7 razões para sua empresa ter um blog

Mulher digitando no notebook

Blog é fundamental nas ações de Marketing Digital

Com a internet cada vez mais presente na vidas das pessoas, é comum que elas utilizem ferramentas virtuais para suprir as suas necessidades, tanto em relação a compra de produtos quanto na contratação de serviços.

Sendo assim, é fundamental que qualquer empresa que deseja ser vista pelo seu público invista no marketing digital e nas estratégias que possibilitam a conquista de novos clientes, abrindo uma nova frente de atuação para o seu estabelecimento. 

Isso porque se antes só era possível que uma companhia funcionasse presencialmente, hoje esse cenário mudou completamente. 

É possível que uma loja de móveis planejados ofereça os seus produtos em uma loja virtual na internet, vendendo para qualquer lugar do país. E para aquelas que querem crescer ainda mais, há a possibilidade de comercializar até mesmo para o exterior. 

Tudo isso pode ser potencializado com o uso do marketing digital, que contribui para ações de publicidade em diversas plataformas da internet. 

Existem vários elementos presentes no marketing digital, mas um deles pode ser de grande importância para quem quer investir na frente de produção de conteúdos e atingir uma série de objetivos que essa estratégia possibilita: o blog.

Para conhecer as razões pelas quais a sua empresa deve ter um blog, siga na leitura deste conteúdo para entender mais sobre o assunto. 

O blog na estratégia de marketing digital

Se uma empresa de pintura predial quer ampliar a sua visibilidade na internet e reconhece que um blog pode ser um elemento importante nesse cenário, ela precisará entender melhor onde ele se encaixa. 

Dentro das principais estratégias de divulgação, há o marketing de conteúdo. Com ele, é possível que um negócio consiga impactar diretamente o seu público ao postar materiais relevantes para a sua audiência e, com isso, conquistar leads. 

Isso ocorre porque um artigo que seja bem desenvolvido pode ser responsável por garantir um bom ranqueamento da página nos principais mecanismos de busca. 

Por consequência, o blog se torna uma boa fonte de referências, o que gera maior engajamento e aumento de tráfego dentro da plataforma. 

7 razões para se ter um blog empresarial

Depois de entender brevemente o papel do blog dentro de uma estratégia de marketing digital, uma montadora de stands ou um consultório de contabilidade podem apostar no uso dessas estratégias para conseguir melhores resultados para os seus negócios.

Isso porque há uma série de razões para isso, tais como:

  • Aumento de tráfego; 
  • Geração de leads para a empresa;
  • Gerar melhor ranqueamento em mecanismos de busca; 
  • Aumentar o reconhecimento e autoridade da marca;
  • Educar o mercado; 
  • Conhecer melhor seu público-alvo;  
  • Desenvolver o relacionamento com clientes. 

01. Aumento de tráfego

Aumentar o tráfego de uma página é uma das principais funções de um blog. Quando um usuário quer entender melhor sobre um determinado assunto, como o funcionamento de uma conciliação de cartões, ele certamente buscará esse tema na internet. 

Ao ler o artigo, é muito comum que no texto estejam inseridos links em alguns termos, que abrem novas páginas para ajudar a complementar o entendimento do conteúdo que está sendo abordado ali. 

Nessa ação, o usuário gera o aumento de tráfego do blog, contribuindo positivamente para a sua avaliação nos buscadores. 

02. Geração de leads

Quando uma empresa aplica o marketing digital do seu negócio, ela certamente utilizará o funil de vendas para captar e direcionar os seus clientes. 

Em uma determinada etapa do funil, ela adquire os seus leads, graças ao uso de estratégias como a produção de conteúdos. 

O blog pode ser fundamental nesse aspecto, já que é nele que os materiais informativos de uma empresa de montagem industrial estarão inseridos e disponíveis para o público.

Se esse tipo de conteúdo encanta os leitores da sua página, certamente eles terão interesse de continuar acompanhando as suas postagens, o que gera um maior número de cadastros e de inscrições para o recebimento das newsletters do blog. 

03. Melhora no ranqueamento

Um site ou um blog que recebe um grande número de visitas diariamente pode ser bem avaliado pelos buscadores, que medem não apenas a quantidade de usuários que frequentaram a página, mas também o tempo que durou a visita na plataforma. 

