Desafios da comunicação nas redes sociais em tempos de fake news

As fake news são uma das maiores preocupações na comunicação atual, principalmente pelo potencial destrutivo que esse tipo de informação pode gerar a longo prazo.

Para produzir material em uma empresa de jardinagem, o compromisso com a verdade é muito importante para garantir uma estrutura de comunicação adequada com o público, potencializando suas vendas.

Estamos passando por uma série de mudanças, em grande parte por conta do processo conhecido como transformação digital, onde diversos avanços tecnológicos começaram a ser popularizados, entrando na vida de muitas pessoas.

Um dos principais avanços nesse sentido foram os smartphones, aparelhos de telefonia móvel com capacidade de acesso a internet e ferramentas de navegação otimizadas, de fácil compreensão para os usuários.

Aos poucos os aplicativos de smartphone começaram a fazer parte da vida das pessoas, e ampliaram ainda mais a possibilidade de diálogo através de ferramentas como:

  • E-mail;
  • Mensageiros instantâneos;
  • Grupos de discussão;
  • Redes sociais.

Estes e outros elementos foram muito importantes para disseminar ainda mais informação dentro da internet, tornando esse tipo de ação mais frequente e levando cada vez mais notícias para as pessoas.

Por isso, uma pessoa que trabalha com vendas de misturador de argamassa deve verificar muito bem qualquer informação desse tema que opte por compartilhar.

Em um mundo de informações, onde o usuário comum é bombardeado constantemente com dados e notícias sobre diversos tópicos no mundo todo, as fake news começaram a aflorar.

O termo, que em uma tradução literal seria “notícias falsas”, representa uma série de tentativas de manipular a realidade com uma roupagem profissional, o que pode acontecer de várias maneiras para gerar pânico entre as pessoas.

As fake news podem ser realizadas de diferentes maneiras, mas o resultado é comumente similar. Ao criar uma notícia falsa, o objetivo é que ela se espalhe rapidamente, preferencialmente em grupos de pessoas que não checam as informações.

Isso pode acontecer através de uma notícia compartilhada em mensageiros instantâneos, com indicação de que algum profissional ou veículo noticiou o fato, mas sem mostrar links ou outras formas de vincular a notícia em si.

Para evitar cair nesse tipo de armadilha, é muito importante consultar fontes de confiança quando você estiver procurando material sobre forração para jardim.

Outras pessoas vão além e criam sites e blogs com o único objetivo de passar uma imagem mais profissional e poder apresentar essa notícia falsa como se fosse verdadeira.

Independentemente do estilo escolhido para esse tipo de ação, as fake news são muito danosas, principalmente quando direcionadas a uma pessoa, grupo ou mesmo a uma entidade em particular.

O objetivo desse tipo de notícia é justamente diminuir a imagem do alvo perante a sociedade, gerando insatisfação e até mesmo revolta com a matéria que está sendo apresentada.

Muitas vezes, desfazer os efeitos de uma fake news é muito difícil, e mesmo que as informações verdadeiras sejam compartilhadas, isso não apaga o estrago inicial.

Por isso, é importante entender alguns cuidados básicos para conseguir ter uma comunicação de qualidade na internet, evitando a utilização de fake news e identificando essas ações maliciosas de forma rápida e efetiva.

Esse tipo de atitude ajuda a otimizar o trabalho com locação de plataforma elevatória, passando mais autoridade para a empresa.

Cuidados para não compartilhar fake news

Agora que você conhece um pouco mais sobre as fake news e o que elas representam, é hora de se precaver e estar pronto para lidar com o recebimento desse tipo de informação.

As fake news são um desafio muito grande na comunicação, principalmente em redes sociais, onde as pessoas têm mais facilidade de compartilhar conteúdo e por isso dificilmente checam se a notícia é verdadeira ou não.

Por isso, é importante estar pronto para lidar com esse tipo de ação e entender como você pode otimizar ainda mais suas estratégias, garantindo um retorno adequado para a comunicação digital em sua empresa de refrigeração industrial.

Confirmação de informações

Um dos itens mais essenciais para evitar cair em fake news é justamente a verificação das informações apresentadas no conteúdo. Os boatos são criados na expectativa de que a pessoa não procure outras fontes para a informação.

