Como fazer um bom marketing de performance

 

O marketing de performance pode ser considerado a mais potente ação da atualidade dentro da área. É por meio dele que tanto investimentos em mídias quanto as próprias ações de comunicação são analisadas profundamente, sempre buscando acertos.

Mas para que de fato possa ser concretizado com sua máxima funcionalidade, fica a cargo dos profissionais envolvidos desenvolverem as funções cabíveis de constantes verificações.

Por exemplo, é utilizando essa estratégia que um grupo de empresas de contabilidade em SP conseguem entender quais pontos do engajamento em suas redes sociais estão sendo válidos ou não, entendendo onde é preciso ajustar conteúdos ou implementar anúncios.

No artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre como colocar em prática o foco na performance, entendendo seus principais pontos de análise e suas vantagens.

Marketing de performance e seus pontos de análise

O marketing de performance, como o próprio nome sugere, pratica uma profunda análise em pontos de ação referentes às mídias onde empresas investem, sempre com foco de melhorar os resultados e fazer valer o dinheiro investido pelas empresas no marketing.

Para começarmos a entender mais sobre isso, é importante sabermos o quão importante são as mídias digitais nos dias de hoje, desde as redes sociais até os anúncios pagos.

A comunicação que uma empresa desenvolve para chegar em seu cliente deve ser devidamente pensada para o seu público-alvo, incorporando as melhores práticas que devolvem, em um tempo determinado, resultados, como vendas e autoridade de marca.

Dentro disso, podemos entender que um dos principais fundamentos para iniciar uma conexão com o público é por meio de ferramentas digitais, como as redes sociais.

Ali, uma empresa de manutenção de geradores SP começa a construir um relacionamento com a audiência, sempre trazendo conteúdos e informações que possam ser relevantes para que um interesse por aquela marca surja, direcionando a uma compra.

E todo e qualquer esforço da empresa deve ser bem acompanhado, para que haja um entendimento sobre o que está dando certo ou não, para que ocorra uma boa comunicação.

E é aí que começa o trabalho do analista de performance, entendendo se as estratégias da empresa estão provocando resultados esperados, levando em consideração pontos importantes como o engajamento do público, que são maneiras de interação.

Sobre elas, podemos pontuar:

  • Comentários;
  • Curtidas;
  • Compartilhamentos;
  • Impressões;
  • Entre outros fatores.

Essas são as principais formas, disponibilizadas pelas próprias redes de contato, para saber o quanto uma empresa de buffet self service quente e frio está obtendo sucesso.

Caso algo esteja errado nesse local de análise, é preciso que a empresa, por meio de sua equipe de marketing, trabalhe melhorias, sejam de posicionamento ou até mesmo um retrabalho em questões visuais de linguagem com sua comunidade.

Outro ponto de importância dentro do marketing de performance é a compreensão sobre a obtenção de leads, potenciais clientes que a empresa pode ter, que geralmente são captados a partir de ações propostas pelo negócio, que podem ser variadas.

Um bom exemplo disso, sendo um dos mais comuns em relação à obtenção de leads, é por meio de um download de materiais disponibilizados pela empresa que interessam o usuário.

Se o número de obtenção de leads está baixo, algo pode estar apontando para um erro, ou até mesmo uma má estratégia feita pela empresa. Logo, começa a ser verificada pelos profissionais de performance, para que de fato esse número possa ser melhorado.

A mídia paga também é uma das principais preocupações de um analista de performance, podendo ser vista como a principal, porque é nesse contexto que ocorrem os investimentos.

Por exemplo, filiais de transportadoras em SP que trabalham anúncios voltados ao reconhecimento da marca e interesse de compra, podem ter excelentes resultados depois de uma profunda análise, onde novas formas de interação foram sendo montadas.

Por meio disso, é possível ver onde está acontecendo um bom investimento ou até mesmo um mal, trabalhando para que o dinheiro que o negócio está investindo não seja em vão.

Por fim, outro ponto de verificação constante da performance são os números de vendas que a empresa de fato consegue concretizar, geralmente atrelados a um investimento prévio, em conteúdos produzidos, comunicações e até estratégias de mídia paga.

