Business Plan: o que é e como construir o seu

O business plan é um conceito de marketing essencial para todo e qualquer tipo de negócio, afinal de contas, assim como tudo na vida, é preciso um bom planejamento para ter sucesso em suas estratégias e resultados.

Ao contrário do que muitos pensam, empreender está longe de ser algo fácil, é um baita desafio e precisa de muita organização, responsabilidade e planejamento por parte de quem está à frente do negócio.

Desde uma empresa de configuração de switch gerenciavel até mesmo uma loja de brinquedos precisa se preparar para o lançamento da marca e para tudo o que envolve um negócio com o passar do tempo.

Finanças, contratações, divulgações, fornecedores, atendimento e diversas outras áreas são responsáveis pelo sucesso como um todo do negócio e precisam de uma atenção especial.

Mas para fazer isso de forma assertiva e eficiente é preciso de um bom planejamento que te ajude a colocar tudo no seu devido lugar, enxergar a empresa como um todo e traçar os melhores caminhos e tomar as melhores decisões.

Por mais que não seja um caminho fácil, também está longe de ser impossível, principalmente com a chegada do business plan, que está mudando por completo a realidade de muitos negócios, e hoje iremos conhecer um pouco mais sobre ele.

Conheça o business plan

O business plan é um conceito que se adequa a todo e qualquer tipo de negócio hoje em dia, desde um fabricante de máquinas para indústria alimentícia até mesmo um revendedor de produtos de beleza.

A palavra em si significa plano de negócio, e como o próprio nome já diz, seu objetivo é ajudar as empresas a planejarem seus negócios e tudo o que envolve, que está longe de serem poucas coisas.

O business plan nada mais é do que a espécie de um documento que conta com todo o planejamento de uma empresa para ajudá-la a chegar em seus objetivos ainda mais rápido e evitar perdas ou prejuízos.

Assim como tudo na vida precisa de um bom planejamento, no universo dos negócios não seria diferente, e o business plan surge justamente para ajudar os empreendedores a passarem por esse processo de maneira bem mais tranquila.

Entenda a importância do business plan

Seja você um profissional autônomo que oferece consultoria tributária ou o dono de uma empresa de eletrodomésticos, planejar os próximos passos do seu negócio é essencial para garantir o sucesso dele.

Por isso, o business plan tem se tornado uma parte fundamental dentro das empresas, pois ajuda tanto os gestores e donos quanto os funcionários e colaboradores a entenderem bem quais são os próximos passos do negócio.

Quando uma empresa não possui um plano de negócio bem estruturado, torna-se ainda mais difícil tomar decisões, apostar em mudanças ou tentar algo novo dentro da marca, pois não há como saber o que pode ou não acontecer.

Quem possui um negócio próprio sabe muito bem da importância de cada real para a empresa e como uma perda ou prejuízo pode colocar em risco tudo o que já foi feito até o momento.

Por isso, o business plan é tão importante, pois ajuda tanto uma empresa prestadora de serviços como admissão temporária de máquinas usadas quanto uma marca que vende produtos físicos a evitarem consequências negativas para a empresa.

Além disso, ele também é extremamente importante para o planejamento estratégico do negócio, ajudando os responsáveis pela divulgação da marca a entenderem bem os objetivos da empresa e o atual cenário do mercado para traçar as melhores estratégias.

Benefícios do business plan

E não é à toa que esse conceito se tornou tão importante para o mundo dos negócios, já que ele traz diversos benefícios que fazem toda a diferença dentro de uma empresa, e selecionamos alguns dos principais para te provar a eficácia dele. Confira:

1.   Simula cenários

É normal que um empreendedor pense sempre no que pode acontecer após tomar alguma decisão, mas sem planejamento isso se torna ainda mais difícil e as consequências podem ser graves.

Por isso, o business plan ajuda uma fábrica de caixa de transporte para cães, por exemplo, a simular cenários dentro do negócio e ver o que possivelmente pode acontecer após determinada decisão ou mudança.

Isso ajuda e muito em todo o planejamento da marca, já que ela saberá quais serão os pontos positivos e negativos do que planeja e como isso pode afetar a empresa como um todo, trazendo uma visão maior sobre o negócio.