Esses são dois indicativos da qualidade que o blog possui e, como o Google ou outros buscadores levam em consideração a relevância de um conteúdo para exibi-lo entre as primeiras posições do resultado de uma pesquisa, isso é fundamental para uma página. 

Por isso, ter um blog relacionado ao seu site é uma das melhores maneiras de garantir um bom ranqueamento na internet. 

04. Aumento de autoridade da marca

As empresas de instalações elétricas, assim como muitas outras de segmentos variados, estão sempre em busca de aumentar a sua autoridade e o seu reconhecimento no nicho em que atuam, mas também no mercado em geral. 

Com um blog isso se torna uma possibilidade bastante prática e efetiva. Isso porque um estabelecimento que investe na produção de artigos que levem informações de relevância para o seu público ganha a confiança deles muito mais facilmente. 

Isso quer dizer que as pessoas reconhecem a autoridade que aquela marca possui, já que ela demonstra domínio dentro da sua área. Dessa forma, é possível não apenas ser reconhecido, como também conquistar resultados cada vez maiores.

05. Educação do mercado

Uma empresa que trabalha com assessoria ambiental certamente sabe da importância do seu papel para a área em que atua. 

Mas pode ser que ela ainda não tenha uma grande relevância na internet e, por isso, é fundamental que ela possua um blog para educar o seu público e o mercado.

Esse tipo de ação torna possível que uma área de grande importância ganhe o seu espaço, já que as pessoas começam a entender melhor o que ela pode oferecer para os seus clientes. 

Nesse sentido, um blog é uma ferramenta poderosa para o compartilhamento de materiais que ajudem o negócio a levar o conhecimento necessário para os seus potenciais clientes.

06. Conhecimento do seu público-alvo

O blog também é uma ferramenta para um relacionamento com o público, de modo que ele oferece subsídios interessantes sobre o perfil das pessoas que seguem as postagens, por meio dos seus comentários ou mensagens privadas. 

Por meio dessa ferramenta, é possível que os clientes forneçam informações importantes sobre os serviços que eles precisam e querem encontrar em uma empresa de gerenciamento de resíduos, por exemplo.

Dessa forma, torna-se possível que um estabelecimento consiga elaborar de modo mais assertivo os seus produtos. 

07. Desenvolvimento do relacionamento com o cliente

Ter um blog permite que uma marca se relacione de modo mais eficaz com o público-alvo de uma empresa, tanto na abordagem dos seus conteúdos quanto ao responder os comentários dos seus leitores.

Isso porque ao elaborar um determinado material, os usuários conseguem interagir no blog, enviando suas considerações sobre o tema, e podem aproveitar o espaço para tirar dúvidas. 

Tudo isso fortalece a interação de uma empresa com os seus clientes, criando um relacionamento duradouro e fidelizado. 

Como ter um bom blog empresarial

Há uma série de razões para se ter um blog, mas também é preciso investir para que ele seja uma referência na internet, e consiga conquistar um número cada vez maior de leitores. 

Algumas dicas podem ajudar nesse sentido, sendo elas:

  • A produção de conteúdos relevantes, 
  • A frequência apropriada de postagens; 
  • A utilização de estratégias de SEO;
  • O investimento em um layout responsivo e bonito. 

É fundamental que a sua empresa se preocupe em oferecer conteúdos relevantes, que levem informações de qualidade sobre o segmento e sobre os produtos que você oferece. 

Mas também é de suma importância que você mantenha a frequência de postagens, criando um ritmo adequado que possa engajar os leitores a seguir cada uma das suas publicações.

Em conjunto com bons conteúdos, é indispensável utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), as famosas otimização para mecanismos de busca. 

Isso porque o uso de palavras-chave do seu nicho, de boas imagens, títulos atrativos e um carregamento rápido dos conteúdos são essenciais para seguir os parâmetros do Google, conseguindo assim um bom ranqueamento do blog de modo orgânico. 

Por fim, vale citar também a importância de um layout responsivo, que se enquadra adequadamente em qualquer dispositivo. Do mesmo modo, uma boa apresentação da página é fundamental para que os usuários desfrutem do seu layout e gostem do blog. 

Por isso, não deixe de ter um blog ativo para a sua empresa, e colha os benefícios de um marketing digital bem desenvolvido que oferece resultados positivos para a sua marca. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.