Endomarketing é uma estratégia também conhecida como marketing interno, e tem como missão desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Assim, são criadas campanhas de satisfação, programas de bem-estar, disponibilização de benefícios aos trabalhadores por meio de políticas internas e a garantia de um ambiente confortável e agradável para todos.
É dessa forma que a companhia conquista colaboradores mais engajados e comprometidos com seu crescimento. Isso porque os gestores conseguem liderar melhor as equipes, diminuindo o turnover e a rotatividade dentro da empresa.
É comum vermos as organizações preocupadas com o público externo, ou seja, seus clientes. Mas e quanto ao público interno? Não é necessário investir neles para que os resultados da corporação também melhorem?
A base de qualquer companhia é o seu corpo de funcionários. São eles que executam as tarefas que chegam ao produto ou serviço oferecido aos clientes. Então, quanto mais motivados, mais a empresa garante a satisfação dos consumidores.
Melhorar a imagem da organização entre os colaboradores também é importante, sendo possível fazer isso com o endomarketing. Então, nesse artigo, vamos explicar o seu conceito, mostrar os pontos positivos e quais são suas melhores ações. Confira!
O que é endomarketing?
Endomarketing é um conjunto de estratégias internas de uma empresa. Também conhecido como marketing interno, são ações que ajudam a criar um bom ambiente profissional.
O termo foi utilizado pela primeira vez em 1975, no Brasil, por Saul Bekin, que como gerente de uma grande corporação, percebeu que era necessário criar maneiras de integrar o corpo de colaboradores.
Hoje em dia, desde um escritório de contabilidade e consultoria até os mais variados tipos de organizações buscam implementar essa estratégia. Ela não se limita apenas a aprimorar a comunicação entre os funcionários, mas envolvê-los em tudo o que possa alcançar melhores resultados.
Quando esse marketing é bem elaborado, traz resultados significativos, chegando a tornar a empresa uma referência naquilo que faz, construindo uma boa reputação perante os profissionais que trabalham nela.
O funcionamento dessa estratégia depende da integração entre as equipes de marketing e RH. Esse último é um setor estratégico que mantém contato contínuo com os colaboradores, então, tem uma visão ampla dos problemas.
Assim, junto à equipe de marketing, consegue definir soluções para todos eles. Porém, eles também entendem a diferença entre marketing interno e comunicação interna.
Na verdade, a comunicação interna e o endomarketing se complementam, mas a comunicação envolve apenas processos para aprimorá-la, por meio de canais oficiais, como:
- Intranet;
- Murais;
- E-mail corporativo;
- Circulares;
- Jornal corporativo.
O endomarketing de um fornecedor de papel toalha e higiênico, por sua vez, diz respeito ao incentivo e interação entre os colaboradores e a companhia. Então, ele vai além dos canais de comunicação, desenvolvendo ações para criar um relacionamento e melhor gestão das equipes.
Seu foco é integrar as equipes, alinhar metas, objetivos e feedbacks. Sendo assim, devemos estar atentos às diferenças para que essas duas estratégias não sejam confundidas. Além disso, o marketing interno envolve ações de longo prazo.
Agora que você já entendeu bem o conceito dessa prática, no próximo tópico, vamos falar um pouco sobre suas vantagens. Continue lendo.
Conheça os pontos positivos do endomarketing
Investir em marketing interno pode trazer muitos benefícios para uma escola de cursos técnicos ou para qualquer outra empresa, independentemente do ramo. Então, entre os pontos positivos, temos o aumento da produtividade.
Isso acontece porque os profissionais se sentem mais satisfeitos com as atividades que realizam, por isso, executam as funções da melhor forma. Consequentemente, adotam uma postura mais proativa, trazendo ótimos resultados para a organização.
Essa motivação acaba por reduzir os índices de rotatividade, visto que os funcionários se sentem inseridos em um espaço que considera suas necessidades. Dessa forma, têm mais vontade de permanecer na corporação, o que diminui o turnover.
Quando analisamos esse resultado, percebemos que não é apenas o salário que conta para um profissional, mas também a percepção que ele tem da companhia e a importância que dá para seu trabalho.
Esse acolhimento mostra que as necessidades dos colaboradores são analisadas e atendidas. Mesmo que isso seja feito dentro do possível, tem um impacto positivo na rotina de trabalho dos funcionários.
Então, eles se tornam mais leais e se comprometem com a corporação e os resultados que ela almeja alcançar. Essas melhorias voltadas aos profissionais elevam consideravelmente a motivação da equipe, conquistando o engajamento por parte deles.
