulga sua marca de forma gratuita, você consegue mídia espontânea.

Entretanto, existem diversas formas de surgir na mídia, e nem todas são benéficas.

É preciso que você identifique como realizar para garantir mais mídia espontânea, que se caracteriza pela ausência de recompensa pela divulgação da sua empresa de brindes personalizados.

Normalmente, para conseguir um feito desses é preciso realizar alguma ação que tenha um impacto direto na sociedade ou para um segmento específico, que seja relevante o suficiente para que se façam menções sobre esse tipo de conteúdo.

Além disso, quando você cria um conceito de autoridade em cima da sua marca, e apresenta a figura do dono da empresa como referência no nicho em que ele atua, pode acontecer a geração de mídia espontânea através de uma entrevista ou debate em que esta pessoa está inserida.

Nesse caso, é importante que você saiba trabalhar corretamente com suas ações, garantindo muito mais sucesso para seu empreendimento, uma vez que ele terá uma ampliação considerável em sua visibilidade.

Esse é apenas mais um dos benefícios desse formato de divulgação. Através da mídia espontânea, é possível criar um conceito mais amplo para sua utilização, garantindo mais sucesso em sua atividade e aumentando o reconhecimento da sua empresa.

Como conquistar mídia espontânea?

Entender como você pode aumentar seu potencial ao trabalhar diretamente com esse tipo de conceito é muito importante para que você trabalhe com mais efetividade em suas ações.

É importante que esse tipo de recurso seja pensado para sua estrutura, garantindo muito mais tempo para que você possa trabalhar junto a mecanismos de comunicação para conseguir esse tipo de sucesso com mais assertividade.

Por isso, é importante que você consiga trabalhar de maneira efetiva junto aos instrumentos de divulgação, criando parcerias duradouras de material promocional de empresas e apresentando-se como autoridade no nicho em que costuma atuar.

Assessoria de imprensa

O principal auxiliar para você atingir esses objetivos é ter um profissional que saiba lidar com a mídia, que seja bem comunicativo e consiga vender sua proposta para garantir assim mídia espontânea. O assessor de imprensa é o responsável por ser uma ponte entre a imprensa e seu veículo, conquistando uma relação mais próxima, tornando o caminho da mídia espontânea mais aberto.

É o papel do assessor apresentar para os jornais e outras mídias a importância de mencionar sua empresa, servindo como um porta-voz da marca e tentando atrair o interesse desse tipo de comunicação.

Normalmente, o assessor de imprensa trabalha com o conteúdo chamado press release. Ele nada mais é do que um comunicado, muitas vezes uma matéria completa redigida e estruturada com os contatos corretos.

Esse conteúdo então é espalhado para várias fontes de mídia, digitais e físicas, enquanto o assessor comunica-se com estes locais para tentar conseguir a publicação nas ferramentas corretas, aumentando assim seu potencial.

Por isso, um profissional de assessoria de imprensa normalmente é uma pessoa muito comunicativa, que possui companheiros de trabalho nestes setores para ter uma abertura de diálogo sobre brindes personalizados para feiras.

Ele então acaba se tornando uma peça-chave para que sua divulgação consiga alcançar mais veículos e por consequência aumentar a quantidade de oportunidades que você tem à disposição.

Chamando a atenção do público

Nenhuma empresa que tenta controlar a mídia em que aparece tem chances de sucesso. No mercado atual é preciso de exposição e contato, principalmente quando você lida com a opinião pública.

Por isso, aparecer em veículos de comunicação é uma excelente maneira de ganhar mais destaque para sua empresa, conquistando uma estrutura de qualidade e muito mais efetiva para suas ações.

Esse tipo de trabalho é fundamental para que você trabalhe de maneira mais completa, conquistando uma estrutura de divulgação maior e mais ampla em termos de público-alvo para seus totens de autoatendimento.

Ao longo do ano, você pode identificar momentos específicos para realizar ações que chamem atenção. Se você tiver alguma atividade sazonal, esse pode ser o momento certo para trabalhar esse recurso.

Além disso, algumas empresas aproveitam-se de seu posicionamento para manter um destaque maior. Vivemos em um mundo altamente polarizado, e a comunicação nessa questão é muito importante para que você determine suas posições.

Questões ambientais e de solidariedade costumam chamar bastante atenção nesse quesito, garantindo uma visibilidade muito maior na mídia e atraindo o interesse de veículos de comunicação, uma vez que se trata de um assunto que está em alta no momento.

Construção de credibilidade

Outro ponto fundamental para sua marca é ter credibilidade no mercado. Para conquistar a mídia espontânea, é preciso que você saiba lidar com esse tipo de ação e ampliar consideravelmente sua credibilidade.

Uma empresa cuja credibilidade é minada pode ter uma série de problemas, algumas vezes levando-a até mesmo ao fechamento. Por conta disso, é importante que você saiba trabalhar com efetividade para atingir resultados positivos para suas ações.

Ao apresentar conteúdo relevante, ser comunicativo e ter um espaço maior para sua divulgação de um desenvolvimento de software sob medida, as pessoas começam a levar em conta a opinião de seus profissionais como referências na área em que atuam.

Isso acontece de maneira natural, quanto mais pessoas confiarem no seu trabalho, maior será a chance de sua autoridade no mercado crescer.

Diante disso, é importante que você saiba fazer ações que ajudem a conquistar esse tipo de potencial.

A produção de material relevante de seu nicho de atuação pode ser uma das mais importantes ferramentas para divulgar efetivamente sua empresa. Esse tipo de ação ajuda a ampliar o reconhecimento de sua marca.

Quando você consegue conquistar esse espaço no mercado, os meios de comunicação naturalmente começarão a procurá-lo para insights sobre a área em que você atua.

Considerações finais

A mídia espontânea é um recurso muito importante, que pode ser conquistado com ações que são benéficas para sua empresa mesmo que este tipo de recompensa não estivesse em jogo, como a credibilidade e a coerência.

Transformar sua marca em protagonista é um passo fundamental para atrair o interesse de outras mídias, uma vez que você próprio estará trabalhando na criação de uma reputação de qualidade para sua empresa.

Dessa forma, você toma as rédeas da situação e consegue trabalhar para converter mais publicidade de maneira espontânea para a sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.