2.   Preparação para adversidades

Adversidades, imprevistos e problemas sempre irão surgir e existir, não há como evitá-los por completo, por isso é importante estar preparado para o que der e vier e ter soluções para resolver alguns tipos de problemas.

Claro que nem tudo está sob nosso controle e não há como prever adversidades, mas quando se conta com o business plan, torna-se ainda mais simples pensar em soluções rápidas e que evitem ainda mais problemas.

Seja uma fábrica de produtos veganos ou até mesmo uma clínica médica, o planejamento foca no futuro da marca e nos bons resultados, mas também é um grande aliado para a solução eficiente de possíveis problemas.

3.   Alinhamento de informações

Uma empresa, independentemente de seu tamanho ou segmento, trabalha com a produção, cuidado e organização de milhares de informações todos os dias, e se isso não for bem tratado, pode gerar grandes problemas.

Já com o business plan fica ainda mais fácil alinhar todas essas informações e transformá-las em dados relevantes para ajudar a marca a crescer, tomar algum tipo de decisão ou até mesmo se posicionar no mercado.

Esses benefícios são apenas alguns que o business plan traz para as empresas que o aplica, mudando por completo todos os processos de organização da marca e ajudando ela a chegar ainda mais longe.

4 dicas para estruturar o business plan

Estruturar o business plan em uma empresa de consultoria para licenciamento ambiental, por exemplo, é bem mais simples do que se pensa. E para te provar isso, selecionamos algumas dicas essenciais para quem deseja começar a aplicar esse conceito, veja:

1.   Analise o mercado

Hoje, vivemos em um mercado muito competitivo e cheio, independentemente de qual seja o segmento da sua empresa, sempre haverá concorrentes diretos e outras marcas que estão lá há muito tempo.

Mas isso não é para te desanimar, pelo contrário, é para te incentivar a estar atento ao mercado, pois assim como tudo no mundo, ele muda constantemente e apresenta novidades que, se forem captadas pela sua marca, fará ela se destacar.

Analisar o mercado é estar atento a tudo o que acontece dentro do seu segmento, desde mudanças, novidades e notícias para que você saiba como a sua marca pode usar isso para se destacar em meio a tanta informação.

2.   Segmente os clientes

Segmentar os clientes de uma empresa que presta serviço especializado em segurança do trabalho, por exemplo, nada mais é do que selecioná-los de acordo com o perfil de cliente ideal da sua marca e saber como eles podem se fidelizar a ela.

Como o próprio nome já diz, segmentação nada mais é do que separar, ou seja, colocar os clientes em grupos que correspondam com suas características para que o processo de venda seja fluido e natural para ele e para a empresa.

Por isso, segmente os clientes que estão conhecendo a sua marca, só que estão quase comprando o seu produto ou serviço e até mesmo aqueles que já compraram, isso te ajudará a saber como agir com cada perfil e cenário.

3.   Cheque os concorrentes

Checar os seus concorrentes está longe de ser algo ruim para a sua marca, pelo contrário, é essencial para que você veja como eles estão agindo no mercado e o que podem fazer ou não dentro do seu negócio.

Por exemplo, ao ver que uma determinada estratégia não entregou bons resultados para o seu concorrente, você saberá que talvez não seja a melhor para a sua marca também e vice versa, os concorrentes também fazem esse tipo de checagem com a sua marca.

Sendo assim, analisá-los é uma forma de prevenir problemas e até mesmo se inspirar para trazer novidades ao seu negócio, traçando estratégias que façam a sua marca se destacar e sair à frente deles no mercado.

4.   Seja objetivo

A objetividade é essencial para tudo na vida, mas dentro de um plano de negócios é ainda mais importante, pois ajuda a marca a chegar ainda mais longe de maneira assertiva e prática.

Para isso é importante ter as metas da empresa bem claras e estabelecidas para toda a equipe, assim como e execução de pontos importantes, como:

  • Exploração de dados;
  • Estruturação de plano operacional;
  • Pesquisas de mercado;
  • Equilíbrio no detalhamento;
  • Reprodução das condições do negócio;
  • Teste de planos.

Dessa maneira, estruturar o business plan da sua marca será algo ainda mais simples e que trará ótimos resultados para a sua empresa como um todo, garantindo o sucesso de suas estratégias e planejamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.