Facebook e Instagram Ads: vale a pena investir?

As redes sociais tiveram um aumento exponencial nos últimos anos, o que trouxe à tona ferramentas de publicidade como o Facebook e Instagram Ads. Elas veiculam campanhas de marketing que ajudam a divulgar o seu negócio.

Tendo em vista esse cenário, preparamos um conteúdo bacana para que você entenda mais sobre as ferramentas em questão, quais suas vantagens e como aplicar no seu negócio. Não deixe de conferir!

Facebook Ads

O Facebook Ads é a ferramenta de manipulação e programação das campanhas de publicidade a serem veiculadas nessa rede social. Funciona em um modelo de publicidade por clique (PPC), no qual você paga à rede toda vez que um usuário clica em um anúncio.

Essa publicidade traz diversos benefícios:

  • Aumenta a visibilidade de seus anúncios;
  • Cria consciência de marca;
  • Mensura métricas e metas de campanha;
  • Otimização de campanhas com base em dados.

Devido a crescente base de usuários e ao alto número de opções de segmentação de público disponíveis, o Facebook se estabeleceu como líder em publicidade em mídias sociais.

Quando bem-feita, a publicidade no Facebook ajuda as empresas B2B e B2C a alavancarem a publicidade paga para obter novos leads e convertê-los em clientes. Assim, sua empresa de tratamento de efluentes pode atingir seu alvo em cheio, por exemplo.

Fazendo uma campanha de marketing no Facebook Ads

Para que você desfrute de todos esses benefícios, é necessário que compreenda como utilizar a ferramenta em sua campanha. Então, acompanhe essas dicas.

1) Selecione o objetivo da campanha

Ao definir metas para seus anúncios do Facebook, você deve saber o que está tentando alcançar com os anúncios. Definir metas antes que seus anúncios sejam publicados ajuda a medir o sucesso deles. Ter um objetivo concreto torna simples medir o sucesso.

O Gerenciador de Anúncios do Facebook oferece 14 objetivos de campanha. Selecione um deles e a partir disso sua campanha será criada.

Se você deseja aumentar o tráfego do seu site de assessoria contábil em SP, por exemplo, esse é o seu objetivo, que se enquadra em “visitas à loja”.

2) Atribua um nome à campanha

Depois de selecionar o objetivo da campanha, o Facebook pede que você nomeie a campanha. Você pode colocar o nome de “aumento de tráfego XX/XX/XXXX” para sua empresa de eletromecânica, por exemplo.

Se você estiver executando várias campanhas no Facebook, adicione uma data ao lado do nome de cada uma, para que possa navegar facilmente entre elas.

3) Configure a segmentação da persona

Se você já executou campanhas publicitárias anteriores no Facebook, tem a opção de usar um público salvo. Se essa é sua primeira campanha de anúncios no Facebook, pode simplesmente criar um novo público-alvo.

O Facebook também oferece a opção de direcionar anúncios para públicos-alvo personalizados. Você pode personalizar o público com base em localização, período, gênero e língua.

A plataforma otimiza automaticamente o público-alvo que você cria, então não precisa se preocupar muito em refinar ainda mais a persona. Assim, o seu serviço de consultoria contábil chega ao seu público-alvo definido inicialmente.

4) Defina o posicionamento do anúncio

O local onde seu anúncio aparece no Facebook é chamado de canal de anúncio. Os anúncios do Facebook podem aparecer como postagens patrocinadas entre postagens regulares ou na coluna ao lado direito. Além disso há outros canais.

O objetivo da campanha que você selecionou na etapa 1 determina quais canais de anúncio estão disponíveis para você, pois o Facebook pré-seleciona e recomenda o uso da opção ‘Posicionamento automático’ ou direciona conforme a construção.

Você também pode selecionar a opção ‘Editar canais’ e remover os canais de anúncio que não preferir. No entanto, isso reduz o número de pessoas que veem os anúncios, dificultando o cumprimento de suas metas de marketing.

5) Selecione o orçamento e a programação

Como o título sugere, essa etapa envolve a seleção de um orçamento, programação, otimização para entrega, valor do lance e tipo de entrega de anúncio. Isso tudo pode ser selecionado na plataforma e programado.

Instagram Ads

O Instagram Ads, por sua vez, é a ferramenta equivalente ao Facebook Ads e serve para organizar postagens que promovem produtos ou serviços de uma empresa. Elas podem aparecer em um feed do Instagram, histórias ou ambos.

