Torne sua landing page mais chamativa e melhor para atrair leads

Uma landing page é a ferramenta utilizada para converter visitantes em leads

O marketing digital trouxe uma série de benefícios para as empresas que querem ter mais resultados e, para isso, investem em uma atuação virtual. Uma parte importante nesse cenário é a de trazer oportunidades para o seu negócio.

Os leads, que são os contatos adquiridos a partir de algumas ações realizadas por um estabelecimento, são fundamentais nesses processos. Afinal, o fechamento de novos contratos ou de vendas só será feito com eles.

Assim, uma empresa de importação que precisa de leads pode utilizar estratégias para consegui-los, e a landing page pode ser uma ferramenta eficaz para essa finalidade. Porém, isso não quer dizer que a simples criação de uma página de captura poderá trazer uma grande lista para ser trabalhada, de modo que desenvolver uma landing page corretamente é essencial para conquistar o seu objetivo.

Por isso, se você quer saber o que é uma landing page, os seus benefícios e as dicas que podem ajudar na elaboração de uma página efetiva, siga na leitura deste conteúdo.

O que é landing page?

Uma landing page é a ferramenta utilizada para converter visitantes em leads. Para desenvolver uma página de captura, uma empresa de portaria e limpeza precisará entender a função dela, de modo que o desenvolvimento de uma landing page possa ser produtivo o suficiente para trazer resultados.

Há uma grande variedade de ações do marketing digital que é responsável por trazer visitantes para o seu site. De fato, se as pessoas estão chegando no seu endereço web certamente elas possuem algum interesse no que você está ofertando.

Mas, em alguns casos, a quantidade de informações presentes no site pode atrapalhar a conversão desses visitantes em leads. Uma grande quantidade de texto na sua página e uma série de abas podem dificultar a realização de uma ação por parte do usuário.

Nesse cenário entra a importância da landing page, que deve ser elaborada de modo sucinto com a utilização de elementos que levem o visitante a fazer aquilo o que se espera dele.

Em geral, as páginas de captura oferecem algum tipo de material que pode ser interessante para o cliente, como um e-book, uma planilha de controle, um infográfico, etc., que será enviado para o visitante após o preenchimento do formulário presente ali.Após  esse cadastro, a empresa passa a ter os dados do potencial consumidor, podendo então trabalhar o relacionamento com esse lead até que ele esteja pronto para o momento da compra.

Utilizar a landing page pode trazer diversos benefícios para uma clínica de psicologia que deseja captar clientes. Alguns dos principais são:

  • Melhorar o lead scoring
  • Segmentar contatos
  • Reduzir o custo por cliente
  • Encurtar o funil de vendas

Uma landing page pode ajudar uma empresa a melhorar o seu lead scoring, ou seja, os contatos com maior potencial para um novo negócio. Isso porque cada ação praticada pelo visitante dá uma ideia geral do que ele busca e em qual etapa da compra ele se encontra.

Com essas informações, a equipe de vendas de um escritório de seguros de automóveis poderá ter resultados melhores e mais rápidos, dando prioridade para os clientes que estão na última etapa do funil de vendas. Outro benefício é a segmentação de contatos, fundamental para as empresas que oferecem mais de um produto, e por isso possuem diferentes perfis de consumidores.

A landing page também é responsável por reduzir o custo por cliente, já que a elaboração simples de um formulário não demanda altos investimentos em pesquisas e outras estratégias de captação de público.

Por fim, vale mencionar que a página de captura encurta o funil de vendas, uma vez que você pode trabalhar de maneira mais assertiva com os contatos que estão prontos para realizar a compra. Nesse sentido, desenvolver uma landing page adequadamente é a garantia de sucesso da sua captação de leads.

Quais são os elementos básicos de uma landing page?

Para ter uma landing page eficaz, é preciso que ela seja criada da maneira correta, utilizando os elementos que contribuem para um trabalho otimizado.

Oferta

O que uma empresa especializada em serviço de digitalização de documentos vai oferecer na sua página de captura é essencial para que o objetivo da landing page seja cumprido. Isso quer dizer que o visitante só preencherá o formulário se a oferta contida ali for interessante o suficiente para que ele ofereça as suas informações de contato.

Call to action (CTA)

Utilizar CTA em uma landing page é indispensável. Afinal, é por meio deles que você vai guiando o usuário dentro da página.

