O poder da linguagem não verbal na negociação

A linguagem não verbal é uma poderosa ferramenta na comunicação que pode fazer uma diferença nos negócios em geral. Ou seja, a fala e as letras e textos não são as únicas formas que podem ser utilizadas na comunicação. A linguagem não verbal pode ter um grande impacto na forma como as pessoas interagem, reagem e tomam as decisões. Ela pode estar em sinais como:

  • Expressões faciais;
  • Tom de voz;
  • Movimentos corporais;
  • Imagens;
  • Símbolos.

E muito mais. Esses são só alguns exemplos. O fato é que esse meio de comunicação pode ter um grande diferencial nos negócios, seja de filtros hydac ou na venda de cosméticos veganos, por exemplo.

A propósito, existem estudos que afirmam que apenas 7% da comunicação é verbal, enquanto 55% da comunicação é não verbal e 38% de voz. Isso significa que o poder da comunicação não-verbal não é simplesmente um achismo.

Com isso em mente, seja para vendas de pipe rack para tubulações, ou para serviços de guia de turismo, conhecer e saber utilizar a comunicação não verbal faz uma grande diferença no processo de negociação com os clientes.

Pensando nisso, separamos as principais dicas de comunicação não verbal que ajudarão os a ganhar confiança com os clientes e aumentar a empatia, além de melhorar sua atitude de vendas. Isso significa que a negociação está cada vez melhor. Continue lendo e saiba mais!

O que é comunicação não verbal?

Vamos primeiramente definir o que é a comunicação não verbal. Basicamente, refere-se a todos os sinais que não são verbalizados, como por exemplo:

  • Expressão facial;
  • Gestos,
  • Linguagem corporal;
  • Olhar,
  • Aparência;
  • Ritmo;
  • Tom e volume da voz;
  • Imagens;
  • Símbolos;
  • Logomarcas;
  • Cores;
  • Elementos visuais.

No entanto, deve-se notar que esses pontos não funcionam isoladamente. Isso significa que o tom e o ritmo da voz são um reflexo da atitude enquanto falamos.

Pense na seguinte situação: se um profissional palestrante que dá treinamento de nr15 ruídos quer se apresentar como uma pessoa confiante, mas se senta à frente de uma reunião com a voz abafada e baixa, como os outros participantes vão perceber isso?

É difícil ter certeza, porque a postura e o tom de voz não transmitem isso. Porém, o que toda essa parte da comunicação não verbal tem a ver com negócios? Podemos dizer, sem dúvidas, que tem tudo a ver.

Vender é basicamente a capacidade de saber e ouvir o cliente e conseguir se conectar com ele, levando em conta os seus sentimentos e emoções. Isso significa que a linguagem não verbal desempenha um papel muito importante na venda, seja de serviços ou produtos.

Logo, independentemente se quer vender mais serviços de instalação de projetores multimídia, ou cosméticos naturais, é preciso desenvolver a linguagem e comunicação não verbal. Quanto mais conhecimento um vendedor tiver, mais ele poderá identificar sinais sutis no comportamento do cliente e então, oferecer exatamente o que ele precisa.

Ao estudar a comunicação não verbal, os profissionais podem melhorar sua comunicação e postura. Dessa forma, você consegue transmitir mais empatia e confiança aos seus clientes – mesmo que a venda não seja presencial. E ainda, não se pode desprezar os elementos visuais como símbolos, logomarcas, cores, etc. Elas fazem parte da comunicação de qualquer empresa e profissional.

Isso significa que uma empresa que fornece peças de hidrossemeadura preço m2 para outras empresas, por exemplo, podem utilizar todos os elementos da comunicação não verbal e ter seus resultados melhorados.

Qual a importância da comunicação não verbal?

Caso ainda não tenha entendido a importância da comunicação não verbal, vamos detalhar todos os pontos que fazem esse tipo de comunicação e linguagem ser tão importante para o mundo dos negócios em geral.

Dá mais credibilidade ao discurso

A comunicação não verbal, principalmente quando condizente com o que está sendo dito, tem o poder de dar mais credibilidade ao discurso. Porém, o grande desafio para todos é “controlar” os sinais não verbais que são enviados inconscientemente.

Isso requer um processo de autoconhecimento em que o profissional entenda quais sinais não verbais costumam dar e também quais devem dar para ter coerência com a fala. Para observar o próprio comportamento, é interessante gravar encontros e telefonemas, para depois analisá-los com atenção e saber se o corpo não fala em contradição com as palavras que saem da boca.