Eles podem incluir imagens ou vídeo junto com uma cópia e um link para a página da web de escolha da empresa. Isso pode ser feito também pela automação robótica de processos e Inteligência Artificial (IA).

A principal vantagem da publicidade no Instagram é que ela usa dados que os usuários do Facebook fornecem sobre si mesmos para ajudar seus anúncios a atingirem um público altamente segmentado.

O Instagram Ads também traz uma série de vantagens:

  • Segmentação aprimorada e mais assertiva;
  • Maior conhecimento da marca;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Aumento da vantagem em relação à concorrência;
  • Acompanhamento do sucesso ou fracasso em tempo real;
  • Construção de conexão orgânica com o público;
  • Ajuste conforme orçamento.

Todos esses benefícios o ajudarão a melhorar o perfil de sua marca nessa plataforma e atingir um público altamente específico. Dessa forma, as vendas ou acessos ao site da sua empresa de piso vinílico, por exemplo, podem aumentar exponencialmente.

Fazendo uma campanha com o Instagram Ads

Para que você desfrute de todos esses objetivos é essencial que saiba as etapas para fazer uma campanha ideal. Confira o que separamos para você.

1) Estabeleça uma meta

Cada campanha publicitária deve começar com um objetivo. Os anúncios do Instagram oferecem algumas opções diferentes quando se trata de definição de metas. Esses são:

  • Conscientização (aumentando o reconhecimento de sua marca);
  • Consideração (encontrar clientes em potencial);
  • Conversão (impulsionando as vendas).

Sendo assim, primeiro você deve estabelecer para que deseja investir no Instagram Ads para então seguir.

2) Identifique o seu público

É inteligente planejar suas campanhas publicitárias no Instagram com um público claramente definido em mente. Ele deve ser selecionado com base em métricas em relação à faixa etária, sexo, demografia e comportamento.

Você também pode observar as taxas de engajamento em suas postagens antigas para saber mais sobre o conteúdo ao qual seu público responde bem. Isso o ajudará a evitar a postagem de anúncios que não atingirão o alvo de seus seguidores.

3) Refine seu conteúdo e mensagem

Um aspecto importante do conteúdo do seu anúncio é a mensagem que ele comunica. Se a sua mensagem for precisa, ela terá um impacto melhor com o seu público.

Considere sua voz e descubra seu tom também. Uma parte importante da sua mensagem é o ângulo que você decide seguir. Compreender o seu público pode ajudá-lo a escolher um ângulo forte.

4) Adote uma hashtag

Para sua próxima campanha publicitária no Instagram, você pode desenvolver sua própria hashtag (palavra ou expressão sem espaços precedida pelo símbolo #).

Sua hashtag precisa ser marcada, curta, mas agradável, memorável e, claro, incluída em seus anúncios do Instagram. Assim que as pessoas começarem a interagir com sua hashtag, certifique-se de interagir com elas também.

5) Escolha um formato

Como você deseja que seu anúncio do Instagram se pareça? Você tem algumas opções:

  1. Imagem única;
  2. Vídeo;
  3. Instagram Stories;
  4. Carrossel (várias imagens).

O formato que você escolher será ditado pelos ativos disponíveis e seus objetivos de marketing. Se você vende caneca cerâmica brinde, por exemplo, o uso de vídeo enchendo o objeto com chá ou café pode ser uma ótima escolha.

6) Defina um orçamento

Existem duas opções de orçamento: diário ou tempo de vida.

Se você definir um orçamento diário, isso limitará quanto você gastará em seus anúncios do Instagram por dia. Um orçamento vitalício, por sua vez, especifica o valor máximo que você deseja gastar em sua campanha publicitária durante sua execução.

Ao decidir seu orçamento, você também precisa escolher sua programação. Em que hora e data você deseja que seu anúncio seja lançado e quando deseja que ele termine.

Em seguida, você precisa decidir se deseja definir manual ou automaticamente o valor do seu lance. Se você optar pelo manual, poderá decidir o preço máximo que deseja pagar por cliques em links.

7) Crie um título e escolha uma frase de chamariz

Não será necessário adicionar isso todas as vezes, porque os visualizadores nem sempre conseguem ver o título do seu anúncio. No entanto, vale a pena criar um título curto para o caso.

Ele precisa ser resumido e precisa descrever onde seus clientes em potencial irão visitá-lo. Além disso, estabeleça uma frase de chamariz (Call to Action CTA). Isso atrai ainda mais os clientes.

Se você tiver dificuldade com todas essas etapas, pode pensar na contratação de uma empresa de TI (tecnologia da informação) que te ajudará a colocar em prática as campanhas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.