Produzir conteúdo para o YouTube é importante para sua empresa

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Marketing no YouTube é uma das estratégias mais eficazes para aumentar o engajamento e a visibilidade da marca

As redes sociais atuam como importantes ferramentas de marketing digital, devido à sua dinâmica ágil de compartilhamento e o grande potencial de alcance. A produção de conteúdo para YouTube, por exemplo, tornou-se uma das principais estratégias para divulgação de materiais e informações para empresas. Isso porque a plataforma de vídeos é uma das redes sociais mais populares do mundo.

Criado em 2005 por Chad Hurley, Steven Chen e Jawed Karim, o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca da internet, o segundo site com maior tráfego, perdendo apenas pelo Google. Os usuários da rede assistem a mais de 46 mil anos de vídeos anualmente. Além disso, os internautas são três vezes mais propensos a preferir um vídeo tutorial no YouTube, do que ler um tutorial por escrito.

A plataforma conta com mais de 1,9 bilhão de usuários ativos conectados por mês. Esse valor representa metade da internet e cada uma dessas pessoas visualiza mais de 1 bilhão de horas de vídeo.

Diante das recentes estatísticas do YouTube, a produção de conteúdo para a rede social se tornou praticamente uma obrigação para empresas e pessoas que desejam investir em marketing digital. Não é à toa que muitos negócios procuram até uma boa produtora de vídeos para elaborar conteúdos e materiais ricos, capazes de atingir o grande número de usuários presentes na rede social.

Por isso, criar um canal no YouTube pode fazer toda a diferença para a expansão da marca e para melhorar o reconhecimento dos negócios, pessoas e entidades na internet.

No artigo de hoje, saiba o porquê produzir conteúdo para o YouTube pode ser importante para sua empresa. Acompanhe a leitura!

Qual é a importância do marketing no YouTube?

O marketing no YouTube é uma das estratégias mais eficazes para aumentar o engajamento e a visibilidade da marca, devido à própria fama da rede social. Além disso, já não é mais novidade o poder dos vídeos na internet.

Nos últimos quatro anos, o consumo de conteúdos audiovisuais na web cresceu mais de 135%. Em conjunto a isso, o YouTube também foi o grande responsável por alavancar os digital influencers da internet, ou seja, as celebridades famosas do mundo online.

Com todo esse poder da rede social, as marcas começaram a explorar o que o YouTube oferecia em termos de marketing. Atualmente, a plataforma é capaz de construir o brand awareness, melhorar o engajamento e a autoridade das empresas. Ou seja, muito mais do que uma rede para compartilhamento de vídeos, o YouTube é um canal de negócios.

Tanto que é possível encontrar praticamente tudo na rede: desde um canal feito por empresas de consultoria ambiental, dando dicas de reciclagem e sustentabilidade, quanto blogueiras de maquiagem, receitas culinárias, etc.

Abaixo, confira algumas das principais vantagens de investir em marketing para o YouTube.

Maior visibilidade nos mecanismos de busca

Um dos principais benefícios do YouTube é a possibilidade de posicionar vídeos organicamente nos mecanismos de busca, como o Google. Até mesmo a própria rede social pode ser usada para fazer pesquisa, já que não é incomum que os usuários pesquisem dicas de como fazer a instalação de câmeras de segurança, tutoriais, curiosidades e entretenimento dentro do YouTube.

Mas por que é interessante aparecer de forma orgânica?

O posicionamento orgânico se refere aos resultados não pagos que aparecem nos mecanismos de busca, isto é, não foi necessário nenhum investimento na publicação. Dessa forma, quanto melhor é o ranqueamento nos mecanismos, mais usuários irão consumir o seu conteúdo em vídeo.

Além disso, por não precisar de nenhum patrocínio, as empresas têm um excelente ROI (Retorno sobre Investimento), com pouco gasto na produção do material.

Para melhorar a visibilidade do seu conteúdo no YouTube, é preciso construir um conteúdo com foco em SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, que são técnicas que melhoram a classificação do material, site ou página web pelo algoritmo dos buscadores.

No caso dos vídeos, o SEO é empregado com o uso de palavras-chave na descrição e título dos conteúdos, mas também com a produção de alta qualidade. Afinal de contas, quem procura como fazer uma cenografia para eventos, por exemplo, quer se deparar com um vídeo bem-feito, com informações objetivas e obter algum conhecimento daquilo.

Atrai novos consumidores

O YouTube facilita o acesso à informação, de modo didático, simples e fácil, disponibilizando seus conteúdos de uma maneira intuitiva e diversificada. Com isso, qualquer pessoa pode criar um canal no YouTube, desde que tenha acesso à internet.