Cria uma conexão mais profunda

Assim como a comunicação não verbal dá mais credibilidade e ainda ajuda os profissionais a entender melhor as dúvidas e problemas dos clientes, ela também contribui para gerar uma maior conexão com o público.

Ou seja, as imagens ou símbolos podem gerar sensações nos clientes em potencial, como por exemplo:

  • Empatia;
  • Ação;
  • Horror;
  • Alegria;
  • Humor.

Ou seja, a comunicação não verbal pode revelar mais do que o que é dito em palavras. Ao avaliá-la, é possível até saber se o cliente se sente confortável e se simpatiza com o vendedor.

Como usar a comunicação não verbal nos negócios?

Novamente, vale a pena notar que os sinais não verbais não são dados de forma totalmente consciente. Por isso, o primeiro passo para usar essa comunicação a seu favor é investir em autoconhecimento para entender melhor a forma como se comunica.

Depois disso, é importante definir qual impressão que deseja transmitir aos clientes. Isso significa pensar em elementos que seriam positivos e trariam mais confiança e credibilidade. A partir daí, poderá começar a entender melhor como anda sua comunicação e ajustar os sinais não verbais emitidos.

‍Dicas para melhorar sua linguagem não verbal

Agora que já sabe e conhece a importância de utilizar a linguagem não verbal nos seus negócios, seja na sua empresa de obra ou na sua loja de itens de decoração, vamos dar algumas dicas para utilizar esse elemento de forma mais assertiva.

Conheça os sinais não verbais que você tende a emitir.

Gravar e ouvir suas chamadas é uma ótima maneira de descobrir os sinais não verbais que cada vendedor normalmente envia. Assim como é interessante ouvir a si mesmo, também é interessante pedir para outra pessoa ouvir a gravação e compartilhar o que entendeu.

Graças a isso, é possível mapear os próprios sinais não verbais da fala e entender quais são os pontos fortes e fracos na comunicação.

Defina a percepção que deseja transmitir aos seus clientes

Depois de entender os pontos fortes e fracos, é importante definir qual imagem deseja transmitir na abordagem. Então: como você gostaria que seus clientes percebessem sua aproximação?

Portanto, faça uma lista de alguns dos sentimentos e percepções que seriam importantes para um cliente se sentir satisfeito – como respeito, confiança e credibilidade.

Em seguida, pense em como adaptar a fala – tanto verbal quanto não verbal – para atingir essas percepções.

Empresas que têm sucesso com comunicação não verbal

Para entender melhor como funciona na prática, vamos dar alguns exemplos de algumas empresas que obtiveram sucesso através da comunicação não verbal, com seus mais diversos nichos e estratégias de vendas.

Esses exemplos são importantes para incentivar e inspirar empresas de diversos segmentos e tamanhos, como uma pequena empresa de recarga de extintores RJ, ou mesmo grandes empresas de tinta automotiva.

Confira os exemplos a seguir e se inspire nessas ações incríveis e poderosas de comunicação não verbal.

McDonald’s

Em 2017, o McDonald’s aproveitou o sucesso de Logan, e promoveu uma das melhores campanhas publicitárias do ano com a imagem de três batatas fritas em uma mão representando as três garras de osso da mão do Wolverine.

Coca-Cola

Que a Coca-Cola é uma das empresas que possui uma comunicação não verbal mais incrível, isso ninguém duvida. Poderíamos listar aqui várias campanhas com combinação não verbal que a empresa já criou.

Porém, vamos destacar uma campanha de grande sucesso, somente com comunicação não verbal, que foi a da multidão no copo de Coca, em que as bolhas de gás da bebida representaram a multidão no grande show, com a música “Taste the feeling”. Impossível não apreciar esse degradê quase cirúrgico, combinado com luzes muito parecidas com as bolhas produzidas pelo refrigerante: Simplesmente incrível!

Diante desses exemplos de sucesso, fica fácil entender a importância das empresas de todos os segmentos impulsionarem esse tipo de estratégia também para aumentar seu reconhecimento.

Seja uma empresa que vende escada estrutura metálica preço ou uma loja de calçados, essas estratégias podem, de fato, dar mais do que certo para melhorar os resultados de vendas e nos seus negócios.

Desse modo, é possível seguir todas essas dicas e ter um modelo de linguagem não verbal saudável dentro das empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.