As compras por impulso são uma ótima estratégia para as empresas. Afinal, quando o cliente passa por isso, ele acaba comprando mais pelo sentimento que estava tendo no momento que acessou o site, do que usando a lógica e a razão.
Por esse motivo, é importante pensar em como você pode conquistar esse modelo de negócio para suas ações. Embora o consumidor seja único, esse estilo de compra está bastante presente, garantindo um bom resultado para vender, por exemplo, acessórios pet atacado.
A maioria das pessoas, pelo menos uma vez na vida, já fez uma compra por impulso. Mesmo os mais controlados dos consumidores, em algum momento acabam pensando nesse tipo de compra, ainda que de forma mais modesta.
Uma barra de chocolates, um pacote de bolachas ou uma revista que você viu na fila para o pagamento de um caixa no mercado. Todos esses elementos são opções de compras por impulso, e a maioria das pessoas acaba fazendo isso.
Vale lembrar que a compra impulsiva não tem relação com sua renda. Ou seja, tanto alguém com um alto poder aquisitivo quanto uma pessoa de renda mais baixa, podem se interessar por, por exemplo, um desinfetante bactericida.
Inclusive, com a transformação digital alterando a forma com a qual as pessoas negociam, é muito importante saber como aplicar esse conceito. Os avanços tecnológicos constantes, sobretudo com relação à internet móvel, têm tornado o perfil de clientes mais exigente.
Em uma loja física, é mais fácil trabalhar o cliente de maneira mais reativa, apresentando produtos interessantes no momento de fechar a compra para conseguir uma taxa de conversão mais adequada para a empresa.
Entretanto, isso não significa que o mercado digital está impossibilitado de trabalhar esse tipo de venda com, por exemplo, produtos de limpeza atacado ou qualquer outro item disponível no mercado.
Pelo contrário, os compradores de impulso podem ser muito mais fáceis de encontrar que outros modelos de clientes, mas para isso você precisa de algumas ações, como:
- Posicionamento de marca;
- Produtos de qualidade;
- Campanhas de marketing chamativas;
- Facilidades para a compra digital.
Dessa forma, seu site estará muito melhor preparado para lidar com esse tipo de situação, e você conseguirá garantir resultados cada vez mais satisfatórios para sua empresa como um todo.
Esse tipo de ação é fundamental para que você consiga ter mais qualidade e tranquilidade para trabalhar com mais afinco no processo de encontrar o momento certo para explorar estes recursos de venda de, por exemplo, cesta de alimentos.
Como é um consumidor impulsivo?
Para conseguir aumentar consideravelmente seu potencial de vendas, é preciso saber trabalhá-lo. Por isso, é importante que você consiga conquistar uma estrutura mais adequada para conseguir trabalhar com qualidade.
O primeiro ponto é entender seu consumidor. Existem algumas características importantes que tornam um consumidor impulsivo, e você deve entender esse perfil para conseguir um planejamento estratégico mais adequado.
O primeiro elemento que se destaca entre compradores impulsivos é a idade. As gerações mais jovens estão mais propensas a fazer esse tipo de transação, principalmente aqueles abaixo dos vinte e cinco anos de idade.
Existem alguns traços de personalidade e psicologia que são muito relevantes para você conseguir trabalhar com qualidade suas ações.
Por isso é importante ter em mente esse tipo de estrutura para conseguir trabalhar com as vendas impulsivas de, por exemplo, camisetas bordadas, assim como de diversos outros itens disponíveis.
De acordo com Bryan e Jeffrey Eisenberg, ambos especialistas em marketing, os consumidores podem ser divididos em quatro grandes categorias de personalidade: competitivo, metódico, humanista e espontâneo.
Os compradores impulsivos estão na última categoria, uma vez que estão mais dispostos a responder a uma sugestão gerada pela empresa, assumir riscos inesperados e outras ações. Todas essas atitudes, entretanto, têm uma razão.
Os estudos na área apresentam as compras impulsivas como uma forma de gratificação. Ela pode ter diversas ações, desde se presentear por ter passado por uma situação difícil até a aprovação de outras pessoas.
Um dos pontos importantes para se atentar com relação à compra por impulso é a falta de consideração pelas consequências desse tipo de gasto, seja na compra de um papel para sublimação ou de outro item.
O consumidor está indo procurar um determinado produto ou serviço porque o deseja muito, sem se preocupar com outros elementos.
Por isso, mesmo produtos ou serviços que extrapolem o orçamento da pessoa, podem acabar sendo adquiridos em um momento impulsivo. A quantidade de ações que você precisa fazer para conseguir deixar seus consumidores suscetíveis depende de cada caso.
