5 dicas simples para que sua empresa tenha um site mais vendedor

No mês passado fomos procurados por uma consultoria na área de RH para que eles tivessem mais visibilidade.

 

No mês passado fomos procurados por uma consultoria na área de RH para que eles tivessem mais visibilidade. O cliente dizia não acreditar no mundo digital, pois nenhuma pessoa procurou a empresa pelo site. Depois de uma primeira e rápida análise, vimos que a página na internet estava numa linguagem muito antiga e nem sequer estava cadastrada no Google para ser lida pelos seus robôs. Como não havia nenhum profissional de comunicação, ninguém sabia que havia relatórios, como analytics, para mostrar as estatísticas de performance do site.

Foi por isso que decidi escrever o artigo. Para quem acompanha o meio digital, parece inadmissível ainda termos sites empresariais que não são lidos pelos buscadores ou que empresas precisem refazer suas páginas digitais porque contrataram webdesigners desatualizados. No entanto, na correria do dia a dia, e no meio de tantas informações, se grandes empresas com profissionais da área já cometem certos erros, é complicado para pequenos e médios empresários terem noções básicas de construção de sites e sua visibilidade. Mas seguem algumas dicas simples para que sua empresa possa estar de verdade no meio digital de forma eficiente.

– BOM CONTÉUDO – O site é a porta virtual de sua empresa. O internauta quer ser bem recebido da mesma forma que você o receberia pessoalmente. O site não pode demorar para abrir, pois ninguém quer perder tempo. Além disso, muito cuidado! Erros de português comprometem a credibilidade.

– SITE RESPONSIVO – Na hora de confeccionar um site, já converse com o profissional contratado para ver se as páginas serão responsivas. Ou seja, elas terão formatos diferentes no desktop, no celular e no tablet. O Google tem vários algoritmos para levar o seu site para as primeiras páginas e a sites responsivos hoje ganham pontos.

– CONSTRUIR BLOG – O blog é um lugar muito importante para manter o site dinâmico e fazer com que os robôs dos buscadores percebam que há algo novo no site. É também uma ponte das mídias sociais. A estratégia é fazer com que os usuários do Facebook, por exemplo, venham para seu site e conheçam a sua empresa de forma mais detalhada. Então faça um post no Face do seu novo artigo com link para o site.

– CADASTRAR O SITE NO GOOGLE OU OUTROS BUSCADORES – Para que seu site seja pesquisado pelos robôs do Google, ou pelo Bing, o buscador da Microsoft, é preciso se cadastrar. Acesse esses links: www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html e www.bing.com/toolbox/submit-site-url. O Google ainda tem muito mais acessos que o da Microsoft, mas como alguns celulares com Windows Phone 8 já são bem populares e vem embarcados com o Bing, não custa nada deixar seu site cadastrado.

– CONTRATE PROFISSIONAIS PARA CUIDAR DO SEO – O Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Ferramentas de Busca são técnicas para que seu site seja melhor classificado pelos buscadores (Google, Bing etc). Hoje há softwares como Moz ou SemRush para auxiliar a fazer as mudanças nos códigos de suas páginas. Mas não é tão fácil para os leigos. Uma dica bem simples é clicar no teclado CTRL + U. Assim os códigos-fonte de seu site aparecerão. Veja se o Title (título de sua página), description (descrição do que faz a sua empresa com palavras que se destaquem) e Keywords (palavras-chaves que identifiquem a sua empresa e também sejam buscadas pelos internautas) estão preenchidos. Se não, contrate um especialista, pois isso é assunto para profissionais. Pense no retorno do investimento. Quanto mais seu site é visto, mais chances têm de vender seus serviços.

 

Sandra Takata – Diretora de Atendimento da Core Group