Isso acontece porque a maioria das fake news têm como primeira reação o choque. São títulos e pautas que apelam para o emocional do leitor, procurando uma sensação de indignação que o force a compartilhar a notícia antes de avaliar corretamente.

Essa é uma estratégia muito utilizada na política para tentar desacreditar um candidato que esteja indo bem em pesquisas ou que esteja se destacando no cenário nacional.

Entretanto, é possível fazer algumas verificações que ajudam a diminuir o risco de você ser afetado pelas fake news.

Em primeiro lugar, uma boa estratégia é buscar notícias em outras fontes que entendam do assunto abordado, como sites especializados em filtro para piscina se for sobre isso a sua pesquisa.

Alguns veículos de comunicação são considerados fontes confiáveis, ou seja, que se pode acreditar. Normalmente um veículo ganha essa marca por conta de sua experiência no campo da informação e na qualidade do material apresentado.

Por isso, um excelente termômetro para as fake news é encontrar a matéria nestes sites de confiança. Se a matéria aparece apenas em sites estranhos e com pouca visibilidade, existem grandes chances de você estar acompanhando uma fake news.

Outra maneira eficiente de avaliar se uma notícia é verdadeira ou falsa é com as agências de checagem. Muitas delas surgiram com o avanço das fake news, mas apresentam um trabalho sério de avaliação de informações.

Essas agências procuram agregar as fontes de um mesmo conteúdo e muitas vezes fazem pesquisas próprias para verificar se a informação de fato procede ou se há algum tipo de falha na transmissão dos dados.

Data e contexto

Nem todas as fake news são puramente inventadas. A verdade é que muitas dessas matérias tendenciosas aproveitam-se de conteúdos que os alvos da notícia de fato publicaram, mas removem ou manipulam o contexto do material.

Dessa forma, é possível mostrar veracidade na informação, pois foi algo que de fato o alvo da notícia publicou, mas esconde-se o fato de que a informação pode ser muito antiga, já ter sido retificada ou não ter o mesmo sentido que a fake news está tentando apresentar.

Quem faz essas apurações de fato é o profissional responsável pela matéria. Um jornalista seguirá um código de ética para apresentar as informações de verdade, sem tentar manipular esse tipo de ação.

Por outro lado, pessoas que desejam derrubar ou prejudicar de alguma forma outras podem caçar qualquer publicação que pareça ambígua ou tendenciosa para distorcer a real intenção da pessoa que o publicou.

Para conseguir evitar esse tipo de complicação, é interessante procurar sempre a fonte original quando você receber apenas parte de uma publicação sobre administração de condomínios sem o contexto adequado.

Erros gramaticais

Um dos elementos mais comuns da fake news, que ajuda muitas pessoas a identificarem ela em primeiro lugar, são os erros de gramática na construção da notícia.

A verdade é que locais confiáveis para obter informações passam por uma série de revisões e releituras antes da publicação, minimizando o risco de erros gramaticais.

Ainda que estes erros possam acontecer, a verdade é que é muito mais difícil um canal oficial errar do que uma fake news. A pessoa que publica uma notícia falsa não está preocupada em revisar e organizar o texto para que o conteúdo seja absorvido.

Cuidados com compartilhamentos

Os compartilhamentos são um dos maiores métodos de propagação de fake news, sobretudo em redes sociais e mensageiros instantâneos. As pessoas, incomodadas com as informações apresentadas na notícia falsa acabam divulgando-a ainda mais.

É preciso tomar muito cuidado com esse tipo de informação, principalmente aquelas que derivam de imagens ou áudios, onde não há uma comprovação real do assunto que está sendo apresentado.

Essas publicações são compartilhadas em massa nas redes sociais, justamente com o objetivo de minar a reputação do alvo da fake news. Compartilhar esse material é dar ainda mais força para as informações falsas.

Quando estiver pesquisando sobre aterramento elétrico, evite informações que não possuem comprovação e que podem estar alteradas de alguma maneira.

Considerações finais

As fake news são um problema crescente e não estão perto de se encerrar. Por conta disso, é muito importante saber identificar e como lidar com elas para garantir mais autoridade em seus posicionamentos.

Combater as fake news é um trabalho diário, e existem muitas pessoas comprometidas nessa causa, tornando esse tipo de atenção ainda mais importante na comunicação em redes sociais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.