Dessa forma, é possível atrair mais pessoas interessadas no seu negócio, pois elas encontram um conteúdo relevante no seu canal e, como consequência, passam a confiar mais na empresa. Segundo dados do Google, 80% dos usuários afirmam que fizeram uma compra porque foram inspirados por um vídeo.

Afinal de contas, as pessoas se sentem mais propensas a fechar negócio com empresas de pintura industrial que conhecem ou viram o trabalho em vídeo.

Melhor engajamento com a audiência

Para conquistar sucesso com um canal no YouTube, não basta tratar a plataforma como um repositório de vídeos. Ao contrário, é preciso interagir com a audiência, respondendo comentários dos inscritos, criando vídeos respondendo dúvidas e ter uma comunicação aberta com os usuários.

Essas estratégias de engajamento ajudam a valorizar a sua marca, fazendo com que as pessoas criem uma boa imagem da sua empresa. As consequências são inúmeras, incluindo:

  • Maior credibilidade do seu negócio
  • Destaque perante a concorrência
  • Aumento da fidelização dos clientes
  • Maiores chances de aumentar as vendas

Por isso, se uma empresa de controle de pragas receber comentários frequentes em seus vídeos, perguntando sobre dicas de como reduzir o aparecimento de baratas em casa, pode ser interessante gravar um conteúdo sobre a temática.

Como criar um canal no YouTube e produzir conteúdos de qualidade?

Diante de todas as vantagens do YouTube, as marcas começaram a investir maciçamente no marketing para a rede social. Mas como criar conteúdos de qualidade e relevantes, além de manter um bom tráfego no canal?

Para responder isso, precisamos ter em mente que não basta só se cadastrar na plataforma – é necessário investir em vídeos profissionais e ter um planejamento detalhado da estratégia. Somente assim, é possível alcançar sucesso com o marketing.

A seguir, conheça algumas dicas para a produção de conteúdo audiovisual e de compartilhamento no YouTube.

Inclua CTAs no seu conteúdo

Os CTAs (Call to Action), ou chamadas para ação, consistem em recursos que induzem o usuário a realizar alguma atitude, como se inscrever no canal, compartilhar o vídeo, comentar, entre outras atividades que incentivam a interação do público com a marca. Por exemplo, as empresas de automação industrial podem colocar um CTA no próprio vídeo, chamando os usuários para inscrição no canal do YouTube, como uma forma de aumentar a lista de seguidores.

Os CTAs ajudam a converter melhor os leads (potenciais clientes) e, com isso, é possível formular materiais ainda mais direcionados, conforme os interesses de cada usuário.

Firme parcerias

As parcerias são muito importantes no YouTube. Com elas, as marcas conseguem alcançar mais seguidores e divulgar melhor os produtos ou serviços, principalmente quando se consegue explorar o potencial dos influenciadores digitais.

Isso porque as pessoas tendem a levar em consideração a opinião dessas web celebridades e, portanto, há maiores chances de aumentar as vendas. No entanto, lembre-se de fechar parcerias com pessoas que representam o seu público-alvo e compactuam com a missão, visão e valores da empresa.

Tenha qualidade de som e imagem

O conteúdo do vídeo é muito importante, mas também é preciso focar em uma produção com qualidade de som e imagem. Isso porque os usuários têm mais credibilidade em materiais bem produzidos e, por conseguinte, passam a encarar melhor a marca.

Ou seja, as empresas importadoras que criam um vídeo de alta qualidade provavelmente terão um maior número de acessos e visualizações, em comparação com outros negócios que gravaram em uma câmera granulada e som com ruídos.

Crie títulos chamativos

Os títulos são o chamariz do seu vídeo. Portanto, é imprescindível construir frases impactantes, para atrair os usuários e, principalmente responder a uma questão posta pelos internautas.

Recomenda-se usar palavras-chave e técnicas de SEO na construção do título, justamente para melhorar a classificação do seu conteúdo e fazer com que mais pessoas se deparem com o seu vídeo.

Conclusão

O YouTube é um dos grandes sites da internet. Hoje em dia, quase todos os usuários tiveram algum contato com a rede social e é notável o crescimento de canais e conteúdos criados justamente para a plataforma.

Diante disso, o YouTube passou a ser uma importante ferramenta de marketing digital, incluso em grande parte dos planejamentos de divulgação e compartilhamento de conteúdo. Porém, é preciso investir em materiais de qualidade, que respondam às principais dúvidas dos usuários e forneçam informações relevantes e de valor.

Desse modo, é possível aproveitar todos os benefícios da rede e alcançar o sucesso com o marketing para o YouTube.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.