Então, dentro de uma empresa de consultoria contábil, por exemplo, os colaboradores são inseridos em um ambiente que lhes garante bem-estar e qualidade de vida, o que os motiva e os torna mais produtivos.
Alguns gestores acreditam que premiações e bonificações financeiras são suficientes para elevar o comprometimento dos funcionários. Essas ações ajudam, mas não são as únicas formas de trabalhar o endomarketing.
Existem outras práticas e vamos falar um pouco mais sobre elas no próximo tópico. Acompanhe!
Melhores ações de endomarketing
Existem muitas ações dentro dessa estratégia, mas devem ser trabalhadas aquelas que se encaixam aos objetivos da corporação e ao quadro de funcionários. Contudo, algumas se destacam, como:
Melhorias na comunicação interna
Antes de trabalhar o marketing interno é necessário melhorar a comunicação dentro da corporação. E isso não se restringe ao envio de e-mails ou quadros de gestão disponíveis para todos.
Uma comunicação interna eficiente vai mais além e tem relação com um ambiente onde os colaboradores também são ouvidos. Dessa forma, as empresas de folha de pagamento, por exemplo, fortalecem sua cultura e tomam boas decisões.
Criar políticas de benefícios
É importante que a corporação reconheça os funcionários que trazem resultados significativos, e isso vai além de vales e outras premiações do tipo.
Na verdade, tudo o que os colaboradores fizerem, como bater uma meta, criar uma solução para o dia a dia, entre outras práticas, é motivo de reconhecimento.
Muitas vezes, mostrar ao colaborador que ele faz a diferença e o quanto é importante para a equipe, pode motivá-lo ainda mais.
Realizar palestras e eventos motivacionais
As palestras e eventos motivacionais ajudam na formação dos funcionários. Além disso, eles terão uma percepção mais positiva da companhia e de suas próprias funções dentro dela.
Então, além de prepará-los melhor para os desafios diários e do mercado em si, é uma forma de quebrar a rotina e trazer momentos de integração.
Capacitar os funcionários
As empresas que mais crescem são aquelas que possuem um bom clima organizacional e que contam com profissionais atualizados sobre o mercado. Por isso, as corporações podem oferecer cursos e treinamentos para que seus colaboradores estejam sempre aprendendo.
Trata-se de uma ação benéfica para as duas partes envolvidas, visto que de um lado a organização pode contar com profissionais qualificados, e de outro as pessoas têm a chance de se especializar.
Realizar campanhas de satisfação
A pesquisa de satisfação tem como missão compreender as dores e necessidades dos consumidores. Mas ela também é ótima para que a companhia compreenda melhor os seus colaboradores.
É dessa forma que uma empresa terceirização de serviços de portaria, por exemplo, descobre a opinião dos seus funcionários em relação a ela, entende seus pontos negativos, entre outros aspectos.
Essa estratégia de endomarketing permite compreender a corporação do ponto de vista do colaborador. Consequentemente, fica mais fácil propor soluções cabíveis às necessidades reais de todos.
Estabelecer metas
Criar metas é uma ótima forma de manter os colaboradores motivados, contudo, elas devem ser alcançáveis e estar dentro da realidade da empresa e de seus profissionais.
Empenho e esforço para conquistar algo muito fora da realidade causa o efeito contrário, ou seja, acaba por desanimar os funcionários.
Agora, se elas são bem planejadas, permitem que os profissionais almejem o sucesso da empresa e busquem bons resultados.
Fornecer feedbacks
Dentro de uma empresa, como uma fábrica de camisetas lisas para sublimação, é importante ter uma rotina de feedbacks.
Essas conversas precisam ser agradáveis, oferecer aprendizado e proporcionar momentos de troca. É papel da corporação incentivar feedbacks positivos, mesmo que para pontuar um erro cometido pelo colaborador.
Dessa forma, ele identifica o seu erro e é estimulado a melhorar cada vez mais, tentando alcançar os objetivos da corporação.
Conclusão
Dentro de uma empresa é preciso lidar com pessoas, sendo que esse trabalho deve considerar as obrigações delas, mas também suas necessidades.
Uma cultura que considera os profissionais como parte fundamental do sucesso da organização só tende a estabelecer um relacionamento de respeito e confiança.
Há tempos que o ser humano não funciona com base em hierarquia e salário. O profissional moderno quer se sentir importante e valorizado.
O endomarketing está aí justamente para que a sua empresa possa oferecer o melhor ambiente de trabalho, mostrando, no dia a dia, a importância dos seus colaboradores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.