Há vários tipos de call to action: “Baixe agora”, “Acesse já”, “Conheça aqui”, “Receba o conteúdo”, etc., que podem ser inseridos no texto ou em botões distribuídos na landing page.

Título

O título é outro elemento importante. É por meio dele que os visitantes que chegam até a sua landing page saberão do que ela se trata. Por isso, é indispensável que ele seja atrativo, curto e objetivo, ajudando na compreensão do lead sobre o que ele vai receber ali.

Recursos visuais

Os recursos visuais são fundamentais para tornar qualquer assunto mais claro, ilustrando de maneira simples e prática o que está sendo ofertado na sua landing page. Nesse sentido, tanto fotos quanto vídeos mostrando uma confecção de uniformes podem ser o ponto de partida que ajudará o usuário a entender que a empresa está ofertando um ebook, que fala sobre os melhores tecidos para esse tipo de roupa, por exemplo.

Assim, para receber esse material, o visitante preencherá o formulário, garantindo o seu exemplar virtual.

Formulário

O formulário é o item principal uma landing page. É nele que o seu potencial contato deixará os dados, permitindo que a sua equipe de vendas possa falar com ele posteriormente, seja por e-mail ou telefone.

É por meio do formulário que o visitante se torna um lead, dando sentido à página de captura. Depois de conhecer os elementos básicos da landing page, a próxima pergunta certamente será: como otimizar a captação de leads? Algumas dicas podem contribuir para resultados bastante positivos, conforme veremos a seguir.

Dicas para construir uma landing page eficaz

Se uma empresa de paisagismo, ou de qualquer outro segmento, deseja elaborar uma página de captura para o seu negócio, é indispensável que ela desenvolva a landing page seguindo algumas estratégias importantes.

01. Explore cases de sucesso

Conhecer algumas landing pages que trouxeram resultados efetivos para uma empresa é o primeiro passo para entender como construir uma página de sucesso. Para isso, esteja atento às principais características do site, e desenvolva uma landing page que tenha tudo a ver com o seu segmento e com o perfil do seu público.

02. Página responsiva

Uma landing page precisa ser configurada para ser exibida adequadamente em qualquer tamanho de tela, o que implica na responsividade da página. Por isso, garanta que ela seja desenvolvida com esse elemento, que será um dos grandes responsáveis pela construção de uma lista produtiva de leads.

03. Utilize SEO

As técnicas de otimização para mecanismos de busca, o SEO, também pode contribuir para conquistar os resultados pretendidos com a sua landing page. O uso de palavras-chave relacionados ao trabalho das empresas de alimentação coletiva, por exemplo, podem ser o caminho mais simples de garantir que os potenciais clientes do seu negócio consigam acessar a sua página de captura.

Utilizar boas imagens, títulos atrativos e promover um carregamento rápido da página contribuem para um melhor posicionamento da sua landing page na internet.

04. Formulários enxutos

Em vez de construir um formulário com uma alta quantidade de perguntas, o que pode desestimular o visitante a preenchê-lo, opte por colocar apenas as questões realmente relevantes para a sua empresa. Com isso, além de garantir que mais pessoas se cadastrem, você terá uma maior assertividade no contato com o público e na organização da sua lista.

05. Mantenha a landing page fiel ao link externo

Eliminar qualquer elemento que confunda os visitantes é fundamental para conquistar a confiança deles. Por isso, quando você utiliza um CTA, por exemplo, ele deve estar de acordo com o título. O mesmo acontece com a oferta anunciada e com o link externo ligado à página de captura.

06. Enfatizar a oferta e estimular o compartilhamento

O texto, as imagens e os vídeos que serão utilizados na sua landing page devem enfatizar o que está sendo oferecido, de modo que o uso das palavras certas surtam o efeito desejado, que pode ser o cadastro para o download de um ebook ou de uma planilha.

Assim, fica mais claro o que o visitante obterá ao preencher o formulário. Além disso, enfatizar a oferta faz com que os usuários queiram indicá-la aos seus contatos, por isso, não deixe de estimular também o compartilhamento nas redes sociais.

07. Avalie resultados

Realizar testes A/B é importante para que você possa mensurar os resultados obtidos com a sua landing page. Por isso, não deixe de aplicá-los periodicamente, verificando se é necessário fazer alguma alteração no conteúdo da página de captura.

Ao aplicar as dicas mencionadas neste conteúdo, certamente a sua landing page se tornará mais chamativa e potencializará a captação de leads, trazendo, dessa maneira, uma lista interessante de contatos para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.