Isso porque essas características são inerentes do ser humano, e cabe ao setor de marketing da empresa conseguir encontrar maneiras de explorar com qualidade esse tipo de ação.
Ao fazer esse tipo de atividade, qualquer pessoa pode se tornar um cliente impulsivo de, por exemplo, caneca de acrílico personalizada ou outro elemento do mercado.
Como conquistar mais clientes por impulso?
Ainda que cada caso seja único, é importante saber como lidar com alguns elementos importantes que podem ser fundamentais para você conseguir trabalhar o conceito da venda por impulso.
Cada ação que você fizer, deve ter uma série de ações para conseguir mais qualidade nesse tipo de atividade. Pois bem, entre os pontos principais são:
Saiba que produto ofertar
Existem alguns detalhes importantes para você conseguir ofertar para clientes impulsivos. A ideia é que sejam produtos de alta margem de lucro e que tenham uma boa aceitação para conseguir vender melhor.
O primeiro passo para conseguir identificar esse tipo de produto é saber com quem você está lidando. Ao identificar seu público de maneira correta, você consegue compreender melhor que tipo de item deve ser colocado em exposição.
Dessa maneira, acaba conseguindo apresentar um produto de mais qualidade ou necessidade de seus consumidores, conquistando muito mais qualidade para conseguir ofertar itens que talvez não fossem comprados de outros modelos.
Trabalhe com o medo de perda
Uma das melhores maneiras de trabalhar de forma efetiva esse tipo de recurso é trabalhando o medo de perder.
Quando você cria uma promoção por tempo limitado ou anuncia que está com as últimas novidades de um item em particular, como bolsas promocionais, acaba gerando uma sensação de urgência.
Seus consumidores terão receio de não conseguir comprar em uma próxima oportunidade, o que os fará comprar de maneira impulsiva, sem se preocupar com outros detalhes que poderiam acabar fazendo com que eles mudassem de ideia.
Saiba posicionar seus itens
Um dos pontos essenciais para aumentar seu potencial de vendas por impulso é saber como colocá-los em seu site. Esse tipo de ação é muito importante para conseguir trabalhar melhor suas vendas.
Assim como o posicionamento em uma loja física é muito importante para conseguir vender com qualidade, você precisa saber como utilizar estes recursos com mais qualidade para ter todo o potencial de engajamento em suas mãos.
A segmentação é fundamental em um site para conseguir vender mais e melhor. Esse tipo de ação garante que você conseguirá aumentar consideravelmente suas vendas. Para isso, é preciso ter um controle mais adequado de suas transações.
Quando você consegue identificar o comportamento de seus seguidores, é mais fácil saber onde posicionar em seu site as possíveis estruturas de vendas. O ideal é apresentar posições de destaque em sua página inicial para conseguir obter o máximo de vendas.
Quando você faz o cliente pesquisar, isso tira o propósito de comprar impulsivamente. Por isso, é importante que este item esteja em fácil acesso assim que ele chegar perto de seu site. Dessa forma, você garante resultados muito mais satisfatórios.
Além disso, é possível utilizar páginas antes do pagamento para conseguir efetivar ainda mais vendas para conseguir resultados satisfatórios.
Torne o processo mais simples
Quando um consumidor está iniciando uma compra por impulso, é ideal que ele não tenha muito tempo para mudar de ideia. Nesse caso, é preciso simplificar o máximo possível o processo, para garantir resultados mais satisfatórios e adequados para sua empresa.
Para processos digitais, o ideal é tornar esse processo de cadastro e vendas o mais rápido possível, sem que o consumidor precise de várias telas diferentes e possibilidades de cadastro.
Por isso, é importante saber lidar com as compras online da melhor maneira possível, para conseguir trabalhar com qualidade esse tipo de estrutura de vendas.
Considerações finais
A venda por impulso é uma importante ferramenta para conseguir conquistar resultados mais satisfatórios em sua empresa. Esse tipo de venda aumenta muito suas oportunidades, conquistando uma estrutura muito melhor para conseguir aproveitar sua companhia.
Quanto mais você lidar com esse tipo de ação, mais chances de aumentar consideravelmente suas vendas você terá, alcançando assim um potencial maior para conversões de vendas.
No mundo digital existem diversos detalhes que precisam ser aplicados para conseguir os melhores resultados possíveis, por isso é importante pensar em como trabalhar com estes recursos de maneira mais adequada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.