Qualquer esforço que a empresa esteja fazendo deve ser compensado com um resultado a altura, e é trabalho do marketing de performance entender erros e buscar soluções, que levam ao crescimento de fornecedores de produtos para pet shop, por exemplo.

Quais as vantagens dessa estratégia?

As principais vantagens em investir nesse tipo de marketing estão praticamente alinhadas com as vendas que a empresa consegue, como pudemos ver com mais detalhes no tópico anterior.

Sobre esses resultados, podemos ver que, com o acompanhamento constante de ações e seus desdobramentos, como um anúncio pago de uma empresa de calibração, é possível entender quando algo está errado, e consertar esse problema em tempo recorde.

Caso um acompanhamento de performance não acontecesse, seria bem provável que a empresa continuasse investindo em ações de comunicação e pagando altas taxas de mídias pagas, sem que ela tivesse nenhuma venda a mais, depois de todo esse trabalho.

Além disso, existe uma força muito maior para que resultados sejam atingidos mais rapidamente, afinal, o acompanhamento das respostas da empresa são em tempo real.

Com isso, a empresa consegue obter uma maior versatilidade, adequando-se às variações de engajamentos com o público ou resultados de ações pagas, tal como se um erro pudesse ser rapidamente transformado em acerto, sem que ninguém pudesse notar.

Assim, podemos ver que além de essencial para entender quando um investimento está sendo interessante ou não, o marketing de performance também atua colocando mudanças importantes a todo instante, não deixando que erros persistam.

Como começar a implementar o marketing de performance?

Agora que você entendeu claramente o que é quais são os pontos de análise dentro do marketing de performance, sabendo ainda quais seus benefícios para empresas de transporte de carga, por exemplo, vamos entender como de fato colocar essas ações em prática.

Saiba mais nos tópicos a seguir:

1.   Tenha sempre em mente um objetivo

Ao começar uma estratégia de marketing de performance é importante ter em mente o que é a prioridade da sua empresa naquele momento, como vendas maiores, engajamento na internet, reconhecimento diante de concorrentes online, entre outras possibilidades.

A compreensão primeira desse ponto vai trazer um foco certo para você e sua equipe, podendo direcionar as ações futuras que sua empresa fará para chegar ao propósito.

2.   Delimite metas para que sejam cumpridas

Agora que você já sabe por qual caminho deseja seguir para obter os resultados que sua empresa de oficina de direção hidráulica, por exemplo, precisa, trace então as metas a alcançar.

É nesse ponto que surgem as principais formas de análise de um profissional de performance, fazendo então o entendimento do que deve ou não ser um resultado satisfatório para sua empresa dentro do contexto em que estão trabalhando.

3.   Faça um amplo conhecimento sobre as comunicações

Quando falamos sobre marketing de performance, é importante que você entenda que as ações a serem tomadas serão em meio às principais maneiras de comunicação, geralmente por meio de verificação e gerenciamento de estratégias online, focando nas redes sociais.

Para isso, é mais do necessário que você tenha um amplo conhecimento sobre como está se posicionando online, quais as formas de interação e quais as métricas conquistadas.

4.   Trace uma definição palpável sobre o seu orçamento

Para qualquer tipo de ação dentro do marketing de performance, existe a verificação sobre os investimentos tomados, quanto a isso, é importante traçar limites, em um orçamento.

Isso vai ajudar você e sua equipe a tomarem decisões de acordo com o máximo possível a ser investido, e também na forma de trazer os resultados baseados nessa definição, vendo, por exemplo, quando o pagamento de mídia online está dando certo ou saindo mais caro.

5.   Tenha o costume de analisar dados constantemente

Se o seu foco é a performance, a análise de dados se torna mais do que essencial para que haja, primeiramente, um acompanhamento certo das ações investidas, além de uma medida quando algo sai do controle, transformando-se em um alerta para a empresa.

Por isso, é importante sempre ter em mãos análises de métricas, resultados e até mesmo número de vendas que a empresa conquistou.

Considerações finais

Com o marketing de performance, sua empresa pode ter acesso a resultados praticamente guiados por análises, que mostram o desempenho de ações investidas, como mídias pagas e conteúdos para as redes sociais, verificando quando é possível induzir uma melhora.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.